(W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
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(W168): Como transformar câmbio semi-automático em manual
caros colegas de profissao estou transformando uma semi automatica em manual esta tudo certo,coloquei o pedal deu embreagem fiz dar partida mas agora nao tenho pulso nos bicos, mas tenho faisca, pergunto aos amigos alguem ja fez essa transformacao ou se alguem me consegueria o diagrama????
eduardo silveira- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
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Idade : 48
(W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Saudações, Amigos!
Li bastante neste forum (e ainda assim o insuficiente...) sobre os problemas que ocorrem com as Classe A semi-automáticas, particularmente os que são decorrência da falha do AKS, cuja troca, quando exigida, representa um gasto absurdo!
Proponho-lhes uma questão direta e simples para quem, obviamente, abriria mão do conforto do câmbio semi-automático:
Não seria mais econômica a mudança, nesses casos, para o sistema de "embreagem manual", com a colocação do respetivo pedal? O sistema não ficaria mais confiável e menos propenso a avarias?
Aguardo os vossos comentários, sempre muito úteis.
Abraços.
Li bastante neste forum (e ainda assim o insuficiente...) sobre os problemas que ocorrem com as Classe A semi-automáticas, particularmente os que são decorrência da falha do AKS, cuja troca, quando exigida, representa um gasto absurdo!
Proponho-lhes uma questão direta e simples para quem, obviamente, abriria mão do conforto do câmbio semi-automático:
Não seria mais econômica a mudança, nesses casos, para o sistema de "embreagem manual", com a colocação do respetivo pedal? O sistema não ficaria mais confiável e menos propenso a avarias?
Aguardo os vossos comentários, sempre muito úteis.
Abraços.
Mirabeau- Usuário Bronze
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Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
quais as peças que teria que comprar para passar a "manual"???
marcelobrotas- Usuário Bronze
- Mensagens : 241
Data de inscrição : 06/09/2012
Idade : 39
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Basicamente o conjunto de pedais com embreagem pois o acionamento é praticamente igual em ambos.
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Idade : 60
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
É isso aí, Ulisses.
E o que você pensa a respeito?
Abraços.
E o que você pensa a respeito?
Abraços.
Mirabeau- Usuário Bronze
- Mensagens : 214
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 74
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Bom, se o módulo AKS tiver ido pro espaço e sem chances de recuperação, é uma alternativa para manter o carro rodando.
É menos "agressivo" por assim dizer do que colocar relê na bomba da direção ou substituir as laminas do MAF por resistências.
Mas não é bem "plug & play", tem que ajustar umas coisas na eletronica do carro tb, acho.. No Portal do Classe A que foi roubado tinha um tópico sobre isso, onde um confrade fez a adaptação.
Abraço!
É menos "agressivo" por assim dizer do que colocar relê na bomba da direção ou substituir as laminas do MAF por resistências.
Mas não é bem "plug & play", tem que ajustar umas coisas na eletronica do carro tb, acho.. No Portal do Classe A que foi roubado tinha um tópico sobre isso, onde um confrade fez a adaptação.
Abraço!
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Idade : 60
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Valeu, Ulysses!
Abraços.
Abraços.
Mirabeau- Usuário Bronze
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Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Já ouvi falar de pessoas que fazem essa "conversão".
Acho que só vale a pena se o AKS for pro espaço, caso seja um problema simples, é melhor manter o sistema.
Acho que só vale a pena se o AKS for pro espaço, caso seja um problema simples, é melhor manter o sistema.
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Meu AKS nunca ficou perfeito depois que deu o primeiro problema, fiz as trocas das escovas e de vez em quando ele apresenta uma falha, principalmente com o carro muito quente.
Entrei em contato com a Casa da Classe A em Curitiba, eles cobram quase 3 mil para vir ate minha cidade já com as peças para fazer a conversão para manual...
Alguém sabe de alguma oficina que recupera o AKS fazendo uma boa manutenção?
abraços
Entrei em contato com a Casa da Classe A em Curitiba, eles cobram quase 3 mil para vir ate minha cidade já com as peças para fazer a conversão para manual...
Alguém sabe de alguma oficina que recupera o AKS fazendo uma boa manutenção?
abraços
marcelobrotas- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 06/09/2012
Idade : 39
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Não sei qual a distância de CTB até Brotas mas se levarmos em conta que é um serviço à domicilio e feito por quem entende...
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Marcelobrotas,
Veja com o Jorge da Sinal Verde aqui em SP-Capital
Veja com o Jorge da Sinal Verde aqui em SP-Capital
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
E verdade Walter, vou falar com o Jorge... qq coisa envio o modulo por correio para ele...
marcelobrotas- Usuário Bronze
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Idade : 39
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Marcelobrotas,
Se você pretende passar para o sistema manual, não adianta enviar apenas o módulo, terá que trazer a baby, também.
Caso decida pela mudança, poderei indicar-lhe um profissional experimentado, aqui em São Paulo.
Abraços.
Se você pretende passar para o sistema manual, não adianta enviar apenas o módulo, terá que trazer a baby, também.
Caso decida pela mudança, poderei indicar-lhe um profissional experimentado, aqui em São Paulo.
Abraços.
Mirabeau- Usuário Bronze
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Idade : 74
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Olá Mirabeau,
Acabei de falar com o Jorge da Sinal Verde, me atendeu muito bem...
Sobre passar a manual, o Jorge disse que não compensa, irei gastar muito e tenho q comprar em desmanche, é difícil de achar e quando acha o valor é alto...
E sobre o modulo AKS tenho que levar pra ver... pois o problema acontece quando o motor esquenta, não adianta só trocar as escovas, pode ser alguma solda fria no induzido, vários motivos, passando o scanner pode ser que ache o erro tbm.
Acabei de falar com o Jorge da Sinal Verde, me atendeu muito bem...
Sobre passar a manual, o Jorge disse que não compensa, irei gastar muito e tenho q comprar em desmanche, é difícil de achar e quando acha o valor é alto...
E sobre o modulo AKS tenho que levar pra ver... pois o problema acontece quando o motor esquenta, não adianta só trocar as escovas, pode ser alguma solda fria no induzido, vários motivos, passando o scanner pode ser que ache o erro tbm.
marcelobrotas- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 06/09/2012
Idade : 39
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Disponha, Marcelobrotas.
Abraços.
Abraços.
Mirabeau- Usuário Bronze
- Mensagens : 214
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 74
Problemas com módulos.
Boa tarde Senhores.
A uns meses a traz meu Classe A 160 Semi automático começou a aparecer a letra "F" no painel, de imediato identificado o módulo "aks" com problemas, mas chegando na oficina o mecânico me informou que não era o modulo "aks" e sim o modulo central, o qual depois de muito custo consegui achar e comprei, e por orientação dele retirei o aks e coloquei embreagem (muito a contra gosto). Agora descobri que o bas nem o abs estão funcionando. Pergunto aos senhores: qual a solução? Pois o mecânico disse que saiu tudo funcionando da oficina.
Grande abraço a todos.
A uns meses a traz meu Classe A 160 Semi automático começou a aparecer a letra "F" no painel, de imediato identificado o módulo "aks" com problemas, mas chegando na oficina o mecânico me informou que não era o modulo "aks" e sim o modulo central, o qual depois de muito custo consegui achar e comprei, e por orientação dele retirei o aks e coloquei embreagem (muito a contra gosto). Agora descobri que o bas nem o abs estão funcionando. Pergunto aos senhores: qual a solução? Pois o mecânico disse que saiu tudo funcionando da oficina.
Grande abraço a todos.
Claudio Laroque Rondon- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 01/11/2013
Idade : 46
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Claudio,
Alteração de sistemas se não for bem feita nunca fica bom.
Para trocar o módulo central (imagino que foi o modulo MSM) é necessário também trocar o modulo de bloqueio da partida pois eles trabalham integrados.
Quando você diz que não esta funcionando as luzes de advertência no painel ficam acesas? Em todo caso verifique se o plug no módulo ABS esta conectado, caso esteja verifique se os sensores das rodas estão conectados. Estando tudo em ordem é necessário passar o scanner para verificar qual código de falha esta apresentando.
Alteração de sistemas se não for bem feita nunca fica bom.
Para trocar o módulo central (imagino que foi o modulo MSM) é necessário também trocar o modulo de bloqueio da partida pois eles trabalham integrados.
Quando você diz que não esta funcionando as luzes de advertência no painel ficam acesas? Em todo caso verifique se o plug no módulo ABS esta conectado, caso esteja verifique se os sensores das rodas estão conectados. Estando tudo em ordem é necessário passar o scanner para verificar qual código de falha esta apresentando.
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Obrigado companheiro Walter.
Pois na época que ele sugeriu passar de semi para manual, fiquei meio sismado pois acho que se ele foi programado para ser semi automatico a mudança não seria bem sucedida. Mas o mecânico acabou me convencendo.
Não as luzes do painel não acendem não. Nem quando só giro a chave para acender as luzes do painel, sem dar partida.
Onde fica o plug do módulo ABS? Vou dar uma olhada. E o BAS também não está funcionando, pois o carro aquaplanou outro dia e o sistema não atuou.
Obrigado, e grande abraço.
Pois na época que ele sugeriu passar de semi para manual, fiquei meio sismado pois acho que se ele foi programado para ser semi automatico a mudança não seria bem sucedida. Mas o mecânico acabou me convencendo.
Não as luzes do painel não acendem não. Nem quando só giro a chave para acender as luzes do painel, sem dar partida.
Onde fica o plug do módulo ABS? Vou dar uma olhada. E o BAS também não está funcionando, pois o carro aquaplanou outro dia e o sistema não atuou.
Obrigado, e grande abraço.
Claudio Laroque Rondon- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 01/11/2013
Idade : 46
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Claudio,
Estas lampadas devem acender ao ligar o contato e apagar quando o motor entrar em funcionamento, tem coisa errada aí.
O plug do modulo ABS fica junto do modulo ABS em baixo do reservatorio do limpador do para-brisa.
O ABS é o sistema de anti-travamento das rodas.
O BAS é o sistema que duplica a força aplicada nos freios em uma situação de emergência e atua junto com o ABS.
Como as luzes não acendem este(s) sistema(s) deve estar avariado(s) e as luzes foram desligadas de propósito para esconder a avaria neste(s) sistema(s), ou é uma coisa simples como um fusivel queimado.
Mediante a esta situação é necessário passar o scanner que consiga ler os módulos do Classe A ou o Stardiagnosis.
Estas lampadas devem acender ao ligar o contato e apagar quando o motor entrar em funcionamento, tem coisa errada aí.
O plug do modulo ABS fica junto do modulo ABS em baixo do reservatorio do limpador do para-brisa.
O ABS é o sistema de anti-travamento das rodas.
O BAS é o sistema que duplica a força aplicada nos freios em uma situação de emergência e atua junto com o ABS.
Como as luzes não acendem este(s) sistema(s) deve estar avariado(s) e as luzes foram desligadas de propósito para esconder a avaria neste(s) sistema(s), ou é uma coisa simples como um fusivel queimado.
Mediante a esta situação é necessário passar o scanner que consiga ler os módulos do Classe A ou o Stardiagnosis.
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Walter
Administrador
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walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Olá gente. Queria saber se alguém enfrentou o seguinte problema. Estou começando a cuidar de um MB A160 Elegance AKS ano 1999 e ele está com problemas no ar condicionado (Não funciona o botão giratório do meio de graduação de temperatura e os tres botões pequenos do modo recirculação, Ec e secagem do ar) e o rádio toca fitas original. Os dois itens, o rádio e o comando de ar condicionado, pararam ao mesmo tempo e já verifiquei os fusíveis dos mesmos e eles não estão queimados. Queria saber se esses itens que citei são ligados por módulo e se o reparo é fácil. Não perguntei do preço pq se trata de Mercedes, mas se alguém souber de valores, desde já agradeço. Grato a todos.
telmokubo- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 46
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
irei transformar minha semi em manual,cansei de tanto rodar,procurar,pesquisar e tentar consertar o que por sinal e problematico.Depois postarei minha experiencia com a conversao.
Abraco a todos.
Abraco a todos.
Alexandre Portugal- Usuário Iniciante
- Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 49
Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Olá gente, como havia dito nesse tópico, estava com um problema que, ao acionar a 1ª marcha, ou passá-la para a 2ª, ou ainda acionar a ré, dava um pequeno tranco, algo como se fosse tirar o pé rapidamente do pedal da embreagem, mesmo estando em um semiautomático.
.
Levei à Sinal Verde da Zona Norte e expus muito bem o meu problema ao Jorge.
.
De forma muito profissional e ética, o mesmo disse que esse problema era somente resolvível, caso trocasse o Módulo AKS, que custa a bagatela de 7 mil reais, ou fazer a conversão para o câmbio manual.
.
Disse também que, com a disponibilidade quase rara de AKS que ainda funcionem, ele mesmo irá se informar direito para, no futuro próximo, se especializar nessa tarefa.
.
Tudo bem, deixei o meu veículo na Sinal Verde, onde foram trocadas a ponteira homocinética, cilindro de roda, bomba e filtro de combustível, dando uma geral na parte eletrônica e de fluídos, ao passo que me informei na DIVENA o valor de um AKS vindo da Alemanha.
.
Retornaram-me a ligação, dizendo que o mesmo módulo estava na casa dos nove mil reais (R$9.000,00), com valor promocional de R$7.048,00.
.
Como já estava ciente desse preço, não tomei qualquer susto, momento em que o atendente do setor de peças dessa concessionária disse que o setor de oficina deles tinha conhecimento de realizar a conversão do semi para o mecânico.
.
Aliado a isso, que a própria concessionária já estava ciente dessa troca, ao que um módulo AKS novo poderá ter esse mesmo problema daqui a 5 ou 6 anos, bem como como uma opinião bem lúcida de Walter Paiva, resolvi estender melhor essa conversa com o Jorge Martins.
.
Na última sexta-feira peguei o veículo na Casa Verde e constatei que havia melhorado muito esse tranco, extinguindo-o quando aciona a 1ª marcha, e rareando quando passa para a 2ª. Somente a ré ainda tem esses pequenos trancos.
.
Contudo, ainda tenho um módulo que pode dar F no momento em que estou descendo a Jacu Pêssego próximo a Itaquera, algo que seria muito perigoso para mim. Ou simplesmente nunca dar F, deixando a parte eletroeletrônica decidir o meu futuro.
.
Receoso ao que possa vir, ou não vir, retornei o meu contato com o Jorge nessa terça-feira, perguntando-lhe se já havia se informado dessa empreitada, pois eu havia aceitado fazer do meu carro um protótipo, um laboratório, para essa mudança.
.
Ele, como um bom mecânico, disse que a mudança é relativamente simples, que é trocar o módulo AKS por um atuador de embreagem e colocar o terceiro pedal (mais algumas coisas simples de se trocar que não me lembro).
.
O algo que seria mais complexo é trocar ou não a embreagem, se a da semi poder funcionar com esse sistema de acionamento.
.
Contudo, como o scanner dele acusou que a minha embreagem está no limite de 14.5, dentre 15 possíveis, combinamos no mês de Junho e Julho fazer esse teste: Trocar para o mecânico a mudança de marcha, primeiramente usando a embreagem que tem, a da própria semiautomática com aquelas molas, e, caso não der certo, eu já trocar a embreagem para a manual (nova de fábrica MB) e daí continuar a alteração. Eu espero que possa ser trocado a embreagem para aquela que é usada nos carros mecânicos, que custam a metade da do semiautomático.
.
Estou escrevendo isso para os que tem esse belíssimo sistema de troca de marcha, o semi, mas que infelizmente se tornou algo muito caro, trocar idéia em relação a esse novo "paradigma", e para os companheiros entendidos trocarem informações.
.
Obs. É "gambi"? Não sei, gambiarra era se eu colocasse o "AKS" do Pálio no Classe A, não colocar uma peça genuína Mercedes-Benz em um MB. Mas nessa hora de real necessidade, temos que apostar no melhor para o carro e para a nossa segurança também.
.
Levei à Sinal Verde da Zona Norte e expus muito bem o meu problema ao Jorge.
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De forma muito profissional e ética, o mesmo disse que esse problema era somente resolvível, caso trocasse o Módulo AKS, que custa a bagatela de 7 mil reais, ou fazer a conversão para o câmbio manual.
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Disse também que, com a disponibilidade quase rara de AKS que ainda funcionem, ele mesmo irá se informar direito para, no futuro próximo, se especializar nessa tarefa.
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Tudo bem, deixei o meu veículo na Sinal Verde, onde foram trocadas a ponteira homocinética, cilindro de roda, bomba e filtro de combustível, dando uma geral na parte eletrônica e de fluídos, ao passo que me informei na DIVENA o valor de um AKS vindo da Alemanha.
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Retornaram-me a ligação, dizendo que o mesmo módulo estava na casa dos nove mil reais (R$9.000,00), com valor promocional de R$7.048,00.
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Como já estava ciente desse preço, não tomei qualquer susto, momento em que o atendente do setor de peças dessa concessionária disse que o setor de oficina deles tinha conhecimento de realizar a conversão do semi para o mecânico.
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Aliado a isso, que a própria concessionária já estava ciente dessa troca, ao que um módulo AKS novo poderá ter esse mesmo problema daqui a 5 ou 6 anos, bem como como uma opinião bem lúcida de Walter Paiva, resolvi estender melhor essa conversa com o Jorge Martins.
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Na última sexta-feira peguei o veículo na Casa Verde e constatei que havia melhorado muito esse tranco, extinguindo-o quando aciona a 1ª marcha, e rareando quando passa para a 2ª. Somente a ré ainda tem esses pequenos trancos.
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Contudo, ainda tenho um módulo que pode dar F no momento em que estou descendo a Jacu Pêssego próximo a Itaquera, algo que seria muito perigoso para mim. Ou simplesmente nunca dar F, deixando a parte eletroeletrônica decidir o meu futuro.
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Receoso ao que possa vir, ou não vir, retornei o meu contato com o Jorge nessa terça-feira, perguntando-lhe se já havia se informado dessa empreitada, pois eu havia aceitado fazer do meu carro um protótipo, um laboratório, para essa mudança.
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Ele, como um bom mecânico, disse que a mudança é relativamente simples, que é trocar o módulo AKS por um atuador de embreagem e colocar o terceiro pedal (mais algumas coisas simples de se trocar que não me lembro).
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O algo que seria mais complexo é trocar ou não a embreagem, se a da semi poder funcionar com esse sistema de acionamento.
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Contudo, como o scanner dele acusou que a minha embreagem está no limite de 14.5, dentre 15 possíveis, combinamos no mês de Junho e Julho fazer esse teste: Trocar para o mecânico a mudança de marcha, primeiramente usando a embreagem que tem, a da própria semiautomática com aquelas molas, e, caso não der certo, eu já trocar a embreagem para a manual (nova de fábrica MB) e daí continuar a alteração. Eu espero que possa ser trocado a embreagem para aquela que é usada nos carros mecânicos, que custam a metade da do semiautomático.
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Estou escrevendo isso para os que tem esse belíssimo sistema de troca de marcha, o semi, mas que infelizmente se tornou algo muito caro, trocar idéia em relação a esse novo "paradigma", e para os companheiros entendidos trocarem informações.
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Obs. É "gambi"? Não sei, gambiarra era se eu colocasse o "AKS" do Pálio no Classe A, não colocar uma peça genuína Mercedes-Benz em um MB. Mas nessa hora de real necessidade, temos que apostar no melhor para o carro e para a nossa segurança também.
Valderifs- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 25/11/2015
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Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
Com o passar dos dias, já com a mente preparada para trocar do AKS para o Manual, investiguei o fundo do bau desse fórum e descobri que o GR Auto Center do Ipiranga corrige esse mesmo problema, sem fazer o tal canibalismo do módulo. Pois bem, liguei lá e falei com o Douglas relatando os pequenos trancos que a 1ª, 1ª-2ª, e ré davam no acoplamento da embreagem. Conforme já postado, ele mesmo disse que é um problema que ocorre na folga da sistema, uma explicação mais condizente com o que acontece na troca, que realmente parece ser uma folga entre o embreamento e desembreamento.
.
Disse que sempre corrige esse problema e o preço é R$600,00, já passando o Star e não mexendo no fluído do freio.
.
Pois bem, finalizando, antes de fazer essa transição profunda em meu Cotó, tentarei essa solução para acabar com o tranquinho que às vezes tira a minha atenção no trânsito.
.
Não é o ponto de agarre da embreagem que ele corrige, mas a folga que no próprio módulo do AKS ocorre.
.
Disse que sempre corrige esse problema e o preço é R$600,00, já passando o Star e não mexendo no fluído do freio.
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Pois bem, finalizando, antes de fazer essa transição profunda em meu Cotó, tentarei essa solução para acabar com o tranquinho que às vezes tira a minha atenção no trânsito.
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Não é o ponto de agarre da embreagem que ele corrige, mas a folga que no próprio módulo do AKS ocorre.
Valderifs- Usuário Ouro
- Mensagens : 528
Data de inscrição : 25/11/2015
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Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
No portal que o Classe A tinha existia um tópico com um confrade de Minas Gerais que efetuou a alteração, mostrando o que foi necessário substituir, lembro bem que ele com o passar do tempo foi informando da alteração que não lhe causou mais nenhum problema. Eu confesso que naquele tempo fui contra, mas hoje parto da seguinte forma:
O ultimo ano que este sistema foi disponibilizado em grande quantidade foi até 2002, de lá para cá já se passaram 14 anos e nesse período os AKS vendidos usados que funcionam perfeitos estão ficando raros de se achar, pois a maioria que teve problemas com esse sistema já adquiriram esses bons AKS. Como lhe disse, hoje vejo essa alteração como válida.
Estou na torcida para que o GR consiga corrigir o problema e assim você não precisa gastar na alteração do sistema.
O ultimo ano que este sistema foi disponibilizado em grande quantidade foi até 2002, de lá para cá já se passaram 14 anos e nesse período os AKS vendidos usados que funcionam perfeitos estão ficando raros de se achar, pois a maioria que teve problemas com esse sistema já adquiriram esses bons AKS. Como lhe disse, hoje vejo essa alteração como válida.
Estou na torcida para que o GR consiga corrigir o problema e assim você não precisa gastar na alteração do sistema.
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (W168): Mudança do sistema de câmbio semiautomático (AKS) para mecânico
O Douglas sabe muito de Classe A, se ele disser que fica bom e garantir isso, mande bala.
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Abraços,
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