Mudanças nas R107
+12
Fabio
Anchieta
Karl Fass
MSchneider
motodr
ZIG MASTER
Alan
Joe450sl
Ulysses V8 Benz
STARFAN
leandrof79
kzmeireles
16 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Mudanças nas R107
Boa noite à todos
Sabemos que as R107 foram fabricadas de 1971 a 1989. Neste período houve poucas modificações, mas algumas aconteceram. Gostaria de saber estes detalhes. Pode parecer bobagem, mas como possuo uma 280 1979, é interessante ter estas infomações, coisas de admirador da marca, como por ex. quando saiu com painel de madeira? Pintura preta sob as portas? ABS? ar condicionado? Espelho elétrico?
Abraços, Kzmeireles.
Sabemos que as R107 foram fabricadas de 1971 a 1989. Neste período houve poucas modificações, mas algumas aconteceram. Gostaria de saber estes detalhes. Pode parecer bobagem, mas como possuo uma 280 1979, é interessante ter estas infomações, coisas de admirador da marca, como por ex. quando saiu com painel de madeira? Pintura preta sob as portas? ABS? ar condicionado? Espelho elétrico?
Abraços, Kzmeireles.
kzmeireles- Usuário Iniciante
- Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 65
Re: Mudanças nas R107
Kzmeireles,
tópico bacana. Mas tem muitas perguntas... heheh
Vou postar algumas coisas que eu acho:
Painel de madeira: começou em 1978.
Pintura preta sob as portas: somente as 450SLC 5.0 e as 500SLC tiveram a pintura cinza abaixo dos frisos laterais.
ABS: começou em 1979 com as W126. Creio que estivesse disponível na R107 entre 1979 e 1980.
Ar condicionado: desde o início. Sempre um opcional.
Espelho elétrico: só vi esse opcional em R107 pós 1982.
Um histórico básico:
- 1971
Possuem bancos sem encosto de cabeça e retrovisor externo pequeno.
- 1974
Ganharam o motor M110 disponível, criando as 280SL/SLC.
- 1975
Começam os retrovisores grandes.
- 1978
Chega o painel com madeira.
- 1978/1979
Está disponível o ar condicionado automático, modelo com os botões verticais no painel.
- 1980
Mudam o volante, os encostos de cabeça dos bancos e começa o spoiler dianteiro preto. Acabam os motores 350 e 450 e chegam os motores 380 e 500. O 500SL tem spoiler traseiro que substitui a alavanca cromada do porta malas.
- 1982
Novos botões pretos nos comandos do console para vidros, aquecimento dos bancos, etc. Aparece o retrovisor elétrico. Chega o ar condicionado automático com botões horizontais no painel.
- 1985/86
Fim das 280 e 380SL. Chegam as 300SL, 420SL e 560SL. Continua também a 500SL. Melhorias na suspensão e novos câmbios. Começa o spoiler dianteiro grande na cor do carro, as rodas brands hatch, os encostos dos bancos ganham novo desenho e as maçanetas das portas deixam de ser cromadas e passam a ser plásticas com uma base cromada.
Que eu me lembre agora é isso. Se tiver algo errado, por favor, me corrijam. E incluam mais informações que tiverem.
Abraços
Leandro.
tópico bacana. Mas tem muitas perguntas... heheh
Vou postar algumas coisas que eu acho:
Painel de madeira: começou em 1978.
Pintura preta sob as portas: somente as 450SLC 5.0 e as 500SLC tiveram a pintura cinza abaixo dos frisos laterais.
ABS: começou em 1979 com as W126. Creio que estivesse disponível na R107 entre 1979 e 1980.
Ar condicionado: desde o início. Sempre um opcional.
Espelho elétrico: só vi esse opcional em R107 pós 1982.
Um histórico básico:
- 1971
Possuem bancos sem encosto de cabeça e retrovisor externo pequeno.
- 1974
Ganharam o motor M110 disponível, criando as 280SL/SLC.
- 1975
Começam os retrovisores grandes.
- 1978
Chega o painel com madeira.
- 1978/1979
Está disponível o ar condicionado automático, modelo com os botões verticais no painel.
- 1980
Mudam o volante, os encostos de cabeça dos bancos e começa o spoiler dianteiro preto. Acabam os motores 350 e 450 e chegam os motores 380 e 500. O 500SL tem spoiler traseiro que substitui a alavanca cromada do porta malas.
- 1982
Novos botões pretos nos comandos do console para vidros, aquecimento dos bancos, etc. Aparece o retrovisor elétrico. Chega o ar condicionado automático com botões horizontais no painel.
- 1985/86
Fim das 280 e 380SL. Chegam as 300SL, 420SL e 560SL. Continua também a 500SL. Melhorias na suspensão e novos câmbios. Começa o spoiler dianteiro grande na cor do carro, as rodas brands hatch, os encostos dos bancos ganham novo desenho e as maçanetas das portas deixam de ser cromadas e passam a ser plásticas com uma base cromada.
Que eu me lembre agora é isso. Se tiver algo errado, por favor, me corrijam. E incluam mais informações que tiverem.
Abraços
Leandro.
leandrof79- Usuário Ouro
- Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45
Re: Mudanças nas R107
Muito bom ,Leandro!
Apenas um detalhe: o spoiler traseiro surgiu exclusivamente p/ a versão top 500 SL como adereço aerodinâmico /estético e não em substitutivo ao puxador da mala, que tinha outra função específica;
As versões 500 possuiam freios ABS de série , além do capô dianteiro que era feito ém alumínio, diferentemente das demais versões que eram em aço convencional;
As versões 500 disponibilizavam também os lavadores de faróis;
A versão 82 500SL , no caso da minha tem como opcional o airbag do motorista, porém não me recordo se surgiu neste ano, ou se era disponibilizado a partir do lançamento (1980) ;
O indicador de temperatura externa foi disponibilizado novamente p/ a versão top simultaneamente a partir do facelift com rodas Brands Hatch;
Apenas um detalhe: o spoiler traseiro surgiu exclusivamente p/ a versão top 500 SL como adereço aerodinâmico /estético e não em substitutivo ao puxador da mala, que tinha outra função específica;
As versões 500 possuiam freios ABS de série , além do capô dianteiro que era feito ém alumínio, diferentemente das demais versões que eram em aço convencional;
As versões 500 disponibilizavam também os lavadores de faróis;
A versão 82 500SL , no caso da minha tem como opcional o airbag do motorista, porém não me recordo se surgiu neste ano, ou se era disponibilizado a partir do lançamento (1980) ;
O indicador de temperatura externa foi disponibilizado novamente p/ a versão top simultaneamente a partir do facelift com rodas Brands Hatch;
STARFAN- Usuário Platina
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 64
Re: Mudanças nas R107
Olha, as pequenas modificações, por assim dizer, foram muitas. Mesmo em sites especializados encontram-se erros, principalmente em fotos que são ditas como sendo de carros originais mas que ostentam itens que não lhe pertenciam quando saiu de fábrica.
Além disso, o enorme catálogo de opcionais também é outra fonte de dúvidas, pois às vezes vê-se um opcional raro em modelos mais antigos e que se torna quase de série nos mais novos. Daí, conclui-se erroneamente que tal equipamento só existiu nos modelos mais novos.
Na lista do Leandro, acima, por exemplo, faltou a modificação na saída do escapamento (retas até 1977, daí em diante curvas para baixo), o volante que já havia sido alterado uma vez em 1973, as 1971 tinham encosto de cabeça como opcional e por aí vai, sem falar nas alterações que eram específicas para o mercado norte-americano.
É difíil até encontrar duas SLs do mesmo ano que sejam iguais em equipamentos, tamanha era a variedade. E tem também a questão das SLC, que possuíram equipamentos e características que lhes eram exclusivas mas que frequentemente eram aplicadas pelos proprietários nas SL também.
Na minha opinião é virtualmente impossível determinar com exatidão quais foram as modificações ao longo dos anos a não ser que se tenham os registros da fábrica com o padrão de montagem das versões básicas.
Abraço!
Além disso, o enorme catálogo de opcionais também é outra fonte de dúvidas, pois às vezes vê-se um opcional raro em modelos mais antigos e que se torna quase de série nos mais novos. Daí, conclui-se erroneamente que tal equipamento só existiu nos modelos mais novos.
Na lista do Leandro, acima, por exemplo, faltou a modificação na saída do escapamento (retas até 1977, daí em diante curvas para baixo), o volante que já havia sido alterado uma vez em 1973, as 1971 tinham encosto de cabeça como opcional e por aí vai, sem falar nas alterações que eram específicas para o mercado norte-americano.
É difíil até encontrar duas SLs do mesmo ano que sejam iguais em equipamentos, tamanha era a variedade. E tem também a questão das SLC, que possuíram equipamentos e características que lhes eram exclusivas mas que frequentemente eram aplicadas pelos proprietários nas SL também.
Na minha opinião é virtualmente impossível determinar com exatidão quais foram as modificações ao longo dos anos a não ser que se tenham os registros da fábrica com o padrão de montagem das versões básicas.
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Mudanças nas R107
Starfan,
eu concordo que o spoiler traseiro, que vem somente na 500SL, tinha função estética. Mas o fato é que ele acabou assumindo a função de puxador da mala. O importante é reconhecer que uma 500SL original vinha sem o puxador cromado.
Ulysses,
meu intuito é somente registrar algumas mudanças fundamentais que houve durante os anos. Realmente é impossível detalhar tudo.
Importante a sua observação dos volantes e escapamento.
Eu me esqueci de registrar que em 1974 houve a primeira mudança de volante, depois em 1979/1980 e que em 1985/86 o volante mudou novamente, ficando mais plano.
Delícia falar desses detalhes das R107!
Abraços
Leandro.
eu concordo que o spoiler traseiro, que vem somente na 500SL, tinha função estética. Mas o fato é que ele acabou assumindo a função de puxador da mala. O importante é reconhecer que uma 500SL original vinha sem o puxador cromado.
Ulysses,
meu intuito é somente registrar algumas mudanças fundamentais que houve durante os anos. Realmente é impossível detalhar tudo.
Importante a sua observação dos volantes e escapamento.
Eu me esqueci de registrar que em 1974 houve a primeira mudança de volante, depois em 1979/1980 e que em 1985/86 o volante mudou novamente, ficando mais plano.
Delícia falar desses detalhes das R107!
Abraços
Leandro.
leandrof79- Usuário Ouro
- Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45
Re: Mudanças nas R107
Concordo com o Ulysses,
No caso da minha 450SL 1979, para o mercado Americano, no prospecto tinha a opção de aquecimento nos bancos, mas não estava disponível na hora da compra. Eram muitas variações e opcções.
No caso da minha 450SL 1979, para o mercado Americano, no prospecto tinha a opção de aquecimento nos bancos, mas não estava disponível na hora da compra. Eram muitas variações e opcções.
Joe450sl- Usuário Bronze
- Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/11/2012
Idade : 56
Re: Mudanças nas R107
A minha 500SL 82 ,já possui o aquecimento de bancos, outro opcional da época ...
Qto. ao spoiler , Leandro, li na publicação especializada que o mesmo , além da funçao estética, possuia tb. a finalidade de proporcionar um melhor efeito aerodinâmico também; Creio que, como substituto do puxador de mala, definitivamente não seria o caso, pois trata-se de um material maleável que sequer deve ser tocado, quanto mais exercer um esforço que poderia vir a deformá-lo e inclusive destacá-lo da tampa , em função do peso da mesma...
Outro opcional da época era a opção do câmbio com "bloqueio"" em primeira ou segunda marcha, disponível tb. p/a 500 SEC , creio que para o caso em que seja necessário imprimir uma força maior em ladeira ou no caso de reboque; tio Uly fez o test drive na minha e poderá explanar com maior embasamento técnico sobre o assunto... ...
Qto. ao spoiler , Leandro, li na publicação especializada que o mesmo , além da funçao estética, possuia tb. a finalidade de proporcionar um melhor efeito aerodinâmico também; Creio que, como substituto do puxador de mala, definitivamente não seria o caso, pois trata-se de um material maleável que sequer deve ser tocado, quanto mais exercer um esforço que poderia vir a deformá-lo e inclusive destacá-lo da tampa , em função do peso da mesma...
Outro opcional da época era a opção do câmbio com "bloqueio"" em primeira ou segunda marcha, disponível tb. p/a 500 SEC , creio que para o caso em que seja necessário imprimir uma força maior em ladeira ou no caso de reboque; tio Uly fez o test drive na minha e poderá explanar com maior embasamento técnico sobre o assunto... ...
STARFAN- Usuário Platina
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 64
Re: Mudanças nas R107
Starfan,
minha 450 SL 78 tem limpador de farois
minha 450 SL 78 tem limpador de farois
_________________
saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan- Consultor Técnico
- Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 71
Re: Mudanças nas R107
Muito bacana , Alan ! imaginei que este opcional tivesse sido disponibilizado a partir da década de 80...
STARFAN- Usuário Platina
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 64
Re: Mudanças nas R107
Aqui no portal tem o prospecto da SLC 1979, já aparecem os limpadores de faróis, acredito que se estivesse disponível para a SLC deveria estar disponível para as SL também, inclusive aparece o aquecimento dos bancos, já mencionado anteriormente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Joe450sl- Usuário Bronze
- Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/11/2012
Idade : 56
Re: Mudanças nas R107
Já tive na decada de 80 duas R107 e ambas eram do mesmo ano e com características de opcionais totalmente diferentes.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: Mudanças nas R107
A minha SLC450 - 1977, tem limpador nos farois, e esguicho de agua tambem.
motodr- Usuário Prata
- Mensagens : 428
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60
Re: Mudanças nas R107
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Apenas para acrescentar: a minha é uma 280SL 1979, possui piloto automático, limpador e lavador de faróis, aerofólio traseiro, não tem o retrovisor do lado direito.
Um abraço
Apenas para acrescentar: a minha é uma 280SL 1979, possui piloto automático, limpador e lavador de faróis, aerofólio traseiro, não tem o retrovisor do lado direito.
Um abraço
kzmeireles- Usuário Iniciante
- Mensagens : 41
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 65
Re: Mudanças nas R107
O câmbio de 4 marchas com a trava na primeira marcha não era opcional, era de série nas 126 e passou a equipar as R/C107 quando receberam o motor 500, abandonando o antigo de 3 marchas das 350 e 450.
As SLC às vezes recebiam os equipamentos antes das SLs pois na época eram o top de linha MB. Com a saída de linha das C107, aí as SLs foram ao topo.
Mas as R107 legais mesmo são as da "Fase III", de 1986 a 1989. Essas sim super completas de equipamentos e com a versão 560SL exclusiva para o mercado americano.
Abraço!
As SLC às vezes recebiam os equipamentos antes das SLs pois na época eram o top de linha MB. Com a saída de linha das C107, aí as SLs foram ao topo.
Mas as R107 legais mesmo são as da "Fase III", de 1986 a 1989. Essas sim super completas de equipamentos e com a versão 560SL exclusiva para o mercado americano.
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Mudanças nas R107
??O câmbio de 4 marchas com a trava na primeira marcha não era opcional
Esta eu não sabia, como é??
MSchneider- Usuário Ouro
- Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Mudanças nas R107
É o mesmo câmbio das 126 com 4 marchas: a primeira é representada pela letra B e vc engata travando a alavanca para a direita. A diferença é apenas na moldura da alavanca, onde estão gravados os números e letras. Esse câmbio é o 722.31x:
Posteriormente a moldura ficou igual também, eu só não sei precisamente em qual ano isso ocorreu mas acho que foi em 1986. Foi junto com a mudança do câmbio para 722.33x ou algo assim... Era aquele primeiro câmbio com o botão E/S.
Abraço!
Posteriormente a moldura ficou igual também, eu só não sei precisamente em qual ano isso ocorreu mas acho que foi em 1986. Foi junto com a mudança do câmbio para 722.33x ou algo assim... Era aquele primeiro câmbio com o botão E/S.
Abraço!
Última edição por Ulysses V8 Benz em Qua 13 Fev 2013, 20:30, editado 1 vez(es)
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Mudanças nas R107
Nesta foto dá para ver a diferença da moldura nas 107:
Abraço!
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Mudanças nas R107
Obrigado pela informação Ulysses, aliás, a SEC do Fass tem este câmbio, é 83, quando fiquei com o carro por um tempo, estranhei isto, não ousei experimentar por não saber do que se tratava, agora...sei!!! Aliás, acho que ele tbém. não sabia...
MSchneider- Usuário Ouro
- Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Mudanças nas R107
Não é primeira, é segunda... Não há espaço para D, 3 e 2 juntos.2 é já levando a alavanca para a direita.
_________________
Abraços,
Tio Fass
C126 500SEC 1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Equipe Portal Mercedes Brasil
Karl Fass- Consultor Técnico
- Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67
Re: Mudanças nas R107
Apenas para colaborar com o interessante debate, e já concordando com o Ulysses, sobre a dificuldade de associar Ano/Equipamentos, informo que a minha 350SL 1971 com "Data Card" datado de 14 de julho de 1971, possui:
Limpador de Farois com Esguicho, Encostos de Cabeça, Diferencial Auto-Blocante, Retrovisores Laterais Grandes, Marcador de Temperatura Externa, Rodas de Liga-leve, Ar Condicionado com controles deslizantes, Vidros Eletricos com botões no console, entre outros itens comentados neste Tópico.
Possui ainda Spoiler dianteiro, certamente adicionado posteriormente.
Anchieta
W107 350SL 71
Limpador de Farois com Esguicho, Encostos de Cabeça, Diferencial Auto-Blocante, Retrovisores Laterais Grandes, Marcador de Temperatura Externa, Rodas de Liga-leve, Ar Condicionado com controles deslizantes, Vidros Eletricos com botões no console, entre outros itens comentados neste Tópico.
Possui ainda Spoiler dianteiro, certamente adicionado posteriormente.
Anchieta
W107 350SL 71
Anchieta- Usuário Iniciante
- Mensagens : 48
Data de inscrição : 11/02/2013
Idade : 81
Re: Mudanças nas R107
Fass, que ainda não teve tempo de ler o manual do proprietário, escreveu:Não é primeira, é segunda... Não há espaço para D, 3 e 2 juntos.2 é já levando a alavanca para a direita.
Acooorde Confrade Moderador: a alavanca tem 7 posições: P, R, N, D, 3, 2 e B. Note que a letra B e o número 2 de fato ficam juntos, porém há uma setinha à direita embaixo do B, indicando que a aquela posição (que tem uma trava) refere-se à 1ª marcha.
Esse câmbio também tem uma particularidade: em D, ele normalmente sai em 2ª marcha, mas se deixá-lo travado em 3 ele sairá em 1ª marcha sempre, não sendo necessário fazer aquele procedimento de levar a alavanca ao P e retornar ao D. Isso é útil na cidade, quando se usa pouco a 4ª marcha devido ao diferencial longo.
Anchieta,
que coindidência! A minha ex-350SL foi fabricada em 14/07/1971 também! O final do chassi dela é 001772 e o motor era 000001. Só uma observação quanto aos retrovisores: em 1971 o correto eram os pequenos, sendo que o lado direito era opcional. No seu caso, provavelmente atualizaram o carro. A antena do rádio nessa época deve ficar no paralama dianteiro esquerdo e não na traseira, como muitos carros que foram atualizados possuem.
Fiquei curioso quanto aos limpadores e lavadores de farol, eles constam no Datacard? O marcador de temperatura externa também? Onde ele fica? Nas 1971 a posição era ocupada pelo relógio, no centro do painel. O relógio da sua é no contagiros?
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Mudanças nas R107
O marcador de temperatura externa não surgiu sómente na última fase ? (86 a 89)?
STARFAN- Usuário Platina
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 64
Re: Mudanças nas R107
Não, a 350SL 72 do Brito, nosso confrade, tem marcador de temperatura externo...
MSchneider- Usuário Ouro
- Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Mudanças nas R107
Starfan,
se fosse a sua não seria mais original, hehehe....
Mschneider,
a dele é versão USA? Onde fica o indicador de temperatura externa? Ele não aparece nos catálogos da década de 70 como sendo opcional.
Abraço!
se fosse a sua não seria mais original, hehehe....
Mschneider,
a dele é versão USA? Onde fica o indicador de temperatura externa? Ele não aparece nos catálogos da década de 70 como sendo opcional.
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Mudanças nas R107
Ulysses, é europeu e fica entre as saídas de ar, no meio...
MSchneider- Usuário Ouro
- Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» (C/R107): Vídeo - Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt 1977 - R107 280SL e C107 450SLC
» Mudanças - C 200k !!!!!
» R107 - 350 SL 1971
» Peças para SLC ou SL - C/R 107 - Vendidas
» R107 - 350 SL 1971
» Mudanças - C 200k !!!!!
» R107 - 350 SL 1971
» Peças para SLC ou SL - C/R 107 - Vendidas
» R107 - 350 SL 1971
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos