(DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
+16
A190
Ferreirinha
Relâmpago
Wilson
tricolor carioca
cassio machado
Elchfan
Epicco
SnoOx
douglas barddal
MMbenz
Kanduxo
Luiz Pinheiro
ROD18
Christiano
walter paiva
20 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: W168 - 1997 a 2004 ( 1999 a 2005 no Brasil ) :: DIY (do it yourself): Faça você mesmo
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
(DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Chegou a hora de trocar o óleo do Classe A, para quem gosta de fazer em casa ou mesmo acompanhar o serviço em um posto de combustível ou casa de troca de óleo segue um passo-a-passo simples:
Ferramentas necessárias:
- Chave de fenda fina - para troca dos o'rings da tampa do filtro;
- Chave estrela ou soquete de 13 mm - para soltar o bujão de óleo;
- Arruela para o bujão de óleo, dica: a do Gol bolinha (motores AE/CHT ou AP) é a mesma utilizada no Classe A
- Torquímetro, chave catraca, extensor, soquete de 27mm e cotovelo - para soltar/apertar o filtro de óleo;
Filtro de óleo, original ou paralelo de marca conhecida. Se for um paralelo, verifique se vem com os o'rings:
O carro deve estar em uma superfície plana, para medir corretamente o nível de óleo. Soltar a tampa do bocal de enchimento de óleo para facilitar a saída do óleo velho que esta no carter:
1 - Com um macaco do tipo jacaré levantar o carro pelo suporte do agregado central e calça-lo com dois cavaletes, isso deixa o carro inclinado fazendo o óleo ficar todo para trás e facilitando a saída de todo o óleo:
2 - Com chave de 13 mm afrouxar o bujão de óleo pelo sentido anti-horário:
3 - Com o recipiente (6 litros mínimo) e com a mão ou chave soquete retirar o bujão de óleo para remover o óleo velho do carter;
4 - Utilize um recipiente entre o bujão e o protetor de carter. Isto é necessário, pois quando o óleo vai se esgotando ele fica fraco e escorre pela tampa do carter melando todo o protetor de cárter. Você pode recortar de um recipiente de plástico (sabão líquido) e moldar ele antes de remover o bujão de óleo:
5 - Enquanto o óleo escorre, vamos remover o filtro de óleo;
6 - Com chave soquete de 27mm, extensor e o cotovelo encaixe na tampa do filtro de óleo:
7 - Com a chave catraca solte a tampa do filtro de óleo pelo sentido anti-horário
8 - Com a mão retire o filtro de óleo:
9 - Com cuidado remova o filtro de óleo da tampa:
10 - É necessário remover os dois o'rings para evitar vazamentos, com uma chave de fenda fina, remova o o'ring pelo chanfro existente na tampa:
11 - Com a chave de fenda fina remova o o'ring menor:
12 - Com a mão coloque os novos o'rings:
13 - Coloque o novo filtro de óleo na tampa:
14 - Com a mão encaixe o novo filtro de óleo, ele deve ficar nesta posição:
15 - Vamos instalar a tampa do filtro de óleo, com a mão encaixe e vá apertando - Não utilize ferramenta.
Atenção Observar o correto encaixe da tampa, pois pode ocorrer de ficar torta e no aperto final espanar a rosca da tampa
16 - Após ter certeza que a tampa do filtro esta corretamente encaixada, vamos ao aperto.
Eu utilizo um Torquímetro, o aperto é de 25 Nm (Newtons)
Se você não tem Torquímetro, lembre-se que esta tampa é de plástico evitando aperto em excesso
17 - Instale a nova arruela no parafuso do bujão do cárter
18 - Encaixe o parafuso no bujão, com a mão no sentido horário vá apertando o parafuso.
Com chave torquímetro dê o aperto final.
Se você não tem chave torquimetro, lembre-se de não apertar em excesso.
19 - Remova os cavaletes e abaixe o carro;
20 - Coloque o novo óleo com a especificação MB 229.1, 229.3 ou 229.5
A quantidade é de aprox. 4,7 litros
21 - Ligue o motor e verifique o funcionamento;
22 - Verifique se não há vazamentos pela tampa do filtro;
23 - Verifique se não há vazamentos pelo bujão do cárter.
24 - Desligue o motor e aguarde 5 minutos para medir o nível pela vareta, caso falte óleo complete. Não exceder o nível máximo
Serviço finalizado, Classe A com sangue novo
Atenção Eu devolvo o óleo usado em um posto de combustível que sou cliente já a alguns anos. Este é um dos motivos que faço a troca do óleo em casa.
Se você não tem um local para descartar o óleo velho, opte em fazer este serviço em um posto de combustível ou casas de troca do óleo, NUNCA jogue o óleo velho no esgoto, preserve o meio ambiente
Ferramentas necessárias:
- Chave de fenda fina - para troca dos o'rings da tampa do filtro;
- Chave estrela ou soquete de 13 mm - para soltar o bujão de óleo;
- Arruela para o bujão de óleo, dica: a do Gol bolinha (motores AE/CHT ou AP) é a mesma utilizada no Classe A
- Torquímetro, chave catraca, extensor, soquete de 27mm e cotovelo - para soltar/apertar o filtro de óleo;
Filtro de óleo, original ou paralelo de marca conhecida. Se for um paralelo, verifique se vem com os o'rings:
O carro deve estar em uma superfície plana, para medir corretamente o nível de óleo. Soltar a tampa do bocal de enchimento de óleo para facilitar a saída do óleo velho que esta no carter:
1 - Com um macaco do tipo jacaré levantar o carro pelo suporte do agregado central e calça-lo com dois cavaletes, isso deixa o carro inclinado fazendo o óleo ficar todo para trás e facilitando a saída de todo o óleo:
2 - Com chave de 13 mm afrouxar o bujão de óleo pelo sentido anti-horário:
3 - Com o recipiente (6 litros mínimo) e com a mão ou chave soquete retirar o bujão de óleo para remover o óleo velho do carter;
4 - Utilize um recipiente entre o bujão e o protetor de carter. Isto é necessário, pois quando o óleo vai se esgotando ele fica fraco e escorre pela tampa do carter melando todo o protetor de cárter. Você pode recortar de um recipiente de plástico (sabão líquido) e moldar ele antes de remover o bujão de óleo:
5 - Enquanto o óleo escorre, vamos remover o filtro de óleo;
6 - Com chave soquete de 27mm, extensor e o cotovelo encaixe na tampa do filtro de óleo:
7 - Com a chave catraca solte a tampa do filtro de óleo pelo sentido anti-horário
8 - Com a mão retire o filtro de óleo:
9 - Com cuidado remova o filtro de óleo da tampa:
10 - É necessário remover os dois o'rings para evitar vazamentos, com uma chave de fenda fina, remova o o'ring pelo chanfro existente na tampa:
11 - Com a chave de fenda fina remova o o'ring menor:
12 - Com a mão coloque os novos o'rings:
13 - Coloque o novo filtro de óleo na tampa:
14 - Com a mão encaixe o novo filtro de óleo, ele deve ficar nesta posição:
15 - Vamos instalar a tampa do filtro de óleo, com a mão encaixe e vá apertando - Não utilize ferramenta.
Atenção Observar o correto encaixe da tampa, pois pode ocorrer de ficar torta e no aperto final espanar a rosca da tampa
16 - Após ter certeza que a tampa do filtro esta corretamente encaixada, vamos ao aperto.
Eu utilizo um Torquímetro, o aperto é de 25 Nm (Newtons)
Se você não tem Torquímetro, lembre-se que esta tampa é de plástico evitando aperto em excesso
17 - Instale a nova arruela no parafuso do bujão do cárter
18 - Encaixe o parafuso no bujão, com a mão no sentido horário vá apertando o parafuso.
Com chave torquímetro dê o aperto final.
Se você não tem chave torquimetro, lembre-se de não apertar em excesso.
19 - Remova os cavaletes e abaixe o carro;
20 - Coloque o novo óleo com a especificação MB 229.1, 229.3 ou 229.5
A quantidade é de aprox. 4,7 litros
21 - Ligue o motor e verifique o funcionamento;
22 - Verifique se não há vazamentos pela tampa do filtro;
23 - Verifique se não há vazamentos pelo bujão do cárter.
24 - Desligue o motor e aguarde 5 minutos para medir o nível pela vareta, caso falte óleo complete. Não exceder o nível máximo
Serviço finalizado, Classe A com sangue novo
Atenção Eu devolvo o óleo usado em um posto de combustível que sou cliente já a alguns anos. Este é um dos motivos que faço a troca do óleo em casa.
Se você não tem um local para descartar o óleo velho, opte em fazer este serviço em um posto de combustível ou casas de troca do óleo, NUNCA jogue o óleo velho no esgoto, preserve o meio ambiente
walter paiva- Administrador
Re: (DIY - W168): Como trocar o óleo e o filtro de óleo
Mais um belo tutorial.
Parabéns Walter.
Parabéns Walter.
Christiano- Usuário Platina
Dica que eu uso aqui em casa: Use luvas de látex.
ROD18- Usuário Bronze
Valeu Walter, é disso que estou falando, tópicos com conteúdo!!!
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
Christiano, obrigado.
ROD18 é uma boa dica.
Luiz129, aguarde que vem mais Com este passo-a-passo facilita a troca de óleo dos Classe A e do filtro de óleo que muitos tem dúvidas.
ROD18 é uma boa dica.
Luiz129, aguarde que vem mais Com este passo-a-passo facilita a troca de óleo dos Classe A e do filtro de óleo que muitos tem dúvidas.
Putz....adorei esse tópico...mais aqui em casa não dá pra fazer até por que a mesma é levemente inclinada....
Fiquei feliz em saber que o cara fez certinho na casa de óleo em que levei o Kichute....
Eu acho bem apertadinho pra tirar o filtro de óleo...
Fiquei feliz em saber que o cara fez certinho na casa de óleo em que levei o Kichute....
Eu acho bem apertadinho pra tirar o filtro de óleo...
Hehehehehehehehehe... Parabéns Walter.... Mais um para sua coleção... Excelente esse tópico... Nunca farei isso, mais pra supervisionar a troca é tudo de bom...
Vc é 10!
Abs,
Vc é 10!
Abs,
MMbenz- Usuário Platina
Marilda, eu não posso fazer devido a garagem...Mas agora quando for a Casa de Oleo pego umas balinhas no balcão e vou supervisionar bem o serviço, que já foi feito de forma correta da outro vez.
O engraçado que quando tinha meu Jipinho eu trocava até umas peças, desmontava o que precisava e tudo mais... (adoro mecânica), agora no Kichute tenho medo de desapertar um parafuso e acontecer algo....rsrsrs
Abração!
O engraçado que quando tinha meu Jipinho eu trocava até umas peças, desmontava o que precisava e tudo mais... (adoro mecânica), agora no Kichute tenho medo de desapertar um parafuso e acontecer algo....rsrsrs
Abração!
Rs... Isso é Amor... Vc está apaixonado pela sua Baby... Eu já não faço, pq, de mecânica não entendo nadinha... Mas, já sei olhar bastante coisa e até já presto atenção e percebo barulhos estranhos no carro ... Nossa, eu já evoluí muito... Rs... !
MMbenz- Usuário Platina
Isso é bom Marilda...assim você não chega em qualquer mecânico (se não puder ir ao Jorge em algum caso) e o cara tenta te enganar empurrando 800 serviços com 1245 peças....rsrs
Acho que mexia em meu Tatuzinho (era o nome dele...rsrsrs) sem medo por ter uma mecânica mais simples...rsrs
A única coisa que fiz na minha foi tirar o filtro e ar e o som para ver a fiação....de resto, sem chance....rsrsrs
Abração!
Acho que mexia em meu Tatuzinho (era o nome dele...rsrsrs) sem medo por ter uma mecânica mais simples...rsrs
A única coisa que fiz na minha foi tirar o filtro e ar e o som para ver a fiação....de resto, sem chance....rsrsrs
Abração!
Eu também a unica coisa que troquei em casa foi o filtro de ar.
douglas barddal- Usuário Platina
Outra coisa,
Qual é a melhor marca de filtro de ar para o Classe A? Paguei muito barato no meu e era japonês...Não deve ser dos melhores....:/
Salvo engano a marca era Japan Parts. era o único que tinha na casa de óleo onde fui.
Qual é a melhor marca de filtro de ar para o Classe A? Paguei muito barato no meu e era japonês...Não deve ser dos melhores....:/
Salvo engano a marca era Japan Parts. era o único que tinha na casa de óleo onde fui.
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
Acabei de trocar o óleo na oficina e pedi ao rapaz para colocar 4,7l de óleo, chegando em casa vi que no manual diz 4,5. Tem algum problema essa diferença?
SnoOx- Usuário Bronze
O painel te avisa se ocorrer algo.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
Ok, obrigado Epicco. Boa noite.
SnoOx- Usuário Bronze
Troquei no sábado passado. Só que eu comprei uma bomba manual de sucção de óleo (R$ 300) e tiro o óleo pelo duto da vareta. O resto é igual. Removi o filtro, substituí, enchi com 4,5 l de óleo novo e zerei o assyst.
Elchfan- Usuário Prata
PessoALL, sobre troca de oleo.
O Assyst, quando é zerado, marca 8.000 km para uma próxima revisão ou troca de oleo, ou algo do tipo, certo?
Pois bem, muitos dizem que o oleo deve ser trocado a cada 5.000 km juntamente com o filtro, já vi gente falar em 7.000 km, enfim, devo trocar de 5 em 5 ou de 8 em 8 de acordo com o Assyst?
O que os mestres recomendam?rs
O Assyst, quando é zerado, marca 8.000 km para uma próxima revisão ou troca de oleo, ou algo do tipo, certo?
Pois bem, muitos dizem que o oleo deve ser trocado a cada 5.000 km juntamente com o filtro, já vi gente falar em 7.000 km, enfim, devo trocar de 5 em 5 ou de 8 em 8 de acordo com o Assyst?
O que os mestres recomendam?rs
douglas barddal- Usuário Platina
Me desculpem a ignorancia, mas aí eu zeraria o Assyst de 5 em 5, correto?
Eu acho que depende muito do uso. Não faço as trocas em períodos fixos. Se rodo muito em trânsito intenso, rotina diária, troco aos 5k. Se faço viagem longa, dirijo mais à noite ou em fins de semana e pego menos trânsito urbano, aumento pra 7.500. O importante é não passar de 8.000.
Elchfan- Usuário Prata
A minha quase não roda...Acho que vou começar a trocar por tempo.
Fica a seu critério, o assyst é mais para item de revisão. A concessionaria que deixa a configuração para 7.500 na revisão A ou 8.000 km na revisão B. Existem Classe A com assyst configurado para 15.000 km
No meu caso eu solicitei em uma revisão preventiva para que o assyst fosse configurado pelo satrdiagnose de 5 em 5 mil km assim eu utilizo mais para a troca de óleo, já que revisão preventiva eu faço uma vez por ano
Não esqueça que troca de óleo também existe por prazo, eu faço de 6 em 6 meses caso não atinja a km para a troca
No meu caso eu solicitei em uma revisão preventiva para que o assyst fosse configurado pelo satrdiagnose de 5 em 5 mil km assim eu utilizo mais para a troca de óleo, já que revisão preventiva eu faço uma vez por ano
Não esqueça que troca de óleo também existe por prazo, eu faço de 6 em 6 meses caso não atinja a km para a troca
Walter, então pode se reprogramar o Assyst a KM que queremos? Isso é possível somente via star?
No Kichute o óleo foi trocado (antes de estar comigo) junto com o filtro e tal a mais de 1 ano (quase não rodava, ficou parada um tempo pra vender), assim que comprei troquei óleo e filtro, exatamente devido a idade.
Quando fui zerar o Assyst ele ainda tinha 7000 e poucos KM pra rodar para uma próxima revisão. Da mesma forma, eu o zerei.
Será que o meu Assyst era programado para mais KM ou só rodaram 400 km depois de uma revisão ou troca de óleo? O Km não batia com o adesivinho no para-brisa.
Vou acabar trocando por tempo. Mal rodo com o A.
No Kichute o óleo foi trocado (antes de estar comigo) junto com o filtro e tal a mais de 1 ano (quase não rodava, ficou parada um tempo pra vender), assim que comprei troquei óleo e filtro, exatamente devido a idade.
Quando fui zerar o Assyst ele ainda tinha 7000 e poucos KM pra rodar para uma próxima revisão. Da mesma forma, eu o zerei.
Será que o meu Assyst era programado para mais KM ou só rodaram 400 km depois de uma revisão ou troca de óleo? O Km não batia com o adesivinho no para-brisa.
Vou acabar trocando por tempo. Mal rodo com o A.
Página 1 de 3 • 1, 2, 3