(W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
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paulo brito
jeanrobson
6 participantes
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(W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Amigos,
Trocando os discos de freios, pondo-os novos e mantendo as pastilhas, já esta com bom estado, pode ocasionar algo? Algum ruído forte?? Bom, há algum tempo troquei os discos e mantive as pastilhas que estavam novas, mas só foram trocados os discos, esses dias está fazendo um ruido "ric tic ric" bem pequeno, às vezes alto, mas depois pára e volta. Tô encucado que ao girar o pneu para trás não faz ruído, só pra frente, mas levei na oficina o cara raspou mais a pastilha e permaneceu, o que pode ocorrer?
Trocando os discos de freios, pondo-os novos e mantendo as pastilhas, já esta com bom estado, pode ocasionar algo? Algum ruído forte?? Bom, há algum tempo troquei os discos e mantive as pastilhas que estavam novas, mas só foram trocados os discos, esses dias está fazendo um ruido "ric tic ric" bem pequeno, às vezes alto, mas depois pára e volta. Tô encucado que ao girar o pneu para trás não faz ruído, só pra frente, mas levei na oficina o cara raspou mais a pastilha e permaneceu, o que pode ocorrer?
jeanrobson- Banido
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
O ideal (mas não obrigatório) ao trocar os discos é trocar também as pastilhas, já que estas podem ter um desgaste diferenciado pelo uso com os discos velhos e não se adaptar bem aos discos novos. Ruídos podem surgir tanto com pastilhas velhas como novas.
paulo brito- Usuário Platina
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Verdade, mas ressaltando que o ruido nao vem das presilhas ou espelho. O ruído acontece ao girar no sentido horario, e anti horário nao o faz.
jeanrobson- Banido
- Mensagens : 850
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Os discos ao se desgastarem, formam sulcos na superfície que são 'impressos' na superfície da pastilha. Ao colocar um disco novo, com superfície retificada, os sulcos da pastilha velha vão atritar de forma irregular com o disco novo, daí o ruido, ou 'squeal' na linguagem técnica. O certo é: disco novo, pastilha nova.
O problema pode surgir também com disco velho e pastilha nova. O disco com o uso vai formando uma aresta na borda, que irá atritar com a pastilha nova. É normal então acontecer o ruido. Pode ser corrigido 'esmerilhando' ligeiramente os cantos da pastilha nova, para evitar que ela entre em contato direto com as arestas da pastilha velha.
O problema pode surgir também com disco velho e pastilha nova. O disco com o uso vai formando uma aresta na borda, que irá atritar com a pastilha nova. É normal então acontecer o ruido. Pode ser corrigido 'esmerilhando' ligeiramente os cantos da pastilha nova, para evitar que ela entre em contato direto com as arestas da pastilha velha.
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Já comprei a pastilha Original Mb, estarei efetuando a troca Hoje. Porém, depois de esmerilhar as bordas das pastilhas, permaneceu o ruído
jeanrobson- Banido
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
As pastilhas vieram com plaquetas metálicas na parte traseira? Faz a diferença. Se o disco é velho, leva alguns kms, para o assentamento da pastilha, gerando ruido.
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
No caso do Classe A as pastilhas são providas da placa metálica, do adesivo antiruído e, dependendo do caso, há que se trocar tambem os pinos das pinças.
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Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Caro confrade,
A pouco tempo tive um barulho semelhante em meu carro (passat) e descobri depois de tanto investigar que os êmbolos da pinça não estavam voltando completamente e isto ocasionava que a pastilha continua atuando e assim fazendo o chiado relatado.
Espero ter contribuído, grande abraço.
A pouco tempo tive um barulho semelhante em meu carro (passat) e descobri depois de tanto investigar que os êmbolos da pinça não estavam voltando completamente e isto ocasionava que a pastilha continua atuando e assim fazendo o chiado relatado.
Espero ter contribuído, grande abraço.
Marcelo Loureiro- Banido
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Data de inscrição : 27/02/2013
Idade : 67
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Vou analisar isso loureiro... Valeu
jeanrobson- Banido
- Mensagens : 850
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Molina, a se comentar que os discos usados não tem a superfície 100% plana e se encontram espelhados, a pastilha nova irá demorar muito para acomodar e irá gerar aquecimento excessivo,vitrificando o material de atrito,perdendo uns 20% de capacidade de frenagem e podendo gerar ruído,estou certo?às vezes o disco até muda de cor,ficando escuro....
Maluhy- Usuário Platina
- Mensagens : 2172
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 64
Re: (W168): Posso trocar os discos freio e manter as pastilhas antigas?
Ao Mestre Maluhy. Ruido causado por pastilhas é a maior dor de cabeça dos fabricantes de material de atrito. O ruido incomoda em muito o motorista e numa MB é inaceitável. Podem ser gerados por vários motivos e estamos abordando aqui os mais frequentes: bordas do disco salientes, falta da plaqueta anti-ruido, problemas na pinça de freio e, o MAIS COMUM, material inadequado, por exemplo, quando está vitrificando.
Para cada carro, o fabricante idôneo de pastilhas tem uma formula especifica e com certeza, depois do nível de atrito, o ruido é o que mais o preocupa, muito mais que o próprio desgaste que a pastilha venha a apresentar em serviço. Para o desgaste o cliente liga pouco, desde que o carro freie dentro de sua expectativa e que não haja ruido incomodando.
V. está correto quanto à mudança de coloração do disco e também a perda da eficiência de frenagem por vitrificação da pastilha, que alem de deixar o pedal duro, dá a impressão que o ABS está ligado o tempo todo, com o carro deslisando na hora da frenagem. Um bom sintoma de uma pastilha adequada, é perceber o freio ligeiramente 'borrachudo' como dizem, isto é, sentir no pedal que o contato do freio com a pastilha é macio e suave, sem precisar colocar muita força no pé. Se estiver duro, tem problema.
Para cada carro, o fabricante idôneo de pastilhas tem uma formula especifica e com certeza, depois do nível de atrito, o ruido é o que mais o preocupa, muito mais que o próprio desgaste que a pastilha venha a apresentar em serviço. Para o desgaste o cliente liga pouco, desde que o carro freie dentro de sua expectativa e que não haja ruido incomodando.
V. está correto quanto à mudança de coloração do disco e também a perda da eficiência de frenagem por vitrificação da pastilha, que alem de deixar o pedal duro, dá a impressão que o ABS está ligado o tempo todo, com o carro deslisando na hora da frenagem. Um bom sintoma de uma pastilha adequada, é perceber o freio ligeiramente 'borrachudo' como dizem, isto é, sentir no pedal que o contato do freio com a pastilha é macio e suave, sem precisar colocar muita força no pé. Se estiver duro, tem problema.
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