(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
5 participantes
Página 1 de 1
(AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Caros Confrades,
Pegando carona num dos tópicos que apareceram no site antigo, gostaria de saber se a troca de óleo do tipo mineral para um sintético causa problemas quando se trata de carros MB mais antigos. Estou considerando a manutenção, é claro, das especificações do fabricante. Se essa troca traz alguma vantagem, haveria algum procedimento preparatório para a mudança?
abraço a todos,
Pickard
Pegando carona num dos tópicos que apareceram no site antigo, gostaria de saber se a troca de óleo do tipo mineral para um sintético causa problemas quando se trata de carros MB mais antigos. Estou considerando a manutenção, é claro, das especificações do fabricante. Se essa troca traz alguma vantagem, haveria algum procedimento preparatório para a mudança?
abraço a todos,
Pickard
Pickard- Usuário Ouro
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 65
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Qual o carro?
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Caro João, a minha dúvida se refere basicamente a dois modelos: a 500 SEC, um motor V8, e a 300 CE, um seis 24 válvulas. Um abraço, Pickard
Pickard- Usuário Ouro
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 65
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Pickard
Nos dois eu usaria um oleo de base sintetica que se encontre na classificacao 229.1 da MB. Embora se voce usar um oleo mineral que siga a recomendacao do manual, nao va fazer mal nenhum ao carro. A minha C280 que tem basicamente o mesmo motor da 300 24 eu uso esse tipo de oleo, alias troquei na semana passada e coloquei um magnatec semi sentico classificacao 229.1. Entendo que seja recomendavel a troca do filtro, embora eu faca isso em todas as trocas de oleo.
Nos dois eu usaria um oleo de base sintetica que se encontre na classificacao 229.1 da MB. Embora se voce usar um oleo mineral que siga a recomendacao do manual, nao va fazer mal nenhum ao carro. A minha C280 que tem basicamente o mesmo motor da 300 24 eu uso esse tipo de oleo, alias troquei na semana passada e coloquei um magnatec semi sentico classificacao 229.1. Entendo que seja recomendavel a troca do filtro, embora eu faca isso em todas as trocas de oleo.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Eu também só coloco sintético(5W50)...meu motor é o M104 - 24válvulas...
abs.
abs.
pedroalexrj- Usuário Platina
- Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Pedro,
Tem uma diferenca entre sintetico e base sintetica. Na C43 eu so colocava Mobil 1, na sua AMG eu tb usaria, porque eh um motor mais no limite. Eu acho que em carro dos anos 90 o base sintetica eh o numero correto. A SEC eu nao sei o ano, mas com certeza um mineral de primeira linha tambem da conta do recado.
Tem uma diferenca entre sintetico e base sintetica. Na C43 eu so colocava Mobil 1, na sua AMG eu tb usaria, porque eh um motor mais no limite. Eu acho que em carro dos anos 90 o base sintetica eh o numero correto. A SEC eu nao sei o ano, mas com certeza um mineral de primeira linha tambem da conta do recado.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Pois é meu caro João...isso mesmo...eu usei o Mobil1 mesmo...você acertou em cheio...
Mas no caso das SEC...nem sabia ao certo...mas creio que você indicou o correto pro confrade...
Valeu pela dica.
abs.
Mas no caso das SEC...nem sabia ao certo...mas creio que você indicou o correto pro confrade...
Valeu pela dica.
abs.
pedroalexrj- Usuário Platina
- Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
O receio se refere ao possível efeito detergente do óleo sintético. Algumas pessoas dizem que a troca pode fazer com que resíduos antigos se desprendam do motor e venham a causar problemas. Eu acho isso estranho, mas...
Pickard- Usuário Ouro
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 65
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Não existe nenhum inconveniente em usar óleo mineral em carros da decada de 80, desde que venham a suprir a norma SL, até porque nesta epoca não existiam óleos sinteticos, e os motores foram projetados para usar óleo mineral.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Independentemente da base de um óleo lubrificante seja ela mineral, semissintético ou totalmente sintético, o importante são suas classificações, sendo as principais SAE e API.
Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno.
Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos da América, baseia-se em níveis de DESEMPENHO dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de SERVIÇO do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.
O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente.
Observação: a classificação máxima ATUAL é a API SN.
Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.
A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido às evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.
Devido à evolução tecnológica a Mercedes-Benz dispõe listas atualizadas dos lubrificantes e fluidos usados em seus veículos no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para consultar as listas basta digitar o número da homologação ou clicar no número correspondente na coluna à esquerda.
Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno.
Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos da América, baseia-se em níveis de DESEMPENHO dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de SERVIÇO do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.
O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente.
Observação: a classificação máxima ATUAL é a API SN.
Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.
A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido às evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.
Devido à evolução tecnológica a Mercedes-Benz dispõe listas atualizadas dos lubrificantes e fluidos usados em seus veículos no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para consultar as listas basta digitar o número da homologação ou clicar no número correspondente na coluna à esquerda.
Dvaldo Dutra- Usuário Ouro
- Mensagens : 563
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 77
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
Dvaldo,
A Mercedes Benz criou a sua própria classificação e parou de usar os parâmetros SAE ou API quando recomenda um óleo.
A Mercedes Benz criou a sua própria classificação e parou de usar os parâmetros SAE ou API quando recomenda um óleo.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: (AJUDA GERAL): Óleo mineral x óleo sintético x óleo semissintético
João, isso mesmo. Você está correto! Porisso postei o link da Mercedes-Benz para consultas de óleo e fluidos no final da postagem.
Dvaldo Dutra- Usuário Ouro
- Mensagens : 563
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 77
Tópicos semelhantes
» (AJUDA GERAL): Diferença entre óleo mineral e óleo sintético e Classificação SAE / API
» (AJUDA GERAL): Dúvida sobre compra de óleo - Pentosin™ é uma boa marca?
» (AJUDA GERAL): filtro de óleo - marcas
» (AJUDA GERAL): Óleo tem prazo de validade?
» (AJUDA GERAL): Troca do óleo do compressor - é vitalício ou não?
» (AJUDA GERAL): Dúvida sobre compra de óleo - Pentosin™ é uma boa marca?
» (AJUDA GERAL): filtro de óleo - marcas
» (AJUDA GERAL): Óleo tem prazo de validade?
» (AJUDA GERAL): Troca do óleo do compressor - é vitalício ou não?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos