(DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
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(DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Chegou a hora de trocar o óleo do Classe A, para quem gosta de fazer em casa ou mesmo acompanhar o serviço em um posto de combustível ou casa de troca de óleo segue um passo-a-passo simples:
Ferramentas necessárias:
- Chave de fenda fina - para troca dos o'rings da tampa do filtro;
- Chave estrela ou soquete de 13 mm - para soltar o bujão de óleo;
- Arruela para o bujão de óleo, dica: a do Gol bolinha (motores AE/CHT ou AP) é a mesma utilizada no Classe A
- Torquímetro, chave catraca, extensor, soquete de 27mm e cotovelo - para soltar/apertar o filtro de óleo;
Filtro de óleo, original ou paralelo de marca conhecida. Se for um paralelo, verifique se vem com os o'rings:
O carro deve estar em uma superfície plana, para medir corretamente o nível de óleo. Soltar a tampa do bocal de enchimento de óleo para facilitar a saída do óleo velho que esta no carter:
1 - Com um macaco do tipo jacaré levantar o carro pelo suporte do agregado central e calça-lo com dois cavaletes, isso deixa o carro inclinado fazendo o óleo ficar todo para trás e facilitando a saída de todo o óleo:
2 - Com chave de 13 mm afrouxar o bujão de óleo pelo sentido anti-horário:
3 - Com o recipiente (6 litros mínimo) e com a mão ou chave soquete retirar o bujão de óleo para remover o óleo velho do carter;
4 - Utilize um recipiente entre o bujão e o protetor de carter. Isto é necessário, pois quando o óleo vai se esgotando ele fica fraco e escorre pela tampa do carter melando todo o protetor de cárter. Você pode recortar de um recipiente de plástico (sabão líquido) e moldar ele antes de remover o bujão de óleo:
5 - Enquanto o óleo escorre, vamos remover o filtro de óleo;
6 - Com chave soquete de 27mm, extensor e o cotovelo encaixe na tampa do filtro de óleo:
7 - Com a chave catraca solte a tampa do filtro de óleo pelo sentido anti-horário
8 - Com a mão retire o filtro de óleo:
9 - Com cuidado remova o filtro de óleo da tampa:
10 - É necessário remover os dois o'rings para evitar vazamentos, com uma chave de fenda fina, remova o o'ring pelo chanfro existente na tampa:
11 - Com a chave de fenda fina remova o o'ring menor:
12 - Com a mão coloque os novos o'rings:
13 - Coloque o novo filtro de óleo na tampa:
14 - Com a mão encaixe o novo filtro de óleo, ele deve ficar nesta posição:
15 - Vamos instalar a tampa do filtro de óleo, com a mão encaixe e vá apertando - Não utilize ferramenta.
Atenção Observar o correto encaixe da tampa, pois pode ocorrer de ficar torta e no aperto final espanar a rosca da tampa
16 - Após ter certeza que a tampa do filtro esta corretamente encaixada, vamos ao aperto.
Eu utilizo um Torquímetro, o aperto é de 25 Nm (Newtons)
Se você não tem Torquímetro, lembre-se que esta tampa é de plástico evitando aperto em excesso
17 - Instale a nova arruela no parafuso do bujão do cárter
18 - Encaixe o parafuso no bujão, com a mão no sentido horário vá apertando o parafuso.
Com chave torquímetro dê o aperto final.
Se você não tem chave torquimetro, lembre-se de não apertar em excesso.
19 - Remova os cavaletes e abaixe o carro;
20 - Coloque o novo óleo com a especificação MB 229.1, 229.3 ou 229.5
A quantidade é de aprox. 4,7 litros
21 - Ligue o motor e verifique o funcionamento;
22 - Verifique se não há vazamentos pela tampa do filtro;
23 - Verifique se não há vazamentos pelo bujão do cárter.
24 - Desligue o motor e aguarde 5 minutos para medir o nível pela vareta, caso falte óleo complete. Não exceder o nível máximo
Serviço finalizado, Classe A com sangue novo
Atenção Eu devolvo o óleo usado em um posto de combustível que sou cliente já a alguns anos. Este é um dos motivos que faço a troca do óleo em casa.
Se você não tem um local para descartar o óleo velho, opte em fazer este serviço em um posto de combustível ou casas de troca do óleo, NUNCA jogue o óleo velho no esgoto, preserve o meio ambiente
Ferramentas necessárias:
- Chave de fenda fina - para troca dos o'rings da tampa do filtro;
- Chave estrela ou soquete de 13 mm - para soltar o bujão de óleo;
- Arruela para o bujão de óleo, dica: a do Gol bolinha (motores AE/CHT ou AP) é a mesma utilizada no Classe A
- Torquímetro, chave catraca, extensor, soquete de 27mm e cotovelo - para soltar/apertar o filtro de óleo;
Filtro de óleo, original ou paralelo de marca conhecida. Se for um paralelo, verifique se vem com os o'rings:
O carro deve estar em uma superfície plana, para medir corretamente o nível de óleo. Soltar a tampa do bocal de enchimento de óleo para facilitar a saída do óleo velho que esta no carter:
1 - Com um macaco do tipo jacaré levantar o carro pelo suporte do agregado central e calça-lo com dois cavaletes, isso deixa o carro inclinado fazendo o óleo ficar todo para trás e facilitando a saída de todo o óleo:
2 - Com chave de 13 mm afrouxar o bujão de óleo pelo sentido anti-horário:
3 - Com o recipiente (6 litros mínimo) e com a mão ou chave soquete retirar o bujão de óleo para remover o óleo velho do carter;
4 - Utilize um recipiente entre o bujão e o protetor de carter. Isto é necessário, pois quando o óleo vai se esgotando ele fica fraco e escorre pela tampa do carter melando todo o protetor de cárter. Você pode recortar de um recipiente de plástico (sabão líquido) e moldar ele antes de remover o bujão de óleo:
5 - Enquanto o óleo escorre, vamos remover o filtro de óleo;
6 - Com chave soquete de 27mm, extensor e o cotovelo encaixe na tampa do filtro de óleo:
7 - Com a chave catraca solte a tampa do filtro de óleo pelo sentido anti-horário
8 - Com a mão retire o filtro de óleo:
9 - Com cuidado remova o filtro de óleo da tampa:
10 - É necessário remover os dois o'rings para evitar vazamentos, com uma chave de fenda fina, remova o o'ring pelo chanfro existente na tampa:
11 - Com a chave de fenda fina remova o o'ring menor:
12 - Com a mão coloque os novos o'rings:
13 - Coloque o novo filtro de óleo na tampa:
14 - Com a mão encaixe o novo filtro de óleo, ele deve ficar nesta posição:
15 - Vamos instalar a tampa do filtro de óleo, com a mão encaixe e vá apertando - Não utilize ferramenta.
Atenção Observar o correto encaixe da tampa, pois pode ocorrer de ficar torta e no aperto final espanar a rosca da tampa
16 - Após ter certeza que a tampa do filtro esta corretamente encaixada, vamos ao aperto.
Eu utilizo um Torquímetro, o aperto é de 25 Nm (Newtons)
Se você não tem Torquímetro, lembre-se que esta tampa é de plástico evitando aperto em excesso
17 - Instale a nova arruela no parafuso do bujão do cárter
18 - Encaixe o parafuso no bujão, com a mão no sentido horário vá apertando o parafuso.
Com chave torquímetro dê o aperto final.
Se você não tem chave torquimetro, lembre-se de não apertar em excesso.
19 - Remova os cavaletes e abaixe o carro;
20 - Coloque o novo óleo com a especificação MB 229.1, 229.3 ou 229.5
A quantidade é de aprox. 4,7 litros
21 - Ligue o motor e verifique o funcionamento;
22 - Verifique se não há vazamentos pela tampa do filtro;
23 - Verifique se não há vazamentos pelo bujão do cárter.
24 - Desligue o motor e aguarde 5 minutos para medir o nível pela vareta, caso falte óleo complete. Não exceder o nível máximo
Serviço finalizado, Classe A com sangue novo
Atenção Eu devolvo o óleo usado em um posto de combustível que sou cliente já a alguns anos. Este é um dos motivos que faço a troca do óleo em casa.
Se você não tem um local para descartar o óleo velho, opte em fazer este serviço em um posto de combustível ou casas de troca do óleo, NUNCA jogue o óleo velho no esgoto, preserve o meio ambiente
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Mais um belo tutorial.
Parabéns Walter.
Parabéns Walter.
Christiano- Usuário Platina
- Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Dica que eu uso aqui em casa: Use luvas de látex.
ROD18- Usuário Bronze
- Mensagens : 188
Data de inscrição : 20/04/2013
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Valeu Walter, é disso que estou falando, tópicos com conteúdo!!!
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Christiano, obrigado.
ROD18 é uma boa dica.
Luiz129, aguarde que vem mais Com este passo-a-passo facilita a troca de óleo dos Classe A e do filtro de óleo que muitos tem dúvidas.
ROD18 é uma boa dica.
Luiz129, aguarde que vem mais Com este passo-a-passo facilita a troca de óleo dos Classe A e do filtro de óleo que muitos tem dúvidas.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Putz....adorei esse tópico...mais aqui em casa não dá pra fazer até por que a mesma é levemente inclinada....
Fiquei feliz em saber que o cara fez certinho na casa de óleo em que levei o Kichute....
Eu acho bem apertadinho pra tirar o filtro de óleo...
Fiquei feliz em saber que o cara fez certinho na casa de óleo em que levei o Kichute....
Eu acho bem apertadinho pra tirar o filtro de óleo...
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Hehehehehehehehehe... Parabéns Walter.... Mais um para sua coleção... Excelente esse tópico... Nunca farei isso, mais pra supervisionar a troca é tudo de bom...
Vc é 10!
Abs,
Vc é 10!
Abs,
MMbenz- Usuário Platina
- Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 59
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Marilda, eu não posso fazer devido a garagem...Mas agora quando for a Casa de Oleo pego umas balinhas no balcão e vou supervisionar bem o serviço, que já foi feito de forma correta da outro vez.
O engraçado que quando tinha meu Jipinho eu trocava até umas peças, desmontava o que precisava e tudo mais... (adoro mecânica), agora no Kichute tenho medo de desapertar um parafuso e acontecer algo....rsrsrs
Abração!
O engraçado que quando tinha meu Jipinho eu trocava até umas peças, desmontava o que precisava e tudo mais... (adoro mecânica), agora no Kichute tenho medo de desapertar um parafuso e acontecer algo....rsrsrs
Abração!
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Rs... Isso é Amor... Vc está apaixonado pela sua Baby... Eu já não faço, pq, de mecânica não entendo nadinha... Mas, já sei olhar bastante coisa e até já presto atenção e percebo barulhos estranhos no carro ... Nossa, eu já evoluí muito... Rs... !
MMbenz- Usuário Platina
- Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 59
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Isso é bom Marilda...assim você não chega em qualquer mecânico (se não puder ir ao Jorge em algum caso) e o cara tenta te enganar empurrando 800 serviços com 1245 peças....rsrs
Acho que mexia em meu Tatuzinho (era o nome dele...rsrsrs) sem medo por ter uma mecânica mais simples...rsrs
A única coisa que fiz na minha foi tirar o filtro e ar e o som para ver a fiação....de resto, sem chance....rsrsrs
Abração!
Acho que mexia em meu Tatuzinho (era o nome dele...rsrsrs) sem medo por ter uma mecânica mais simples...rsrs
A única coisa que fiz na minha foi tirar o filtro e ar e o som para ver a fiação....de resto, sem chance....rsrsrs
Abração!
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Eu também a unica coisa que troquei em casa foi o filtro de ar.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Outra coisa,
Qual é a melhor marca de filtro de ar para o Classe A? Paguei muito barato no meu e era japonês...Não deve ser dos melhores....:/
Salvo engano a marca era Japan Parts. era o único que tinha na casa de óleo onde fui.
Qual é a melhor marca de filtro de ar para o Classe A? Paguei muito barato no meu e era japonês...Não deve ser dos melhores....:/
Salvo engano a marca era Japan Parts. era o único que tinha na casa de óleo onde fui.
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Acabei de trocar o óleo na oficina e pedi ao rapaz para colocar 4,7l de óleo, chegando em casa vi que no manual diz 4,5. Tem algum problema essa diferença?
SnoOx- Usuário Bronze
- Mensagens : 189
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 32
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
O painel te avisa se ocorrer algo.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Ok, obrigado Epicco. Boa noite.
SnoOx- Usuário Bronze
- Mensagens : 189
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 32
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Troquei no sábado passado. Só que eu comprei uma bomba manual de sucção de óleo (R$ 300) e tiro o óleo pelo duto da vareta. O resto é igual. Removi o filtro, substituí, enchi com 4,5 l de óleo novo e zerei o assyst.
Elchfan- Usuário Prata
- Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 42
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
PessoALL, sobre troca de oleo.
O Assyst, quando é zerado, marca 8.000 km para uma próxima revisão ou troca de oleo, ou algo do tipo, certo?
Pois bem, muitos dizem que o oleo deve ser trocado a cada 5.000 km juntamente com o filtro, já vi gente falar em 7.000 km, enfim, devo trocar de 5 em 5 ou de 8 em 8 de acordo com o Assyst?
O que os mestres recomendam?rs
O Assyst, quando é zerado, marca 8.000 km para uma próxima revisão ou troca de oleo, ou algo do tipo, certo?
Pois bem, muitos dizem que o oleo deve ser trocado a cada 5.000 km juntamente com o filtro, já vi gente falar em 7.000 km, enfim, devo trocar de 5 em 5 ou de 8 em 8 de acordo com o Assyst?
O que os mestres recomendam?rs
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Me desculpem a ignorancia, mas aí eu zeraria o Assyst de 5 em 5, correto?
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Eu acho que depende muito do uso. Não faço as trocas em períodos fixos. Se rodo muito em trânsito intenso, rotina diária, troco aos 5k. Se faço viagem longa, dirijo mais à noite ou em fins de semana e pego menos trânsito urbano, aumento pra 7.500. O importante é não passar de 8.000.
Elchfan- Usuário Prata
- Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 42
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
A minha quase não roda...Acho que vou começar a trocar por tempo.
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Fica a seu critério, o assyst é mais para item de revisão. A concessionaria que deixa a configuração para 7.500 na revisão A ou 8.000 km na revisão B. Existem Classe A com assyst configurado para 15.000 km
No meu caso eu solicitei em uma revisão preventiva para que o assyst fosse configurado pelo satrdiagnose de 5 em 5 mil km assim eu utilizo mais para a troca de óleo, já que revisão preventiva eu faço uma vez por ano
Não esqueça que troca de óleo também existe por prazo, eu faço de 6 em 6 meses caso não atinja a km para a troca
No meu caso eu solicitei em uma revisão preventiva para que o assyst fosse configurado pelo satrdiagnose de 5 em 5 mil km assim eu utilizo mais para a troca de óleo, já que revisão preventiva eu faço uma vez por ano
Não esqueça que troca de óleo também existe por prazo, eu faço de 6 em 6 meses caso não atinja a km para a troca
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Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Walter, então pode se reprogramar o Assyst a KM que queremos? Isso é possível somente via star?
No Kichute o óleo foi trocado (antes de estar comigo) junto com o filtro e tal a mais de 1 ano (quase não rodava, ficou parada um tempo pra vender), assim que comprei troquei óleo e filtro, exatamente devido a idade.
Quando fui zerar o Assyst ele ainda tinha 7000 e poucos KM pra rodar para uma próxima revisão. Da mesma forma, eu o zerei.
Será que o meu Assyst era programado para mais KM ou só rodaram 400 km depois de uma revisão ou troca de óleo? O Km não batia com o adesivinho no para-brisa.
Vou acabar trocando por tempo. Mal rodo com o A.
No Kichute o óleo foi trocado (antes de estar comigo) junto com o filtro e tal a mais de 1 ano (quase não rodava, ficou parada um tempo pra vender), assim que comprei troquei óleo e filtro, exatamente devido a idade.
Quando fui zerar o Assyst ele ainda tinha 7000 e poucos KM pra rodar para uma próxima revisão. Da mesma forma, eu o zerei.
Será que o meu Assyst era programado para mais KM ou só rodaram 400 km depois de uma revisão ou troca de óleo? O Km não batia com o adesivinho no para-brisa.
Vou acabar trocando por tempo. Mal rodo com o A.
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