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Qual tipo de óleo é mais adequado para carros que rodem pouco por causa da formação de borra

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Mensagem por borba Seg 21 Jan 2013, 16:16

Joao,

Concordo que varia de caso a caso , mas eu fiz um estudo de analise de oleo nas minhas 2 MB´s,que rodam uma media de 1500 km /ano e toda a troca se dá por tempo e não por km , ou seja ficam mais parada que andando porem quando andam tem que sair a andar para aquecer todo o sistema,pois um dos itens que mais influenciam a perda das caracteristicas do oleo é a contaminação com combustivel não queimado, o que acontece com mais incidencia em motores em geral antes de atingirem a temperatura de trabalho e motores desregulados com mistura rica .

o valor maximo de contaminação admitida pelo oleo é de 5% de contaminantes por combustivel , então alguem que mantem seu carro"empalhado" por muito tempo e só da partida sem andar com o carro e não atinge a temperatura de trabalho e pior!! fica acelerando o motor com ele frio e depois longos tempo em marcha lenta .....nesta condição diria que até 6 meses é muito tempo para o oleo que está neste motor com este tipo de tratamento ! rsrsrs

Estive colhendo amostras cada 3 meses e analisando em laboratorio e a viscosidade, o IV e o TAN e o TBN estavam ainda dentro das exigencias de um oleo considerado proprio para uso depois de 12 meses . com uma melhor resistencia no indice TAN( indice de acidez) e TBN (indice de basicidade ) ou o quanto ele se oxidou neste periodo ( o que favorece a formação de borra),porem os 100 % minerais estava no limite mas aceitavel .alem disto foi feita uma analise de metais ferrosos e não ferrosos em suspensão nestas amostras e em todas ate os 12 meses não havia material particulado acima do permitido , ou seja não estava afetando o desgaste do motor em 12 meses , mas a tal da borra esta sim com oleo 100% mineral já existia uma tendencia de formação ....

os oleos 100% minerais produzidos no Brasil usam petroleo com uma mistura de base parafinica e naftenica o que favorece a uma deterioraçao mais avançada do indice tbn e favorece a formação de borra( base de parafina do petroleo base parafinico .Já os oleos com base sintetica ( os blend de mineral e sintetico) tambem usam petroleo de base parafinica e naftenica porem em menor volume pois o que facilita o atingimento de valores de IV e de viscosidade devido a parte sintetica da mistura e para facilitar atingir os indices exigidos deste blend e com isto suportam por mais tempo as exigencias de oxidação alem de manter suas caracteristicas por mais tempo .

com isto passei a utilizar um blend semisintetico 15w50 e estou bem satisfeito com o resultado e troco a cada 12 meses ...

abraço!
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Mensagem por Fabio Seg 21 Jan 2013, 17:10

uau!!

Isso que é paixao! Levar o óleo e testar no laboratório.

Borba, e qua marca vc está usando?

Abraçol
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Mensagem por João Seg 21 Jan 2013, 22:05

Borba,

Você deu uma explicação técnica para aquilo que eu desconfiava, os óleos de base sintética são melhores para os carros que rodam pouco, porque resistem mais a formação de borras. Ótimo post.

Vou separar como um novo post

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Mensagem por Convidado Seg 21 Jan 2013, 22:57

Borba,

Muito legal o post! Parabenz!

Fiquei com uma dúvida: você teve algum cuidado especial quando da transição do óleo mineral para o semi-sintético? Ou simplesmente trocou o óleo como em qualquer troca?

Um abraço,
Flavio
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Mensagem por douglas barddal Ter 22 Jan 2013, 01:20

ParaBenz, bela explanação Borba.
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Mensagem por borba Ter 22 Jan 2013, 08:49

FR,

Com o oleo semi sintetico já tem base de oleos minerais não é precis nenhum cuidado mais especifico , a unica coisa que eu fiz foi trocar o filtro junto para garantir que tenha saido o maximo de oleo do sistema ....o resto se mistura normalmente e vai sendo removido naturalmente com as proximas trocas .

Fabio,

Estou usando o semi 15w50 da total lubrificantes ( que na realidade pertence à ELF) e tem um bom custo/ beneficio ....eu tenho pago R$24 reais o litro onde costumo trocar .

abraço!
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Mensagem por RAUL DIAS Ter 22 Jan 2013, 09:10

Borba meu amigo,pensei ser justamente o contrario,que os óleos minerais seriam melhores para os carros que rodam pouco,e para a não formação de borra,mas diante de seu depoimento,vou passar a usar o semi-sintético,obrigado!!
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Mensagem por ZIG MASTER Ter 22 Jan 2013, 09:58

Grande Borba,

Excelente post.
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Mensagem por Alexandre - PR Ter 22 Jan 2013, 10:28

Eu não fiz análise laboratorial mas também desconfiava disso. Em outro carro que uso muuuito pouco, sempre usava o mineral e há algum tempo, notei começo de formação de borra. Depois disso, só passei a usar o Semi-Sintético também, após realizar a limpeza do motor.

Ótima explicação Borba, parabéns!

Abs,
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Mensagem por luis paulo castro de figu Ter 22 Jan 2013, 10:43

parabens,por tirar as duvidas que existiam sobre o assunto
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Mensagem por luis paulo castro de figu Ter 22 Jan 2013, 10:44

matou a cobra e mostrou o pau
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Mensagem por MIGUEIS Ter 22 Jan 2013, 12:50

Parabenz pelos estudos Borba, excelente explicação!!!!

SDS a todos cheers
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Mensagem por generalbol Qua 23 Jan 2013, 02:50

É isso aí borba parabéns pela excelente contribuição.
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Mensagem por A.Carneiro Qua 23 Jan 2013, 08:12

Boas Borba,

De fato a vossa análise e avalliação confere com a estrutura molecular do óleo, o de base sintética possui moleculas com o mesmo tamanho, enquanto o de base mineral é composto por moleculas de diversos tamanhos, assim o óleo sintético se mantém mais estavel na sua composição enquanto o mineral tende e se desestruturar formando borras.

O óleo é uma estrutura composta, e que deve suportar temperatura, contaminação, tração e fricção por um determinado tempo/trabalho.

Também tinha esse conceito do que o óleo com base sintética é melhor do que o mineral para motores que roudam pouco.

Assim o vosso estudo confirma de fato esta tese.

Abs.

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Mensagem por Convidado Qua 23 Jan 2013, 09:32

Borba,

Muito obrigado pelo esclarecimento!

A. Carneiro,

Parabéns pela complementação! Também muito esclarecedora!

Um abraço a todos,

FR
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Mensagem por Rafael M. Dom 17 Mar 2013, 19:45

Usando óleo mineral e trocando o mesmo a cada 3 ou 6 meses no máximo, ou 3000Km? Ainda há risco de borra, ou não? Estou usando Mobil Super 20W50 SM mineral num M110 com 140 mil rodados...
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Mensagem por Maluhy Dom 17 Mar 2013, 20:46

M110 com borra?Never,hehehehe,ainda mais trocando óleo a cada 3000km.....porque forma borra?porque antigamente não formava?Hoje em dia é tudo com alta tx de compressão,motor trabalhando mais aquecido, encapsulamento do motor por causa de arrasto aerodinamico ou exigencia de design e daí vai....Shocked
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Mensagem por borba Dom 17 Mar 2013, 21:09

Boa Maluhy ...pode acrescentar na sua lista ai a nossa famosa gasolina que atualmente tem alcool com agente anti detonante ...no passado tinhamos chumbo tetraetila que era prejudicial à saúde do ser humano e ao meio ambiente mas menos agressivo aos óleos lubifricantes do que o alcool ....
O alcool com os motores sem atingir a temperatura de trabalho se condensam com muita facilidade e atacam o oleo lubrificante fazendo-os se oxidarem com mais facilidade , daí vem uma parte da explicação que motores que rodam pouco e muitos só dão partida e dão uma "aquecida" no motor na garagem , em ralenti ..acabam por contaminar o óleo com esta parte de alcool não queimada que desce pelos cilindros e oxida o óleo mais facilmente e podem observar uma formaçao de borra com mais rapidez do que antigamente.Eu ainda sou do tempo que abastecia com gasolina azul e observava a queima cor de cafe com leite na saida do escape ....lembra ? rsrsrs
Para voce ter uma ideia , quando desenvolvi no passado tratores com motores 100% à alcool , fizemos alguns testes e constatamos que estes motores deixados em ralenti por 30 minutos acumulavam 300 ml de alcool misturados ao oleo do motor .....com o funcionamento normal este alcool evaporava , porem o ataque deste alcool ao lubrificante era intenso , fazendo o mesmo oxidar em muito pouco tempo ....

abraço!
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Mensagem por Caio Nercessian Dom 17 Mar 2013, 21:19

Nos motores que rodam pouco, acha mais interessante ligar somente se for andar com o carro?
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Mensagem por borba Dom 17 Mar 2013, 21:29

Com certeza ....na minha opinião carro foi feito para andar e não ficar empalhado ! rsrs

Eu faço isto com os meus .....ligo e saio para dar uma volta .....ate atingir temperatura normal de funcionamento .....os meus eu não deixo funcionando somente na garagem em ralenti por muito tempo ..... affraid

abraço!
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Mensagem por AEP Dom 17 Mar 2013, 21:47

Acho que sempre será o óleo do manual, definitivamente. Os carros são exaustivamente testados em todos os tipos de circuitos e condições. Eu não mudaria o óleo que a fábrica indica - especificação técnica.
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Mensagem por paulo brito Dom 17 Mar 2013, 22:34

Se roda pouco, troque com 3.000 km ou no máximo um ano, e use qualquer óleo recomendado. Nos mais antigos, 116, 126 por exemplo, evite sintético,

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Mensagem por Maluhy Dom 17 Mar 2013, 23:05

Borba,chegou a ver o doce de leite que os Gol batedeira formavam no abastecimento de óleo do VW a ar,principlamente os a álcool?Eu sacaneava o dono dizendo que o motor tinha queimado a junta do cabeçote,kakakaka Twisted Evil
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Mensagem por borba Seg 18 Mar 2013, 09:29

kkkkk Boa Maluhy ..e tinha que trocar logo a "junta" para não misturar " água " do radiador no oleo do motor ! kkkk:twisted:

abraço!
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Mensagem por rodsbhmg Seg 18 Mar 2013, 09:53

E no meu caso, ando em media 4 km da minha casa até o trabalho e depois mais 4 km pra voltar.

Vcs recomendam o que? ja que nao da tempo do motor chegar a temperatura alta .
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