(W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
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Ulysses V8 Benz
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(W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Adquiri uma W164, 2009/10 e estou desconfiado que o ESP não esta funcionando adequadamente. Gostaria de saber se alguém conhece algum teste prático. Explico: estava viajando sob forte chuva e em uma curva havia uma grande quantidade de água, estava com o piloto automático e o veículo teve a tendência de sair de frente, ou seja de não fazer a curva, não acendeu o triângulo que indica a ação do ESP e não desligou o piloto automático. Como agi rápido desligando o piloto e assim reduzindo a velocidade não tive maiores conseqüências mas fiquei com receio de algum erro, até porque foram substituídos os sensores de ABS que ficam nas rodas a mais ou menos um mês. O veículo havia travado em uma sinaleira e não liberou mais, tive que desligar e ligar o carro para ele andar. E ficou repetindo o defeito até desligar o ABS. O defeito era do sensor que foi substituído na Savarauto. Hoje externei este preocupação para o chefe da oficina que pediu para levar o carro novamente. Como estou a 400 Km de Poa, gostaria pelo menos de ter algum indicio mais forte para ter argumentos. Agradeço as sugestões.
rubenjensen- Usuário Bronze
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Idade : 69
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Acha uma estradinha de terra e dá um pau nele que voce vai sentir se tá funcionando. rsrsrsr
Ricardo Guimaraes- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
O ESP está atuando o tempo todo, a luz-espia só acende em situações que ele entende como de maior risco...
Não tenha a falsa impressão de que o ESP vai te salvar de uma aquaplanagem. Quando não existe aderência nenhum sistema eletrônico vai fazer milagre.
Mas, se você acha que ele não está funcionando, é simples: Teste.
Não tenha a falsa impressão de que o ESP vai te salvar de uma aquaplanagem. Quando não existe aderência nenhum sistema eletrônico vai fazer milagre.
Mas, se você acha que ele não está funcionando, é simples: Teste.
Convidad- Convidado
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Esqueci de mencionar que fiz alguns passeios no morro do osso e no morro da Apamecor e o carro começou a puxar para o lado, para andar reto a direção ficava um 15º fora do centro, não sei qual a relação com a troca dos sensores. Levei o veiculo na oficina que fez a troca e colocaram na posição certa. O mecânico me disse que estranhou porque não ligou a luz de ESP/ BAS já que qualquer desalinhamento da direção ele acusa.
Tenho uma w163 que se nota o funcionamento perfeitamente, o veículo freia e pisca o triangulo quando se entra em velocidade mais alta que a indicada e o piloto se desliga. Certa vez fiz uma geometria e não ficou bem e imediatamente ficaram ligadas as luzes de advertência.
Tenho uma w163 que se nota o funcionamento perfeitamente, o veículo freia e pisca o triangulo quando se entra em velocidade mais alta que a indicada e o piloto se desliga. Certa vez fiz uma geometria e não ficou bem e imediatamente ficaram ligadas as luzes de advertência.
rubenjensen- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Acho que deve levar à um lugar com o Star Diagnose para dar uma olhada.
Os sensores que foram instalados eram originais?
Tem também um módulo de carroceria que mede a aceleração lateral do carro que pode apresentar problemas.
O fato de o carro estar puxando é estranho se ele estiver alinhado corretamente, pode ser um problema no freio oposto ao lado que o carro está puxando.
Mas de qualquer forma, se houvesse um erro nos sensores, iria acender a luz no painel avisando, no caso ABS/BAS e a luz do ESP iria ficar acessa, pois ele é automaticamente desativado em caso de falhas do ABS.
Quando vc vira a chave antes de ligar o carro (posição em que todas as luzes acendem no painel), as luzes do ESP e do ABS acendem e se apagam na partida?
Me lembrei aqui agora que já teve um problema com um membro do forum em uma W163 em que ela freava sozinha, inclusive causaria um acidente se a estrada não estivesse vazia na ocasião. O seu problema pode ter haver com o sensor de aceleração transversal.
Faça um check-up de toda a parte eletrônica dela e de preferência leve em uma concessionária, pois neste caso é sua vida que está em jogo, e isto não tem preço, vale a pena dar uma esticada até a concessionária!!!
Os sensores que foram instalados eram originais?
Tem também um módulo de carroceria que mede a aceleração lateral do carro que pode apresentar problemas.
O fato de o carro estar puxando é estranho se ele estiver alinhado corretamente, pode ser um problema no freio oposto ao lado que o carro está puxando.
Mas de qualquer forma, se houvesse um erro nos sensores, iria acender a luz no painel avisando, no caso ABS/BAS e a luz do ESP iria ficar acessa, pois ele é automaticamente desativado em caso de falhas do ABS.
Quando vc vira a chave antes de ligar o carro (posição em que todas as luzes acendem no painel), as luzes do ESP e do ABS acendem e se apagam na partida?
Me lembrei aqui agora que já teve um problema com um membro do forum em uma W163 em que ela freava sozinha, inclusive causaria um acidente se a estrada não estivesse vazia na ocasião. O seu problema pode ter haver com o sensor de aceleração transversal.
Faça um check-up de toda a parte eletrônica dela e de preferência leve em uma concessionária, pois neste caso é sua vida que está em jogo, e isto não tem preço, vale a pena dar uma esticada até a concessionária!!!
erickdib- Usuário Prata
- Mensagens : 432
Data de inscrição : 27/09/2012
Idade : 42
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Defeitos no módulo de ESP causam alarmes , mesmo em situações de uso normal, dependendo do tipo de mal funcionamento chegam a atuar no sistema de ABS forçando a frenagem involuntária e mesmo atuando o modo de emergência do câmbio automático colocando-o em funcionamento apenas da 1a. e 2a. marchas.
A única maneira de saber se todo o sistema está funcionando normalmente é através do Stardiagnosiys.
A única maneira de saber se todo o sistema está funcionando normalmente é através do Stardiagnosiys.
Borg- Usuário Ouro
- Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 66
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Desculpem a minha falta em responder. Os sensores foram trocados na Savarauto (Concessionária MB) e foi testada toda a eletrônica. Posteriormente levei na KE Mercedes (Oficina autorizada MB) que revisou e não encontrou defeito. A explicação foi que na 164 o sistema não é tão sensivel ou seja é mais moderno e não atua tanto como o da W163. Eu estava acostumado com a W163 que a qualquer chuva mais intensa ele atua várias vezes, sempre que alguma roda girar em falso pela quantidade de água e até alguns dias atrás ainda não tinha acontecido com a W164. Na semana passada peguei uma chuva torrencial, 205 mm em dois dias de chuva, e insisti em rodar, mesmo vendo os demais veículos na estrada parados no acostamento e apesar do veículo ficar instável em determinados momentos o sistema atuou umas duas vezes acendendo o triângulo no painel e freando o veículo, mantendo a trajetória. Confesso que me sinto mais seguro na velha W163.
rubenjensen- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Ruben,
Na verdade pode ser que apenas o ASR (controle de traçao) tenha atuado na aquaplanagem, pois nesse caso ele entende como sendo patinaçao e nao derrapagem. Como ele usa e mesma luz de advertencia para acusar o funcionamento, muitas vezes se confunde com o ESP.
Quando o ESP atua você nota claramente a frenagem, que traz o carro de volta à trajetória numa curva. Ou seja, o ESP nao foi feito para corrigir aquaplanagem mas sim derrapagens em curvas. Dependendo do carro o ESP é mais "permissivo" como nas AMGs. Nas ML ele é mais "conservador" devido às características do carro.
A diferença que vc nota entre as 163 e 164 devem-se a vários fatores como tipo e medida de pneus, precisão do sistema, diferenças na suspensao, etc.
Se na 163 ele parecia atuar mais pode ser que fosse por "excesso de zelo" devido à tecnologia disponível na época. Com toda a certeza na 164 o sistema é muito mais confiável. Só é preciso bom-senso para nao acreditar que o ESP / ABS / ASR existe para uso "normal".
Sao sistemas de emergência, que visam a segurança em casos onde a açao do motorista nao é suficiente para corrigir o problema. Eles ainda nao revogaram as leis da Física hehehehe....
Abraço!
Na verdade pode ser que apenas o ASR (controle de traçao) tenha atuado na aquaplanagem, pois nesse caso ele entende como sendo patinaçao e nao derrapagem. Como ele usa e mesma luz de advertencia para acusar o funcionamento, muitas vezes se confunde com o ESP.
Quando o ESP atua você nota claramente a frenagem, que traz o carro de volta à trajetória numa curva. Ou seja, o ESP nao foi feito para corrigir aquaplanagem mas sim derrapagens em curvas. Dependendo do carro o ESP é mais "permissivo" como nas AMGs. Nas ML ele é mais "conservador" devido às características do carro.
A diferença que vc nota entre as 163 e 164 devem-se a vários fatores como tipo e medida de pneus, precisão do sistema, diferenças na suspensao, etc.
Se na 163 ele parecia atuar mais pode ser que fosse por "excesso de zelo" devido à tecnologia disponível na época. Com toda a certeza na 164 o sistema é muito mais confiável. Só é preciso bom-senso para nao acreditar que o ESP / ABS / ASR existe para uso "normal".
Sao sistemas de emergência, que visam a segurança em casos onde a açao do motorista nao é suficiente para corrigir o problema. Eles ainda nao revogaram as leis da Física hehehehe....
Abraço!
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Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Obrigado a todos pelas respostas, foram esclarecedoras. Considero as duas W163 e W164 veiculos muito especiais dentro de suas especialidades e caracteristicas.
rubenjensen- Usuário Bronze
- Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
O funcionamento realmente é bem sutil e conforme descrito pode ter entrado o ESP pois como disse freou mantendo a trajetória.
Lembro-me de uma vez que eu ia virar o volante para corrigir mas a ML foi mais rápida, e não estava acelerando.
Lembro-me de uma vez que eu ia virar o volante para corrigir mas a ML foi mais rápida, e não estava acelerando.
Jonny Schwarz- Usuário Bronze
- Mensagens : 68
Data de inscrição : 16/05/2016
Idade : 57
Ml 350 desligando sozinha
Carro liga e após uns 3 segundos desliga sozinho. Já mexi nos bicos, módulo Sam e nada. Alguem tem algum palpite do que possa ser ?
Eduardo Borges- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 16/01/2024
Idade : 43
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Boa tarde Eduardo.
O correto é você criar um tópico especifico com a descrição do erro.
De qualquer modo, aparece algum erro em algum Scanner?
O correto é você criar um tópico especifico com a descrição do erro.
De qualquer modo, aparece algum erro em algum Scanner?
mraposo- Usuário Bronze
- Mensagens : 190
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
Re: (W164): ML350 CDI - como saber se o ESP está funcionando ou se está com defeito?
Boa tarde!
A minha acontece isso vez ou outra com a chave reserva que precisei mandar fazer. Liga após algumas tentativas.
Depois da 2a vez, voltei a usar a chave original.
O erro que grava é de algo como partida não autorizada (não me recordo qual a exata descrição ou código da falha). O carro não reconhece a chave e não deixa o motor funcionar.
Importante ler os módulos para ver se aparece alguma coisa.
A minha acontece isso vez ou outra com a chave reserva que precisei mandar fazer. Liga após algumas tentativas.
Depois da 2a vez, voltei a usar a chave original.
O erro que grava é de algo como partida não autorizada (não me recordo qual a exata descrição ou código da falha). O carro não reconhece a chave e não deixa o motor funcionar.
Importante ler os módulos para ver se aparece alguma coisa.
fredericodribeiro- Usuário Ouro
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Idade : 47
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