(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
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(W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Olá!
Recentemente comprei um Classe-A 02/03.
O ar-condicionado não funciona, nem o ventilador liga.
Não tenho idéia do que possa ser, já vi que tem ar no sistema e os fuzíveis estão ok.
Alguém pode me ajudar nessa!!?
Dica: O Motor "rangia" de manhã e fiquei sabendo que era o óleo que estava errado.
Troquei o óleo e resolveu.
Recentemente comprei um Classe-A 02/03.
O ar-condicionado não funciona, nem o ventilador liga.
Não tenho idéia do que possa ser, já vi que tem ar no sistema e os fuzíveis estão ok.
Alguém pode me ajudar nessa!!?
Dica: O Motor "rangia" de manhã e fiquei sabendo que era o óleo que estava errado.
Troquei o óleo e resolveu.
Última edição por AEP em Qua 16 Nov 2016, 10:39, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : Por favor não escreva todo o texto em negrito, conforme as regras do fórum.)
Gregorio- Usuário Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Gregorio,
Verifique o motor eletrico que faz a ventilação dentro da cabine, geralmente são os carvões que estão gastos. Um bom auto-eletrico faz o reparo deste motor.
Por favor, não escreva todo o título em negrito ou em letras maiúsculas conforme as regras do fórum.
Verifique o motor eletrico que faz a ventilação dentro da cabine, geralmente são os carvões que estão gastos. Um bom auto-eletrico faz o reparo deste motor.
Por favor, não escreva todo o título em negrito ou em letras maiúsculas conforme as regras do fórum.
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Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
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walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Importante, também, checar a carga de gás.
Hélio Cavallotti Júnior- Usuário Bronze
- Mensagens : 132
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Desculpe por postar incorretamente, não voltará a acontecer.
Hélio, a carga de gás e os fuzíveis estão OK, não cheguei a ver oquê o walter falou, dos carvões gastos, vou ver se vejo e posto aqui.
Hélio, a carga de gás e os fuzíveis estão OK, não cheguei a ver oquê o walter falou, dos carvões gastos, vou ver se vejo e posto aqui.
Gregorio- Usuário Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33
Ar condicionado parou de gelar
Caros confrades, fiquei uns dois meses sem usar o ar (pelo período de inverno) e desde ontem o ar não está gelando: liga a ventilação e o ar quente funciona normalmente, porém o ar frio, nada... alguém tem alguma dica?
Adiantando: faz uns dois anos que não recarrego o gás será que é somente fazer a recarga?
abrax
Adiantando: faz uns dois anos que não recarrego o gás será que é somente fazer a recarga?
abrax
alborg- Usuário Iniciante
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/08/2012
Idade : 46
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Eu sempre ligo no ar gelado mesmo no inverno! disem que é bom! caro amigo ja fiz carga de gas em outros caros meus, e foi so alegria! mais vai saber!!!
toni goetten- Usuário Bronze
- Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Alguém indica um local confiável aqui em Curitiba?
grato
grato
alborg- Usuário Iniciante
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/08/2012
Idade : 46
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Mandei em uma oficina e o rapaz me mandou o orçamento de R$ 460,00, será trocado filtro de cabine(R$35) e ventilador(R$245,00) com MDO
(R$ 180,00). O preço está dentro? Conseguiria eu trocar sozinho?
(R$ 180,00). O preço está dentro? Conseguiria eu trocar sozinho?
Gregorio- Usuário Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
O motor elétrico que faz o ar circular dentro da cabine não tem segredos para a troca, tendo as chaves não é difícil.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
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walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Tendo as chaves e um pouco de conhecimento....
nardinabreu- Usuário Iniciante
- Mensagens : 28
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Consegui convencer o rapaz a fazer por R$ 90,00 a mão de obra, ele já aproveitou e deu uma geral no sistema elétrico. Pelo menos vou poder aproveitar o verão no ar-condicionado!!! Se bem que hoje em curitiba fez 2ºC!!! Um abraço a todo e obrigado!
Gregorio- Usuário Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 33
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Estou com um problema no ar da minha classe a 190 2001. Depois de visitar várias casas de ar condicionado em Brasilia_DF, recebi a dica do antigo dono e chegando lá o funcionário disse que iria colocar o gás com o lubrificante que parecia um gel. Depois de colocado o ar não disparava ou seja não armava, disse que poderia ser a valvula torre, retirou o gás e colocou outra do VW polo abasteceu novamente, como não conseguiu conectar os fios direito preferiu devolver a valvula torre do classe a e abasteceu o gás novamente. O que ocorreu é que fui embora sem uma solução, porém com o carro em movimento o ar condicionado voltou a armar. Em movimento ele esta gelando, não como antes, mais funciona... dias depois liguei na loja e o dono disse para retornar que ele faria uma limpeza retirando o compressor e abrir. E se ele não estivesse riscado, trocaria as molas dos pistões e que o sistema voltaria a funcionar normalmente cobrando para este serviço de desmontagem, troca das molas e reabastecimento R$ 350,00 e caso não seja este o problema que trocaria a valvula torre e reabasteceria o sistema cobrando somente a mão de obra e a valvula.
1) Alguem jaá passou por isso?
2) Nesta loja tentaram ligar para a alguns representantes e não acharam a valvula torre. Quem poderia ajudar?
3) Será que terei que trocar o compressor? Se positivo quem pode ajudar com ... quanto custa um usado? e um novo, qual é a marca? quanto custa e aonde achar? Telefone e endereço.
Minha classe a esta muito conservada e vale a pena manter!!!
1) Alguem jaá passou por isso?
2) Nesta loja tentaram ligar para a alguns representantes e não acharam a valvula torre. Quem poderia ajudar?
3) Será que terei que trocar o compressor? Se positivo quem pode ajudar com ... quanto custa um usado? e um novo, qual é a marca? quanto custa e aonde achar? Telefone e endereço.
Minha classe a esta muito conservada e vale a pena manter!!!
José Gabriel- Usuário Iniciante
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
1) parecido, o ar não gelava e tinha sido o eixo do compressor quebrado
2)é meio dificil de achar, mas se encontra
3) o compressor novo,importado me custou R$1200. Usado por volta de R$600. Dá para adaptar o do Vectra 2001.
2)é meio dificil de achar, mas se encontra
3) o compressor novo,importado me custou R$1200. Usado por volta de R$600. Dá para adaptar o do Vectra 2001.
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Tenho uma duvida com relação a parte elétrica:
1) quando se liga o ar condicionado o eletroventilador do motor não é como de outros carros, ou seja aumenta a velocidade para refrigerar mais a colmeia do radiador?
2) Se o problema do meu carro for elétrico o sistema de rastreamento Scanner Mercedes vai aparecer qual é o defeito?
3) Será que estou buscando outras soluções do meu problema ou devo ir direto comprar outro compressor?
Ao confrade Fajardo, ou outros confrades, poderia indicar a loja que comprou o compressor do ar condicionado? é original MB ou qual é a marca?
1) quando se liga o ar condicionado o eletroventilador do motor não é como de outros carros, ou seja aumenta a velocidade para refrigerar mais a colmeia do radiador?
2) Se o problema do meu carro for elétrico o sistema de rastreamento Scanner Mercedes vai aparecer qual é o defeito?
3) Será que estou buscando outras soluções do meu problema ou devo ir direto comprar outro compressor?
Ao confrade Fajardo, ou outros confrades, poderia indicar a loja que comprou o compressor do ar condicionado? é original MB ou qual é a marca?
José Gabriel- Usuário Iniciante
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
José Gabriel, para ajudá-lo em termos de indicação de oficina ou de alguma representação da Denso, seria interessante o amigo esclarecer se está em Brasília/DF ou no Estado do Ceará (conforme avatar)?!?!
O Classe A usa um compressor Denso com funcionamento um pouco diferente de outros modelos, porisso não aconselho fazer adaptações e acho que não deve comprar outro compressor antes de um parecer de um profissional abalisado que realmente entenda desse sistema Denso 6, esse compressor funciona com variação de cilindrada e é acionado por pulso enviados de um módulo para uma válvula solenóide, porisso creio eu que o Star Diagnózis conforme você perguntou seja sim uma boa ferramenta de apoio para verificar se há alguma anomalia eletrônica nessas interfaces.
Mas, por outro lado, se pelo seu relato o sistema está gelando ou pelo menos esfriando com o carro em movimento, não sou técnico da área, estou me baseando apenas na experiência com outros A que tivemos na família, acho que isso indica que a correção provavelmente ou passa por algum sensor falhando no envio desse pulso da central, essa matéria pode ajudá-lo entender melhor a necessidade de verificação do profissional habilitado Denso:
Procuraria um representante Denso na sua cidade e pediria para conferir a pressão nesse sistema, se usaram a carga refrigente R134a correta de 600grs recomendada (há equipamentos que medem com precisão essa pressão no sistema) e também se estão usando o óleo PAG 46, cerca de 140 a 180 ml para todo o sistema conforme recomendam os técnicos na matéria acima, tivemos um 160 com vazamento na mangueira de alta que foi substituida e o ar não funcionava direito por causa de recarga feita incorretamente.
Sucessos nos reparos,
O Classe A usa um compressor Denso com funcionamento um pouco diferente de outros modelos, porisso não aconselho fazer adaptações e acho que não deve comprar outro compressor antes de um parecer de um profissional abalisado que realmente entenda desse sistema Denso 6, esse compressor funciona com variação de cilindrada e é acionado por pulso enviados de um módulo para uma válvula solenóide, porisso creio eu que o Star Diagnózis conforme você perguntou seja sim uma boa ferramenta de apoio para verificar se há alguma anomalia eletrônica nessas interfaces.
Mas, por outro lado, se pelo seu relato o sistema está gelando ou pelo menos esfriando com o carro em movimento, não sou técnico da área, estou me baseando apenas na experiência com outros A que tivemos na família, acho que isso indica que a correção provavelmente ou passa por algum sensor falhando no envio desse pulso da central, essa matéria pode ajudá-lo entender melhor a necessidade de verificação do profissional habilitado Denso:
A cilindrada só aumenta se houver solicitação e pulsos para o solenóide, caso contrário, o angulo do virabrequim do compressor não se altera e os pistões ficam praticamente sem curso. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Procuraria um representante Denso na sua cidade e pediria para conferir a pressão nesse sistema, se usaram a carga refrigente R134a correta de 600grs recomendada (há equipamentos que medem com precisão essa pressão no sistema) e também se estão usando o óleo PAG 46, cerca de 140 a 180 ml para todo o sistema conforme recomendam os técnicos na matéria acima, tivemos um 160 com vazamento na mangueira de alta que foi substituida e o ar não funcionava direito por causa de recarga feita incorretamente.
Sucessos nos reparos,
Antônio Elias- Usuário Platina
- Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Meu ar condicionado parou de funcionar e foi verificado que o compressor travou. Sendo assim, segundo o técnico, só outro.
Encontrei um "importado modelo Denso 6" novo no valor de R$ 1.250,00 mais R$ 400,00 para instalação.
Alguém conhece pra dizer se é bom? Preciso consertar, pois o verão já está queimando... ainda mais pra quem tem bancos em couro!
Desde já, grato a quem puder opinar.
Encontrei um "importado modelo Denso 6" novo no valor de R$ 1.250,00 mais R$ 400,00 para instalação.
Alguém conhece pra dizer se é bom? Preciso consertar, pois o verão já está queimando... ainda mais pra quem tem bancos em couro!
Desde já, grato a quem puder opinar.
josias marques- Usuário Bronze
- Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Defeitos comum no ar condicionado
1 - Compressor
2 - Vazamento no Evaporador (Dentro da caixa do painel)
3 - Fusivel na caixa de fusiveis
4 - Motor do ventilador
5 - Derretimento do conector atras do painel de controle do ar, precisamente atras do botao do ventilador.
Quando acontece o numero 5, as vezes funciona so algumas velocidades, as vezes nao funciona nada nem, os botoes de recircular e EC.
Se for fusivel aberto, nao chega 12v + no pino central do lado direito vendo por tras do referido conector.
Se for motor do ventilador, tem que verificar direto no motor. É melhor retirar o motor , testar e aproveitar e fazer uma limpeza no motor e nos dutos atras do motor e trocar o filtro de carvao ativo.
Vazamento no evaporador , tudo funciona mas o ar nao resfria e fica mal cheiro dentro do carro devido ao oleo do sistema de refrigeracao.
Se for compressor, na rede green há compressores, não sei qual origem, mas não precisam de adaptações.
Já comprei o evaporador na rede green de são paulo, fui bem atendido e me enviaram por sedex depois de deposito bancario.
site da rede green:[url=http://www.redegreen.com.br/catalogo/index.php?prodNome=classe a&catID=15][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] a&catID=15[/url]
Valvulas torre do compressor tambem acha na rede green, mas pouco profissionais se prestam a trocar somente a valvula, ele trocam o compressor inteiro.
Qualquer manutenção no sistema de ar em que é preciso retirar o gás e abrir a linha do sistema, o WIS recomenda que nãoo deixe abertopor mais de 30 min, pois ocorre entrade de umidade na linha saturando o filtro secador, e ai vai ser necessário trocar tambem o filtro secador. Abriu, retirou a peca , vede as ´pontas para evitar esse dano.
Quanto a outros vazamentos, o idela e colocar contraste eerificar principalmente nas mangueiras de borrachas , ns terminais onde se faz a recarga e na valvula de expansao que fica na parede de fogo, perto do servo freio/cilindro mestre.
Abs a todos.
1 - Compressor
2 - Vazamento no Evaporador (Dentro da caixa do painel)
3 - Fusivel na caixa de fusiveis
4 - Motor do ventilador
5 - Derretimento do conector atras do painel de controle do ar, precisamente atras do botao do ventilador.
Quando acontece o numero 5, as vezes funciona so algumas velocidades, as vezes nao funciona nada nem, os botoes de recircular e EC.
Se for fusivel aberto, nao chega 12v + no pino central do lado direito vendo por tras do referido conector.
Se for motor do ventilador, tem que verificar direto no motor. É melhor retirar o motor , testar e aproveitar e fazer uma limpeza no motor e nos dutos atras do motor e trocar o filtro de carvao ativo.
Vazamento no evaporador , tudo funciona mas o ar nao resfria e fica mal cheiro dentro do carro devido ao oleo do sistema de refrigeracao.
Se for compressor, na rede green há compressores, não sei qual origem, mas não precisam de adaptações.
Já comprei o evaporador na rede green de são paulo, fui bem atendido e me enviaram por sedex depois de deposito bancario.
site da rede green:[url=http://www.redegreen.com.br/catalogo/index.php?prodNome=classe a&catID=15][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] a&catID=15[/url]
Valvulas torre do compressor tambem acha na rede green, mas pouco profissionais se prestam a trocar somente a valvula, ele trocam o compressor inteiro.
Qualquer manutenção no sistema de ar em que é preciso retirar o gás e abrir a linha do sistema, o WIS recomenda que nãoo deixe abertopor mais de 30 min, pois ocorre entrade de umidade na linha saturando o filtro secador, e ai vai ser necessário trocar tambem o filtro secador. Abriu, retirou a peca , vede as ´pontas para evitar esse dano.
Quanto a outros vazamentos, o idela e colocar contraste eerificar principalmente nas mangueiras de borrachas , ns terminais onde se faz a recarga e na valvula de expansao que fica na parede de fogo, perto do servo freio/cilindro mestre.
Abs a todos.
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Alguém poderia recomendar um local para reparo na região de SP? que não cobre os olhos da cara.
abraços
Elton Nascimento
abraços
Elton Nascimento
elton_mobile- Usuário Iniciante
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Idade : 42
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Não costuma ser caro, mas é bom fazer um orçamento primeiro.
Auto Refrigeração Cirineu Ltda.
Razão Social: Auto Refrigeração Cirineu Ltda
Conserto e Limpeza de Ar Condicionado
Rua Cristiano Viana, 401, Cerqueira César, São Paulo - SP, 5411000
TEL.: (11) 3082-6788
Auto Refrigeração Cirineu Ltda.
Razão Social: Auto Refrigeração Cirineu Ltda
Conserto e Limpeza de Ar Condicionado
Rua Cristiano Viana, 401, Cerqueira César, São Paulo - SP, 5411000
TEL.: (11) 3082-6788
Berantis- Usuário Platina
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Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 64
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Edunokia disse:
Só para completar Quando isso ocorre é porque o motor elétrico esta em curto e manda o curto para os botões e fusível.
5 - Derretimento do conector atras do painel de controle do ar, precisamente atras do botao do ventilador.
Quando acontece o numero 5, as vezes funciona so algumas velocidades, as vezes nao funciona nada nem, os botoes de recircular e EC.
Só para completar Quando isso ocorre é porque o motor elétrico esta em curto e manda o curto para os botões e fusível.
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Obrigado Walter,
É isso ai, o meu não estava em curto, o motor do ventilador funcionava, porém rodando manualmente, precisavade muita força pra faze-lo, parecia cque estava engripado.
Abs
É isso ai, o meu não estava em curto, o motor do ventilador funcionava, porém rodando manualmente, precisavade muita força pra faze-lo, parecia cque estava engripado.
Abs
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Obrigado
Berantes
Abraço
Elton Nascimento
Berantes
Abraço
Elton Nascimento
elton_mobile- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
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Idade : 42
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Caros Confrades,
Eu adquiri recentemente um w168 2003 Elegance automático. Preciso de ajuda dos Srs.
O A/C do meu carro tem a serguinte peculiaridade:
1) Quando o carro fica muito tempo exposto ao sol nos dias quentes (30~36 graus)antes dar partida:
- O ar-condicionado não gela bem, mas dá para sobreviver com as janelas fechadas;
- A perda da potência do carro é grande e o carro fica lerdo;
- O carro fica barulhento (parece ser do eletroventilador), e ouço(e sinto no pé direito) até algumas batidinhas que não sei o que é;
- Dá impressão de que os pedais (de acelerador e do freio) ficam 'frouxos';
- A direção também faz um barulho similar ao do freio (kric-kric).
- O comportamento geral do carro é caótico e/ou aleatório;
- Porém, quando abro o capô, a temperatura do compartilhamento não é nada preocupante. (A temperatura do ambiente já é elevada.); e
- Tudo volta a ser normal ao desligar o A/C.
2) Quando o carro esteve na sombra mesmo nos dias 'quentes' (28~32 graus) antes dar partida:
- O ar-condicionado gela bem;
- O resto funciona normalmente.
O dono anterior já fez:
- limpeza de sistema de arrefecimento,
- remanufatura de motor de ventilação.
Eu fiz:
- Recarga de gás junto com inspeção do vazamento de gás.
Alguém tem uma idéia do que está acontecendo?
Eu adquiri recentemente um w168 2003 Elegance automático. Preciso de ajuda dos Srs.
O A/C do meu carro tem a serguinte peculiaridade:
1) Quando o carro fica muito tempo exposto ao sol nos dias quentes (30~36 graus)antes dar partida:
- O ar-condicionado não gela bem, mas dá para sobreviver com as janelas fechadas;
- A perda da potência do carro é grande e o carro fica lerdo;
- O carro fica barulhento (parece ser do eletroventilador), e ouço(e sinto no pé direito) até algumas batidinhas que não sei o que é;
- Dá impressão de que os pedais (de acelerador e do freio) ficam 'frouxos';
- A direção também faz um barulho similar ao do freio (kric-kric).
- O comportamento geral do carro é caótico e/ou aleatório;
- Porém, quando abro o capô, a temperatura do compartilhamento não é nada preocupante. (A temperatura do ambiente já é elevada.); e
- Tudo volta a ser normal ao desligar o A/C.
2) Quando o carro esteve na sombra mesmo nos dias 'quentes' (28~32 graus) antes dar partida:
- O ar-condicionado gela bem;
- O resto funciona normalmente.
O dono anterior já fez:
- limpeza de sistema de arrefecimento,
- remanufatura de motor de ventilação.
Eu fiz:
- Recarga de gás junto com inspeção do vazamento de gás.
Alguém tem uma idéia do que está acontecendo?
minssama- Usuário Bronze
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Re: (W168): Ar-condicionado não gela - possíveis problemas/sintomas
Peça para checar o funcionamento do compressor do ar condicionado.
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Abraços,
Epicco
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Epicco- Moderador
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