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(W168): Drenagem do líquido de arrefecimento Classe A160

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Mensagem por Luiz Eduardo M. Miller Ter 26 Jul 2016, 22:48

Boa noite a todos, acabei de fazer o meu cadastrol. Meu nome é Luiz Eduardo e me apresento como um novo integrante deste portal que venho acompanhando a bastante tempo os assuntos de interesse dos proprietários da Mercedes Classe A. Possuo uma elegance 2002, câmbio mecânico, com 77.850 km. Verificando sobre a troca de mensagens sobre o sistema de arrefecimento, assunto que me interessa no momento, entendi que a drenagem total da solução aditivo + água dismeneralizada, possui procedimento distinto de acordo com o ano, sendo que para o ano 1999 é necessário drenar parte pela torneirinha do radiador e o restante retirando o parafuso especifico do bloco do motor. Pergunto a quem possa me esclarecer: Para o ano 2002, como é feita a drenagem?  Abs, Luiz Eduardo.


Última edição por AEP em Qua 27 Jul 2016, 22:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Migrado para a área do Classe A)
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Mensagem por Epicco Qua 27 Jul 2016, 06:33

Luiz, bem vindo ao forum. Atente que essa área é específica para apresentação de novos confrades.
Dúvidas técnicas tem sua área específica.

Todos os W168 o esgotamento do líquido de arrefecimento é idêntico, não importando o ano.

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Mensagem por Luiz Eduardo M. Miller Qui 28 Jul 2016, 14:54

Agradeço o retorno, obrigado! Imagino que ainda não cumpri a carencia do regulamento para poder acessar os anexos. Gostaria saber se alguém possui uma fotografia do local do bloco do motor que aparece o parafuso de drenagem da solução de arrefecimento. Grato e boa tarde.
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Mensagem por Epicco Qui 28 Jul 2016, 15:31

Luiz  leia esse tópico:
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Mensagem por Valderifs Qui 28 Jul 2016, 20:45

Tirei o parafuso do bloco do motor e não saiu uma gota de água. E também tirei a tampa do reservatório. Não sei o que tem que fazer.
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Mensagem por Luiz Eduardo M. Miller Qui 28 Jul 2016, 20:55

Épicco, obrigado pelo envio do link, vou ler a cadeia de trocas de informações e torcer que esclareça as minhas dúvidas. Abs. Luiz
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Mensagem por Luiz Eduardo M. Miller Qui 28 Jul 2016, 21:01

Valderifs, boa noite. Como é esse parafuso? Que tipo de chave você usou para retirar? Você tirou o protetor de cárter e ficou fácil de encontrar o local?
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Mensagem por Valderifs Qui 28 Jul 2016, 21:05

Olá Luiz. É como um parafuso que se retira com uma chave Allen. Precisei tirar o protetor para ficar mais fácil. Claro, se você tiver um grande extensor, não necessitaria retirar a chapa de aço. Dá para vê-lo entre os canos de escape do motor.
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Mensagem por Luiz Eduardo M. Miller Qui 28 Jul 2016, 21:11

Ok, amanhã vou levantar a carro e fazer o mesmo, verifiquei a sua mensagem anterior sobre ter retirado esse parafuso e nada de sair a água e penso que talvez seja necessário soltar a mangueira do radiador da parte de baixo.
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Mensagem por A190 Sex 29 Jul 2016, 06:13

eu troquei o liquido do meu com carro funcionando. dai aquele produto que coloquei pra limpeza ferrou encheu de espuma, dai tirei aquela valvula vermelha embaixo do radiador.
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Mensagem por Luiz Eduardo M. Miller Sex 29 Jul 2016, 08:05

Bom dia A190. Você soltou alguma mangueira para sair a água antiga enquanto lançava a solução nova?
Abs, Luiz Eduardo
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Mensagem por joaodiogo Qui 29 Set 2016, 22:02

Boa noite confrades, Very Happy eu fiz mistura num galão; 2,5 litros de aditivo Petronas coolant 11 e 3 litros de água desmineralizada Radiex a troca com o motor funcionando, soltei a mangueira que sai do radiador para reservatório (lado reservatório) e deixei saindo num balde, (tomar cuidado água bem quente) fui colocando devagar ate esgotar o galão. benzus
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Mensagem por Valderifs Qui 29 Set 2016, 22:43

Com o carro em funcionamento?
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Mensagem por joaodiogo Qui 29 Set 2016, 23:20

Sim e mais fácil, o meu motor estava limpo só com agua da rua, estou fazendo uma maquina pra fazer limpeza e toca,
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Mensagem por A190 Sáb 01 Out 2016, 15:52

Luiz Eduardo. Boa Tarde, a mangueira de retorno do reservatório, ela fica em cima, a de baixo nao tira, senao vaza a agua do reservatorio, ali é só desprender a presilha da mangueira, o ideal é ao voltar com o carro de um lugar , passeio, algo assim, com carro quente, (assim a valvula termostatica está aberta). chega em casa , deixa carro ligado, e tira a mangueira (se queimar voce vai, mas nao muito (quando tira e coloca a mangueira) nao ligue se derramar e sair fumaça , normal.
ai coloca a agua desmineralizada nao é cara, compra uns 15 litros despeja agua desmineralizada com carro funcionando, vai despejando agua do galao (que e mais barato, pode ser agua de auto clave) até sair somente água pelo retorno, recoloca o retorno novamente (para a agua desmineralizada circular e deixa o carro ligado, ajuda limpar mais) ai depende do liquido que comprar, faz a mistura se precisar. pega um litro de aditivo, coloca no galao de 5 litros quie acabou de usar pois é limpo e sem mineral, vira 3 litros de aditivo,( (se nao me engano é 6 litros que vai) ) dentro do galao vazio de agua desminarizada, (se for a agua de auto clave é melhor pois ela é esterelizada) isso se for 50 % por 50% a mistura, aí  voce abre outro galão de água, despeja dentro dos 3 litros de aditivo (cada um é um litro pra ficar certo) e coloca no galao com aditivo, ai mexe pra misturar pouco, abre a tampa do reservatorio,  tira o cano do retorno e desepeja agua limpa (pra tirar o restante da impureza, despeja os 5 litros, pra limpar, aí sim, voce começa a despejar o liquido de arrefecimento. até sair pelo retorno. depois quando sair um tanto, recoloca a mangueira, e veja no reservatorio, se tiver muito baixo, coloca até a metade,  deixa circular por uns minutos, ai desliga o carro e deixa esfriar,  ai se tiver muito baixo so completa.
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Mensagem por A190 Sáb 01 Out 2016, 15:53

joaodiogo voce é doido colocar essa radiex muito ruim.
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Mensagem por A190 Sáb 01 Out 2016, 15:57

da uma olhada no arquivo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

aprovados para inmetro
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Mensagem por Epicco Dom 02 Out 2016, 07:37

A190 o confrade joãodiofo em nenhum momento disse que usou o aditivo radiex. Voce precisa ter mais atenção ao ler.

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Mensagem por A190 Dom 02 Out 2016, 16:28

ah é agua desmineralizada. bem o arquivo ja ajuda bastante tambem escolher
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Mensagem por joaodiogo Dom 02 Out 2016, 17:59

Olá confrades tudo bem, o processo da água desmineralizada da radiex, e de uma pureza 100% , eu pessoalmente não uso os aditivos da radiex, por experiência desagradável uso o da Petronas o Coolat 11 ja a muitos anos e estou muito satisfeito com o resultado.
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Mensagem por betowayne Dom 02 Out 2016, 21:28

antigamente eu usava o da Bardahl rad clean, ficava uma semana, depois drenava soltando a mangueira mais baixa do radiador.... depois montava tudo e colocava aditivo novo, mas isso faz tempo... era época que eu tinha chevette.. monza... escort, hoje acho que não da para fazer isso, os carros mudaram.
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Mensagem por AEP Seg 03 Out 2016, 07:15

Exato. Antigamente tinha óleo URSA e estava bom demais!

Os produtos da Bardhal estavam na mídia o dia inteiro com o garoto propaganda, "O Bom de Boca". Os cuidados eram outros. O mecânico do meu pai limpava carburador com caldo de limão e vinagre. No posto era comum lavar a parte inferior do carro com óleo de mamona. Meu pai comprava um carro e logo trocava as lâmpadas dos faróis por uma tal de "bi-iodo". No portamalas sempre tinha umas duas câmaras de ar reservas. Banco chique era banco coberto com "curvim" ou "corino". Mecânico bom de serviço era o que entendia de todos os carros de todas as marcas. Mercedes era caminhão!

O ideal é sempre consultar a tabela BeVo.
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Mensagem por Dr. Pimpolho Seg 03 Out 2016, 13:22

Hermano AEP!

Que biela salada! Limón, vinagre, óleo de mamona! Imagino que seria meio indigiesto para el pobre carrito, no?

Jo teño algumas receititas tanbién, se quisseres eu posso ensinar-les como por ecxemplo huevos cossidos en el radiador para tampar vazamientos, berindjelas en la catcha de cambio para tirar ruídos indesejables e otras más!

Saudaciones!
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Mensagem por AEP Seg 03 Out 2016, 17:23

Una carnita ar rentina no? Un bifito ancho ou picanita?
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Mensagem por Dr. Pimpolho Ter 04 Out 2016, 12:11

No, no... Hermano 190 é que faz tchurassco en el carro...
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