(W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
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Luiz Eduardo M. Miller
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(W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Boa noite a todos, acabei de fazer o meu cadastrol. Meu nome é Luiz Eduardo e me apresento como um novo integrante deste portal que venho acompanhando a bastante tempo os assuntos de interesse dos proprietários da Mercedes Classe A. Possuo uma elegance 2002, câmbio mecânico, com 77.850 km. Verificando sobre a troca de mensagens sobre o sistema de arrefecimento, assunto que me interessa no momento, entendi que a drenagem total da solução aditivo + água dismeneralizada, possui procedimento distinto de acordo com o ano, sendo que para o ano 1999 é necessário drenar parte pela torneirinha do radiador e o restante retirando o parafuso especifico do bloco do motor. Pergunto a quem possa me esclarecer: Para o ano 2002, como é feita a drenagem? Abs, Luiz Eduardo.
Última edição por AEP em Qua 27 Jul 2016, 22:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Migrado para a área do Classe A)
Luiz Eduardo M. Miller- Usuário Iniciante
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Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Luiz, bem vindo ao forum. Atente que essa área é específica para apresentação de novos confrades.
Dúvidas técnicas tem sua área específica.
Todos os W168 o esgotamento do líquido de arrefecimento é idêntico, não importando o ano.
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Abraços,
Epicco
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Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Agradeço o retorno, obrigado! Imagino que ainda não cumpri a carencia do regulamento para poder acessar os anexos. Gostaria saber se alguém possui uma fotografia do local do bloco do motor que aparece o parafuso de drenagem da solução de arrefecimento. Grato e boa tarde.
Luiz Eduardo M. Miller- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 26/07/2016
Idade : 66
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Luiz leia esse tópico:
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Epicco
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Tirei o parafuso do bloco do motor e não saiu uma gota de água. E também tirei a tampa do reservatório. Não sei o que tem que fazer.
Valderifs- Usuário Ouro
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Idade : 47
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Épicco, obrigado pelo envio do link, vou ler a cadeia de trocas de informações e torcer que esclareça as minhas dúvidas. Abs. Luiz
Luiz Eduardo M. Miller- Usuário Iniciante
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Idade : 66
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Valderifs, boa noite. Como é esse parafuso? Que tipo de chave você usou para retirar? Você tirou o protetor de cárter e ficou fácil de encontrar o local?
Luiz Eduardo M. Miller- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 26/07/2016
Idade : 66
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Olá Luiz. É como um parafuso que se retira com uma chave Allen. Precisei tirar o protetor para ficar mais fácil. Claro, se você tiver um grande extensor, não necessitaria retirar a chapa de aço. Dá para vê-lo entre os canos de escape do motor.
Valderifs- Usuário Ouro
- Mensagens : 528
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 47
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Ok, amanhã vou levantar a carro e fazer o mesmo, verifiquei a sua mensagem anterior sobre ter retirado esse parafuso e nada de sair a água e penso que talvez seja necessário soltar a mangueira do radiador da parte de baixo.
Luiz Eduardo M. Miller- Usuário Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/07/2016
Idade : 66
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
eu troquei o liquido do meu com carro funcionando. dai aquele produto que coloquei pra limpeza ferrou encheu de espuma, dai tirei aquela valvula vermelha embaixo do radiador.
A190- Usuário Platina
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Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Bom dia A190. Você soltou alguma mangueira para sair a água antiga enquanto lançava a solução nova?
Abs, Luiz Eduardo
Abs, Luiz Eduardo
Luiz Eduardo M. Miller- Usuário Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/07/2016
Idade : 66
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Boa noite confrades, eu fiz mistura num galão; 2,5 litros de aditivo Petronas coolant 11 e 3 litros de água desmineralizada Radiex a troca com o motor funcionando, soltei a mangueira que sai do radiador para reservatório (lado reservatório) e deixei saindo num balde, (tomar cuidado água bem quente) fui colocando devagar ate esgotar o galão.
joaodiogo- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 71
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Com o carro em funcionamento?
Valderifs- Usuário Ouro
- Mensagens : 528
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 47
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Sim e mais fácil, o meu motor estava limpo só com agua da rua, estou fazendo uma maquina pra fazer limpeza e toca,
joaodiogo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 71
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Luiz Eduardo. Boa Tarde, a mangueira de retorno do reservatório, ela fica em cima, a de baixo nao tira, senao vaza a agua do reservatorio, ali é só desprender a presilha da mangueira, o ideal é ao voltar com o carro de um lugar , passeio, algo assim, com carro quente, (assim a valvula termostatica está aberta). chega em casa , deixa carro ligado, e tira a mangueira (se queimar voce vai, mas nao muito (quando tira e coloca a mangueira) nao ligue se derramar e sair fumaça , normal.
ai coloca a agua desmineralizada nao é cara, compra uns 15 litros despeja agua desmineralizada com carro funcionando, vai despejando agua do galao (que e mais barato, pode ser agua de auto clave) até sair somente água pelo retorno, recoloca o retorno novamente (para a agua desmineralizada circular e deixa o carro ligado, ajuda limpar mais) ai depende do liquido que comprar, faz a mistura se precisar. pega um litro de aditivo, coloca no galao de 5 litros quie acabou de usar pois é limpo e sem mineral, vira 3 litros de aditivo,( (se nao me engano é 6 litros que vai) ) dentro do galao vazio de agua desminarizada, (se for a agua de auto clave é melhor pois ela é esterelizada) isso se for 50 % por 50% a mistura, aí voce abre outro galão de água, despeja dentro dos 3 litros de aditivo (cada um é um litro pra ficar certo) e coloca no galao com aditivo, ai mexe pra misturar pouco, abre a tampa do reservatorio, tira o cano do retorno e desepeja agua limpa (pra tirar o restante da impureza, despeja os 5 litros, pra limpar, aí sim, voce começa a despejar o liquido de arrefecimento. até sair pelo retorno. depois quando sair um tanto, recoloca a mangueira, e veja no reservatorio, se tiver muito baixo, coloca até a metade, deixa circular por uns minutos, ai desliga o carro e deixa esfriar, ai se tiver muito baixo so completa.
ai coloca a agua desmineralizada nao é cara, compra uns 15 litros despeja agua desmineralizada com carro funcionando, vai despejando agua do galao (que e mais barato, pode ser agua de auto clave) até sair somente água pelo retorno, recoloca o retorno novamente (para a agua desmineralizada circular e deixa o carro ligado, ajuda limpar mais) ai depende do liquido que comprar, faz a mistura se precisar. pega um litro de aditivo, coloca no galao de 5 litros quie acabou de usar pois é limpo e sem mineral, vira 3 litros de aditivo,( (se nao me engano é 6 litros que vai) ) dentro do galao vazio de agua desminarizada, (se for a agua de auto clave é melhor pois ela é esterelizada) isso se for 50 % por 50% a mistura, aí voce abre outro galão de água, despeja dentro dos 3 litros de aditivo (cada um é um litro pra ficar certo) e coloca no galao com aditivo, ai mexe pra misturar pouco, abre a tampa do reservatorio, tira o cano do retorno e desepeja agua limpa (pra tirar o restante da impureza, despeja os 5 litros, pra limpar, aí sim, voce começa a despejar o liquido de arrefecimento. até sair pelo retorno. depois quando sair um tanto, recoloca a mangueira, e veja no reservatorio, se tiver muito baixo, coloca até a metade, deixa circular por uns minutos, ai desliga o carro e deixa esfriar, ai se tiver muito baixo so completa.
A190- Usuário Platina
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Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
joaodiogo voce é doido colocar essa radiex muito ruim.
A190- Usuário Platina
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Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
da uma olhada no arquivo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
aprovados para inmetro
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A190- Usuário Platina
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Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
A190 o confrade joãodiofo em nenhum momento disse que usou o aditivo radiex. Voce precisa ter mais atenção ao ler.
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Abraços,
Epicco
Moderador
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Epicco- Moderador
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Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
ah é agua desmineralizada. bem o arquivo ja ajuda bastante tambem escolher
A190- Usuário Platina
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Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Olá confrades tudo bem, o processo da água desmineralizada da radiex, e de uma pureza 100% , eu pessoalmente não uso os aditivos da radiex, por experiência desagradável uso o da Petronas o Coolat 11 ja a muitos anos e estou muito satisfeito com o resultado.
joaodiogo- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 71
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
antigamente eu usava o da Bardahl rad clean, ficava uma semana, depois drenava soltando a mangueira mais baixa do radiador.... depois montava tudo e colocava aditivo novo, mas isso faz tempo... era época que eu tinha chevette.. monza... escort, hoje acho que não da para fazer isso, os carros mudaram.
betowayne- Usuário Prata
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Data de inscrição : 20/01/2016
Idade : 58
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Exato. Antigamente tinha óleo URSA e estava bom demais!
Os produtos da Bardhal estavam na mídia o dia inteiro com o garoto propaganda, "O Bom de Boca". Os cuidados eram outros. O mecânico do meu pai limpava carburador com caldo de limão e vinagre. No posto era comum lavar a parte inferior do carro com óleo de mamona. Meu pai comprava um carro e logo trocava as lâmpadas dos faróis por uma tal de "bi-iodo". No portamalas sempre tinha umas duas câmaras de ar reservas. Banco chique era banco coberto com "curvim" ou "corino". Mecânico bom de serviço era o que entendia de todos os carros de todas as marcas. Mercedes era caminhão!
O ideal é sempre consultar a tabela BeVo.
Os produtos da Bardhal estavam na mídia o dia inteiro com o garoto propaganda, "O Bom de Boca". Os cuidados eram outros. O mecânico do meu pai limpava carburador com caldo de limão e vinagre. No posto era comum lavar a parte inferior do carro com óleo de mamona. Meu pai comprava um carro e logo trocava as lâmpadas dos faróis por uma tal de "bi-iodo". No portamalas sempre tinha umas duas câmaras de ar reservas. Banco chique era banco coberto com "curvim" ou "corino". Mecânico bom de serviço era o que entendia de todos os carros de todas as marcas. Mercedes era caminhão!
O ideal é sempre consultar a tabela BeVo.
AEP- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Hermano AEP!
Que biela salada! Limón, vinagre, óleo de mamona! Imagino que seria meio indigiesto para el pobre carrito, no?
Jo teño algumas receititas tanbién, se quisseres eu posso ensinar-les como por ecxemplo huevos cossidos en el radiador para tampar vazamientos, berindjelas en la catcha de cambio para tirar ruídos indesejables e otras más!
Saudaciones!
Que biela salada! Limón, vinagre, óleo de mamona! Imagino que seria meio indigiesto para el pobre carrito, no?
Jo teño algumas receititas tanbién, se quisseres eu posso ensinar-les como por ecxemplo huevos cossidos en el radiador para tampar vazamientos, berindjelas en la catcha de cambio para tirar ruídos indesejables e otras más!
Saudaciones!
Dr. Pimpolho- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 104
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
Una carnita ar rentina no? Un bifito ancho ou picanita?
AEP- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160
No, no... Hermano 190 é que faz tchurassco en el carro...
Dr. Pimpolho- Usuário Bronze
- Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 104
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