(W168): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
+19
Seissler
Ferrer
walter paiva
Marcus Donarumma
Luiz Pinheiro
Guilhermino
Gilberto/SP
C-220
MB_A_CLASS
brunofelipe1616
silvanei
paulo_afs
AEP
douglas barddal
West
paulo brito
Kanduxo
Epicco
M4N0
23 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
(W168): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Atualização em 11/02/2017
As especificações técnicas oficiais da Mercedes-Benz do óleo correto para cada chassi/veículo/motor/caixa de transmissão/diferencial e demais fluidos, está nos seguintes links abaixo:
Tabela internacional:
Tabela nacional:
Equipe Portal Mercedes-Benz Brasil
-------------------------------------------------------------------------------
Fotos (meramente ilustrativas para facilitar identificação):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Olá, qual o fluido de freio correto(marca) para um Classe A 160 mecânico??
Última edição por AEP em Sáb 11 Fev 2017, 18:22, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Inserção de link oficial da Mercedes-Benz Brasil)
M4N0- Usuário Iniciante
Fluido de freio, qual o correto?
Olá pessoal, pretendo trocar o fluido de freio do meu Classe A 160 mecânico, sei que é o DOT 4, porém gostaria de saber qual a marca recomendada e a quantidade correta que vai para substituir todo o fluido velho
M4N0- Usuário Iniciante
Re: (W168): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
M4N0 procure fazer sua pergunta em um único local.
Nesse link você vai descobrir tudo sobre fluidos e óleos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E, finalmente, o Classe A não utiliza o DOT 4, ele utiliza o DOT 4 Plus ou DOT 4 Extra.
Alternativamente ele pode usar o DOT 5.1.
Procure utilizar marcas boas e que em sua embalagem citem a norma MB.
Ao substituir o fluído troque-o todo, com a sangria sendo feita por máquina adequada, uma vez que o fluido de freio é compartilhado pelo atuador da embreagem.
Nesse link você vai descobrir tudo sobre fluidos e óleos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E, finalmente, o Classe A não utiliza o DOT 4, ele utiliza o DOT 4 Plus ou DOT 4 Extra.
Alternativamente ele pode usar o DOT 5.1.
Procure utilizar marcas boas e que em sua embalagem citem a norma MB.
Ao substituir o fluído troque-o todo, com a sangria sendo feita por máquina adequada, uma vez que o fluido de freio é compartilhado pelo atuador da embreagem.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
Qual o fluído de freio
Para o Classe A 160 mecânico qual é a quantidade total que vai para substituição de todo o fluido?
M4N0- Usuário Iniciante
Re: (W168): Óleo de freio - especificações técnicas - óleo correto - periodicidade da troca
Pretendo fazer a troca do fluido do meu Classe A 160 mecânico, qual é a
quantidade total que vai para substituição de todo o fluido?
quantidade total que vai para substituição de todo o fluido?
M4N0- Usuário Iniciante
M4N0, veja quantas vezes você fez as perguntas em áreas distintas.
Separei e juntei tudo aqui. Por favor não repita perguntas em áreas distintas.
A quantidade de fluido do sistema não deve ser maior que um litro, e de qualquer maneira há o reservatório com indicação do nível ideal.
Separei e juntei tudo aqui. Por favor não repita perguntas em áreas distintas.
A quantidade de fluido do sistema não deve ser maior que um litro, e de qualquer maneira há o reservatório com indicação do nível ideal.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
Ok Epicco, foi mal , é que no momento do envio da pergunta minha pagina deu falha aqui e achei que não havia enviado, então acabei enviando duas vezes, e valew pelos esclarecimentos
M4N0- Usuário Iniciante
PessoALL, uma duvida.
Ontem vi no supermercado a venda do DOT 5.1 da Varga (TRW), falam muito bem dessa marca, mas não vi nada na embalagem quanto a norma MB. Há algum problema em colocar este?
Devo comprar um ou dois frascos de 500 ml?
Ontem vi no supermercado a venda do DOT 5.1 da Varga (TRW), falam muito bem dessa marca, mas não vi nada na embalagem quanto a norma MB. Há algum problema em colocar este?
Devo comprar um ou dois frascos de 500 ml?
Troquei recentemente usando a máquina e sangrando as 4 rodas até sair o fluido novo. Foi usado 1 litro de Penthosin
paulo brito- Usuário Platina
Beleza, Paulo! Obrigado!
O meu fluido já venceu e tenho de trocar. Vou ver também se já troco as pastilhas.
O meu fluido já venceu e tenho de trocar. Vou ver também se já troco as pastilhas.
Varga é uma marca de renome nesse nicho.
Em termos de desempenho, o fluido DOT5.1 tem um ponto de ebulição superior ao DOT4, o que se traduz em maior resistência ao fading (perda de eficiência de frenagem por super-aquecimento).
É importante saber que os fluidos DOT4 e DOT5.1 não devem ser misturados. Se for migrar de um para o outro, é fundamental drenar e limpar todo o sistema antes. A sangria deve ser iniciada sempre pela roda mais distante do reservatório de fluido.
Se não tiver experiência anterior, nem os equipamentos necessários é mais do que recomendado buscar uma oficina especializada para fazer o serviço. Freio é item de segurança máxima, e não pode ser uma mera experiência em manuntenção.
Abs
Em termos de desempenho, o fluido DOT5.1 tem um ponto de ebulição superior ao DOT4, o que se traduz em maior resistência ao fading (perda de eficiência de frenagem por super-aquecimento).
É importante saber que os fluidos DOT4 e DOT5.1 não devem ser misturados. Se for migrar de um para o outro, é fundamental drenar e limpar todo o sistema antes. A sangria deve ser iniciada sempre pela roda mais distante do reservatório de fluido.
Se não tiver experiência anterior, nem os equipamentos necessários é mais do que recomendado buscar uma oficina especializada para fazer o serviço. Freio é item de segurança máxima, e não pode ser uma mera experiência em manuntenção.
Abs
West- Usuário Bronze
Quando troquei o meu foram 2 frascos do DOT 4 Plus, o 5.1 também serve o problema é o 5 que tem silicone e não pode.
douglas barddal- Usuário Platina
Kanduxo: eu, por puro preciosismo, uso tudo que é possível da Pentosin. Se fizerem comida, vou comprar.
Se você entrar no ML, tem muita coisa e de vendedor sério que é PJ com compra garantida pelo ML e envio de NF. Foi o que eu fiz para esse oleo. Abraços!
Mas Varga é indiscutível também.
Se você entrar no ML, tem muita coisa e de vendedor sério que é PJ com compra garantida pelo ML e envio de NF. Foi o que eu fiz para esse oleo. Abraços!
Mas Varga é indiscutível também.
AEP- Usuário Platina
Misturar não vou mesmo, não sou louco...rsrs
Vou mandar fazer a troca numa oficina de competencia e já fez serviços em um outro carro que tive.
Pedi no ML pra cotar o frete do Pentosin DOT 5.1.
Vou mandar fazer a troca numa oficina de competencia e já fez serviços em um outro carro que tive.
Pedi no ML pra cotar o frete do Pentosin DOT 5.1.
É bom trocar com máquina Kanduxo que empurra o óleo velho para fora. Na Dpaschoal paguei R$ 60,00 pela mão de obra e levei o fluido que eles não tinham.
Opa, acho que a oficina que iria levar não tem a maquina de sucção. Mas me lembrei de outra que só trabalha com trocas de oleo e fluidos aqui que pode fazer pra mim. Muito bem lembrado, Douglas.
Kanduxo, a máquina não é de sucção, ela injeta o novo fluido pela tampa do depósito, e o fluido velho sai no processo de sangramento de cada roda.
A máquina não passa de um pequeno tanque pressurizado com uma bomba elétrica semelhante as bombas de gasolina que injeta o fluido no carro. O operador aciona a bomba com um controle remoto sempre que inicia o processo de sangramento de cada roda, o fluido novo empurra o fluido velho para fora e assim que o novo fluido começa a sair a bomba e desligada e o processo é repetido em todas as rodas.
No meu caso o serviço foi feito na Divena de Moema, demorou quase 1 hora e antes de iniciar e após o serviço concluído é passado o Stardiagnosis, é uma norma da Mercedes para detetar falhas existentes antes e depois de cada serviço, é emitido um relatório que vai para a fábrica, eu pedi uma cópia que por sinal indicava todos sistemas sem falhas, antes e depois
A máquina não passa de um pequeno tanque pressurizado com uma bomba elétrica semelhante as bombas de gasolina que injeta o fluido no carro. O operador aciona a bomba com um controle remoto sempre que inicia o processo de sangramento de cada roda, o fluido novo empurra o fluido velho para fora e assim que o novo fluido começa a sair a bomba e desligada e o processo é repetido em todas as rodas.
No meu caso o serviço foi feito na Divena de Moema, demorou quase 1 hora e antes de iniciar e após o serviço concluído é passado o Stardiagnosis, é uma norma da Mercedes para detetar falhas existentes antes e depois de cada serviço, é emitido um relatório que vai para a fábrica, eu pedi uma cópia que por sinal indicava todos sistemas sem falhas, antes e depois
Bacana hein Paulo Brito!! Serviço TOP.
paulo_afs- Usuário Ouro
Ah, entendi Paulo! Vou ver isso nas oficinas amanhã.
Estive em 3 postos de serviços de freios para fazer este serviço, mas em todos a máquina sempre estava carregada com o fluido que eles usam indiscriminadamente para qualquer carro, por este motivo resolvi fazer este serviço na Divena, além do que havia acabado de trocar discos e pastilhas e não ia arriscar.
Entendi Paulo. Já vou encomendar o Pentosin DOT 5.1 e vou procurar um lugar pra fazer. A proposito: Quantos KM dura um fluido? Meu carro está com 69.800 km, devo trocar novamente quando?
A troca não é por Km mas por tempo. Eu normalmente troco a cada 18 meses, mas acho que dá para esticar um pouco mais
Tem manual que diz pra trocar com 40.000km ou dois anos, mas eu tbem troco com 18 meses, acho barato além de que é um item de segurança esse tal de freio né!
paulo_afs- Usuário Ouro
Tem um aparelho tambem que mostra se o fluido ja esta com agua ou nao, indicando o momento de troca. Lembrando que o oleo de freio absorve humidade, é higroscópico.
paulo_afs- Usuário Ouro
O indicado para troca é 2 anos independente de km, o que é mais critico como o Paulo lembrou é a absorção da umidade. É um precedimento barato se for ver a relação custo/beneficio.
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4