(W201): Falha na embreagem eletromagnética/ventoinha - 190 2.3
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(W201): Falha na embreagem eletromagnética/ventoinha - 190 2.3
Pessoal recentemente comprei uma W201 2.3 ano 1990 câmbio mecânico, o carro é bem íntegro mas tem alguns detalhes que vou acertando com tempo e $$$.
Desde que peguei o carro notei que o comportamento da temperatura era estranho: demorava esquentar trabalhava sempre frio, na rodovia a temperatura baixava muito.
Acabei descobrindo que o carro estava sem válvula termostática e com a embreagem eletromagnética da ventoinha ''colado travado direto''.
O primeiro passo foi recolocar a válvula termostática, após colocar a peça o comportamento já melhorou bastante a temperatura ficava estável na faixa de 80/83 graus no painel mesmo na rodovia.
Hoje resolvi conferir a ventoinha/embreagem eletromagnética, desmontei consegui retirar toda cola sem danificar a peça e testei a embreagem colocando 12v e ela acoplou normalmente.
Deixei o carro funcionando para testar mas ela não acoplou por fim a temperatura subiu e a ventoinha elétrica armou.
Resumindo não esta chegando sinal para a embreagem eletromagnética, tem algum problema de relé, fiação ou o próprio sensor de temperatura.
Alguém sabe me informar qual sensor arma a embreagem? e qual relé? pelo que vi lá o carro tem 3 sensores de temperatura.
Desde já muito obrigado!
Desde que peguei o carro notei que o comportamento da temperatura era estranho: demorava esquentar trabalhava sempre frio, na rodovia a temperatura baixava muito.
Acabei descobrindo que o carro estava sem válvula termostática e com a embreagem eletromagnética da ventoinha ''colado travado direto''.
O primeiro passo foi recolocar a válvula termostática, após colocar a peça o comportamento já melhorou bastante a temperatura ficava estável na faixa de 80/83 graus no painel mesmo na rodovia.
Hoje resolvi conferir a ventoinha/embreagem eletromagnética, desmontei consegui retirar toda cola sem danificar a peça e testei a embreagem colocando 12v e ela acoplou normalmente.
Deixei o carro funcionando para testar mas ela não acoplou por fim a temperatura subiu e a ventoinha elétrica armou.
Resumindo não esta chegando sinal para a embreagem eletromagnética, tem algum problema de relé, fiação ou o próprio sensor de temperatura.
Alguém sabe me informar qual sensor arma a embreagem? e qual relé? pelo que vi lá o carro tem 3 sensores de temperatura.
Desde já muito obrigado!
Norton01- Usuário Iniciante
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 34
Re: (W201): Falha na embreagem eletromagnética/ventoinha - 190 2.3
Norton tudo bem?!
Quando comprei minha 230E percebi que trabalhava muito frio tbm, estava com a valvula termostatica mas a eletromagnetica tbm estava travada direto. O mecanico destravou e ela passou a funcionar direitinho, mas o mais interesante eh que a temperatura pelo instrumenti nao passava de 60-70 graus, no termometro infravermelho a temperatura do motor trabalhava normalmente e ambas as ventoinhas entravam na hora certa.
Achamos que o dono antigo viu o problema do sensor de temperatura e achou melhor travar a eletromagnetica do que ir atras de um novo, pois foi so comprar o sensor que o instrumento passou a mostrar corretamente.
As ventoinhas sempre acionaram na hora certa, obviamente que a eletromagnetica so quando destravei, mas isso significa que o sensor de temperatura que cuida do instrumento do painel NAO EH um que influencia o mal funciona,ento em seu caso, se for sensor pode ser um dos outros dois.
Eu arriscaria ser o sensor com dois pinos, so precisa ver se eh o azul ou o vermelho, ja vi trocarem mas o problema eh que trabalham com temperaturas diferentes. Veja pelo chassis.
Abs
Quando comprei minha 230E percebi que trabalhava muito frio tbm, estava com a valvula termostatica mas a eletromagnetica tbm estava travada direto. O mecanico destravou e ela passou a funcionar direitinho, mas o mais interesante eh que a temperatura pelo instrumenti nao passava de 60-70 graus, no termometro infravermelho a temperatura do motor trabalhava normalmente e ambas as ventoinhas entravam na hora certa.
Achamos que o dono antigo viu o problema do sensor de temperatura e achou melhor travar a eletromagnetica do que ir atras de um novo, pois foi so comprar o sensor que o instrumento passou a mostrar corretamente.
As ventoinhas sempre acionaram na hora certa, obviamente que a eletromagnetica so quando destravei, mas isso significa que o sensor de temperatura que cuida do instrumento do painel NAO EH um que influencia o mal funciona,ento em seu caso, se for sensor pode ser um dos outros dois.
Eu arriscaria ser o sensor com dois pinos, so precisa ver se eh o azul ou o vermelho, ja vi trocarem mas o problema eh que trabalham com temperaturas diferentes. Veja pelo chassis.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W201): Falha na embreagem eletromagnética/ventoinha - 190 2.3
Boa noite Luiz;
Então, acredito que o meu painel esta marcando corretamente e a ventoinha elétrica também arma corretamente, mas a magnética não armou de forma alguma.
Estranho que meu carro não tem este sensor de 2 pinos! tem 2 sensores de 1 pino e 1 sensor de 3 pinos.
Pelo que descobri o sensor de 3 pinos ele marca no painel e ele arma a ventoinha elétrica.
Então, acredito que o meu painel esta marcando corretamente e a ventoinha elétrica também arma corretamente, mas a magnética não armou de forma alguma.
Estranho que meu carro não tem este sensor de 2 pinos! tem 2 sensores de 1 pino e 1 sensor de 3 pinos.
Pelo que descobri o sensor de 3 pinos ele marca no painel e ele arma a ventoinha elétrica.
Norton01- Usuário Iniciante
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 34
Re: (W201): Falha na embreagem eletromagnética/ventoinha - 190 2.3
Pois eh, pesquisando por aih ja vi algumas diferencas entre os sensores da 201 e da 124 com o mesmo motor.
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
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