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(W168): Barulho intermitente na parte superior do motor em baixa rotação

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Mensagem por Andril Seg 27 Fev 2017, 17:33

Boa tarde a todos , comprei recentemente uma classe A 160 semi automática  com 120.000 km como segundo carro para uso urbano de minha esposa e o achei um excelente carro e hoje o uso mais que ela .
 Preciso  dá esperiencia dos confrades para me ajudarem a resolver um problema que surgiu no carro  uma semana após começar a usar-lo , ocorre que surgiu um barulho intermitente na parte superior do motor tipo batida de válvulas e as vezes grilando um pouco quando forçado ,o barulho aparece principalmente quando uso o carro por longo tempo em baixa rotação , por exemplo ontem ele fazia o barulho quando o desliguei ,  hoje pela manhã o liguei o motor trabalhou como um relógio por meia hora em um trajeto urbano ( baixa rotação) , daí começou a barulheira denovo  . No começo notei que ao subir o giro a uns 3.000 RPMs por uns 2 min voltava tudo ao normal depois quando o usava por muito tempo em baixa rotação voltava o barulho , vi aqui no fórum alguns posts quanto ao tipo de óleo e lubrificação dos tuchos , troquei o óleo e filtro para sintético 10-30 ( porém não fiz a limpeza de carter com o flush) , fico preocupado de ser entupimento ou baixa pressão na bomba de óleo porém a luz de óleo do painel nunca acendeu com o motor ligado e quando meço o óleo na vareta ou no painel está tudo OK ,pesquisei e vi que este carro tem um sensor de regulagem do comando de válvulas qual atua no ponto do motor poderia ter algo a ver , alguém já passou por algo parecido e pode me ajudar ?
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Mensagem por savinho Qua 01 Mar 2017, 22:53

entao classe a nao mede a pressão do oleo pela luz de oleo no painel somente temperatura e nivel,
sua bomba pode estar entupida ideal abrir carter e dar uma limpeza
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Mensagem por Valderifs Qui 02 Mar 2017, 12:27

Não seria tucho entupido, Sávio? 
.
Andril, esse barulho é como aquele de uma máquina de costura? Se for é tucho.
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Mensagem por A190 Qua 15 Mar 2017, 13:55

quando voce da a primeira partida do dia, noite tarde, digamos ele faz o barulho igual camionete a diesel correto ?  depois para certo ? entao é ate subir óleo nos tuchos, mas depois de um tempo, ele para questao de segundos, mas se depois volta pode ser tucho batendo, aí que tem que ver, primeiro pra nao sair gastando grana a toa, se for isso, o correto e mais barato seria abrir o carter pra ver se nao tem nada entupido e limpar, depois colocar um óleo, novo e mais fino, um 10w40, e verificar se continua, se continuar, e diminuir o barulho e ficar um pouco, pode ter certeza que é tucho. porque se abrir em cima primeiro, sai mais caro, na questao de junta de cabeçote, aperto parafusos com torquimetro,
estava vendo, nao compensa fazer o flush no motor nao, só se for baixar ele aí faz, se nao nao faz.

pois alguma sujeira digamos pode segurar algum problema (igual prego no pneu, segura o ar se voce tira vaza o ar)é mais ou menos assim.

o meu nao sei se vou ter que trocar a embreagem. mas vou ter que guardar grana pra isso.
ai aproveito e troco corrente (exceto se o mecanico falar que dura mais 200 mil ai nao precisa).


obs, ainda to na ideia doida de importar um motor a diesel do a170 , se a PM parar numa blitz, e dizer se é a diesel, eu falo (claro que nao, é tucho batendo, tem que arrumar) kkkk
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Mensagem por walter paiva Qua 15 Mar 2017, 14:01

Pode não ser o tucho o problema mas a flauta que leva o óleo até os balancins estar com borra impedindo que esse óleo chegue aos tuchos.

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Mensagem por Andril Dom 09 Abr 2017, 22:43

amigos obrigado pela colaboração de todos ate aqui , ainda nāo resolvi o problema , estes dias fiz o flush de acordo com o fabricante e em seguida troca de oleo e filtro ( oleo sintetico 5-40 selenia ) ja respondendo os amigos acima o barulho intermitente similar a uma maquina de costura ou de motor diesel ja existente nao parou , e em seguida começou um outro barulho preocupante um toc-toc mesmo com o motor frio similar a uma rajada com o som mais grosso que aumenta conforme a rotação  do motor, notei ao testar na rodovia que em em um certo regime de funcionamento com o carro engatado e a uns (2500rpm) o barulho some mas volta em seguida assim oscilo a aceleração , imediatamente o escuto de volta , meu motor continua com plena potencia , com a marcha lenta excelente e sem queimar oleo ou baixar agua !   gostaria de ouvir a opinião dos confrades antes de desmontar o motor , poderia acontecer de o tucho travar a ponto de fazer este barulho , ou ser algo relacionado a comando ou corrente ? desde ja agradeco o tempo desprendido dos amigos para ajudar .
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Mensagem por walter paiva Dom 09 Abr 2017, 23:08

Referente ao tucho, ele pode sim ficar travado causando o barulho de máquina de costura, mas também pode não ser ele a causa, mas a flauta dos tuchos que leva o óleo para a carga deles.

Pode também ser o pescador de óleo com obstrução impedindo a pressão de óleo no motor.

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Mensagem por Andril Seg 10 Abr 2017, 10:49

bom dia estou postando um video com o barulho que esta ocorrendo no motor para ajudar .
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Mensagem por Valderifs Seg 10 Abr 2017, 13:30

Caramba, esse é forte, hein?
Andril, você tem um jogo de soquetes com um chave catraca?
Se fosse você, imediatamente tiraria todos os itens da parte superior do motor, terminando em tirar a tampa de válvula. Nisso, veria qual tucho está batendo. Tucho, ao meu ver, é mais fino o barulho. É como se fosse um tic, tic, tic. Esse é um tac, tac, tac.
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Mensagem por walter paiva Seg 10 Abr 2017, 14:16

Duas coisas:
Pode ser o pescador de óleo entupido.

Pode ser biela torta batendo na parede do cilindro.

Eu acho que é o pescador de óleo entupido ou parcialmente.

Siga a informação do confrade Valderifs para retirada da tampa do cabeçote/válvulas para verificar como esta o seu motor, procedimento aqui  (W168): Barulho intermitente na parte superior do motor em baixa rotação 560697785
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Não funcione mais o motor enquanto não resolver esse problema, pois não sabemos se o motor esta sendo lubrificado com a pressão de óleo correta.

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Mensagem por A190 Ter 11 Abr 2017, 01:36

oloco o carro ta igual a diesel, ta pesado esse barulho. melhor nao ficar funcionando, pra nao piorar mais o problema.
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Mensagem por Andril Ter 11 Abr 2017, 10:13

Bom dia confrades , tendo visto que terei que desmontar o motor , gostaria de uma orientação quanto algum tutorial especifico para que eu veja os macetes e quanto a questão .
  E quanto ao possível entupimento do pescador que o Walter mencionou gostaria de saber onde fica o sensor de óleo do carro pois o mesmo nunca acusou falta de óleo acende ao ligar a chave e apaga em seguida (pode estar entupido ou danificado), e qual o procedimento para aferição da pressão de óleo , e como fazer , se é com o manômetro no lugar da cebolinha de óleo normal em outros carros ou se é especifico no classe A , desde já agradeço a atenção de todos que contribuíram
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Mensagem por Valderifs Ter 11 Abr 2017, 12:08

Ótima idéia Andril. Verificar primeiro a pressão do óleo. 
.
O "cebolinha" do Classe A fica no tensor hidraulico do lado do passageiro no motor do Classe A, um pouco atrás do reservatório da água de arrefecimento. 
.
Nesta foto você verá como é a peça. Para espetar um manômetro, tire apenas a cabeça do tensor, e verá que tem um local para rosquear a ponta do manômetro. 
.
A pressão do óleo no Classe A é a seguinte:
.
Mercedes Classe A 160 1.6 de 1998 a 2004 (166.960) 4,0 bar de pressão a 3000 RPM
Mercedes Classe A 190 1.9 de 1998 a 2004 (166.990) 4,0 bar de pressão a 3000 RPM
.
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Mensagem por Andril Ter 11 Abr 2017, 12:40

obrigado Valderifs será de muita valia, caso algum confrade tenha um tutorial passo a passo ou video de desmontagem do carter e tampa de válvulas com dicas de como fazer a limpeza em caso de entupimento ajudara bastante também , cada carro tem seu macete de limpeza , desde já agradeço a todos pela ajuda .
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