(W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
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(W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Boa noite confrades.
Há bastante tempo não participo com postagens, mas sempre que possível estou por aqui aprendendo cada vez mais sobre essa maravilhosa máquina.
Conforme já informado, tenho uma Classe A 99/00 há mais de seis anos que só me traz alegrias. Tamanha a satisfação, que há dois meses acabei comprando outra, dessa vez uma 2005 que também está uma belezura. Porém, pela manhã na primeira partida, tenho notado o giro muito alto, em torno de 2.000 RPM, depois de alguns segundos, cai e fica permanentemente em 1.000 RPM. Quando ligo o ar, sobe para aproximadamente 1.200 RPM. Comparado com a 99/00, acho que está muito alto. Já fiz a limpeza da TBI, verifiquei a mangueira "rabo de porco" e não encontrei nada que possa justificar esse problema. Porém, desconectei o cabo do sensor da foto e não houve nenhuma reação no funcionamento do motor. Minha pergunta é: O referido sensor pode estar com defeito ou não tem nada a ver com a marcha lenta do carro? Se postei na página errada, me perdoem.
Desde já agradeço. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Há bastante tempo não participo com postagens, mas sempre que possível estou por aqui aprendendo cada vez mais sobre essa maravilhosa máquina.
Conforme já informado, tenho uma Classe A 99/00 há mais de seis anos que só me traz alegrias. Tamanha a satisfação, que há dois meses acabei comprando outra, dessa vez uma 2005 que também está uma belezura. Porém, pela manhã na primeira partida, tenho notado o giro muito alto, em torno de 2.000 RPM, depois de alguns segundos, cai e fica permanentemente em 1.000 RPM. Quando ligo o ar, sobe para aproximadamente 1.200 RPM. Comparado com a 99/00, acho que está muito alto. Já fiz a limpeza da TBI, verifiquei a mangueira "rabo de porco" e não encontrei nada que possa justificar esse problema. Porém, desconectei o cabo do sensor da foto e não houve nenhuma reação no funcionamento do motor. Minha pergunta é: O referido sensor pode estar com defeito ou não tem nada a ver com a marcha lenta do carro? Se postei na página errada, me perdoem.
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josias marques- Usuário Bronze
- Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Onde fica localizado esse sensor?
Valderifs- Usuário Ouro
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Idade : 47
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Esse sensor faz parte do sistema MAP, esse é o sensor IAT - inlet air temperature.
Essa rotação elevada pode ser defeito nesse sensor, para confirmar precisa passar o scanner.
Valderi, esse sensor fica localizado no tubo da admissão do ar antes do corpo de borboleta.
Essa rotação elevada pode ser defeito nesse sensor, para confirmar precisa passar o scanner.
Valderi, esse sensor fica localizado no tubo da admissão do ar antes do corpo de borboleta.
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
(W168) Sensor MAP e IAT - Localização/Funções
Valderi,
Foto do local do sensor MAP (A) e IAT (B) no motor do meu Classe A
Foto do local do sensor MAP (A) e IAT (B) no motor do meu Classe A
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Perfeitamente, Walter!
Cheguei a fotografar o meu agora há pouco para postar.
Muito obrigado pela sua boa vontade em dirimir dúvidas. Vou checar e, caso o problema esteja nele, vou providenciar a troca.
Um forte abraço,
Cheguei a fotografar o meu agora há pouco para postar.
Muito obrigado pela sua boa vontade em dirimir dúvidas. Vou checar e, caso o problema esteja nele, vou providenciar a troca.
Um forte abraço,
josias marques- Usuário Bronze
- Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Disponha Josias.
Depois poste fotos dos seus dois Classe A na galeria para apreciarmos
Depois poste fotos dos seus dois Classe A na galeria para apreciarmos
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
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Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
No caso então do MAF tanto a pressão quanto a temperatura são medidas pelas lâminas, Walter? Ou aquela lâmina não "lê" a temperatura?
Valderifs- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 47
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Ok, Walter,
vou providenciar e postar sim.
Obrigado!
vou providenciar e postar sim.
Obrigado!
josias marques- Usuário Bronze
- Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
No MAF uma lamina lê a temperatura e a outra o fluxo de ar ( não sei informar qual é a lamina ).
No MAP um sensor lê a temperatura e o outro a pressão no coletor
Como funciona o MAF
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Como funciona o MAP
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No MAP um sensor lê a temperatura e o outro a pressão no coletor
Como funciona o MAF
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Fantástico esse tópico!
Eu nunca retirei nenhum desses dois sensores do Kichute, apenas desplugo o conector do IAT caso precise tirar aquela peça plástica parafusada junto ao filtro de ar. Fiz isso há pouco tempo quando limpei o TBI, em casa mesmo.
Walter, existe algum tipo de manutenção que possa ser feita em algum desses sensores?
Eu nunca retirei nenhum desses dois sensores do Kichute, apenas desplugo o conector do IAT caso precise tirar aquela peça plástica parafusada junto ao filtro de ar. Fiz isso há pouco tempo quando limpei o TBI, em casa mesmo.
Walter, existe algum tipo de manutenção que possa ser feita em algum desses sensores?
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Bom dia a todos.
Venho trazer informações sobre a solução encontrada para o que postei acima.
Precisei trocar a bomba d'água e fazer manutenção no motor de arranque da nossa A160 2005.
Para isso, precisei retirar o coletor de admissão. Ao remontar, verifiquei que as juntas estavam gastas e suspeitei que ali poderia ser uma entrada falsa de ar para o motor, o que poderia estar causando rotação elevada e oscilação na marcha lenta. Comprei um novo kit de juntas, fiz a substituição e o problema foi resolvido.
Motor de arranque revisado, bomba d'água nova com água desmineralizada e aditivo, e rotação serena.
Foram dois dias de muito trabalho e paciência.
A 2005 ficou show, quanto a 2000, continua uma tetéia!
Assim que possível, postarei fotos.
Obrigado.
Venho trazer informações sobre a solução encontrada para o que postei acima.
Precisei trocar a bomba d'água e fazer manutenção no motor de arranque da nossa A160 2005.
Para isso, precisei retirar o coletor de admissão. Ao remontar, verifiquei que as juntas estavam gastas e suspeitei que ali poderia ser uma entrada falsa de ar para o motor, o que poderia estar causando rotação elevada e oscilação na marcha lenta. Comprei um novo kit de juntas, fiz a substituição e o problema foi resolvido.
Motor de arranque revisado, bomba d'água nova com água desmineralizada e aditivo, e rotação serena.
Foram dois dias de muito trabalho e paciência.
A 2005 ficou show, quanto a 2000, continua uma tetéia!
Assim que possível, postarei fotos.
Obrigado.
josias marques- Usuário Bronze
- Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature
Pode ser aí também uma causa. Quando é MAP, com certeza tem ar admitido após a leitura dos dados. No caso do MAF, é isso e mais um trocentos de coisas...
Valderifs- Usuário Ouro
- Mensagens : 528
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 47
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