(C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
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Ulysses V8 Benz
AF
Professor
AEP
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(C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Confrades:
Boa tarde.
Vou trocar todo o líquido do sistema de arrefecimento da minha S.
Todavia, após ler vários tópicos aqui no Fórum, percebi que há 2 tipos: Coolants e anticorrosivos. Há os orgânicos e os inorgânicos.
Consultei a BEVO (folha 325.0) e não consigo compreender. Não detalha se deve ser "coolants" ou "anticorrosivos", se orgânico ou inorgânicos ...
Também não esclarece qual deve ser a proporção (na BEVO). Vi aqui no Fórum que para o Brasil seria 30/70 (aditivo/água desmineralizada).
Como sou doente pelos produtos da Pentosin, vi que eles tem 2 tipos e não sei se são adequados:
Esse primeiro é a base de monoetilenoglicol, concentrado, sintético, citado como aprovado na BEVO 325.0: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522393024-aditivo-p-radiador-pentosin-longtime-antifreeze-super-1-l-_JM
Pelo que eu entendi, o correto é o da BEVO 325.0: "
Passenger vehicles and cross-country vehicles, passenger vehicle engines in commercial vehicles: prescribed for all engines
Commercial vehicles and industrial engines: usable for all engines"
Esse segundo também tem a mesma base, concentrado, sintético, citado como aprovado na BEVO 325.3: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522393024-aditivo-p-radiador-pentosin-longtime-antifreeze-super-1-l-_JM
Pelo que eu entendi, não é o correto pela BEVO: "
Commercial vehicle and industrial engines: usable in all engines except model series OM 600, M 100 and M200
Must not be mixed with products in acc. with MB Specifications for Operating Fluids 325.0, MB Specifications for Operating Fluids 326.0, MB Specifications for Operating Fluids 325.2 and MB Specifications for Operating Fluids 326.2".
Fiquei muito confuso:
1: Qual devo usar (pode ser o Pentosin)? Outras marcas e qual produto específico?
2: Qual a proporção?
3: A BEVO correta para carro de passeio é realmente a 325.0?
Mais uma vez, como sempre, MUITO OBRIGADO a todos, desde já!
Anderson
Boa tarde.
Vou trocar todo o líquido do sistema de arrefecimento da minha S.
Todavia, após ler vários tópicos aqui no Fórum, percebi que há 2 tipos: Coolants e anticorrosivos. Há os orgânicos e os inorgânicos.
Consultei a BEVO (folha 325.0) e não consigo compreender. Não detalha se deve ser "coolants" ou "anticorrosivos", se orgânico ou inorgânicos ...
Também não esclarece qual deve ser a proporção (na BEVO). Vi aqui no Fórum que para o Brasil seria 30/70 (aditivo/água desmineralizada).
Como sou doente pelos produtos da Pentosin, vi que eles tem 2 tipos e não sei se são adequados:
Esse primeiro é a base de monoetilenoglicol, concentrado, sintético, citado como aprovado na BEVO 325.0: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522393024-aditivo-p-radiador-pentosin-longtime-antifreeze-super-1-l-_JM
Pelo que eu entendi, o correto é o da BEVO 325.0: "
Passenger vehicles and cross-country vehicles, passenger vehicle engines in commercial vehicles: prescribed for all engines
Commercial vehicles and industrial engines: usable for all engines"
Esse segundo também tem a mesma base, concentrado, sintético, citado como aprovado na BEVO 325.3: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522393024-aditivo-p-radiador-pentosin-longtime-antifreeze-super-1-l-_JM
Pelo que eu entendi, não é o correto pela BEVO: "
Commercial vehicle and industrial engines: usable in all engines except model series OM 600, M 100 and M200
Must not be mixed with products in acc. with MB Specifications for Operating Fluids 325.0, MB Specifications for Operating Fluids 326.0, MB Specifications for Operating Fluids 325.2 and MB Specifications for Operating Fluids 326.2".
Fiquei muito confuso:
1: Qual devo usar (pode ser o Pentosin)? Outras marcas e qual produto específico?
2: Qual a proporção?
3: A BEVO correta para carro de passeio é realmente a 325.0?
Mais uma vez, como sempre, MUITO OBRIGADO a todos, desde já!
Anderson
Última edição por AEP em Sáb 11 Fev 2017, 21:22, editado 3 vez(es)
AEP- Usuário Platina
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Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Em tempo: consultando o manual do carro agora, a proporção é de 50/50:
"Para se poder garantir a protecção contra a corrosão, o agente refrigerante deve conter 50% de agente anticorrosivos/anticongelante. Isso corresponde a uma protecção contra congelamento até -37 C". Texto no português de Portugal.
Assim, entendo que é uma referência de proporção para a Europa. Aqui no Brasil (Belo Horizonte), não vou ter congelamento nunca. Assim, deve manter essa proporção de 50/50?
Abraços e obrigado!
"Para se poder garantir a protecção contra a corrosão, o agente refrigerante deve conter 50% de agente anticorrosivos/anticongelante. Isso corresponde a uma protecção contra congelamento até -37 C". Texto no português de Portugal.
Assim, entendo que é uma referência de proporção para a Europa. Aqui no Brasil (Belo Horizonte), não vou ter congelamento nunca. Assim, deve manter essa proporção de 50/50?
Abraços e obrigado!
AEP- Usuário Platina
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Idade : 51
Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Caro AEP, o que refrigera é a água. Nesse calor todo é melhor 30%. Aqui em BH nunca teremos um congelamento da água no radiador.
Professor- Usuário Platina
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AEP- Usuário Platina
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Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
só lembrar se vc um dia encarar a estrada para uma viagem num inverno rigoroso mais pro sul, e fizer uma semana como a de 2013 que congelou bastante coisa....
AF- Usuário Bronze
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Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Isso depende do perfil do dono. Mas é sempre bom pensar na condição predominante de uso.
Professor- Usuário Platina
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Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Vocês podem até achar maluco, mas com o estado que nossas estradas estão (qualidade e segurança), não me arrisco mais a rodar por elas há anos, salvo as poucas que são 100% pedagiadas, desde a saída de BH.
AEP- Usuário Platina
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Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Anderson,
o aditivo que atende à norma 325.0 serve para todos os motores enquanto que o 325.3 tem algumas restrições para alguns motores antigos e também não pode ser misturado com outros tipos.
Assim, use aquele que atende à norma 325.0 e seja feliz, hehehe... Pentosin é uma marca conceituada portanto...
Abraço!
o aditivo que atende à norma 325.0 serve para todos os motores enquanto que o 325.3 tem algumas restrições para alguns motores antigos e também não pode ser misturado com outros tipos.
Assim, use aquele que atende à norma 325.0 e seja feliz, hehehe... Pentosin é uma marca conceituada portanto...
Abraço!
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Idade : 60
Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Grande Ulysses:
Muito obrigado !
Vou de Pentosin !
Muito obrigado !
Vou de Pentosin !
AEP- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Anderson, pelo visto estou desencavando um tópico. O líquido para o radiador não serve só pra não congelar a água. A água congela a zero grau e entra em ebulição a 100 graus. O líquido muda o ponto de congelamento e o de ebulição. A adição de 50% de etileno glicol à água de arrefecimento faz com que a temperatura de congelamento seja inferior a -33o C - e a de ebulição, superior a 163o C!
Dai que não serve só para o frio mas para o calor tb!!
Dai que não serve só para o frio mas para o calor tb!!
Marujo- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 55
Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Exatamente; super importante no trânsito pesado durante o verão.
Eu obedeceria os 50/50 do manual.
Eu obedeceria os 50/50 do manual.
MBWagen- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 44
Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Vale lembrar também, além do aditivo, a qualidade da água, que pode ser água destilada, desmineralizada, ou simplesmente água da chuva, a qual eu uso e nunca tive problemas com corrosão.
pedro jorge santos- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 03/02/2013
Idade : 59
Re: (C/W140): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca
Ola,
eu usar Mobil GS 333 ca 50 Reais cada uma. Para M199 vc precisa 8 Litros...
BASF Glysantin G48 nao tem aqui. Mas o Mobil Aprovado MB!
em caso o produto vermelho ficar no sistema eu recomendar limpar intenso! mas nao produtos químico. Depois 2 anos minha ficar primeiro marrom! e depois vermelho. Eu torcei de novo. Uma falso produto ou com minimal concentração (2 Litros etc na oficina etc) do produto causa fatal problemas no motor e bomba de agua.
att.
Richard
eu usar Mobil GS 333 ca 50 Reais cada uma. Para M199 vc precisa 8 Litros...
BASF Glysantin G48 nao tem aqui. Mas o Mobil Aprovado MB!
em caso o produto vermelho ficar no sistema eu recomendar limpar intenso! mas nao produtos químico. Depois 2 anos minha ficar primeiro marrom! e depois vermelho. Eu torcei de novo. Uma falso produto ou com minimal concentração (2 Litros etc na oficina etc) do produto causa fatal problemas no motor e bomba de agua.
att.
Richard
Seissler- Desativado
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