(C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
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Christiano
A.Carneiro
MIGUEIS
7 participantes
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(C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
sera que posso usar no freio da w140 95 o fluido 5.1?
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
A regra para o óleo de freio é se o sistema suporta fluido sintetico, no caso o 5.1 é sintetico.
A.Carneiro- Banido
- Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 54
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
A recomendação da Mercedes-Benz para o fluído de freio (norma MB 331.0) para todos os veículos são lubrificantes com base totalmente sintética e não podem ser misturados ou trocados por óleos com base mineral ou com base de silicone, portanto pode utilizar: DOT 4; DOT 4.1 (extra, plus) e DOT 5.1. NÃO PODE utilizar DOT 5.0 (base de silicone).
Alguns exemplos de lubrificantes de freios homologados na norma MB 331.0 para as Mercedes-Benz:
- Agip AKO 5.1;
- Castrol Super Disk Brake Fluid;
- Mobil Brake Fluid DOT 4 extra;
- Motul Racing Brake Fluid 600;
- Motul DOT 5.1 Brake Fluid; e
- Pentosin DOT 4 plus.
Alguns exemplos de lubrificantes de freios homologados na norma MB 331.0 para as Mercedes-Benz:
- Agip AKO 5.1;
- Castrol Super Disk Brake Fluid;
- Mobil Brake Fluid DOT 4 extra;
- Motul Racing Brake Fluid 600;
- Motul DOT 5.1 Brake Fluid; e
- Pentosin DOT 4 plus.
Christiano- Usuário Platina
- Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Prezado Christiano,
Excelente!
Alguém mais tem dúvidas?...
Excelente!
Alguém mais tem dúvidas?...
Mirabeau- Usuário Bronze
- Mensagens : 214
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 74
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Já utilizei o RBF 600 da Motul, é muito bom, mas é caro, o Pentosin RBF é muito bom, estavel em situações de intenso calor e reduz bem o tempo de ação de frenagem.
Pentosin Fluido de freio Racing é um especialmente formulado muito calor estável, DOT 4 fluido ao mais alto Nível. A formulação fornece tecnologia Considerando que a utilização da classe mais alta uma combinação comprovada de aditivos em Conjunto com um especialmente concebido para a Sistema de base de alto ponto de ebulição orientada garante a segurança mesmo sob extrema Cargas.
Os indices Centrigados representam a estabilidade sob calor, e Kinematische que é a difusividade do impulso, nós estamos preocupados com a relação entre a inércia força à força viscosa, é a questão do freio responder ao comando do motorista no tempo real ou com retardo, em situações de frio ou calor, sendo as situações mais criticas no calor, onde notadamente o freio perde eficiência.
Pentosin RBF - SAE J1704
Pentosin 5.1 - SAE J1703
Pentosin Fluido de freio Racing é um especialmente formulado muito calor estável, DOT 4 fluido ao mais alto Nível. A formulação fornece tecnologia Considerando que a utilização da classe mais alta uma combinação comprovada de aditivos em Conjunto com um especialmente concebido para a Sistema de base de alto ponto de ebulição orientada garante a segurança mesmo sob extrema Cargas.
Os indices Centrigados representam a estabilidade sob calor, e Kinematische que é a difusividade do impulso, nós estamos preocupados com a relação entre a inércia força à força viscosa, é a questão do freio responder ao comando do motorista no tempo real ou com retardo, em situações de frio ou calor, sendo as situações mais criticas no calor, onde notadamente o freio perde eficiência.
Pentosin RBF - SAE J1704
Pentosin 5.1 - SAE J1703
A.Carneiro- Banido
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Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 54
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Procurem sempre fluidos homologados pela MB.
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Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
A minha já está usando o DOT 5.1...Não lembro a marca...
Mas os freios estão bala...eu aconselho...
abs.
Mas os freios estão bala...eu aconselho...
abs.
pedroalexrj- Usuário Platina
- Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Aqui tem algumas informações sobre freio/fluído:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Eu estou usando esse na W202:
Abs,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Eu estou usando esse na W202:
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
E aqui tem mais algumas informações....
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Fluido de freio, qual o correto?
Migueis,
Há 3 anos eu uso o 5.1 em outro carro meu (freio com ABS), fabricado em 1993, sem problemas.
Então, creio que na sua w140 aceite. Entretanto, muito cuidado na troca. Se o fluído não foi trocado há muito tempo, após a troca, você pode ter alguns problemas. Salvo engano, pode ocorrer corrosão ou danos no cilindro mestre, etc... antes da troca, verifique o estado do fluído velho para preparar o bolso, caso seja necessário reparar algum dano.
Embora o dano não ocorra por trocar o fluído DOT 4 por 5.1 mas sim, pelo fato do fluído velho ter permanecido muito tempo no sitema.
Abs,
Há 3 anos eu uso o 5.1 em outro carro meu (freio com ABS), fabricado em 1993, sem problemas.
Então, creio que na sua w140 aceite. Entretanto, muito cuidado na troca. Se o fluído não foi trocado há muito tempo, após a troca, você pode ter alguns problemas. Salvo engano, pode ocorrer corrosão ou danos no cilindro mestre, etc... antes da troca, verifique o estado do fluído velho para preparar o bolso, caso seja necessário reparar algum dano.
Embora o dano não ocorra por trocar o fluído DOT 4 por 5.1 mas sim, pelo fato do fluído velho ter permanecido muito tempo no sitema.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Falha nos freios simplesmente não é opção. É por isso que todos os fluidos de freio devem exceder os padrões DOT e serem trocados dentro de um prazo de 12 a 24 meses.
Fluido de Freio: qualidades técnicas devem oferecer uma elevada margem de segurança contra o bloqueio de vapor, a longo prazo, a resistência à absorção de água e de retenção de água, além de uma resistência à corrosão superior.
NOTA: fluido de freio de baixa viscosidade podem ser utilizados em veículos que não necessitam de um fluido de baixa viscosidade, no entanto, o padrão de líquido dos travões DOT 3 ou 4, não deve ser utilizado em veículos que exigem um fluido de freio de baixa viscosidade. Esta ação irá reduzir as propriedades de baixa temperatura e diminuir o desempenho de segurança do fluido.
Mobil Brake Fluid DOT4 Plus: Acredito que os carros da MB do Brasil estão sendo equipados com este fluido.
FLUIDO DOT 5.1. É "low viscosity", é utilizado em locais de temperatura baixa. Também deve ser trocado em intervalos mais curtos, de 12 a 24 meses, em climas quentes a baixa viscosidade vai fazer com que os sistemas de ABS e ESP fiquem mais sensíveis, entrando em ação mesmo em situações normais de uso, levando a mais desgastes mecânicos do sistema. É mais higroscópico do que os DOT 4.
FLUIDO RBF. O Motul 600 é extremamente higroscópico, pode ser necessário troca-lo a cada 6 meses, o Pentosin RBF a cada 12 meses, para utilização em estradas, uso intenso de frenagem, é um óleo que apresenta mais estabilidade para com o calor e diminui sensivelmente o risco do fenômeno "vapour lock" (trava vapor). Também deve ser utilizado quando se opta por pastilhas de cerâmica, uma vez que a mesma aumenta o atrito, gerando mais calor no sistema.
ÁGUA NO FLUIDO: Todo Fluido de Freio DOT4 e DOT5.1 tem base Poliglicol Etileno é higroscópico, que tem a capacidade de se misturar com água e ainda funcionar de forma adequada. Contudo a água irá reduzir drasticamente o ponto de ebulição do fluido. Este não é um problema para usos em cidade, no entanto, em um carro de corrida ou estradas intensamente, é uma questão importante, devido ao ponto de ebulição decresce a capacidade de desempenho também diminuirá.
DOT é classificação do "US Department of Transportation", sob suas próprias classificações como "DOT 3" e "DOT 4". Suas classificações refletem globalmente os assuntos tratados pelas especificações do SAE, mas com detalhes locais, como temperatura.
O fluido de freio é um tipo de fluido hidráulico usado para transferir força em pressão. Ele funciona porque os líquidos não são apreciavelmente compressível - em seu estado natural das moléculas não têm vazios internos e as moléculas encaixam bem, então as forças de massa são diretamente transferidos para comprimir.
Ponto de ebulição Fluido de freio é submetido a temperaturas muito elevadas, especialmente nos cilindros de roda de freios a tambor e pinças de freio de disco. Ele deve ter um ponto de ebulição elevado, para evitar a vaporização nas linhas. Esta vaporização é um problema, porque o vapor é compressível e anula a transferência do fluido hidráulico de força de frenagem.
Viscosidade Para a operação do sistema fiável e consistente do freio, líquido de travões deve manter uma viscosidade constante sob uma ampla gama de temperaturas, incluindo temperaturas muito baixas. Isto é especialmente importante em sistemas com um sistema de travagem anti-bloqueio (ABS), controle de tração e controle de estabilidade (ESP).
Viscosidade cinemática (ASTM D445/ISO3105): 1 centi-Stoke (cSt) = 1 mm2 / s
Usabilidade Quando se atualiza a pastilha para algo com um maior coeficiente de atrito (cerâmica) para que você gaste menos tempo no pedal, quanto mais segurar-se o pedal, mais o calor que é transferido para o sistema. A temperatura do rotor será frequentemente muito para além do ponto de ebulição do fluido e que é válido desde que o calor é retido. Mas, se entrar em uma situação em que está tendo que usar um monte de pressão sobre os freios por um longo tempo, vai ferver o fluido durante a frenagem. Cada pinça alcança temperatura de forma independente, o ABS compensa e move o fluido da pinça fervida e o pedal só vai para mais o chão. Mas o sistema ABS é simplesmente fantástico então de alguma forma mantem a pressão até mesmo com o líquido fervido e o pedal no chão.
Fluido de Freio: qualidades técnicas devem oferecer uma elevada margem de segurança contra o bloqueio de vapor, a longo prazo, a resistência à absorção de água e de retenção de água, além de uma resistência à corrosão superior.
NOTA: fluido de freio de baixa viscosidade podem ser utilizados em veículos que não necessitam de um fluido de baixa viscosidade, no entanto, o padrão de líquido dos travões DOT 3 ou 4, não deve ser utilizado em veículos que exigem um fluido de freio de baixa viscosidade. Esta ação irá reduzir as propriedades de baixa temperatura e diminuir o desempenho de segurança do fluido.
Mobil Brake Fluid DOT4 Plus: Acredito que os carros da MB do Brasil estão sendo equipados com este fluido.
FLUIDO DOT 5.1. É "low viscosity", é utilizado em locais de temperatura baixa. Também deve ser trocado em intervalos mais curtos, de 12 a 24 meses, em climas quentes a baixa viscosidade vai fazer com que os sistemas de ABS e ESP fiquem mais sensíveis, entrando em ação mesmo em situações normais de uso, levando a mais desgastes mecânicos do sistema. É mais higroscópico do que os DOT 4.
FLUIDO RBF. O Motul 600 é extremamente higroscópico, pode ser necessário troca-lo a cada 6 meses, o Pentosin RBF a cada 12 meses, para utilização em estradas, uso intenso de frenagem, é um óleo que apresenta mais estabilidade para com o calor e diminui sensivelmente o risco do fenômeno "vapour lock" (trava vapor). Também deve ser utilizado quando se opta por pastilhas de cerâmica, uma vez que a mesma aumenta o atrito, gerando mais calor no sistema.
ÁGUA NO FLUIDO: Todo Fluido de Freio DOT4 e DOT5.1 tem base Poliglicol Etileno é higroscópico, que tem a capacidade de se misturar com água e ainda funcionar de forma adequada. Contudo a água irá reduzir drasticamente o ponto de ebulição do fluido. Este não é um problema para usos em cidade, no entanto, em um carro de corrida ou estradas intensamente, é uma questão importante, devido ao ponto de ebulição decresce a capacidade de desempenho também diminuirá.
DOT é classificação do "US Department of Transportation", sob suas próprias classificações como "DOT 3" e "DOT 4". Suas classificações refletem globalmente os assuntos tratados pelas especificações do SAE, mas com detalhes locais, como temperatura.
O fluido de freio é um tipo de fluido hidráulico usado para transferir força em pressão. Ele funciona porque os líquidos não são apreciavelmente compressível - em seu estado natural das moléculas não têm vazios internos e as moléculas encaixam bem, então as forças de massa são diretamente transferidos para comprimir.
Ponto de ebulição Fluido de freio é submetido a temperaturas muito elevadas, especialmente nos cilindros de roda de freios a tambor e pinças de freio de disco. Ele deve ter um ponto de ebulição elevado, para evitar a vaporização nas linhas. Esta vaporização é um problema, porque o vapor é compressível e anula a transferência do fluido hidráulico de força de frenagem.
Viscosidade Para a operação do sistema fiável e consistente do freio, líquido de travões deve manter uma viscosidade constante sob uma ampla gama de temperaturas, incluindo temperaturas muito baixas. Isto é especialmente importante em sistemas com um sistema de travagem anti-bloqueio (ABS), controle de tração e controle de estabilidade (ESP).
Viscosidade cinemática (ASTM D445/ISO3105): 1 centi-Stoke (cSt) = 1 mm2 / s
Usabilidade Quando se atualiza a pastilha para algo com um maior coeficiente de atrito (cerâmica) para que você gaste menos tempo no pedal, quanto mais segurar-se o pedal, mais o calor que é transferido para o sistema. A temperatura do rotor será frequentemente muito para além do ponto de ebulição do fluido e que é válido desde que o calor é retido. Mas, se entrar em uma situação em que está tendo que usar um monte de pressão sobre os freios por um longo tempo, vai ferver o fluido durante a frenagem. Cada pinça alcança temperatura de forma independente, o ABS compensa e move o fluido da pinça fervida e o pedal só vai para mais o chão. Mas o sistema ABS é simplesmente fantástico então de alguma forma mantem a pressão até mesmo com o líquido fervido e o pedal no chão.
A.Carneiro- Banido
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Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Confrades,
Não havia ainda avaliando fluido de freio DOT 5.1, não observei nenhum beneficio para veiculos da decada de 90,
muito pelo contrario,
- Baixa viscosidade para sistema projetados para viscosidade maior
- Maior propensão a absorção de água e de retenção de água, causando danos aos sistema
Para freios normais de uso não esportivo e não intensivo o Ponto de Ebulição não é fator critico.
A Tabela da Mercedes recomenda a utilização de DOT 5.1 no Brasil e em veículos da decada de 90.
A VW recomenta low viscosity para as novas gerações de ABS, que é menor e com linhas com diametros menores.
Abs.
Não havia ainda avaliando fluido de freio DOT 5.1, não observei nenhum beneficio para veiculos da decada de 90,
muito pelo contrario,
- Baixa viscosidade para sistema projetados para viscosidade maior
- Maior propensão a absorção de água e de retenção de água, causando danos aos sistema
Para freios normais de uso não esportivo e não intensivo o Ponto de Ebulição não é fator critico.
A Tabela da Mercedes recomenda a utilização de DOT 5.1 no Brasil e em veículos da decada de 90.
A VW recomenta low viscosity para as novas gerações de ABS, que é menor e com linhas com diametros menores.
Abs.
A.Carneiro- Banido
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Re: (C/W140): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Para ficar completo o tópico segue:
O RF-650 está se tornando reconhecida como o fluido de freio de maior especificação em todo o mundo, o mesmo fluido usado pela Fórmula Um, Carros de Turismo e equipes de WRC. As especificações desta "mágica" glicol polyalkaline fluido à base de éter são os seguintes:
• Dry boiling point: 323° C (613° F)
• Wet boiling point: 218° C (424° F)
• Freezing point: -40° C (-40° F)
RF-650 é atualmente o fornecedor oficial de fluido de freio para a Mercedes GP Formula One team.
As temperaturas estão representadas em fahrenheit.
Ponto de Ebulição com % de água no Fluido.
O RF-650 está se tornando reconhecida como o fluido de freio de maior especificação em todo o mundo, o mesmo fluido usado pela Fórmula Um, Carros de Turismo e equipes de WRC. As especificações desta "mágica" glicol polyalkaline fluido à base de éter são os seguintes:
• Dry boiling point: 323° C (613° F)
• Wet boiling point: 218° C (424° F)
• Freezing point: -40° C (-40° F)
RF-650 é atualmente o fornecedor oficial de fluido de freio para a Mercedes GP Formula One team.
As temperaturas estão representadas em fahrenheit.
Ponto de Ebulição com % de água no Fluido.
A.Carneiro- Banido
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