Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
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Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Joao,
Concordo que varia de caso a caso , mas eu fiz um estudo de analise de oleo nas minhas 2 MB´s,que rodam uma media de 1500 km /ano e toda a troca se dá por tempo e não por km , ou seja ficam mais parada que andando porem quando andam tem que sair a andar para aquecer todo o sistema,pois um dos itens que mais influenciam a perda das caracteristicas do oleo é a contaminação com combustivel não queimado, o que acontece com mais incidencia em motores em geral antes de atingirem a temperatura de trabalho e motores desregulados com mistura rica .
o valor maximo de contaminação admitida pelo oleo é de 5% de contaminantes por combustivel , então alguem que mantem seu carro"empalhado" por muito tempo e só da partida sem andar com o carro e não atinge a temperatura de trabalho e pior!! fica acelerando o motor com ele frio e depois longos tempo em marcha lenta .....nesta condição diria que até 6 meses é muito tempo para o oleo que está neste motor com este tipo de tratamento ! rsrsrs
Estive colhendo amostras cada 3 meses e analisando em laboratorio e a viscosidade, o IV e o TAN e o TBN estavam ainda dentro das exigencias de um oleo considerado proprio para uso depois de 12 meses . com uma melhor resistencia no indice TAN( indice de acidez) e TBN (indice de basicidade ) ou o quanto ele se oxidou neste periodo ( o que favorece a formação de borra),porem os 100 % minerais estava no limite mas aceitavel .alem disto foi feita uma analise de metais ferrosos e não ferrosos em suspensão nestas amostras e em todas ate os 12 meses não havia material particulado acima do permitido , ou seja não estava afetando o desgaste do motor em 12 meses , mas a tal da borra esta sim com oleo 100% mineral já existia uma tendencia de formação ....
os oleos 100% minerais produzidos no Brasil usam petroleo com uma mistura de base parafinica e naftenica o que favorece a uma deterioraçao mais avançada do indice tbn e favorece a formação de borra( base de parafina do petroleo base parafinico .Já os oleos com base sintetica ( os blend de mineral e sintetico) tambem usam petroleo de base parafinica e naftenica porem em menor volume pois o que facilita o atingimento de valores de IV e de viscosidade devido a parte sintetica da mistura e para facilitar atingir os indices exigidos deste blend e com isto suportam por mais tempo as exigencias de oxidação alem de manter suas caracteristicas por mais tempo .
com isto passei a utilizar um blend semisintetico 15w50 e estou bem satisfeito com o resultado e troco a cada 12 meses ...
abraço!
Concordo que varia de caso a caso , mas eu fiz um estudo de analise de oleo nas minhas 2 MB´s,que rodam uma media de 1500 km /ano e toda a troca se dá por tempo e não por km , ou seja ficam mais parada que andando porem quando andam tem que sair a andar para aquecer todo o sistema,pois um dos itens que mais influenciam a perda das caracteristicas do oleo é a contaminação com combustivel não queimado, o que acontece com mais incidencia em motores em geral antes de atingirem a temperatura de trabalho e motores desregulados com mistura rica .
o valor maximo de contaminação admitida pelo oleo é de 5% de contaminantes por combustivel , então alguem que mantem seu carro"empalhado" por muito tempo e só da partida sem andar com o carro e não atinge a temperatura de trabalho e pior!! fica acelerando o motor com ele frio e depois longos tempo em marcha lenta .....nesta condição diria que até 6 meses é muito tempo para o oleo que está neste motor com este tipo de tratamento ! rsrsrs
Estive colhendo amostras cada 3 meses e analisando em laboratorio e a viscosidade, o IV e o TAN e o TBN estavam ainda dentro das exigencias de um oleo considerado proprio para uso depois de 12 meses . com uma melhor resistencia no indice TAN( indice de acidez) e TBN (indice de basicidade ) ou o quanto ele se oxidou neste periodo ( o que favorece a formação de borra),porem os 100 % minerais estava no limite mas aceitavel .alem disto foi feita uma analise de metais ferrosos e não ferrosos em suspensão nestas amostras e em todas ate os 12 meses não havia material particulado acima do permitido , ou seja não estava afetando o desgaste do motor em 12 meses , mas a tal da borra esta sim com oleo 100% mineral já existia uma tendencia de formação ....
os oleos 100% minerais produzidos no Brasil usam petroleo com uma mistura de base parafinica e naftenica o que favorece a uma deterioraçao mais avançada do indice tbn e favorece a formação de borra( base de parafina do petroleo base parafinico .Já os oleos com base sintetica ( os blend de mineral e sintetico) tambem usam petroleo de base parafinica e naftenica porem em menor volume pois o que facilita o atingimento de valores de IV e de viscosidade devido a parte sintetica da mistura e para facilitar atingir os indices exigidos deste blend e com isto suportam por mais tempo as exigencias de oxidação alem de manter suas caracteristicas por mais tempo .
com isto passei a utilizar um blend semisintetico 15w50 e estou bem satisfeito com o resultado e troco a cada 12 meses ...
abraço!
borba- Usuário Platina
- Mensagens : 1227
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 65
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
uau!!
Isso que é paixao! Levar o óleo e testar no laboratório.
Borba, e qua marca vc está usando?
Abraçol
Isso que é paixao! Levar o óleo e testar no laboratório.
Borba, e qua marca vc está usando?
Abraçol
Fabio- Usuário Ouro
- Mensagens : 802
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51
Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Borba,
Você deu uma explicação técnica para aquilo que eu desconfiava, os óleos de base sintética são melhores para os carros que rodam pouco, porque resistem mais a formação de borras. Ótimo post.
Vou separar como um novo post
Você deu uma explicação técnica para aquilo que eu desconfiava, os óleos de base sintética são melhores para os carros que rodam pouco, porque resistem mais a formação de borras. Ótimo post.
Vou separar como um novo post
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Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Borba,
Muito legal o post! Parabenz!
Fiquei com uma dúvida: você teve algum cuidado especial quando da transição do óleo mineral para o semi-sintético? Ou simplesmente trocou o óleo como em qualquer troca?
Um abraço,
Flavio
Muito legal o post! Parabenz!
Fiquei com uma dúvida: você teve algum cuidado especial quando da transição do óleo mineral para o semi-sintético? Ou simplesmente trocou o óleo como em qualquer troca?
Um abraço,
Flavio
Convidado- Convidado
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
ParaBenz, bela explanação Borba.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
FR,
Com o oleo semi sintetico já tem base de oleos minerais não é precis nenhum cuidado mais especifico , a unica coisa que eu fiz foi trocar o filtro junto para garantir que tenha saido o maximo de oleo do sistema ....o resto se mistura normalmente e vai sendo removido naturalmente com as proximas trocas .
Fabio,
Estou usando o semi 15w50 da total lubrificantes ( que na realidade pertence à ELF) e tem um bom custo/ beneficio ....eu tenho pago R$24 reais o litro onde costumo trocar .
abraço!
Com o oleo semi sintetico já tem base de oleos minerais não é precis nenhum cuidado mais especifico , a unica coisa que eu fiz foi trocar o filtro junto para garantir que tenha saido o maximo de oleo do sistema ....o resto se mistura normalmente e vai sendo removido naturalmente com as proximas trocas .
Fabio,
Estou usando o semi 15w50 da total lubrificantes ( que na realidade pertence à ELF) e tem um bom custo/ beneficio ....eu tenho pago R$24 reais o litro onde costumo trocar .
abraço!
borba- Usuário Platina
- Mensagens : 1227
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 65
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Borba meu amigo,pensei ser justamente o contrario,que os óleos minerais seriam melhores para os carros que rodam pouco,e para a não formação de borra,mas diante de seu depoimento,vou passar a usar o semi-sintético,obrigado!!
RAUL DIAS- Usuário Platina
- Mensagens : 1534
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 70
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Grande Borba,
Excelente post.
Excelente post.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Eu não fiz análise laboratorial mas também desconfiava disso. Em outro carro que uso muuuito pouco, sempre usava o mineral e há algum tempo, notei começo de formação de borra. Depois disso, só passei a usar o Semi-Sintético também, após realizar a limpeza do motor.
Ótima explicação Borba, parabéns!
Abs,
Ótima explicação Borba, parabéns!
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
parabens,por tirar as duvidas que existiam sobre o assunto
luis paulo castro de figu- Usuário Prata
- Mensagens : 332
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 74
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
matou a cobra e mostrou o pau
luis paulo castro de figu- Usuário Prata
- Mensagens : 332
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 74
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Parabenz pelos estudos Borba, excelente explicação!!!!
SDS a todos
SDS a todos
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
É isso aí borba parabéns pela excelente contribuição.
generalbol- Usuário Prata
- Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Boas Borba,
De fato a vossa análise e avalliação confere com a estrutura molecular do óleo, o de base sintética possui moleculas com o mesmo tamanho, enquanto o de base mineral é composto por moleculas de diversos tamanhos, assim o óleo sintético se mantém mais estavel na sua composição enquanto o mineral tende e se desestruturar formando borras.
O óleo é uma estrutura composta, e que deve suportar temperatura, contaminação, tração e fricção por um determinado tempo/trabalho.
Também tinha esse conceito do que o óleo com base sintética é melhor do que o mineral para motores que roudam pouco.
Assim o vosso estudo confirma de fato esta tese.
Abs.
De fato a vossa análise e avalliação confere com a estrutura molecular do óleo, o de base sintética possui moleculas com o mesmo tamanho, enquanto o de base mineral é composto por moleculas de diversos tamanhos, assim o óleo sintético se mantém mais estavel na sua composição enquanto o mineral tende e se desestruturar formando borras.
O óleo é uma estrutura composta, e que deve suportar temperatura, contaminação, tração e fricção por um determinado tempo/trabalho.
Também tinha esse conceito do que o óleo com base sintética é melhor do que o mineral para motores que roudam pouco.
Assim o vosso estudo confirma de fato esta tese.
Abs.
A.Carneiro- Banido
- Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 54
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Borba,
Muito obrigado pelo esclarecimento!
A. Carneiro,
Parabéns pela complementação! Também muito esclarecedora!
Um abraço a todos,
FR
Muito obrigado pelo esclarecimento!
A. Carneiro,
Parabéns pela complementação! Também muito esclarecedora!
Um abraço a todos,
FR
Convidado- Convidado
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Usando óleo mineral e trocando o mesmo a cada 3 ou 6 meses no máximo, ou 3000Km? Ainda há risco de borra, ou não? Estou usando Mobil Super 20W50 SM mineral num M110 com 140 mil rodados...
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
M110 com borra?Never,hehehehe,ainda mais trocando óleo a cada 3000km.....porque forma borra?porque antigamente não formava?Hoje em dia é tudo com alta tx de compressão,motor trabalhando mais aquecido, encapsulamento do motor por causa de arrasto aerodinamico ou exigencia de design e daí vai....
Maluhy- Usuário Platina
- Mensagens : 2172
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 64
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Boa Maluhy ...pode acrescentar na sua lista ai a nossa famosa gasolina que atualmente tem alcool com agente anti detonante ...no passado tinhamos chumbo tetraetila que era prejudicial à saúde do ser humano e ao meio ambiente mas menos agressivo aos óleos lubifricantes do que o alcool ....
O alcool com os motores sem atingir a temperatura de trabalho se condensam com muita facilidade e atacam o oleo lubrificante fazendo-os se oxidarem com mais facilidade , daí vem uma parte da explicação que motores que rodam pouco e muitos só dão partida e dão uma "aquecida" no motor na garagem , em ralenti ..acabam por contaminar o óleo com esta parte de alcool não queimada que desce pelos cilindros e oxida o óleo mais facilmente e podem observar uma formaçao de borra com mais rapidez do que antigamente.Eu ainda sou do tempo que abastecia com gasolina azul e observava a queima cor de cafe com leite na saida do escape ....lembra ? rsrsrs
Para voce ter uma ideia , quando desenvolvi no passado tratores com motores 100% à alcool , fizemos alguns testes e constatamos que estes motores deixados em ralenti por 30 minutos acumulavam 300 ml de alcool misturados ao oleo do motor .....com o funcionamento normal este alcool evaporava , porem o ataque deste alcool ao lubrificante era intenso , fazendo o mesmo oxidar em muito pouco tempo ....
abraço!
O alcool com os motores sem atingir a temperatura de trabalho se condensam com muita facilidade e atacam o oleo lubrificante fazendo-os se oxidarem com mais facilidade , daí vem uma parte da explicação que motores que rodam pouco e muitos só dão partida e dão uma "aquecida" no motor na garagem , em ralenti ..acabam por contaminar o óleo com esta parte de alcool não queimada que desce pelos cilindros e oxida o óleo mais facilmente e podem observar uma formaçao de borra com mais rapidez do que antigamente.Eu ainda sou do tempo que abastecia com gasolina azul e observava a queima cor de cafe com leite na saida do escape ....lembra ? rsrsrs
Para voce ter uma ideia , quando desenvolvi no passado tratores com motores 100% à alcool , fizemos alguns testes e constatamos que estes motores deixados em ralenti por 30 minutos acumulavam 300 ml de alcool misturados ao oleo do motor .....com o funcionamento normal este alcool evaporava , porem o ataque deste alcool ao lubrificante era intenso , fazendo o mesmo oxidar em muito pouco tempo ....
abraço!
borba- Usuário Platina
- Mensagens : 1227
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 65
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Nos motores que rodam pouco, acha mais interessante ligar somente se for andar com o carro?
Caio Nercessian- Usuário Bronze
- Mensagens : 205
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 40
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Com certeza ....na minha opinião carro foi feito para andar e não ficar empalhado ! rsrs
Eu faço isto com os meus .....ligo e saio para dar uma volta .....ate atingir temperatura normal de funcionamento .....os meus eu não deixo funcionando somente na garagem em ralenti por muito tempo .....
abraço!
Eu faço isto com os meus .....ligo e saio para dar uma volta .....ate atingir temperatura normal de funcionamento .....os meus eu não deixo funcionando somente na garagem em ralenti por muito tempo .....
abraço!
borba- Usuário Platina
- Mensagens : 1227
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 65
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Acho que sempre será o óleo do manual, definitivamente. Os carros são exaustivamente testados em todos os tipos de circuitos e condições. Eu não mudaria o óleo que a fábrica indica - especificação técnica.
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Se roda pouco, troque com 3.000 km ou no máximo um ano, e use qualquer óleo recomendado. Nos mais antigos, 116, 126 por exemplo, evite sintético,
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
Borba,chegou a ver o doce de leite que os Gol batedeira formavam no abastecimento de óleo do VW a ar,principlamente os a álcool?Eu sacaneava o dono dizendo que o motor tinha queimado a junta do cabeçote,kakakaka
Maluhy- Usuário Platina
- Mensagens : 2172
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 64
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
kkkkk Boa Maluhy ..e tinha que trocar logo a "junta" para não misturar " água " do radiador no oleo do motor ! kkkk:twisted:
abraço!
abraço!
borba- Usuário Platina
- Mensagens : 1227
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 65
Re: Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra
E no meu caso, ando em media 4 km da minha casa até o trabalho e depois mais 4 km pra voltar.
Vcs recomendam o que? ja que nao da tempo do motor chegar a temperatura alta .
Vcs recomendam o que? ja que nao da tempo do motor chegar a temperatura alta .
rodsbhmg- Usuário Bronze
- Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 42
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