C30 CDI AMG - um modelo pouco usual
Página 1 de 1
C30 CDI AMG - um modelo pouco usual
Em novembro de 2002 a AMG apresentou aquilo que chamava de "primeiro carro esporte de verdade movido a diesel". Exageros à parte, a nova C30 CDI AMG marcava um novo momento na história da divisão esportiva da Mercedes-Benz.
O modelo era baseado na carroceria W203 e suas variações sedan, Touring e SportsCoupe (esta última é a que foi "disfarçada" de W204 e virou a CLC). O motor era um 5 cilindros turbodiesel de 3 litros com intercooler, 230CV @ 3.800rpm e 55kgfm de torque entre 2.000 e 2500rpm. Mais do que números, combinado a um câmbio genuinamente AMG, esse motor tinha desempenho à altura: 0-100km/h em 6,8 segundos e 250km/h de máxima. Nada mal para um diesel "de passeio" na época.
Derivado do motor da C270 CDI, ele possuía maior curso dos pistões, injeção e lubrificação otimizadas e taxa de compressão menor devido à maior pressão do turbo. Os prisioneiros do cabeçote eram ocos, com circulação interna de óleo para reduzir sua dilatação, mantendo o aperto das porcas.
E uma novidade: o intercooler era refrigerado a água, com radiadores e bomba exclusivos. A circulação do sistema, bem como a pressão do turbo, era controlada pela central eletrônica que levava em conta a temperatura externa e a demanda por aceleração. Desse modo, mantinha sempre a pressão máxima possível no turbo sem risco de quebra do motor.
Tudo isso fazia do carro (especialmente na carroceria SportsCoupe) um míssil nas acelerações e retomadas e com um excelente consumo médio de 17km/l. Demais características visuais eram comuns à linha AMG da época, com pneus 245/40 ZR 17. Começou a ser vendida em março de 2003 mas infelizmente não sobreviveu à evolução W204.
E uma curiosidade: nas SportCoupes a estrela ficava na grade e nas sedans e Tourings ficava no capo.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O modelo era baseado na carroceria W203 e suas variações sedan, Touring e SportsCoupe (esta última é a que foi "disfarçada" de W204 e virou a CLC). O motor era um 5 cilindros turbodiesel de 3 litros com intercooler, 230CV @ 3.800rpm e 55kgfm de torque entre 2.000 e 2500rpm. Mais do que números, combinado a um câmbio genuinamente AMG, esse motor tinha desempenho à altura: 0-100km/h em 6,8 segundos e 250km/h de máxima. Nada mal para um diesel "de passeio" na época.
Derivado do motor da C270 CDI, ele possuía maior curso dos pistões, injeção e lubrificação otimizadas e taxa de compressão menor devido à maior pressão do turbo. Os prisioneiros do cabeçote eram ocos, com circulação interna de óleo para reduzir sua dilatação, mantendo o aperto das porcas.
E uma novidade: o intercooler era refrigerado a água, com radiadores e bomba exclusivos. A circulação do sistema, bem como a pressão do turbo, era controlada pela central eletrônica que levava em conta a temperatura externa e a demanda por aceleração. Desse modo, mantinha sempre a pressão máxima possível no turbo sem risco de quebra do motor.
Tudo isso fazia do carro (especialmente na carroceria SportsCoupe) um míssil nas acelerações e retomadas e com um excelente consumo médio de 17km/l. Demais características visuais eram comuns à linha AMG da época, com pneus 245/40 ZR 17. Começou a ser vendida em março de 2003 mas infelizmente não sobreviveu à evolução W204.
E uma curiosidade: nas SportCoupes a estrela ficava na grade e nas sedans e Tourings ficava no capo.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Tópicos semelhantes
» (HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo
» (W204) Dúvidas C180 ano/modelo 11/12 para ano/modelo 13/14
» Pisca do retrovisor lado direito
» Mercedes 280 c 83 fumando um pouco....
» (W186/188/189): Um pouco de história
» (W204) Dúvidas C180 ano/modelo 11/12 para ano/modelo 13/14
» Pisca do retrovisor lado direito
» Mercedes 280 c 83 fumando um pouco....
» (W186/188/189): Um pouco de história
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos