(X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
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walter paiva
machadosl
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(X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Srs. hoje sai com a Hanna (GL500) e vim para meu trabalho uma boa, aproximadamente 2 horas depois, quando fui sair ela deu um defeito no estacionamento da universidade em que acendeu a luz do ESP não atuante e as rotações não passavam de 1200rpm, o carro estava ultra lerdo. Por questões de segurança, tive que voltar para casa de reboque.
Passei o star diagonosis e os erros foram:
M 16/6 (atuador da borboleta) P1276
M 16/6 (atuador da borboleta) P2101
Estranho que não tinha qualquer erro no módulo do ESP só os do motor
Mandei o star reprogramar a abertura da borboleta e nada, apesar de dizer que estava ok.
Apliquei Car 90 na borboleta e esperei por 10 minutos para ligar o carro e assim que ele é ligado fica acelerado até 1000-1100rpm e se acelerar ele fica irregular, ao acelerar acima de 3000rpm ele dá o erro de novo acendendo a luz a ESP inoperante e não passando mais dos 1200rpm. Passo o star e os erros se repetem.
Agora vou esperar o carro esfriar e ver se consigo desmontar a borboleta se não tiver resultados, o carro vai visitar o Maluhy.
Abraços,
Sergio
Passei o star diagonosis e os erros foram:
M 16/6 (atuador da borboleta) P1276
M 16/6 (atuador da borboleta) P2101
Estranho que não tinha qualquer erro no módulo do ESP só os do motor
Mandei o star reprogramar a abertura da borboleta e nada, apesar de dizer que estava ok.
Apliquei Car 90 na borboleta e esperei por 10 minutos para ligar o carro e assim que ele é ligado fica acelerado até 1000-1100rpm e se acelerar ele fica irregular, ao acelerar acima de 3000rpm ele dá o erro de novo acendendo a luz a ESP inoperante e não passando mais dos 1200rpm. Passo o star e os erros se repetem.
Agora vou esperar o carro esfriar e ver se consigo desmontar a borboleta se não tiver resultados, o carro vai visitar o Maluhy.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Um resumo da minha aventura com os erros GL500 da boboleta
IMG]https://2img.net/h/oi63.tinypic.com/2zp5vd2.jpg[/IMG]
O primeiro erro, quando o carro não passava de 1200rpm
O corpo onde fica o sensor do fluxo de ar, tem uma trava dupla que é aberta com auxilio de uma chave de fenda, faça devagar e empurre a peça para trás.
Ela fora do seu lugar só para mostrar as duas travas que são aqueles ganchos nas laterais
Já sem ele agora tinha que remover esta peça, basta girar para o lado direito (lado do motorista), isso considerando que você está de frente para a caixa de câmbio.
O tubo que leva a borboleta, já fora do lugar, repare que tem que desconectar a mangueira do respiro do óleo do motor.
A borboleta já limpa
A caixa de fusíveis do compartimento de carga, o fusível de 15A sem corrente é o que está logo abaixo dos 3 relés quadrados e a tomada com fio vermelho.
Agora o código de erro pós limpeza da borboleta
E os parâmetros que estavam incorretos dentro da normalidade
Depois de apagar o código, o carro só liga por no máximo 3 segundos como se estivesse sem combustível e apareceram estes 2 códigos:
E este é um dos testes que ele manda fazer, só que não tenho este equipamento:
E esse é o outro teste que ele manda fazer, mas aí complicou mais ainda porque não sei onde fica no carro
IMG]https://2img.net/h/oi63.tinypic.com/2zp5vd2.jpg[/IMG]
O primeiro erro, quando o carro não passava de 1200rpm
O corpo onde fica o sensor do fluxo de ar, tem uma trava dupla que é aberta com auxilio de uma chave de fenda, faça devagar e empurre a peça para trás.
Ela fora do seu lugar só para mostrar as duas travas que são aqueles ganchos nas laterais
Já sem ele agora tinha que remover esta peça, basta girar para o lado direito (lado do motorista), isso considerando que você está de frente para a caixa de câmbio.
O tubo que leva a borboleta, já fora do lugar, repare que tem que desconectar a mangueira do respiro do óleo do motor.
A borboleta já limpa
A caixa de fusíveis do compartimento de carga, o fusível de 15A sem corrente é o que está logo abaixo dos 3 relés quadrados e a tomada com fio vermelho.
Agora o código de erro pós limpeza da borboleta
E os parâmetros que estavam incorretos dentro da normalidade
Depois de apagar o código, o carro só liga por no máximo 3 segundos como se estivesse sem combustível e apareceram estes 2 códigos:
E este é um dos testes que ele manda fazer, só que não tenho este equipamento:
E esse é o outro teste que ele manda fazer, mas aí complicou mais ainda porque não sei onde fica no carro
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Esse N118 não esta na lateral direita traseira?
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Sabe que não achei, mas vou olhar de novo, afinal eu sou "meio cego" em vários momentos.
Obrigado Walter!
Abraços,
Sergio
Obrigado Walter!
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Novidade do dia, ontem ao chegar em casa, decidi conectar o manômetro na linha de combustível para ver qual a pressão que dava. Ao ligar a chave sem ligar o motor vi que a pressão foi para 3.5 Bar. Decidi ligar o carro e, surpresa, ele ligou, acelerado, falhando, mas funcionou e a pressão da bomba foi para 4.3-4.6 Bar.
Desliguei o carro, e só tinha o erro P2176 pedindo para fazer a adaptação da borboleta, e assim o fiz. Liguei o carro novamente e ele continuou acelerado, 1550rpm mas sem falhas. Hoje, se der tempo, eu vou ver se na mexida que dei no corpo da borboleta não deixei nada mal encaixado para ter falsa entrada de ar.
Ah, eu fiz a reprogramação do módulo de aceleração como o Star mandou, mas como ele não conseguiu corrigir, dizendo que o limite máximo de ajuste foi alcançado, acredito que seja mais um indicativo da entrada falsa de ar. Nessa horas que me faz falta o boroscópio, pois o meu está com o cabo ótico estragado...
Ao que parece um amigo meu de outro fórum estava certo, pode ter sido a baixa amperagem da bateria, pois o carregador de bateria ficou a noite toda ligado no carro e a amperagem da bateria estava em sua capacidade máxima agora.
Ainda assim, vou levar o carro ao Maluhy, só estou esperando ele me dizer quando que posso levar lá, afinal, sou mecânico amador e xereta.
Abraços,
Sergio
Desliguei o carro, e só tinha o erro P2176 pedindo para fazer a adaptação da borboleta, e assim o fiz. Liguei o carro novamente e ele continuou acelerado, 1550rpm mas sem falhas. Hoje, se der tempo, eu vou ver se na mexida que dei no corpo da borboleta não deixei nada mal encaixado para ter falsa entrada de ar.
Ah, eu fiz a reprogramação do módulo de aceleração como o Star mandou, mas como ele não conseguiu corrigir, dizendo que o limite máximo de ajuste foi alcançado, acredito que seja mais um indicativo da entrada falsa de ar. Nessa horas que me faz falta o boroscópio, pois o meu está com o cabo ótico estragado...
Ao que parece um amigo meu de outro fórum estava certo, pode ter sido a baixa amperagem da bateria, pois o carregador de bateria ficou a noite toda ligado no carro e a amperagem da bateria estava em sua capacidade máxima agora.
Ainda assim, vou levar o carro ao Maluhy, só estou esperando ele me dizer quando que posso levar lá, afinal, sou mecânico amador e xereta.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
O fato do ESP estar inoperante pode ser um sintoma e baixa carga da bateria. E com isso o carro entra em modo de segurança, por isso que ela ficou lenta da primeira vez no estacionamento. Em tese o carro não deve rodar sem o ESP.
Nessas condições destiva-se tb o Tempomat.
Abraço!
Nessas condições destiva-se tb o Tempomat.
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Obrigado pela informação Ulysses.
O que eu estou achando estranho é que a bateria é nova, comprei ela em SP antes de colocar o carro na estrada porque não estava segurando a carga. O alternador era minha fonte de preocupação pois ele estava fornecendo 13.2V e por isso pedi o orçamento de um regulador do alternador novo ao Valdinei, mas ainda sem resposta. Ontem, aproveitei e medi a energia fornecida pelo alternador e estava em 14.1V
Abraços,
Sergio
O que eu estou achando estranho é que a bateria é nova, comprei ela em SP antes de colocar o carro na estrada porque não estava segurando a carga. O alternador era minha fonte de preocupação pois ele estava fornecendo 13.2V e por isso pedi o orçamento de um regulador do alternador novo ao Valdinei, mas ainda sem resposta. Ontem, aproveitei e medi a energia fornecida pelo alternador e estava em 14.1V
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Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Verifique se as conexões, especialmente o terra, estão bem firmes. Inclusive aquela fita-malha que liga a carroceria/chassi no motor e câmbio.
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Obrigado Ulysses, vou fazer isso.
Abraços,
Sergio
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
A novidade de ontem, não era entrada falsa de ar, mexi em tudo e o carro ficava em 1000rpm. Depois executando os testes com o Star, não conseguia fazer mais nada porque acusou baixa tensão na bateria 1.2-1.4V sendo que ela estava com 12.6V. Fui dar a partida e nada, o painel acende, toda parte elétrica do carro funciona e nada. Parti para investigação na caixa de fusíveis do motor e alternador e... encontrei o regulador de tensão com uma rachadura que vai da tomada lateral dele até parte da capa e, a tomada está frouxa. Acho que é isso, vou ter que partir para um novo regulador de tensão.
Seguem as fotos:
Abraços,
Sergio
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Boa tarde Sérgio!
Boas notícias ter encontrado o possível problema!
O melhor é que é uma peça atrelada ao motor e não ao chassi. Isso facilita a busca!
Boas notícias ter encontrado o possível problema!
O melhor é que é uma peça atrelada ao motor e não ao chassi. Isso facilita a busca!
AEP- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Com certeza Anderson, agora partindo para a compra da peça e torcer para que seja apenas isso.
Abraços,
Sergio
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machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Ok! Assim que tiver a confirmação, editamos o título do tópico!
AEP- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Ok, muito obrigado Anderson!
Já comprei a peça da Inglaterra e só deve chegar depois do dia 10 de maio, até lá, fico na ansiedade.
Abraços,
Sergio
Já comprei a peça da Inglaterra e só deve chegar depois do dia 10 de maio, até lá, fico na ansiedade.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
É, tomara que resolva mesmo... problemas eletrônicos nesses carros modernos são chatos de se identificar...
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Bom dia Sérgio!
Chegou?
Chegou?
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Bom dia Anderson,
Infelizmente ainda não chegou, na verdade está em Curitiba, mas como os correios estão em greve, vai demorar...
Pior, vou ganhar 5 pontos na carteira porque já se passaram 30 dias da compra do carro. Pagar a multa tudo bem, mas 5 pontos é como se eu estivesse ameaçando alguém com o carro. Absurdo!
Infelizmente ainda não chegou, na verdade está em Curitiba, mas como os correios estão em greve, vai demorar...
Pior, vou ganhar 5 pontos na carteira porque já se passaram 30 dias da compra do carro. Pagar a multa tudo bem, mas 5 pontos é como se eu estivesse ameaçando alguém com o carro. Absurdo!
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Novidade do dia de ontem, como resolvi desestressar, cheguei em casa e tirei o alternador para proceder a retirada do regulador de tensão afinal, a peça nova, da Bosch está parada na Receita Federal de Curitiba, espero que chegue logo, não aguento mais ver a GL500 ficando empoeirada na garagem.
Regulador de tensão que estava instalado
O estado do mesmo, se biodegradando
Abraços,
Sergio
Regulador de tensão que estava instalado
O estado do mesmo, se biodegradando
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Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Bem confrades, o regulador de voltagem chegou sem tributos!
Já tinha tirado o alternador e testado todos os componentes e montei ele na sexta feira à noite, sendo que colocar no lugar foi ontem e testar o carro com o scanner só hoje. Pura falta de tempo mesmo.
Bem, continuo na estaca zero, tem ainda o problema da baixa tensão chegando ao relé de partida (acho) logo, o carro não pega.
Se ao menos eu soubesse de onde vem o fio que alimenta o relê ficava mais fácil, mas enfim, vou continuar na busca.
Seguem as telas do que obtive com o Star Diagnosis:
Só sei que até agora estou queimando meus miolos para botar o carro para andar e poder transferir para meu nome.
Já tinha tirado o alternador e testado todos os componentes e montei ele na sexta feira à noite, sendo que colocar no lugar foi ontem e testar o carro com o scanner só hoje. Pura falta de tempo mesmo.
Bem, continuo na estaca zero, tem ainda o problema da baixa tensão chegando ao relé de partida (acho) logo, o carro não pega.
Se ao menos eu soubesse de onde vem o fio que alimenta o relê ficava mais fácil, mas enfim, vou continuar na busca.
Seguem as telas do que obtive com o Star Diagnosis:
Só sei que até agora estou queimando meus miolos para botar o carro para andar e poder transferir para meu nome.
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Pergunta idiota: já verificou as conexões no motor de partida?
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Esse carro não tem bateria auxiliar?
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Abraços,
Tio Fass
C126 500SEC 1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
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Karl Fass- Consultor Técnico
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Olá Ulysses, ainda não fiz isso porque me pareceu ser um problema de acionamento do relê, mas não custa nada, afinal o carro está em cima de cavaletes, vou verificar. Obrigado
Sim Karl, ele tem bateria auxiliar, já desconectei ela e medi a voltagem da mesma e estava com 12.1V, e não aparece a mensagem da voltagem da mesma no painel como vi em outros fóruns.
Pelo que também li, pode ser falta de aterramento do painel, ontem tirei ele e não vi como pode ser isso, pois só tem uma tomada, que claro, passei limpa contato e hoje pretendo remontar. Sendo aterramento do módulo é outra dúvida, de onde ele vem, afinal o módulo fica em cima do motor em calços de borracha sendo que tem 2 tomadas ligadas nele.
Bem, agradeço a ajuda dos confrades, chegando em casa, se não muito tarde, vou a busca do problema.
Abraços,
Sergio
Sim Karl, ele tem bateria auxiliar, já desconectei ela e medi a voltagem da mesma e estava com 12.1V, e não aparece a mensagem da voltagem da mesma no painel como vi em outros fóruns.
Pelo que também li, pode ser falta de aterramento do painel, ontem tirei ele e não vi como pode ser isso, pois só tem uma tomada, que claro, passei limpa contato e hoje pretendo remontar. Sendo aterramento do módulo é outra dúvida, de onde ele vem, afinal o módulo fica em cima do motor em calços de borracha sendo que tem 2 tomadas ligadas nele.
Bem, agradeço a ajuda dos confrades, chegando em casa, se não muito tarde, vou a busca do problema.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Novidades no meus testes:
Motor de arranque: Lugar péssimo, preciso comprar uma chave pequena e articulada para soltar o calço do motor, escapamento e chegar ao arranque vide fotos abaixo:
Decidi testar de novo a bateria auxiliar e a desconectei e medi a voltagem e está com 12.86V
Bateria principal está com 12.65V
Então tive a ideia de ligar a ignição (posição 2 da chave) sem ligar a bateria auxiliar para ver se aparecia o aviso no painel de que ela estava descarregada e aí, nada de aviso, as luzes do painel todas acesas e nada de aviso da bateria auxiliar.
Aí vem a dúvida:
Módulo do motor? Modulo SAM?
O Star diagnosis não acusa nenhum problema no módulo SAM, já o do motor é um possibilidade.
Acho que vou tirar o módulo do motor e levar ele para ser testado só não me lembro endereço de uma oficina de conserto de módulos em Niterói, RJ, já fiz a busca e não achei, mas espero achar.
Abraços,
Sergio
Motor de arranque: Lugar péssimo, preciso comprar uma chave pequena e articulada para soltar o calço do motor, escapamento e chegar ao arranque vide fotos abaixo:
Decidi testar de novo a bateria auxiliar e a desconectei e medi a voltagem e está com 12.86V
Bateria principal está com 12.65V
Então tive a ideia de ligar a ignição (posição 2 da chave) sem ligar a bateria auxiliar para ver se aparecia o aviso no painel de que ela estava descarregada e aí, nada de aviso, as luzes do painel todas acesas e nada de aviso da bateria auxiliar.
Aí vem a dúvida:
Módulo do motor? Modulo SAM?
O Star diagnosis não acusa nenhum problema no módulo SAM, já o do motor é um possibilidade.
Acho que vou tirar o módulo do motor e levar ele para ser testado só não me lembro endereço de uma oficina de conserto de módulos em Niterói, RJ, já fiz a busca e não achei, mas espero achar.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Novidades sobre a Hanna (GL500):
Ontem o camarada da Via Auto e Naval (http://viaautoenaval.wixsite.com/viaautoenaval) esteve em casa, era para ele vir no sábado mas teve elemento surpresa com o carro de um cliente então remarcou para ontem à tarde.
Aliás, o serviço dele é de vir na casa do cliente, ele não quer apenas o módulo, pois quer saber o que realmente está acontecendo com o carro.
Ele trouxe um scanner que trabalha via OBD2/Bluetooth como aqueles chineses (só que não é), que enviam os dados para o celular e notebook dele e inclusive apontou erros que o Star Diagnosis não apontava como o problema no bico injetor do cilindro 4 e falta de comunicação do módulo com o EZS e imobilizador de partida, por isso o motor de arranque não liga.
O que ele fez:
Apagou os erros e viu que retornavam;
Testou tudo de novo com as chaves do veículo sempre apagando os erros;
Reprogramou o módulo com o programa original de fábrica e viu que os mesmos erros de falta de comunicação, baixa voltagem para o módulo e falta de aterramento do módulo persistiam;
Colocou um programa genérico e aí não havia qualquer comunicação com o módulo;
Colocou de volta o programa original do módulo e tudo se manteve na mesma.
Diante disso, concluiu que o módulo ECU está com defeito e, provavelmente o SAM também
Ele levou a ECU para reparo, mas o SAM não, pois vou precisar tirar ele, vou ver se acho um tutorial para fazer isso.
Segundo ele, pode ser que o SAM esteja bom, então, se eu não conseguir tirar ele até a próxima visita, quando trouxer a ECU reparada isso será verificado.
Custo total da visita: R$200,00 + R$350,00 pelo serviço, o que complicou foi que só aceita dinheiro:crying: mas, ainda bem que eu tinha.
Provável causa para este estrago, o pico de voltagem que o regulador antigo deixou passar enquanto eu testava os motivos do carro ficar com a marcha lenta irregular (acelerado) e eu tentando resolver sem desconfiar dele.
O camarada se mostrou bem inteirado do que faz, por isso gostei do serviço, mas, já fica a dica, se alguém for chama-lo é bom se preparar para ter o dinheiro ou sacar.
Agora, os colegas do fórum, sabem me dizer qual é a especificação do bico injetor da GL500? O numero do chassis dela é: WDCBF86E57A265388
Já encontrei um cara no e-bay vendendo da Bosh, mas como ele vende vários modelos com pressão de trabalho diferente fiquei na dúvida.
Obrigado,
Sergio
Ontem o camarada da Via Auto e Naval (http://viaautoenaval.wixsite.com/viaautoenaval) esteve em casa, era para ele vir no sábado mas teve elemento surpresa com o carro de um cliente então remarcou para ontem à tarde.
Aliás, o serviço dele é de vir na casa do cliente, ele não quer apenas o módulo, pois quer saber o que realmente está acontecendo com o carro.
Ele trouxe um scanner que trabalha via OBD2/Bluetooth como aqueles chineses (só que não é), que enviam os dados para o celular e notebook dele e inclusive apontou erros que o Star Diagnosis não apontava como o problema no bico injetor do cilindro 4 e falta de comunicação do módulo com o EZS e imobilizador de partida, por isso o motor de arranque não liga.
O que ele fez:
Apagou os erros e viu que retornavam;
Testou tudo de novo com as chaves do veículo sempre apagando os erros;
Reprogramou o módulo com o programa original de fábrica e viu que os mesmos erros de falta de comunicação, baixa voltagem para o módulo e falta de aterramento do módulo persistiam;
Colocou um programa genérico e aí não havia qualquer comunicação com o módulo;
Colocou de volta o programa original do módulo e tudo se manteve na mesma.
Diante disso, concluiu que o módulo ECU está com defeito e, provavelmente o SAM também
Ele levou a ECU para reparo, mas o SAM não, pois vou precisar tirar ele, vou ver se acho um tutorial para fazer isso.
Segundo ele, pode ser que o SAM esteja bom, então, se eu não conseguir tirar ele até a próxima visita, quando trouxer a ECU reparada isso será verificado.
Custo total da visita: R$200,00 + R$350,00 pelo serviço, o que complicou foi que só aceita dinheiro:crying: mas, ainda bem que eu tinha.
Provável causa para este estrago, o pico de voltagem que o regulador antigo deixou passar enquanto eu testava os motivos do carro ficar com a marcha lenta irregular (acelerado) e eu tentando resolver sem desconfiar dele.
O camarada se mostrou bem inteirado do que faz, por isso gostei do serviço, mas, já fica a dica, se alguém for chama-lo é bom se preparar para ter o dinheiro ou sacar.
Agora, os colegas do fórum, sabem me dizer qual é a especificação do bico injetor da GL500? O numero do chassis dela é: WDCBF86E57A265388
Já encontrei um cara no e-bay vendendo da Bosh, mas como ele vende vários modelos com pressão de trabalho diferente fiquei na dúvida.
Obrigado,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: (X164): Falha no atuador da borboleta - GL500
Machado,
Vc precisa de apenas 1 injetor?
Vc precisa de apenas 1 injetor?
pateord- Usuário Bronze
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