(MOTORES A GASOLINA): Especificações, tipos e dados técnicos dos motores de 3 cilindros
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(MOTORES A GASOLINA): Especificações, tipos e dados técnicos dos motores de 3 cilindros
- MOTORES DE 3 CILINDROS:
1. M 160 E 7 AL (Smart Fortwo primeira geração W450, Smart Roadster e Coupe Roadster).
- 0,6 litros, 598 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 45/61 CV.
- 0,7 litros, 699 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 50/61 CV.
- 0,7 litros, 699 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 75 CV (Smart Fortwo Brabus).
- 0,7 litros, 699 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 101 CV (Smart Roadster e Smart Roadster Coupe Brabus).
Os motores de 3 cilindros dos Smart ForTwo da primeira geração, incluíam caixas de transmissão desenvolvidas pela Daimler-Benz e Getrag e eram montados pela divisão automotiva da ThyssenKrupp.
2. M 132 (Smart Fortwo A/C451 - segunda geração).
- Motor (Mhd) a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, velocidade máxima de 145 km/h, aceleração de 0-100 km/h em 9,9s, 71 CV e 92 Nm.
- Motor (Turbo) a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, velocidade máxima de 145 km/h, aceleração de 0-100 km/h em 10,7s, 84 CV e 120 Nm.
- Motor (Brabus) a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas com turbo, velocidade máxima de 154 km/h, aceleração de 0-100 km/h em 8,9s, 102 CV e 147 Nm.
Esses motores para os Smart de segunda geração e suas transmissões foram desenvolvidos conjuntamente pela Daimler-Benz e a Mitsubishi Motors.
A parceria entre a Mitsubishi Motors com a Smart tem origem no motor 3B2 da construtora japonesa.
A produção desse motor iniciou-se no ano de 2005, portanto, muito antes do lançamento do Smart.
Adotava bloco de alumínio fundido sob pressão, cilindros de liga com a cabeça em alumínio fundido, sistema DOHC, 4 válvulas por cilindro e controle de válvulas continuamente variável (sistema MIVEC).
Foi lançado no modelo Mitsubishi i-kei ano 2006.
A versão preliminar do motor tinha apenas 659 cilindradas.
Para o Smart exportado para os EUA, adotou-se um modelo de maior capacidade com 999 cilindradas, já para a segunda geração do modelo Fortwo. Esse motor foi designado pela Mitsubishi como 3B20.
As dimensões básicas escolhidas reduziram a altura do motor, a estrutura do bloco de cilindros foi simplificada, componentes modulares foram utilizados para as bombas de óleo e de água e suportes do motor e sistema de combustível. A construção com alumínio ajudou a reduzir o peso do motor em 20% em comparação com o seu antecessor. Houve ganhos no torque, economia de combustível e emissões.
A versão enviada para os EUA tinha as seguintes especificações:
- Motor a gasolina 3 cilindros DOHC, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, cilindros com 72mm x 81,8mm, taxa de compressão 10:1, 68 CV e 92 Nm a 3000 rpm.
Fonte
3. M 281 (Smart Fortwo terceira geração chassi C453 e Smart ForFour segunda geração chassi W453).
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- Motor a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 81,3mm, taxa de compressão 10.5: 1, 61 CV e 91 Nm a 2850 rpm, velocidade máxima de 151 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 15,6s;
- Motor a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 81,3mm, taxa de compressão 10.5: 1, 71 CV e 91 Nm a 2850 rpm, velocidade máxima de 151 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 14,4s (manual) e 15,1s (twinamic).
- Motor a gasolina 3 cilindros turbo, 4 válvulas por cilindro, 898 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 73,1mm, taxa de compressão 9.5: 1, 90 CV e 135 Nm a 2500 rpm, velocidade máxima de 155 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,4s (manual) e 11,3s (twinamic).
- Motor a gasolina 3 cilindros turbo, 4 válvulas por cilindro, 898 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 73,5mm, taxa de compressão 9.5: 1, 90 CV e 135 Nm a 2500 rpm, velocidade máxima de 155 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 11,7s (twinamic). Adotado no modelo Fortwo Cabrio.
Os chassis A/C/W453 usam motores e transmissões desenvolvidos em conjunto com a Renault.
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