"Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
5 participantes
Página 1 de 1
"Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Hoje pela manhã, assistindo a Etapa do Grand Challenge Mercedes, durante a corrida foi dito que os veículos que lá disputam, entram em uma espécie de "modo de segurança" assim que a temperatura do sistema de arrefecimento chega a 100°c. Neste modo, a principal característica seria o desligamento do turbo, ocasionando perda de potência, com a volta do funcionamento do mesmo somente quando a temperatura desce abaixo deste limite.
Pergunto: este sistema seria somente neste modelos preparados para esta competição ou se aplica também aos modelos de rua? Para alterar o ponto de ebulição/aquecimento da água poderia utilizar produtos a base de aditivos e etilenoglicol sem modificar características técnicas e sofrer consequências no que diz respeito a possíveis questionamentos no caso de perda de garantia por aquecimento excessivo do motor?
Pergunto: este sistema seria somente neste modelos preparados para esta competição ou se aplica também aos modelos de rua? Para alterar o ponto de ebulição/aquecimento da água poderia utilizar produtos a base de aditivos e etilenoglicol sem modificar características técnicas e sofrer consequências no que diz respeito a possíveis questionamentos no caso de perda de garantia por aquecimento excessivo do motor?
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
- Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Gustavo, nos track days eu já ví algumas AMG's andando a 60km/h entrando no modo de segurança, principalmente nas pistas mais travadas.
Na C180, que tem o mesmo motor da C250, porém com programação diferente, o ponteiro fica travado nos 100ºC, dificilmente passa deste valor e eu nunca percebi perda de potência.
Na C180, que tem o mesmo motor da C250, porém com programação diferente, o ponteiro fica travado nos 100ºC, dificilmente passa deste valor e eu nunca percebi perda de potência.
FaUs- Usuário Ouro
- Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Estranho, esses carros já devem ter sofrido upgrade de fluídos...
ROD18- Usuário Bronze
- Mensagens : 188
Data de inscrição : 20/04/2013
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Nas AMG quando se anda forte por muito tempo, como em track days, o problema é que a temperatura do fluido do cambio até do diferencial aumentam muito, e aí entra em emergência. Existe um fluido especial usado em corridas, custa uma fortuna. Parece que o fato não está diretamente relacionado a temperatura da água e sim a do fluido do cambio que sobe muito quando se anda forte
Ha quem instale radiadores adicionais de óleo para o cambio e até diferencial. O TZero manja bem desse assunto.
Ha quem instale radiadores adicionais de óleo para o cambio e até diferencial. O TZero manja bem desse assunto.
Última edição por paulo brito em Dom 05 maio 2013, 15:21, editado 1 vez(es)
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Paulo isso era uma falha na escolha do fluido e parece que nos modelos novos nao ocorre mais.
Acho 100 pouco para um carro de corrida, mas depende do projeto.
Acho 100 pouco para um carro de corrida, mas depende do projeto.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
- Mensagens : 10331
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 62
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Também achei estranho, João e Paulo Brito, mas também não sabemos até qual ponto vai a preparação do motores utilizados no Grand Challenge...
Esta temperatura é do radiador, não de transmissão ou diferencial, Paulo.
Esta temperatura é do radiador, não de transmissão ou diferencial, Paulo.
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
- Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
100 graus de temperatura do motor está dentro do normal especificado, mas a temperatura do fluido do cambio quando muito exigido por longos períodos pode aumentar independentemente da temperatura do motor, e isso que ocorre ou ocorria com os AMG 6.3 que tem sensores de temperatura até no diferencial. é muito torque aplicado
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Pelo que diz aqui, a preparação é bem limitada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Os carros utilizados no Mercedes-Benz Grand Challenge são os Mercedes Benz classe C, idênticos, adaptados para corridas pela WB Motorsport, empresa comandada pelo experiente Washington Bezerra. Os vinte e dois carros que formam o grid de largada foram entregues aos pilotos de forma simbólica durante evento realizado na primeira quinzena de fevereiro na sede da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP). Depois da cerimônia, foram encaminhados para preparação.
O trabalho de transformação do carro para as corridas passa por itens de segurança como santantônio, cintos e banco de competição, redução de peso e um ligeiro aumento de potência, o que permitirá que os modelos entrem na pista com 245 HP. O conjunto motor e câmbio será lacrado durante o ano, ou seja, não poderá ter suas características alteradas. E toda a manutenção será feita exclusivamente pela assistência técnica credenciada da categoria.
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
- Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50
Re: "Modo de Segurança" nas W204 acima de 100° C?
Gustavo, meu comentário se aplica aos AMG 6.3 que tem quase o dobro de potencia e o triplo do torque. Na versão adotada Gran Challenge não sei se ocorre o mesmo problema
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Tópicos semelhantes
» C180 CGI 2012 W204 transmissão entrando em modo de segurança
» (W168): Luz ASR - função - possíveis problemas/sintomas
» (W163): ML320 entrou no modo de emergência após chuva molhar o câmbio (alavanca)
» (W168): Liga somente em modo de segurança - emergência. O que pode ser?
» (W203): Modo de segurança - possível falha no sensor da alavanca do câmbio
» (W168): Luz ASR - função - possíveis problemas/sintomas
» (W163): ML320 entrou no modo de emergência após chuva molhar o câmbio (alavanca)
» (W168): Liga somente em modo de segurança - emergência. O que pode ser?
» (W203): Modo de segurança - possível falha no sensor da alavanca do câmbio
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos