(T245): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
+7
walter paiva
Kanduxo
oto
rochasbc
GR
Epicco
rscunha
11 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
(T245): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Atualização em 11/02/2017
As especificações técnicas oficiais da Mercedes-Benz do óleo correto para cada chassi/veículo/motor/caixa de transmissão/diferencial e demais fluidos, está nos seguintes links abaixo:
Tabela internacional:
Tabela nacional:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Equipe Portal Mercedes-Benz Brasil
-------------------------------------------------------------------------------
Qual a marca de óleo sintética que devo usar na troca de óleo que respeitem a numeração 229.3/229.31 e onde comprar? E qual modelo do filtro e marca tb?
rscunha- Usuário Iniciante
Re: (T245): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
A informação esta disponível no forum.
Pesquise por "qual fluido/oleo usar"
Na verdade voce pode usar qualquer óleo de qualquer marca, desde que o mesmo obedeça essas normas mb que voce menciona.
Modelo do filtro deve ser o específico para seu carro.
Bem vindo ao forum e nunca, nunca mesmo se esqueça das palavras mágicas: Por favor.
Pesquise por "qual fluido/oleo usar"
Na verdade voce pode usar qualquer óleo de qualquer marca, desde que o mesmo obedeça essas normas mb que voce menciona.
Modelo do filtro deve ser o específico para seu carro.
Bem vindo ao forum e nunca, nunca mesmo se esqueça das palavras mágicas: Por favor.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
Re: (T245): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Óleo Pentosin é muito bom ..... Boa relação custo/benefício....
GR- Usuário Platina
Obrigado pelas dicas.
Consegui esta lista de marcas que com especificação MB 229.3/229.5 :
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA MOTORES
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, INCLUSIVE VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos - Classe MB 229.3
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos - Classe MB 229.5
Castrol Formula SLX SAE 0W30 Castrol Brasil Ltda.
Esso Ultron SAE 5W40 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(Motul 8100 E - Tech 0W40 Motul Brasil.
Motul 8100 X - Cess SAE 5W40 Motul Brasil.
Q8 Formula Special SAE 0W30 (*) Kuwait Petroleum.
Elf Excellium LDX 5W40 Total Lubrificantes do Brasil Ltda.
Pentospeed 0W30 VS* (**) Deutsche Pentosin Werke.
Selenia Perform 5W40 FL Brasil S.A.
Shell Helix Ultra SAE 5W40 Shell Brasil Ltda.
Fuchs Titan Supersyn SL MB Fuchs do Brasil.
Mobil 1 SAE 0W40 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
NOTA:
• (*)produto importado, distribuído por Giro Lub Comércio do Brasil Ltda.
• (**) produto importado, distribuído por Pentosin do Brasil Ltda.
Consegui esta lista de marcas que com especificação MB 229.3/229.5 :
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA MOTORES
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, INCLUSIVE VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos - Classe MB 229.3
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos - Classe MB 229.5
Castrol Formula SLX SAE 0W30 Castrol Brasil Ltda.
Esso Ultron SAE 5W40 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(Motul 8100 E - Tech 0W40 Motul Brasil.
Motul 8100 X - Cess SAE 5W40 Motul Brasil.
Q8 Formula Special SAE 0W30 (*) Kuwait Petroleum.
Elf Excellium LDX 5W40 Total Lubrificantes do Brasil Ltda.
Pentospeed 0W30 VS* (**) Deutsche Pentosin Werke.
Selenia Perform 5W40 FL Brasil S.A.
Shell Helix Ultra SAE 5W40 Shell Brasil Ltda.
Fuchs Titan Supersyn SL MB Fuchs do Brasil.
Mobil 1 SAE 0W40 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
NOTA:
• (*)produto importado, distribuído por Giro Lub Comércio do Brasil Ltda.
• (**) produto importado, distribuído por Pentosin do Brasil Ltda.
Filtro Wega e outras marcas compatíveis B 200
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
rscunha, onde vc achou estas informações também tinha da B180?
rochasbc- Usuário Bronze
Coloquei o Mobil 1 SAE 0W40 Esso Brasileira de Petróleo Ltda. A embalagem deste óleo vem apenas 900 ml, logo tivem que comprar 6 com custo de 70,00, fora o filtro. Uma cacetada para um simples troca de óleo, mas prefiro rodar com o que o fabricante recomenda.
oto- Usuário Iniciante
Oto, por incrivel que pareça, não foi tão caro não. Na minha ultima troca de oleo, foram 4 litros, 35,00 cada, gastei 140,00 só de oleo além do filtro.
As vezes gasta-se mais, porém se evita problemas. Como alguns dizem, é o preço de se ter uma estrela.
As vezes gasta-se mais, porém se evita problemas. Como alguns dizem, é o preço de se ter uma estrela.
Só que gastei 6X 70,00 = 420,00. Mais 65,00 do filtro, total de 485,00.
Na cc Mecedes aqui de SP me informaram que a mesma troca sairia por 800,00. O óleo é 0w40, fiquei na dúvida, pois o vendedor me aconselhou outro sintético (mobil) só que era 5w40, mas quase pela metade do preço.
Preferi não arriscar pois o meu é turbo.
Mas se alguém tiver uma sugestão para próxima troca eu agradeço.
Na cc Mecedes aqui de SP me informaram que a mesma troca sairia por 800,00. O óleo é 0w40, fiquei na dúvida, pois o vendedor me aconselhou outro sintético (mobil) só que era 5w40, mas quase pela metade do preço.
Preferi não arriscar pois o meu é turbo.
Mas se alguém tiver uma sugestão para próxima troca eu agradeço.
oto- Usuário Iniciante
Opa, interpretei mal, entendendo que os 6 custaram 70,00, realmente estaria muito barato, cabeça minha...rsrs
De qualquer forma, é caro.
De qualquer forma, é caro.
Kanduxo, os 6 litros custaram R$ 420,00
Vc esta mal....hehehe
Móbil 1 a R$ 11,70 o litro me fala que vou fazer um estoque...hehehe
Vc esta mal....hehehe
Móbil 1 a R$ 11,70 o litro me fala que vou fazer um estoque...hehehe
walter paiva- Administrador
Com o devido respeito:
Educação é de bom alvitre para todos.
Estou com o Epicco.
Rscunha tem 3 mensagens. Entrou apenas para exigir informações e foi-se, após obter o que queria e sem sequer responder perguntas que recebeu depois. Óbvio que ninguém está obrigado a nada. Esse espaço é mais que democrático.
Isso aqui não é central de atendimento da Prefeitura onde podemos exigir informações. É uma confraria...
Educação é de bom alvitre para todos.
Estou com o Epicco.
Rscunha tem 3 mensagens. Entrou apenas para exigir informações e foi-se, após obter o que queria e sem sequer responder perguntas que recebeu depois. Óbvio que ninguém está obrigado a nada. Esse espaço é mais que democrático.
Isso aqui não é central de atendimento da Prefeitura onde podemos exigir informações. É uma confraria...
AEP- Usuário Platina
Troquei na concessionária Divena Moema, portanto óleo aprovado pela MB R$ 43,00 o litro. Qual concessionária cobra R$ 800,00 para trocar ?
paulo brito- Usuário Platina
Paulo: geralmente troco na CSS. Além do óleo e do filtro serem um pouco mais caros que em alguns locais, eles ainda cobram a hora de trabalho (aqui em BH acho que está em torno de R$170,00 para importados), mais o flush. Aí, passar os R$600,00 não é difícil. Mas depois que o carro sai da garantia, não justifica mais!
Eu compro óleo na Altese (quando não faço na CSS) e é muito barato e é Pentosin!!!
Eu compro óleo na Altese (quando não faço na CSS) e é muito barato e é Pentosin!!!
AEP- Usuário Platina
Paulo Brito, eu perguntei na AM Marcelo e me disseram 800,00.
Mas na verdade isso se refere a revisão. Perguntei o que eles faziam e me disseram que só trocavam óleo e filtro e verificavam os fluidos, além de passar o star diagnosis. Se não constar nenhum problema fica 800,00 ( e mais alguma coisa). Mas o manual sai carimbado.
Mas na verdade isso se refere a revisão. Perguntei o que eles faziam e me disseram que só trocavam óleo e filtro e verificavam os fluidos, além de passar o star diagnosis. Se não constar nenhum problema fica 800,00 ( e mais alguma coisa). Mas o manual sai carimbado.
oto- Usuário Iniciante
Na Divena, óleo, filtro, stardiagnosis e mão de obra custaram R$ 600,00. Foi o que paguei ha 10 dias para a C200. Utilizo a Css. pois o carro ainda está na garantia MB
paulo brito- Usuário Platina
(W245): Óleo do motor (especificações)
PessoALL,
Gostaria de completar 1l de óleo para esperar um pouco mais a revisão, mas não achei a especificação no manual. Lá fala em catálogo da MB.
Alguém poderia me informar o tipo de óleo mais recomendado?
grato,
Breno.
Gostaria de completar 1l de óleo para esperar um pouco mais a revisão, mas não achei a especificação no manual. Lá fala em catálogo da MB.
Alguém poderia me informar o tipo de óleo mais recomendado?
grato,
Breno.
brenopessoa- Usuário Iniciante
Para completar o óleo só o faça com o mesmo óleo que esta no carro. Se não souber qual o óleo efetue troca completa.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
Aqui você descobre qual é óleo correto. Se tiver dificuldades em manusear a BEVO, é só falar.
Mas lembre-se do aviso do Epicco. É um custo pequeno frente o benefício.
E nesse post do Fórum, acho que já tem o que você precisa:
Mas lembre-se do aviso do Epicco. É um custo pequeno frente o benefício.
E nesse post do Fórum, acho que já tem o que você precisa:
AEP- Usuário Platina
Acho que em Vila Velha e Vitória não tem representante da Pentosin, se você quiser usar esse (eu só uso ele). Mas no Mercado Livre você acha com facilidade.
Veja na BEVO antes. Acho que o 0w30 não é para países que não tem neve... Aqui deve ser o 5w40 ou 10W40. Veja na BEVO. O 0W30 não tem no Mercado Livre não é atoa...
Veja na BEVO antes. Acho que o 0w30 não é para países que não tem neve... Aqui deve ser o 5w40 ou 10W40. Veja na BEVO. O 0W30 não tem no Mercado Livre não é atoa...
AEP- Usuário Platina
O motor do seu carro deve ser o M226.960 (W245 - B200 aspirado). Vide: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Assim, está na página 223.2 da BEVO: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Portanto, a recomendação é a página 229.5: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se for optar pelo Pentosin, tem que ser 5W30 ou 5W40.
A partir de R$28,00 o litro no Mercado Livre.
Eu comprei no distribuidor de BH exatamente por esse preço. No ML ainda vai ter o frete.
Filtro de óleo marca top: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Assim, está na página 223.2 da BEVO: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Portanto, a recomendação é a página 229.5: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se for optar pelo Pentosin, tem que ser 5W30 ou 5W40.
A partir de R$28,00 o litro no Mercado Livre.
Eu comprei no distribuidor de BH exatamente por esse preço. No ML ainda vai ter o frete.
Filtro de óleo marca top: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
AEP- Usuário Platina
Com quantos km devo trocar o óleo?
Boa tarde amigos , no manual não fica claro quando devo trocar o óleo do motor. A especificação é 5w40 ou 10w40. O mecanico disse que para a b180 é melhor oleo para 5000 km. Ele está correto? Obrigado.
Well29- Usuário Iniciante
Confrade:
Fiz a fusão da sua dúvida com esse tópico já existente.
Quanto à periodicidade, está tudo detalhado no manual. Você ainda tem o mesmo? Se não tiver, é só informar que tentaremos lhe auxiliar. Desde o início dos problemas com adulteração de combustível, as montadoras recomendam a troca (junto com o filtro) a cada 7.500 km.
Mas isso decorre de uma série de fatores, como uso do veículo (estrada/cidade), forma de condução, confiança no combustível.
É algo que é relativamente barato frente as consequências do atraso na troca do óleo. Portanto, troque, sempre que possível, dentro das especificações do manual (essa é a recomendação) ou a cada 7.500km se quiser ou a cada ano se não atingir os 7.500km.
Fiz a fusão da sua dúvida com esse tópico já existente.
Quanto à periodicidade, está tudo detalhado no manual. Você ainda tem o mesmo? Se não tiver, é só informar que tentaremos lhe auxiliar. Desde o início dos problemas com adulteração de combustível, as montadoras recomendam a troca (junto com o filtro) a cada 7.500 km.
Mas isso decorre de uma série de fatores, como uso do veículo (estrada/cidade), forma de condução, confiança no combustível.
É algo que é relativamente barato frente as consequências do atraso na troca do óleo. Portanto, troque, sempre que possível, dentro das especificações do manual (essa é a recomendação) ou a cada 7.500km se quiser ou a cada ano se não atingir os 7.500km.
AEP- Usuário Platina
Muito obrigado Anderson , na pagina 219 do manual diz que dependendo da forma de dirigir o carro gasta até 0,8l de óleo aos 1000km. Mas não encontrei a quilometragem. Vou seguir seu conselho. Abraço e obrigado!
Well29- Usuário Iniciante
O meu é 2006. Sempre troquei com no máximo 8000km (programado no Assyst™). Nunca acendeu a luz de óleo baixo.
Essa informação de periodicidade, na verdade, estará no manual de manutenções. Não no do condutor.
Essa informação de periodicidade, na verdade, estará no manual de manutenções. Não no do condutor.
AEP- Usuário Platina
Página 1 de 2 • 1, 2