C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
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C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Fala pessoal,
Meu nome é Marcos e Depois de pesquisar muito e sem respostas, mesmo encontrando neste fórum um tópico com o exato problema que eu tive, infelizmente a pessoa que abriu o tópico não voltou para responder como havia resolvido .
Porém, no tópico que tinha o mesmo problema, o autor conseguiu descrever exatamente com todas as palavras o mesmo problema que esta ocorrendo comigo e o carro era mesmo modelo e ano, com a mesma faixa de kilometragem.
Mercedes Benz C180 CGI turbo 2012 - 98 mil KM rodados
O problema é o seguinte:
Quando ando com o carro acelerando bem de leve sem passar de 2mil rpm ou 3mil, ocorre tudo normal. Nada acontece de anormal. Agora se eu piso para aumentar o giro , pra retomar ou ultrapassar , mesmo sem pisar muito fundo, apenas subindo na faixa de 3mil a 4 mil rmp, ai o carro começa a trepidar ou falhar como se fosse socos . Quando isso começa acontecer e eu diminuo a aceleração ou solto do acelerador , a trepidação para. Se eu mantenho em giro baixo tudo volta ao normal.. Então quando eu quero aumentar a velocidade do carro, não posso fazer isso acelerando rápido, preciso ir subindo a velocidade aos poucos para que a trepidação não ocorra.
Sabe no momento quando o motor deveria dar aquele empurrão a mais por causa do turbo? Quando você quer evoluir mais rapido a velocidade? em vez de sentir aquele empurrão de aceleração , ele começa os soquinhos/trepidos.. .
Tanto é que eu consigo ficar em alta velocidade, mas tenho que fazer isso bem de leve até ir pegando velocidade, pois se eu fizer isso rapidamente, "pisar rapido" o problema aparece.
Outra coisa, se eu forçar um pouco, ignorando a trepidação e continuar acelerando acima 3mil rpm mesmo trepidando, a luz da injeção acende e ai começa outro sintoma, não sei se por modo de segurança, o carro desliga algum cilindro talvez, porque aí começa a falhar mesmo em baixa rotação e mesmo em neutro. Essa falha que acontece depois de insistir em alta rotação é idêntica a quando um cabo de vela não esta funcionando, o motor fica dando aquelas falhadas. Por isso parece que ele desliga algum cilindro quando eu "forço" a aceleração na trepidação.
Mas se eu desligo o carro e volto a ligar, ele inicia normalmente sem falhar em baixa e sem falhar em neutro... Mas novamente, se eu subo o giro rapidamente e o carro começa a falhar, e mesmo assim eu insisto em acelerar, ele começa a falhar em baixa rotacao também até que eu reinicie o carro.
Outra coisa importante é que se eu deixo no neutro ou parado no "P" e subo o giro , acelero bem, "enfio o pé no acelerador", o motor gira normalmente , nada falha , tudo normal... olha que coisa estranha...
Portanto não faço ideia do que seja. Comprei o carro faz 3 meses em uma loja com 96 mil km. Quase não andei com ele, porém até então ele estava normal, eu acelerava e sentia a força dele, o turbo dando aquele empurrão, o carro evoluindo bem, porém começou a dar esses problemas e isso começou do nada
Eu entendo um pouco de mecânica, mas nao consigo imaginar o que pode ser.
Descartei embreagem pois o problema aconteceu do nada, se fosse embreagem esse problema poderia aparecer aos poucos, a luz de injeção não deveria aparecer...
Cabo de vela e bico foi o que eu mais achei que poderia ser, mas porque quando está em neutro o carro não falha? Eu acelero bastante e ele gira normal...
Puts, sei lá.. me ajudem!!!
Meu nome é Marcos e Depois de pesquisar muito e sem respostas, mesmo encontrando neste fórum um tópico com o exato problema que eu tive, infelizmente a pessoa que abriu o tópico não voltou para responder como havia resolvido .
Porém, no tópico que tinha o mesmo problema, o autor conseguiu descrever exatamente com todas as palavras o mesmo problema que esta ocorrendo comigo e o carro era mesmo modelo e ano, com a mesma faixa de kilometragem.
Mercedes Benz C180 CGI turbo 2012 - 98 mil KM rodados
O problema é o seguinte:
Quando ando com o carro acelerando bem de leve sem passar de 2mil rpm ou 3mil, ocorre tudo normal. Nada acontece de anormal. Agora se eu piso para aumentar o giro , pra retomar ou ultrapassar , mesmo sem pisar muito fundo, apenas subindo na faixa de 3mil a 4 mil rmp, ai o carro começa a trepidar ou falhar como se fosse socos . Quando isso começa acontecer e eu diminuo a aceleração ou solto do acelerador , a trepidação para. Se eu mantenho em giro baixo tudo volta ao normal.. Então quando eu quero aumentar a velocidade do carro, não posso fazer isso acelerando rápido, preciso ir subindo a velocidade aos poucos para que a trepidação não ocorra.
Sabe no momento quando o motor deveria dar aquele empurrão a mais por causa do turbo? Quando você quer evoluir mais rapido a velocidade? em vez de sentir aquele empurrão de aceleração , ele começa os soquinhos/trepidos.. .
Tanto é que eu consigo ficar em alta velocidade, mas tenho que fazer isso bem de leve até ir pegando velocidade, pois se eu fizer isso rapidamente, "pisar rapido" o problema aparece.
Outra coisa, se eu forçar um pouco, ignorando a trepidação e continuar acelerando acima 3mil rpm mesmo trepidando, a luz da injeção acende e ai começa outro sintoma, não sei se por modo de segurança, o carro desliga algum cilindro talvez, porque aí começa a falhar mesmo em baixa rotação e mesmo em neutro. Essa falha que acontece depois de insistir em alta rotação é idêntica a quando um cabo de vela não esta funcionando, o motor fica dando aquelas falhadas. Por isso parece que ele desliga algum cilindro quando eu "forço" a aceleração na trepidação.
Mas se eu desligo o carro e volto a ligar, ele inicia normalmente sem falhar em baixa e sem falhar em neutro... Mas novamente, se eu subo o giro rapidamente e o carro começa a falhar, e mesmo assim eu insisto em acelerar, ele começa a falhar em baixa rotacao também até que eu reinicie o carro.
Outra coisa importante é que se eu deixo no neutro ou parado no "P" e subo o giro , acelero bem, "enfio o pé no acelerador", o motor gira normalmente , nada falha , tudo normal... olha que coisa estranha...
Portanto não faço ideia do que seja. Comprei o carro faz 3 meses em uma loja com 96 mil km. Quase não andei com ele, porém até então ele estava normal, eu acelerava e sentia a força dele, o turbo dando aquele empurrão, o carro evoluindo bem, porém começou a dar esses problemas e isso começou do nada
Eu entendo um pouco de mecânica, mas nao consigo imaginar o que pode ser.
Descartei embreagem pois o problema aconteceu do nada, se fosse embreagem esse problema poderia aparecer aos poucos, a luz de injeção não deveria aparecer...
Cabo de vela e bico foi o que eu mais achei que poderia ser, mas porque quando está em neutro o carro não falha? Eu acelero bastante e ele gira normal...
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marcosgn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 34
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Pode ser bico, bomba de combustível, na minha opinião algo relacionado à vazão de combustível visto que se acelera lentamente o carro funciona.
Em neutro não deve falhar pois a demanda de carga é baixa, bem diferente de uma aceleração em retomada, por exemplo.
Já passou um scanner para ver quais erros estão gravados?
Em neutro não deve falhar pois a demanda de carga é baixa, bem diferente de uma aceleração em retomada, por exemplo.
Já passou um scanner para ver quais erros estão gravados?
fredericodribeiro- Usuário Ouro
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Idade : 47
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Pois é, ainda não passei scanner, vou fazer isso sábado agora. Espero que seja coisa básica, porque isso ta bem ruim, não consigo acelerar no dia a dia..
Se for bico uma limpeza resolve? Ou teria que comprar novo? Deve ser bem caro um novo hahaha
Sábado eu dou mais respostas
Mas se alguém tiver mais opiniões eu estou disposto a escutá-los.
Até
Marcos
Se for bico uma limpeza resolve? Ou teria que comprar novo? Deve ser bem caro um novo hahaha
Sábado eu dou mais respostas
Mas se alguém tiver mais opiniões eu estou disposto a escutá-los.
Até
Marcos
marcosgn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 34
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Noite,
Pode ser combustível. Você abastece sempre no mesmo posto?
Pode ser combustível. Você abastece sempre no mesmo posto?
mraposo- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Cara, só abasteço em posto de bandeira, Ipiranga ou Petrobras, mas por suspeitar disso também, estou usando a Podium do BR a semana inteira, e mesmo assim não senti diferença do problema. Nem melhorou nem piorou as trepidações.
marcosgn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 34
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Noite (de novo).
Carro parado acelera bem e rápido.
Carro andando acelerando devagar funciona bem.
Carro andando acelerando rápido trepida.
Olhou os coxins do motor?
Raposo
Carro parado acelera bem e rápido.
Carro andando acelerando devagar funciona bem.
Carro andando acelerando rápido trepida.
Olhou os coxins do motor?
Raposo
mraposo- Usuário Bronze
- Mensagens : 190
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Isso,
Carro no neutro ou no "P", subo o giro rápido e acelero, nada falha.
Carro andando de leve não acontece nada, mantendo até 2mil rpm, a 2.5
Mas se eu faço aceleração um pouco mais rápida ele trepida ( da uns soquinhos )
Você acha que pode ser coxim? Posso verificar amanhã cedo vou dar uma olhada. Sábado ele vai pra revisão e vou dar essa sugestão pro mecânico. Tem algum teste que eu possa fazer, ou consigo olhar a olho nu?
Valeuuu por responder
Carro no neutro ou no "P", subo o giro rápido e acelero, nada falha.
Carro andando de leve não acontece nada, mantendo até 2mil rpm, a 2.5
Mas se eu faço aceleração um pouco mais rápida ele trepida ( da uns soquinhos )
Você acha que pode ser coxim? Posso verificar amanhã cedo vou dar uma olhada. Sábado ele vai pra revisão e vou dar essa sugestão pro mecânico. Tem algum teste que eu possa fazer, ou consigo olhar a olho nu?
Valeuuu por responder
marcosgn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 34
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Você mencionou motor tremendo, não mencionou motor falhando. Pode ser coxim sim.
Testar coxim é simples, mas necessita de um elevador: sobe-se o carro e com uma alavanca (uma chave de fenda grande) forçando alguns pontos na suspensão, procura-se por sinal de dano - normalmente um rasgo.
Testar coxim é simples, mas necessita de um elevador: sobe-se o carro e com uma alavanca (uma chave de fenda grande) forçando alguns pontos na suspensão, procura-se por sinal de dano - normalmente um rasgo.
mraposo- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Então, tem gente que fala falhar, ou trepidar , ou dar socos... parece que ele falha e por isso ele da esses soquinhos.. talvez eu não saiba diferenciar. Por exemplo, quando começa a trepidar ele nao evolui , nao avança a aceleração, por isso ele "falha", se fosse coxim ele iria trepidar mas também iria continuar a aceleração normalmente.
Isso ajuda?
Isso ajuda?
marcosgn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 34
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Bom dia,
Então se o motor está falhando, podemos descartar o coxim. Passe o scanner e veja o que ele acusa.
Então se o motor está falhando, podemos descartar o coxim. Passe o scanner e veja o que ele acusa.
mraposo- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Eu vi sintoma parecido, espero que não seja, mas pequenas falhas podem estar relacionadas ao kit de engrenagens (polias) de escape e admissão, esse problema tem certa frequência no seu modelo de carro. Espero que não seja, é um pouco caro, se for me procure que importo pra você.
Boa sorte.
Boa sorte.
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Opa beleza Heuler, esse problema que você mencionou seria aquele do variador de comando ou como chamam de polia dentada, que é muito comum em mercedes desse mesmo modelo? Se eu te disser que quando eu ligo meu carro de manha ele faz um barulho de 1 segundo meio estranho e depois volta ao normal, li que esse sintoma esta atrelado ao que você falou, mas achei que eram dois problemas diferentes do que eu falei no início do post. Você acha que os dois problemas podem estar relacionados a polia/variador de comando?
marcosgn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 34
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Bom dia, Veja bem , a meu ver sim!! Porém, creio que aqui tem gente muito mais qualificada que eu para poder te dar um parecer melhor, pior que eu acho que esse erro não aparece no scaner, será que aparece ?
Enfim, apenas uma oficina especializada poderá te dar uma informação confiável.
Enfim, apenas uma oficina especializada poderá te dar uma informação confiável.
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Estou indo hoje lá para passar o Scanner, vou atualizar vocês logo mais.
Att
Att
marcosgn- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 34
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Acelera ele parado até subir o giro e veja se ele corta/falha. Se acontecer é algum sensor ligado à rotação do motor.
Se ele só falhar em alta rotação andando (com necessidade de torque / injeção de combustível, é provável que seja algo relacionado à entrega/queima de combustível - bombas, bicos, filtros entupidos, velas, cabos, etc...
Se ele só falhar em alta rotação andando (com necessidade de torque / injeção de combustível, é provável que seja algo relacionado à entrega/queima de combustível - bombas, bicos, filtros entupidos, velas, cabos, etc...
Megatomix- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 01/03/2017
Idade : 50
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Olá,
Tive uma BMW 323 ti 6 cilindros que apresentou um problema similar, e era bobina. Naquele tempo (1998) os carros eram menos inteligentes, e ele não entrava neste modo "emergencia" com aviso de injeção que você descreveu, mas o problema de falhar em solicitação de torque era parecido.
Quando o carro está em aceleração a demanda da bobina aumenta, e se ela estiver "cansada", pode cortar a corrente, ou dar curto para o bloco do motor, não produzindo centelha e você perde um cilindro. É algo similar à falhas de cabos de vela, ou das velas. Mas se ocorre só em torque, meu palpite é bobina. Mas com certeza o scan do motor vai te descrever códigos de falha para esta situação, e um bom mecanico vai resolver, não parece algo grave.
Tive uma BMW 323 ti 6 cilindros que apresentou um problema similar, e era bobina. Naquele tempo (1998) os carros eram menos inteligentes, e ele não entrava neste modo "emergencia" com aviso de injeção que você descreveu, mas o problema de falhar em solicitação de torque era parecido.
Quando o carro está em aceleração a demanda da bobina aumenta, e se ela estiver "cansada", pode cortar a corrente, ou dar curto para o bloco do motor, não produzindo centelha e você perde um cilindro. É algo similar à falhas de cabos de vela, ou das velas. Mas se ocorre só em torque, meu palpite é bobina. Mas com certeza o scan do motor vai te descrever códigos de falha para esta situação, e um bom mecanico vai resolver, não parece algo grave.
carlosnobre- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/02/2021
Idade : 55
marcosgn gosta desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
bom dia Marcos gn - já aconteceu isso comigo em uma c180 2012 - foi trocado o sensor de velocidade, se não estou enganado foi na dianteira direita do veículo, tem um sensor cada lado.
Narciso Bernardi- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 57
marcosgn gosta desta mensagem
c180 trepida
bom dia, Marcos. minha c180 2012 cgi blue efficience 80 mil rodados, apresentava o mesmo problema. acendia a luz vermelha, falhava, depois afirmava. ponto morto normal. cheiro de escapamento (catalisador). passei aquela máquina que mostrava mistura rica. o mecânico achou que teria que trocar o catalisador, mas primeiro trocou as velas (pelo aspecto nunca foi trocada, peguei com 45 mil rodados) a luz apagou e defeito sumiu. espero ter ajudado. abc!
marcelo bernardi- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 14/10/2020
Idade : 66
Márcio Dutra e marcosgn gostam desta mensagem
Carro trepuida e falha na alta
Bom dia ...tive igual problema em meu caso só resolveu trocando as Bobinas e Velas e ainda pela pelas as específicas para o carro pois quando coloquei pelo que diziam ser a mesma coisa não deu certo. No Scaner deverá aparecer problema no cilindro tal....veja se o Scaner se tem o programa apropriado para a Mercedes se não o resultado sera parcial e não resolverá a consulta não sei se é seu caso mas os sintomas eram idênticos. Veja também como esta a saúde da bateria . Forte Abraço.
Oswaldo Bigatti- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 19/08/2019
Idade : 69
Márcio Dutra e marcosgn gostam desta mensagem
C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Caro Marcos
Tive exatamente esse problema numa B200 Turbo 2008. Certeza que é bobina. Se acelerar gradativamente o carro vai normal se pisar de uma vez trepida, engasga, ferra tudo.
Tive exatamente esse problema numa B200 Turbo 2008. Certeza que é bobina. Se acelerar gradativamente o carro vai normal se pisar de uma vez trepida, engasga, ferra tudo.
PIRATININGA- Usuário Iniciante
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 50
Oswaldo Bigatti e marcosgn gostam desta mensagem
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Marcos, eu tive um problema que os sintomas eram os mesmos mas o carro apresentou 2 vezes na estrada e durante chuva, pois é... No momento de ultrapassagem e retomada, na primeira vez acendeu e apagou a luz da injeção e na segunda ficou acesa até chegar na oficina. Eu faço toda minha manutenção na Avanti em São Paulo, chegando lá passamos o Scanner, ele apresentou falha no 4o Cilindro, retiramos Bobina e vela, vela intacta, bobina não mostrava nenhum defeito visível, trocamos as mesmas com o par do segundo cilindro, passamos o Scanner novamente, sem erro... mantivemos a troca e está rodando normalmente até hoje, isso indica que poderia ser algum problema de mau contato que resolvemos!
Recomendo ir numa oficina especializada e passar um Scanner, fazer esse teste se não achar nenhum defeito mais evidente. Recomendo fortemente a Avanti, são sérios, justos no serviço, e só vai gastar naquilo que realmente é necessário! ps.: 96k Km eu já trocaria o óleo do câmbio!
Recomendo ir numa oficina especializada e passar um Scanner, fazer esse teste se não achar nenhum defeito mais evidente. Recomendo fortemente a Avanti, são sérios, justos no serviço, e só vai gastar naquilo que realmente é necessário! ps.: 96k Km eu já trocaria o óleo do câmbio!
Bruno Costi- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/05/2019
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Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Bom dia, estou com o mesmo problema na minha C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro, só que a minha está com 65.000 km. Foi depois que abasteci em um posto próximo de casa, a minha funciona bem com Ipiranga e com Shell, as vezes com Petrobrás. Um dos colegas falou da bobina, eu troquei as velas por originais da MB, japonesas e uma bobina que estava queimada, porém eu pedi pela numeração e veio uma outra, original
Aramis Luis Pires de Fari- Usuário Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2021
Idade : 55
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Aramis, tmb me foi recomendado voltar para a Gasolina comum por um tempo, eu só estava usando a Podium/Racing/Octapro!!! A gasolina pode influenciar nesse sintoma, mas o defeito pode ser diferente de carro para carro!
Bruno Costi- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/05/2019
Idade : 35
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Bruno, quando estive na concessionária eles realmente falaram para usar gasolina comum, eu não coloquei mais aditivada e algumas vezes usei dtclean Ipiranga, e podium, mas segui a recomendação. Mas foi esse posto de gasolina que causou o problema, eu estava com um amigo que abastece o Audi dele só nesse posto, como a gasolina era bem mais em conta, resolvi testar, na primeira tentativa deu isso, mas não é que demorou, 2 km depois começou o problema.
Aramis Luis Pires de Fari- Usuário Iniciante
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Idade : 55
Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada
Bruno, quando estive na concessionária eles realmente falaram para usar gasolina comum, eu não coloquei mais aditivada e algumas vezes usei dtclean Ipiranga, e podium, mas segui a recomendação. Mas foi esse posto de gasolina que causou o problema, eu estava com um amigo que abastece o Audi dele só nesse posto, como a gasolina era bem mais em conta, resolvi testar, na primeira tentativa deu isso, mas não é que demorou, 2 km depois começou o problema.
Aramis Luis Pires de Fari- Usuário Iniciante
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