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(MOTOR): Motores V8 são mais suscetíveis à qualidade da gasolina?

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Mensagem por Paulo Henrique Kauffman Qua 24 Abr 2013, 11:22

motores V-8 sofrem com nossa gasolina que tem 20% de etanol e será 25% em breve, mesmo a Podium tem etanol adicionado, isso foi o que me disse um "universitário" com muita bagagem e experiência
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Mensagem por João Qua 24 Abr 2013, 11:26

Só V8? Motores sofrem pela octanagem da gasolina e não pelo numero de cilindros. A podium tem uma octanagem alta e atende motores mais modernos e potentes.

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Mensagem por paulo brito Qua 24 Abr 2013, 12:02

Só lembrando, a adição de álcool á gasolina não diminui a octanagem em relação a gasolina sem nenhum teor de álcool. Nos motores flex, a potência com 100% de álcool é sempre maior em relação a potência com 100% de gasolina.
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Mensagem por Nestor David Dom 28 Abr 2013, 20:24

Essa loja de carros fica no Leblon. Perto da minha casa.
O interessado já conseguiu contato com a loja?
Se precisarem de ajuda posso ir lá.
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Mensagem por Paulo Henrique Kauffman Seg 29 Abr 2013, 01:34

vc está completamente enganado João, os motores V-8 sofrem com nossa pobre gasolina sim, vc precisa rever seus antiguados conceitos e ser mais humilde, vá se informar melhor
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Mensagem por AlessandroFeijó Seg 29 Abr 2013, 03:19

no site da agencia tá por 63 mesmo, já conseguiu descobrir qual o erro do computador de bordo?
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Mensagem por Fábio Cavef Seg 29 Abr 2013, 08:21

Nossa gasolina faz sofrer motores com 4,6,8,12,22,enfim,independente do número de cilindros e da cilindrada.
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Mensagem por João Seg 29 Abr 2013, 08:25

Por que tanta agressividade Paulo? Quais V8 da MB vc teve para fazer essa afirmaçao?

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Mensagem por Auro Seg 29 Abr 2013, 08:26

Usem gasolina de boa procedência que seus motores nunca lhe darão problema.
Abraço
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Mensagem por João Seg 29 Abr 2013, 08:42

Paulo
Use argumentos tecnicos e nao ofensas pessoais. O nosso portal agradece a boa educaçao dos participantes. Se voce quiser frequentar esse espaço siga essa regra basica. Argumente contra fatos nao contra pessoas.

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Mensagem por RAUL DIAS Seg 29 Abr 2013, 08:56

Lembro ao confrade que neste espaço virtual,estamos para aprender e fazer amizades,e não para usa-lo com ofensas pessoais.Nenhum de nos e um expert em MB,muito menos em gasolina,portanto seja humilde e debata seus pensamentos sem desvirtuar o objetivo do Forun!!!
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Mensagem por Paulo Henrique Kauffman Seg 29 Abr 2013, 10:59

não houve ofensa nenhuma, fato é que à respeito de motores com maior número de cilindros e gasolina ruim (mistura de etanol a 20-25%), câmaras de combustão muito grandes dificultam o enchimento/rendimento volumétrico do motor, com partes da câmara de combustão ficando muito longes da faísca da vela, diminuindo a eficiência do motor, sendo que um desses sempre tenderá a ter potência específica menor do que um motor de mesmo deslocamento, só que com maior n° de cilindros, considere que menos cilindros, menos coisas a reparar

motor com muitos cilindros, consome mais combustivel pois tem mais atrito por conter mais pistões, virabrequim maior e comando de valvulas maior, com gasolina ruim, essa situação se agrava

quanto maior a quantidade de peças, maiores serão as perdas mecânicas por atrito e inércia

desvantagens: custo muito alto, consumo elevado, volumoso, manutenção mais cara

podemos tb enumerar que:

• Aumento do comprimento da árvore de manivelas (virabrequim); com isto os problemas com vibrações torcionais são mais acentuados

• Elevação do custo de produção, visto que a construção destes motores é mais complexa e exige maior número de peças

• Em muitos casos estes motores têm volume e peso maiores que seu correspondente de mesma cilindrada e menor número de cilindros

essa frase "Só V8? Motores sofrem pela octanagem da gasolina e não pelo numero de cilindros" é típica de quem não tem conhecimento de causa, vc teve azar João que sou engenheiro mecânico, já vi outras respostas suas aqui e definitivamente vc não tem intenção de "querer fazer amizades" qdo tenta dar uma opinião sem conhecimento, vc disse algo que é incorreto e ainda quer ter razão, o argumento técnico é esse, e vc se ofende a toa, afinal não usei de terminologia chula ou algo assim, porém não sou obrigado a concordar com qualquer coisa que vc diz, rever conceitos e ser mais humilde é necessário p/ aprender, por isso que me interessei por esse site, numa conversa pessoal as palavras são mais amenas, qdo escrevemos, parece ser mais agressivo, mas é apenas uma maneira objetiva de se expressar



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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 29 Abr 2013, 11:27

Paulo,

eu acho que agora você está misturando as coisas. O downsizing tem mesmo como objetivo a redução de custos, consumo e poluição. Mas dizer que motores maiores são menos eficientes que os com menos cilindros não me parece correto.

Se assim fosse, não teríamos carros de competição com mais de 4 cilindros, por exemplo. Atualmente a tecnologia oferece soluções para melhorar a queima como 2 velas por cilindro, entre outras.

O que o João questionou foi a sua afirmação de que os V8 sofrem mais com gasolina ruim que outros motores. Isso não faz muito sentido tecnicamente falando. Senão, não existiriam V10, V12 e W16...

E também a afirmação que as câmaras de combustão de um V8 são maiores que as de um 4 clindros também não é correta tecnicamente. O que detemirna o volume da câmara é a taxa de compressão e não apenas o tamanho. Acho que você confundiu com o volume do cilindro, esse sim maior (mas nem tanto) num motor com maior cilindrada, independente de ser V8, V6, L6, etc.

Ninguém aqui tem a pretensão de ser dono da verdade, mesmo sendo engenheiro mecânico você também tem muito a aprender como qualquer ser humano. E o debate ajuda muito esse aprendizado.

Abraço!

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Mensagem por João Seg 29 Abr 2013, 11:47

Paulo

Que legal que você é engenheiro mecânico. O fórum tem médicos, advogados, engenheiros, técnicos, mecânicos, administradores, todos temos alguma profissão, mas isso não dá o direito de ninguém usar essa frase:

vc precisa rever seus antiguados conceitos e ser mais humilde, vá se informar melhor

Como eu falei, discuta dados técnicos, conhecimento e experiencia. Agora se você me acha antiguado é um problema seu e você deve guardar essa opinião para você.

Segundo: Voce falou que era uma opinião dos universitários, talvez colegas seus de faculdade mas vamos lá: Deixando claro que não sou engenheiro mecânico e as minhas opiniões são baseadas nas dezenas de carros que já possui, notadamente os mais antigos.


Voce fala em tamanho de câmara de combustão? Bom vamos usar uma matemática básica.

Um motor de 4 litros com 8 cilindros tem em cada câmara o volume de 500ml correto. Um motor de 4 cilindros 2.0 tem em cada câmara 500 ml correto?

O seu raciocínio é com base nas grandes câmaras de combustão? Então o motor Porsche com 4 cilindros e 3 litros deveria ser um horror? e um V6 com 3,7 litros por exemplo? cada câmara tem 620ml. Então esses devem ser piores ainda que os V8?

Acho que esse seu argumento não se sustenta, mesmo sendo feito por um engenheiro mecanico como voce, mas não é por causa disso que eu vou te chamar de antiguado ou mandar voce se instruir melhor.

É apenas um argumento. Entendeu???

Depois da sua leitura, vamos tirar tudo isso do anuncio do carro.


Última edição por João em Seg 29 Abr 2013, 12:14, editado 3 vez(es)

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Mensagem por Antônio Elias Seg 29 Abr 2013, 12:00

motores V-8 sofrem com nossa gasolina que tem 20% de etanol e será 25% em breve, mesmo a Podium tem etanol adicionado, isso foi o que me disse um "universitário" com muita bagagem e experiência
Caro Paulo,
Sinceramente não entendi por qual razão o Confrade inseriu num tópico de vendas o assunto "gasolina"; O que afinal tem a ver explicações sobre composição de gasolina que nem no mercado está com essa E500 anunciada!?!?What a Face
Já que o assunto rendeu, como sou leigo e em tese teríamos que aceitar o que você diz como engenheiro mecânico, me tire outra dúvida: pelo que entendi da sua postagem, para você álcool anidro é a mesma coisa que etanol? A gasolina pódium que utilizo vem adicionada de álcool anidro ou etanol?
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Mensagem por Alan Seg 29 Abr 2013, 12:18

João,

voce está tecnicamente correto. Motores V8 ou L6 americanos com um carburador de venturi 38/40 com longos coletores de admissao são ineficientes de qualquer forma, porem os com injecao mecanica ou eletronica tem bicos injetando o mais perto possivel da camara de combustao. Se o motor estiver em perfeita ordem a queima será eficiente dentro da conhecida ineficiencia termica dos motores a combustao, o alcool trará vantagens e desvantagens conhecidas a todos os motores igualmente.

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Mensagem por Gustavo Vanesghick Seg 29 Abr 2013, 12:24

O combustível tem como função também a lubrificação do motor ou não? Em caso de afirmativa a resposta a isto, o fato de o mesmo ter impurezas, "batizado" ou quantidade maior/menor de álcool, será, a longo prazo, também causa de problemas diversos em motores, independente de cilindrada?
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Mensagem por João Seg 29 Abr 2013, 12:28

Alan

Agora voltando ao passado e falando com um engenheiro experiente como voce.

Até 1973 ou 74 tínhamos gasolina azul e vários carros eram importados sem nenhuma adaptação. A coisa ia bem até que a partir da proibição da venda de gasolina azul em terra brasilis passou a se encontrar somente gasolina amarela de baixa qualidade.

Os Mustangs e Camaros do final dos anos 60 de alto desempenho tinham em algumas versões taxas altas. Da mesma forma alguns europeus mais nobres, como Porsches, Ferraris Alfas tinham o mesmo problema.

Os V8s americanos com grande torque, mas baixa potencia especifica dava menos trabalho, o pessoal regulava de novo o carburador, alterava o ponto, não sei se alteravam a junta para diminuir a taxa e a coisa ia mais ou menos. Andava menos mas andava, agora os europeus com motores pequenos e com injeção a coisa era um pouco mais complicada. Será que isso procede?


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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 29 Abr 2013, 14:09

Pronto, assuntos separados. Falemos agora do tema em questão.

Abraço!

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Mensagem por paulo brito Seg 29 Abr 2013, 14:51

Todo mundo fala que a nossa gasolina é de péssima qualidade, mas não é bem assim, alias nunca vi nenhuma explicação, comprovação ou comparação séria com produtos de outros países.

Ocorre que existe muita adulteração depois que a gasolina sai dos depósitos das refinarias, aí vale tudo, a gasolina é adulterada com o acréscimo de solventes, álcool e outras porcarias, nos mais variados graus, desde as levemente batizadas até as exageradamente batizadas.

A adição de álcool não diminui a octanagem ou compromete a performance do motor, porem aumenta o consumo, pois é necessário maior volume de álcool para gerar a mesma performance em relação a gasolina pura.

Minha opinião é que nossa gasolina é de excelente qualidade e comparável as melhores do mundo, alias a podium supera a grande maioria em octanagem. O fundamental é só abastecer em postos de confiança e desconfiar de gasolina muito barata.

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Mensagem por Antônio Elias Seg 29 Abr 2013, 14:54

Creio que o Paulo Kauffmann tenha equivocado-se ao relacionar motores V8 à eficiência e composição das gasolinas nacionais, principalmente a pódium!

O prezado moderador e engenheiro Alan me corrija se estiver enganado, para mim o percentual de enxofre presente na gasolina prejudica muito mais qualquer motor do que a mistura com etanol, não da forma como diz o Kauffmann.

Pelo que eu saiba, o que é adicionado na pódium é o etanol "ANIDRO" e como aditivo oxigenante proporcionalmente ao aumento da octanagem e concomitantemente com a redução/limitação de emissões de gases poluentes por exigência do Protocolo de Quioto.

Se a própria fabricante Petrobrás diz que os aditivos colocados nas gasolinas comum e pódium garantem que o processo de limpeza aumenta a vida útil dos motores e no caso da pódium não há redução de octanagem com adição de etanol ANIDRO e que não prejudica nem os motores que tem tx de compressão abaixo de 10, daí a impropriedade do que foi colocado no meu modo de ver.
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Mensagem por Stardreams Seg 29 Abr 2013, 15:15

Caro Paulo Kauffmann,
O que deu a entender, foi que vc entrou aqui puramente para agredir gratuitamente o confrade João.
Já que vc sabia a resposta, por que postou sua pergunta?? Para discordar e ofender depois??
Acho bom vc ter educação senão aqui não será seu palanque de ofensas.
Lamento pessoas que mal conhecem as outras falarem tão grosseiramente assim.

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Mensagem por Marcelo Loureiro Seg 29 Abr 2013, 15:26

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Mensagem por ZIG MASTER Seg 29 Abr 2013, 15:43

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 29 Abr 2013, 17:05

João escreveu:Andava menos mas andava, agora os europeus com motores pequenos e com injeção a coisa era um pouco mais complicada. Será que isso procede?

E como procede... se colocar comum ou aditivada no 911 e acelerar fundo em baixa rotação, ele grila até dizer chega, hehehe.... Com Podium é só alegria....

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