(DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
+15
drso0h
maciell007
Pedro Tannus
marcelobrotas
fabinhw
Ulysses V8 Benz
leandroespn
savinho
Grafdraw
luigi rubino
AGT
Fajardo
Kanduxo
walter paiva
Epicco
19 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: W168 - 1997 a 2004 ( 1999 a 2005 no Brasil ) :: DIY (do it yourself): Faça você mesmo
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: (DIY - W168): Tutorial para acesso e manutenção do módulo AKS - por Hassan
Infelizmente acho que perdemos essas fotos. Quem as possui e havia feito a hospedagem no imageshack é o confrade Hassan que fazia parte do antigo forum do classe a.
Infelizmente o Hassan não esta cadastrado como confrade cá nesse forum.
O antigo forum foi jogado fora por um cidadão que não será aqui nomeado para não poluir esse espaço.
Infelizmente o Hassan não esta cadastrado como confrade cá nesse forum.
O antigo forum foi jogado fora por um cidadão que não será aqui nomeado para não poluir esse espaço.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
Recuperando:
Comece retirando o para-lamas conforme as imagens abaixo. Quando cheguei ao módulo, fiz uma limpeza nos conectores elétricos (WD-40). Após isto, retirei a capa do motor elétrico (sacar dois parafusos - círculos amarelos na imagem) e reparei que as escovas (carvão) parecem bem gastas, inclusive com pouca pressão. Paliativamente, aumentei a pressão nas escovas e estarei procurando por novas durante esta semana. Coloco as imagens abaixo para visualização.
Apenas deve-se evitar desconectar as mangueiras de fluído do AKS.
A mangueira de alimentação (vem do reservatório do fluído de freio até a entrada do AKS) até que pode ser desconectada para que o módulo se afaste mais do cofre. Já a mangueira de pressão é muito bem conectada e travada e acredito que se desconectada pode causar alguma entrada de ar no sistema.
Comece retirando o para-lamas conforme as imagens abaixo. Quando cheguei ao módulo, fiz uma limpeza nos conectores elétricos (WD-40). Após isto, retirei a capa do motor elétrico (sacar dois parafusos - círculos amarelos na imagem) e reparei que as escovas (carvão) parecem bem gastas, inclusive com pouca pressão. Paliativamente, aumentei a pressão nas escovas e estarei procurando por novas durante esta semana. Coloco as imagens abaixo para visualização.
A mangueira de alimentação (vem do reservatório do fluído de freio até a entrada do AKS) até que pode ser desconectada para que o módulo se afaste mais do cofre. Já a mangueira de pressão é muito bem conectada e travada e acredito que se desconectada pode causar alguma entrada de ar no sistema.
A limpeza entre as trilhas metálicas é importante;
Grande Fajardo, obrigado!
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
! Salvei aqui, viajo muito para interior e então guardo no notebook para emergencias!
Isso sim é um cara previnido hehehe...
Vídeo para enriquecer este tópico:
Agradecimentos a Dispemec
Agradecimentos a Dispemec
walter paiva- Administrador
ola amigos excelente tuto .... mas tenho 2 questoes 1º foi citado as escovas do astra mas escovas de onde ??? ,,,,2º 6,2 altura 6,2 largura 10 mm comprimento ???? obrigado a todos desde já
rawdir- Usuário Iniciante
Rawdir,
São escovas de motores elétricos, pois o AKS tem um motor elétrico que aciona a bomba do fluido hidráulico que aciona a embreagem.
O prático é retirar a escova que está no AKS do seu Classe A é levar em uma loja de motores elétricos ou auto peça, se eles vendem para comparar um modelo parecido.
São escovas de motores elétricos, pois o AKS tem um motor elétrico que aciona a bomba do fluido hidráulico que aciona a embreagem.
O prático é retirar a escova que está no AKS do seu Classe A é levar em uma loja de motores elétricos ou auto peça, se eles vendem para comparar um modelo parecido.
Olá Prezados Amigos! Desculpe a demora em contribuir, mas é por falta de tempo mesmo.
Lista de ferramentas que eu utilizei (lista garantida):
=======================================
Bits Torx macho: T20, T25 e T30;
Chave Torx macho em "L" tamanho padrão: T25;
Chave Torx femea: E14;
Chave Torx macho: T6 (pequeno mesmo, parafusinho);
Chave catraca com soquetes 3/8: 8mm e 10mm;
Chave fixa: 10mm;
Diversos: chaves de fenda variadas, pinça, alicate de ponta, de corte, universal, soldador, solda, fluxo, pano, papel, alcool isoproprílico, escova de dentes & querosene (p/ limpezas), ar comprimido, pincel e grafite.
NOTA: há uma pequena aba plástica marrom sobre cada escova que acabei quebrando para acessar as escovas. Sua função é de garantir o isolamento elétrico com a carcaça, na montagem apliquei um pouco de cola de silicone p/ alta temperatura relocolando essas abas devidamente limpas de volta na posição original com a cola aderindo entre as abas e a parte de trás das escovas, creio que essa foi a grande dúvida ao longo desse forum, quanto a remover ou não completamente o induzido... Eu não removi, nem desconectei mangueiras ou drenei o fluído.
O motor usa uma bucha na carcaça que sustenta o eixo, ali no eixo exposto apliquei um pouco de grafite com os dedos esfregando até formar uma película bem fina e uniforme de grafite (não deixar pó solto, jogar ar comprimido ao final e acrescentar luvas na lista de materiais ).
Minhas escovas estavam quase nada gastas (carro com 100 mil Km), meu problema de F no painel não era aqui, mas foi muito bom pra conhecer e fazer uma preventiva.
Fiz este DIY já a algum tempo com sucesso! Obrigado!
Lista de ferramentas que eu utilizei (lista garantida):
=======================================
Bits Torx macho: T20, T25 e T30;
Chave Torx macho em "L" tamanho padrão: T25;
Chave Torx femea: E14;
Chave Torx macho: T6 (pequeno mesmo, parafusinho);
Chave catraca com soquetes 3/8: 8mm e 10mm;
Chave fixa: 10mm;
Diversos: chaves de fenda variadas, pinça, alicate de ponta, de corte, universal, soldador, solda, fluxo, pano, papel, alcool isoproprílico, escova de dentes & querosene (p/ limpezas), ar comprimido, pincel e grafite.
NOTA: há uma pequena aba plástica marrom sobre cada escova que acabei quebrando para acessar as escovas. Sua função é de garantir o isolamento elétrico com a carcaça, na montagem apliquei um pouco de cola de silicone p/ alta temperatura relocolando essas abas devidamente limpas de volta na posição original com a cola aderindo entre as abas e a parte de trás das escovas, creio que essa foi a grande dúvida ao longo desse forum, quanto a remover ou não completamente o induzido... Eu não removi, nem desconectei mangueiras ou drenei o fluído.
O motor usa uma bucha na carcaça que sustenta o eixo, ali no eixo exposto apliquei um pouco de grafite com os dedos esfregando até formar uma película bem fina e uniforme de grafite (não deixar pó solto, jogar ar comprimido ao final e acrescentar luvas na lista de materiais ).
Minhas escovas estavam quase nada gastas (carro com 100 mil Km), meu problema de F no painel não era aqui, mas foi muito bom pra conhecer e fazer uma preventiva.
Fiz este DIY já a algum tempo com sucesso! Obrigado!
drso0h- Usuário Iniciante
Obrigado pelo retorno. Tenho também esse sistema, cujo,
Módulo AKS foi restaurado no GR Auto Service.
Módulo AKS foi restaurado no GR Auto Service.
Valderifs- Usuário Ouro
Drso0h, obrigado pelo feedback
que loucura ai de fica esse modulo, entao bem apertadinho cabe de tudo no classe A
A190- Usuário Platina
Blz pessoal tenho uma classe a 190 semi e estou com o seguinte problema eu coloco primeira e as vezes ela quer sair sem que eu tire o pé da embreagem e quando consigo sair ela da muito tranco isso quando sai preciso ficar sangrando o sistema engatando e desengatando alguém pode me confirmar se é as escovas ou o um dos dois servos do sistema pelo que vi tem um que sai do modulo e outro na embreagem alguém pode me ajudar vou colocar meu telefone se alguém puder pode me mandar pelo whats por favor ou aqui mesmo 15 981084020 obrigado
Paulo Rogério Negocia- Usuário Iniciante
Desculpe é sem que eu tire o pé do freio....ela é semi
Pessoal desculpe meu whats é 15 981524969 valeu galera quem puder me ajudar me chama valeuuu
Página 3 de 3 • 1, 2, 3