(DAIMLER): Ficha técnica - Phoenix Car
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(DAIMLER): Ficha técnica - Phoenix Car
Em 1897, a DMG introduziu uma nova geração de automóveis que foram os primeiros automóveis Daimler com motor montado na frente. Foi o primeiro passo para o fim do sistema de transmissão por correia.
Inicialmente, os motores do Phoenix de 2 cilindros, eram de 6 e 8 CV. O motor é que deu o nome ao carros: Phoenix.
Em setembro de 1898, Emil Jellinek fabricou os 2 primeiros carros pela DMG no mundo com motores de 4 cilindros. Eram dotados de um motor de 8 CV, 2,1 litros, 4 cilindros em linha. Durante 1899, foram adicionadas mais versões com 12, 15, 20 e 23 CV.
Um fator decisivo neste aumento substancial de potência era o radiador tubular desenvolvido por Wilhelm Maybach. O projeto foi registrado em dezembro de 1897. O sistema consistia em diversos pequenos tubos em que o líquido de refrigeração fica exposto ao fluxo de ar. Em comparação com os radiadores de tubo em espiral anteriores, permitia que mais ar fluísse através do radiador, permitindo que o reservatório de água fosse menor (com 18 litros). Este design inovador do radiador representou um marco importante no desenvolvimento do automóvel.
O Phoenix também foi o primeiro automóvel a ser usado em uma corrida, projetado por Emil Jellinek, sob o pseudônimo de "Mercedes". O nome "Mercedes", que viria a ser conhecido em todo o mundo. O modelo Phoenix de 12 CV usado na corrida por Emil Jellinek, foi usado na cidade de Nice/França, em março de 1899 por um piloto da DMG, Sr. Wilhelm Bauer e venceu a mesma (Nice/Magagnone).
Emil Jellinek participou pela segunda vez de uma corrida em Nice/França, um ano mais tarde. Desta vez, levou 2 carros Phoenix de corrida com 23 CV é uma grande saída de escapamento para os padrões da época. No entanto, com o seu centro de gravidade era alto, a distância entre-eixos curta e o motor pesava 320 kg, os veículos eram difíceis de conduzir. Wilhelm Bauer morreu durante a prova em um dos carros, quando colidiu com uma barreira em Nice, na corrida corrida hillclimb "La Turbie".
O resultado da corrida fez com que Emil Jellinek buscasse um carro mais potente, mais leve e mais fácil de conduzir que os feitos por Wilhelm Maybach. Com isso, o desenvolvimento da Mercedes 35 CV começou.
Produzido entre 1897 e 1902.
Motor Daimler Phoenix , 4 cilindros em linha, 1060 cilindradas e 4 CV.
Produzido entre 1898 e 1902.
Motor Daimler Phoenix, 4 cilindros em linha, 1845 cilindradas e 6 CV.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Daimler-Phoenix-car-1897---1902.xhtml?oid=5982
http://myautoworld.com/mercedes/history/cars1886/1901-35hp/1901-35hp.html
Inicialmente, os motores do Phoenix de 2 cilindros, eram de 6 e 8 CV. O motor é que deu o nome ao carros: Phoenix.
Em setembro de 1898, Emil Jellinek fabricou os 2 primeiros carros pela DMG no mundo com motores de 4 cilindros. Eram dotados de um motor de 8 CV, 2,1 litros, 4 cilindros em linha. Durante 1899, foram adicionadas mais versões com 12, 15, 20 e 23 CV.
Um fator decisivo neste aumento substancial de potência era o radiador tubular desenvolvido por Wilhelm Maybach. O projeto foi registrado em dezembro de 1897. O sistema consistia em diversos pequenos tubos em que o líquido de refrigeração fica exposto ao fluxo de ar. Em comparação com os radiadores de tubo em espiral anteriores, permitia que mais ar fluísse através do radiador, permitindo que o reservatório de água fosse menor (com 18 litros). Este design inovador do radiador representou um marco importante no desenvolvimento do automóvel.
O Phoenix também foi o primeiro automóvel a ser usado em uma corrida, projetado por Emil Jellinek, sob o pseudônimo de "Mercedes". O nome "Mercedes", que viria a ser conhecido em todo o mundo. O modelo Phoenix de 12 CV usado na corrida por Emil Jellinek, foi usado na cidade de Nice/França, em março de 1899 por um piloto da DMG, Sr. Wilhelm Bauer e venceu a mesma (Nice/Magagnone).
Emil Jellinek participou pela segunda vez de uma corrida em Nice/França, um ano mais tarde. Desta vez, levou 2 carros Phoenix de corrida com 23 CV é uma grande saída de escapamento para os padrões da época. No entanto, com o seu centro de gravidade era alto, a distância entre-eixos curta e o motor pesava 320 kg, os veículos eram difíceis de conduzir. Wilhelm Bauer morreu durante a prova em um dos carros, quando colidiu com uma barreira em Nice, na corrida corrida hillclimb "La Turbie".
O resultado da corrida fez com que Emil Jellinek buscasse um carro mais potente, mais leve e mais fácil de conduzir que os feitos por Wilhelm Maybach. Com isso, o desenvolvimento da Mercedes 35 CV começou.
- Dados técnicos do modelo motor carriage "Phoenix Car" 4 CV:
Produzido entre 1897 e 1902.
Motor Daimler Phoenix , 4 cilindros em linha, 1060 cilindradas e 4 CV.
- Dados técnicos do modelo motor carriage "Phoenix Car" 6 CV:
Produzido entre 1898 e 1902.
Motor Daimler Phoenix, 4 cilindros em linha, 1845 cilindradas e 6 CV.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Daimler-Phoenix-car-1897---1902.xhtml?oid=5982
http://myautoworld.com/mercedes/history/cars1886/1901-35hp/1901-35hp.html
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