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(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo

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Mensagem por Beto Sáb 01 Jun 2013, 22:08

Repostando, sobre as fotos que fiz quando fiz uma limpeza no carter da minha Volvo. Apesar de não ser MB, fica a dica e alerta para termos esse cuidado com as estrelas tambem

Gostaria de dividir com todos: fiz uma revisão completa na minha Volvo e pedi para tirar o carter e limpar, por causa da minha peocupação com borra de oleo, principalmente pelo carro ser turbo. Obviamente que esse problema afeta tambem nossas MB´s. O fato é que eu só abasteço em posto de confiança, sempre BR, faço as trocas de oleo com 5mil km´s rodados e oleo sintetico de primeira linha, sempre trocando tambem o filtro. Fiz essa limpeza há uns 3 anos atrás e resolvi fazer novamente, mas pedi para o mecanico tirar fotos para eu checar o estado que estava. Nem acreditava que pudesse estar como as fotos a seguir:

Visão geral
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08323

Fundo do carter, graxa
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08327

Outra foto do carter
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08326

Peneira
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08325

Bicos injetores
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08359

Fotos apos a limpeza
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08332
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08330
(MOTOR): Cuidado com a borra de óleo DSC08331

Depois disso resolvi usar apenas Podium (já fazia isso na 203) e farei essa checagem anualmente. Corri um serio de risco de perder esse motor. Farei a mesma limpeza na 203 e 124 em breve. Sugiro a todos fazerem no minimo a checagem do estado do carter e verificar a necessidade de uma limpeza como essa.

Espero ter ajudado.
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Mensagem por EduBahia Sáb 01 Jun 2013, 23:05

Beto me desculpe o pitaço mas não podia deixar passar, tem algo errado acontecendo aí. Tenho carros antigos (não MB) que não recebem metade do tratamento da alemã (óleo mobil-1, trocas por tempo, etc...) e nunca aconteceu nada parecido.
Só para exemplificar um deles é uma Envemo camper com motor de opala 6cc onde coloco óleo comum, troco a cada dois anos mesmo fora da quilometragem, ela roda sempre fria, abasteço com qualquer combustível e faz uns três meses tirei o carter e tudo estava perfeito.
Sugiro que troque de posto de abastecimento.
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Mensagem por Bremen Sáb 01 Jun 2013, 23:21

Grato por compartilhar Beto. Very Happy

Creio que vou fazer uma revisão destas em meu W203, mesmo trocando o óleo e filtro religiosamente a cada 5.000 Km.
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Mensagem por Beto Sáb 01 Jun 2013, 23:27

Edu,pelo que entendi pelo mecanico, eh que realmente nossa gasolina faz isso acontecer. O posto de abastecimento eh de minha confiança, mas depois disso resolvi rodar só com Podium. Infelizmente é uma manutenção que tenho que me preocupar, ate porque o motor do carro eh turbo.

Bremen, devo fazer em breve o mesmo na minha 203, que tambem troca com 5mil km´s, mas acho que vale a pena evitar problemas maiores.
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Mensagem por EduBahia Sáb 01 Jun 2013, 23:33

Não deixe de postar fotos do carter das MBs.
Recentemente tive de retirar a flauta, os bicos e o coletor de admissão da w124 (por causa de um vazamento de água em uma mangueira próxima ao suporte do filtro de óleo) e aproveitei para dar uma olhada por alto (onde a vista permitia) para checar a possibilidade de formação de borra. Não encontrei nada que indicasse a necessidade de limpeza.
Só por curiosidade, não seria essa formação causada (no seu caso) pela falta de uso contínuo do veículo ou pela perda da "validade" do óleo utilizado?
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Mensagem por Beto Sáb 01 Jun 2013, 23:36

Edu, nao sei te dizer. O carro eh usado com frequencia e apesar de não rodar muito, troco sempre antes de um ano. Talvez o tipo de motor. Minha 124 tambem não tem sinais de borra, talvez nos motores de concepção mais antiga? Sinceramente não tenho essa resposta, talvez o Maluhy possa nos ajudar.
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Mensagem por paulo brito Sáb 01 Jun 2013, 23:57

É um tema polemico, já li que borra pode ocorrer por vários motivos, desde a qualidade do óleo, a frequência da troca, a mistura de mineral com sintético, o uso em curtas distancias, etc. Alguns fabricantes de óleo inclusive incluem no rótulo a frase : "Não forma borra"

Lembro quando o Beto postou anteriormente sobre o tema, o que me levou a verificar no C 280 a ocorrência de borra, pois comprei o carro com mais de 60 mil km, mas o cabeçote estava limpo como novo, sem nenhum sinal ou resíduo, seguramente os proprietários anteriores não negligenciaram nas trocas de óleo.
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Mensagem por Gilberto/SP Dom 02 Jun 2013, 00:08

Beto, com certeza não vai ter nada de borra na 124, pelo menos se teve o mesmo tratamento da Volvo. Outra concepção de motor.
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Mensagem por GR Dom 02 Jun 2013, 04:59

Beto, uma pergunta, o uso de flush, nos intervalos das troca (uma vez usa flush e outra não), não teria evitado isto? Eu pergunto isto, porque aqui na CCS de Minas Gerais, toda revisão eles usam flush na troca de óleo e quando eu perguntei sobre isto, eles relatam que é indicação da fábrica.... Rolling Eyes
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Mensagem por AEP Dom 02 Jun 2013, 06:21

GR: fui no Anderson que é mecânico aqui em BH (não vou mais no Carlinhos) para dar uns ajustes na minha C140 e também trocar o óleo (só coloco Pentosin). Ele disse que só devemos fazer o flush em carros que sempre fizeram desde 0km para não corrermos riscos de soltar resíduos. Eu queria fazer mas como sou o segundo dono e não sei se era feito pelo anterior, ele disse para não fazer.
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Mensagem por GR Dom 02 Jun 2013, 07:55

AEP, neste caso é bom vc ir fazendo aos poucos.... Comece usando um óleo mais adstringente troque com intervalos pequenos e assim fará uma limpeza legal...
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Mensagem por douglas barddal Dom 02 Jun 2013, 09:56

É fiz isso na primeira w 168 e agora comecei na segunda, trocarei daqui a 1.500km, depois com 2.000km e assim até chegar nos 5.000km, morro de medo de borra.
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Mensagem por Beto Dom 02 Jun 2013, 12:22

GR, pelo que eu entendi e ouvi, o flush não tem nenhuma contra indicação. O problema eh quando o carro tem borra e o mecanico passa apenas o flush antes de uma limpeza completa. Aí solta pedaço de borra e acaba entupindo peneira e etc, e pode ate fundir o motor. Agora acho (não tenho certeza) que se feito com frequencia, só ajuda. Só achei o intervalo mencionado pela CSS muito curto, mas tecnicamente não sei avaliar.
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Mensagem por ec2lrg Dom 02 Jun 2013, 12:43

Na minha ML, no final do ano passado foi descoberto um vazamento pela tampa de válvula (a mesma estava frouxa) foi limpo o local, refeito o serviço no o´ring, trocado o óleo etc ..., nisso vimos se havia alguma borra no motor, estava tudo nos conformes.
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Mensagem por GR Dom 02 Jun 2013, 14:47

Pois é Beto, eu tb achei demais, mas na CCS eles indicam assim e usam um flush que não é tão agressivo, portanto seria um flush suave e assim não iria dar borra e não seri agressivo a outras partes do motor. Existe um flush na Ipiranga que é comentado que é o melhor flush existente....
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Mensagem por JRoberto Dom 02 Jun 2013, 15:31

Na antiga 168 era feito o flush em todas as revisoes. Foram quase 200 mik km sem problemas. Mas acho que os motores sao mais simples e menos propensos a problemas. Mas ja serei bem mais cauteloso depois que comprei o carro atual.
E tambem nao da para confiar plenamente nos combustiveis.
E as gasolinas Podium? Tem chance de comprarmos adulteradas facilmente?
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Mensagem por Fajardo Dom 02 Jun 2013, 16:00

Fiz a troca de óleo/filtro na concessionária, e não me recomendaram fazer o flush. Quando saiu o óleo usado nao apareceram sujeira e nem alterações na cor.
Tem como ver se tem borra sem abrir o motor?
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Mensagem por lucasxavi2010 Dom 02 Jun 2013, 16:05

Beto, qual óleo sintético vc usa?

Assim, estou tentando descobrir o pq de a qualidade da gasolina influenciar na borra de óleo.

Com um conhecimento mínimo do funcionamento de um motor a combustão, sabemos que o óleo não se mistura com a gasolina em hipótese alguma. Apenas se houver desgaste dos anéis e cilindros. Algo que não está acontecendo com o seu.

Gasolina de má qualidade pode influenciar em queima incompleta com muito resíduo: carbono. E mal rendimento devido a perda de capacidade de combustão. Mas influenciar na borra do óleo? Será que vc não está usando aqueles sintéticos ipiranga ou br?? Nunca vi mobil 1 fazer isso. Ou o motor não está com funcionamento adequado.

Sugiro que os usuários mais técnicos opinem sobre isso. Na minha opinião, qualidade de combustível não tem relação com isso.
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Mensagem por lucasxavi2010 Dom 02 Jun 2013, 16:08

carbono + oxigênio = monóxido mais água (o que sai na surdina)

gasolina de má qualidade faz uma reação incompleta ou com pouco rendimento - sobra muito carbono. Isso faz com que fique aqueles carvões em cima do pistão. Agora isso influenciar no óleo???
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Mensagem por Epicco Dom 02 Jun 2013, 19:14

lucasxavi2010 um combustível adulterado com a adição de "aditivos" suspeitos não possibilita uma queima homogênea na câmara de combustão. Há resíduos dessa queima que podem carbonizar excessivamente a câmara de combustão, acabando por provocar a passagem desses resíduos para o carter e também para o cabeçote.
O uso de combustível adulterado associado à troca de óleo com óleos fora da especificações e principalmente ao intervalo longo em quilometragem é o principal fator da criação de borra nos motores.

Fajardo de uma olhada nisso:

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Essa seria a ferramenta ideal para avalição da borra, mas é possível se ter um idéia apenas tirando a tampa de válvulas e observando o cabeçote.

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Mensagem por lucasxavi2010 Dom 02 Jun 2013, 19:27

Caraaaaamba! Endoscopia pra motor!! Essa eu nunca tinha visto. e pior que o equipamento é parecido com o que a gente usa na endoscopia digestiva alta... rsrsrs.

Tá loucoo! Isso é um reflexo de quanto o mercado de serviços automotivos é lucrativo hoje em dia!

Mas Epicco, o óleo vai para o cabeçote e tuchos... Porém, teoricamente, não há contato com o combustível. O combustível é fonte de carbono e hidrogênio, que misturado ao oxigênio sob pressão, há combustão. Se houver muitas misturas nesse composto de carbono, não teremos produto gás e água. E isso fica no cilindro, válvulas e pistão. Mas não no cabeçote ou cárter. Estou errado?
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Mensagem por Epicco Dom 02 Jun 2013, 19:35

Podem ocorrer riscos nas paredes dos cilindros, pode ocorrer carbonização excessiva de válvulas que acabam, com o tempo, possibilitando esse contato entre o combustível e o óleo.

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Mensagem por lucasxavi2010 Dom 02 Jun 2013, 19:47

Entendo.. O bom seria verificar os retentores de válvulas do Volvo do nosso amigo então...
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Mensagem por iveiga Dom 02 Jun 2013, 20:05

Lucas,

Vou discordar de sua afirmação
O combustível contamina o oleo do motor, alguns motores mais outros menos.

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Mensagem por lucasxavi2010 Dom 02 Jun 2013, 20:11

Então me explique o porquê com dados técnicos.
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