Mais um teste: CLA45 AMG Shooting Brake - site Motordream
Página 1 de 1
Mais um teste: CLA45 AMG Shooting Brake - site Motordream
De uns anos para cá, as station wagons sofrem com a perda de espaço no mercado, principalmente com a ascensão dos utilitários e crossovers. Com isso, cada vez mais as marcas premium apostam nas peruas como veículos de nichos diferenciados, com foco maior na área esportiva, em busca de valorizar os modelos. Um exemplo clássico fica por conta da Audi e suas famosas peruas esportivas, a família RS Avant, sempre atraindo os holofotes através do desempenho e design. A Mercedes, uma das principais concorrentes, também resolveu dar atenção para o segmento “meio abandonado”. Tanto que apresentou durante o Salão de Genebra, em março desse ano, o CLA 45 AMG Shooting Brake.
O modelo é o quarto elemento da linha de compactos – Classe A, CLA E GLA, que recentemente foram remodelados. Na configuração AMG, divisão esportiva da marca, o CLA 45 AMG Shooting Brake não só mostra que station wagons podem ser úteis quando o assunto for carro familiar, mas também bem “ousadas” quando o tema estiver relacionado a desempenho.
Criado a partir do sedã CLA, mas seguindo a mesma filosofia do CLS 63 AMG Shooting Brake – esportivo de cinco lugares com porta traseira grande –, o CLA 45 AMG Shooting Brake chama a atenção pelo design. As linhas do teto passam ar de esportividade, em caimento progressivo e se misturando com as janelas curvadas. Os vincos são bem marcantes, e na parte frontal as grandes entradas de ar, o capô alongado e os faróis bi-xenon são dignos de destaque. Há ainda duas saídas duplas de escape, ambas cromadas, e rodas de liga leve aro 18 com tonalidade cinza titânio brilhante – rodas de 19 polegadas como opcionais.
No interior, é possível notar detalhes de classe. Os bancos esportivos são revestidos em couro com costuras contrastantes em vermelho. A cor vermelha também está presente nos cintos de segurança e nas molduras das cinco saídas de ar. A sigla AMG aparece nas soleiras das portas e o volante multifuncional tem base achatada com paddle-shifts para efetuar as trocas de marchas de maneira manual. O display central incorpora o menu AMG e inclui racetimer – um contador de voltas, destinado apenas para uso em circuitos fechados.
Sob o capô, a perua esportiva é impulsionada por um “raivoso” propulsor 2.0 litros turbo de 360 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Ainda há a presença do sistema de tração integral aliado à transmissão automatizada de sete velocidades de dupla embreagem. Com tal conjunto mecânico, a perua é capaz de realizar o desafio do zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, com a velocidade máxima controlada eletronicamente a 250 km/h.
Primeiras impressões
Dupla identidade
por Carlo Valente
do InfoMotori.com/Itália
exclusivo no Brasil para Auto Press
Bréscia/Itália – O Mercedes CLA 45 AMG Shooting Brake é perfeito para quem precisa de um carro espaçoso para sair com a família de férias e ao mesmo tempo não quer deixar a emoção de um esportivo de lado. Aparentemente, a perua passa a imagem de uma família bem tranquila, apesar de ter semelhanças com um cupê. Embora mantenha uma capacidade de quase 500 litros, ao analisar o conteúdo técnico do carro, o ambiente familiar é substituído por uma “trilha selvagem”.
A station wagon consegue ter uma boa aceleração e, ao entrar nas curvas, se mantém sempre firme, graças à tração integral, que passa a sensação do modelo estar sempre “colado” no chão. O câmbio de sete velocidades e dupla embreagem realiza as mudanças de marchas de maneira rápida, como um “tiro seco”. Para todos que duvidavam que uma perua fosse capaz de chamar atenção em um circuito fechado pelo alto desempenho, o modelo chega a provar que é um carro muito nobre.
Ficha técnica
Mercedes CLA 45 AMG Shooting Break
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.991 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Automatizada de dupla embreagem com sete velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 360 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 45,9 kgfm entre 2.250 e 5 mil rpm.
Aceleração de zero a 100 km/h: 4,7 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Diâmetro e curso: 83 mm x 92 mm. Taxa de compressão: 8,6:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multilink com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo four-link com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 235/40 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. ABS com EBD de série.
Carroceria: Station wagon em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,63 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,43 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1615 kg.
Capacidade do porta malas: 495 litros.
Capacidade tanque de combustível: 50 litros.
Lançamento: 2014
Preço na Europa: 57.300 euros, algo em torno de R$ 195 mil.
Fonte: Uol / Motordream
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Tópicos semelhantes
» Teste AMG: GLA45, CLA45 e A45 - Car and Driver Brasil
» (X117): Peruas de Genebra - a ousada Mercedes CLA Shooting Brake
» (X117): Fotos da CLA Shooting Brake
» CLS 63 AMG Shooting Brake chega no segundo semestre!
» Flagra: fotos do CLA 45 AMG Shooting Brake
» (X117): Peruas de Genebra - a ousada Mercedes CLA Shooting Brake
» (X117): Fotos da CLA Shooting Brake
» CLS 63 AMG Shooting Brake chega no segundo semestre!
» Flagra: fotos do CLA 45 AMG Shooting Brake
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos