(W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
+3
Karl Fass
AEP
Alexandre - PR
7 participantes
Página 1 de 1
(W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Boa tarde confrades,
Estou tendo um problema com o Climatronic da W140. Ele funciona por alguns minutos e de repente para de funcionar e fica desativado.
Após desligar o carro e aguardar alguns minutos, ao ligar o carro, ele volta a funcionar eventualmente, mas nem sempre. Isso começou a ocorrer na 6a feira. Pensei que era fusível mas já verifiquei o 18, 20 e 21 mas tudo OK.
Em 2 vezes que ele funcionou, consegui fazer o diagnóstico e apareceram 3 erros, mas não parecem estar relacionados com esse problema.
O que notei é que antes dele desligar completamente, algumas vezes ele desliga/liga por umas 2 ou 3 vezes, como se entrasse em curto, até ele desativar totalmente.O único botão que funciona é o desembaçador dos vidros.
Ontem retirei ele do console e passei limpa contato nos 2 conectores; parecia ter resolvido pois funcionou por quase 1 hora, mas voltou a desativar.
Desconectei a bateria e deixei por alguns minutos desligado mas também não resolveu.
Como estou longe de lugares que tenham o STAR, gostaria de verificar se alguém conhece da existência de alguma especializada em reparos desse tipo de aparelho, pois ao que tudo indica, ele desativa após ocorrer superaquecimento em algum componente, caso contrário ele nem ligaria mais.
Tirei algumas fotos com os códigos de erro, mas estou sem elas agora para postar. Mais tarde eu envio.
O código do meu aparelho é 140 830 2685. Pensei em comprar outra unidade mas lá fora a maioria dos modelos que achei tem a função do filtro de carvão ativado; não sei se é compatível com a minha... e ainda, pode ser que nem seja o climatronic o problema.
O meu é igual a este:
A maioria que tem a venda é este:
Qualquer ajuda é bem vinda.
Abraço,
Estou tendo um problema com o Climatronic da W140. Ele funciona por alguns minutos e de repente para de funcionar e fica desativado.
Após desligar o carro e aguardar alguns minutos, ao ligar o carro, ele volta a funcionar eventualmente, mas nem sempre. Isso começou a ocorrer na 6a feira. Pensei que era fusível mas já verifiquei o 18, 20 e 21 mas tudo OK.
Em 2 vezes que ele funcionou, consegui fazer o diagnóstico e apareceram 3 erros, mas não parecem estar relacionados com esse problema.
O que notei é que antes dele desligar completamente, algumas vezes ele desliga/liga por umas 2 ou 3 vezes, como se entrasse em curto, até ele desativar totalmente.O único botão que funciona é o desembaçador dos vidros.
Ontem retirei ele do console e passei limpa contato nos 2 conectores; parecia ter resolvido pois funcionou por quase 1 hora, mas voltou a desativar.
Desconectei a bateria e deixei por alguns minutos desligado mas também não resolveu.
Como estou longe de lugares que tenham o STAR, gostaria de verificar se alguém conhece da existência de alguma especializada em reparos desse tipo de aparelho, pois ao que tudo indica, ele desativa após ocorrer superaquecimento em algum componente, caso contrário ele nem ligaria mais.
Tirei algumas fotos com os códigos de erro, mas estou sem elas agora para postar. Mais tarde eu envio.
O código do meu aparelho é 140 830 2685. Pensei em comprar outra unidade mas lá fora a maioria dos modelos que achei tem a função do filtro de carvão ativado; não sei se é compatível com a minha... e ainda, pode ser que nem seja o climatronic o problema.
O meu é igual a este:
A maioria que tem a venda é este:
Qualquer ajuda é bem vinda.
Abraço,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Alexandre: que dureza... Pesquisando...
Veja se um reset ajuda. Acho que esse vídeo é similar ao seu modelo:
Tem um fórum francês que frequento, mas não achei nada exato:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Veja se um reset ajuda. Acho que esse vídeo é similar ao seu modelo:
Tem um fórum francês que frequento, mas não achei nada exato:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
A/C SELF DIAGNOSTIC SYSTEMS
140 Chassis from 9/95
READING ACTUAL VALUES
1. IGNITION : Position 1
2. Press the AUTO button
3. Set both temperature selectors to 72 degrees F.
4. Press the REST button for more than 5 seconds.
5. The left display will alternately show the number "1" and the in-car temperature.
6. Press the AUTO button and the next component number and its value will be displayed.
7. Press the REST button to end the test program.
COMPONENT UNDER TEST
01 In-Car Temperature Sensor with Aspirator Blower (B10/4)
02 Outside Temperature Sensor (B10/5) 1996, (B14) as of 1997
03 Left Heater Core Temperature Sensor (B10/2)
04 Right Heater Core Temperature Sensor (B10/3)
05 Evaporator Temperature Sensor (B10/6)
06 Engine Coolant Temperature (ECT) Sensor (A/C) (B11/4)
07 Refrigerant Pressure in Bar
08 Refrigerant Temperature Sensor (B12/1)
10 Blower Control Voltage
11 Emissions (Refrigerant Leak) Sensor (B31)
12 Sun (Excessive Heat) Sensor (B32)
20 Control Current for Auxiliary Fan example : 7 = 7 mA
21 Engine RPM. example 00..99 (x100) = 9900
22 Vehicle Speed
23 PIN 58D example. 99.0 = 99% of Battery Voltage
24 Battery Voltage : 12.8 = 12,8 Volt
30 Left Rear Heater Core Temperature Sensor (B10/9)
31 Right Rear Heater Core Temperature sensor (B10/10)
32 Rear Evaporator Temperature Sensor (B10/11)
33 Rear Blower Control Voltage
34 Left Rear Temperature Sensor version
35 Right Rear Temperature Sensor
38 Rear A/C Controller Software Version Coding
39 Rear A/C Controller Hardware Version
40 Front A/C Controller Software Version Coding
41 Front A/C Controller Hardware Version
42 Variant code 1
43 Variant code 2
FAULT DIAGNOSIS
1. IGNITION : Position 1
2. Left Temperature selector wheel : HI
Right Temperature selector wheel : LO
3. Within 20 seconds press the REST and EC buttons simultaneously for more than 5 seconds.
4. The LED in the RECIRCULATE button flashes and "OFF" appears on the display.
5. Press the right AUTO button until all DTC's are displayed and recorded.
6. To erase all codes must be read out. Press both AUTO buttons simultaneously for more than 2 seconds. "d" will be displayed on
the left and "FF" is displayed on the right. The erase can be canceled by pressing the AUTO button.
7. Reset temperature selector to normal setting.
8. IGNITION : OFF to end the test program.
FAULT CODES
026 CAN Bus Communication
226 In-Car Air Temperature Sensor (B10/4)
227 Outside Air Temperature Sensor (B10/5) to 1996, (B14) as of 1997
228 Left Heater Core Temperature Sensor (B10/2)
229 Right Heater Core Temperature Sensor (B10/3)
230 Evaporator Temperature Sensor (B10/6)
231 Engine Coolant Temperature Sensor (B11/4) or DFI or IFI models Right Engine Coolant Temperature Sensor (B11/10) to 1996
232 Refrigerant Pressure Sensor (B12)
233 Refrigerant Temperature Sensor (B12/1)
234 Sun Sensor (B32)
235 Emissions (Refrigerant Leak) Sensor (B31)
241 Refrigerant Level
416 Coolant Circulation Pump (A31m1)
417 Left Duovalve (Water Valve) (Y21y1)
418 Right Duovalve (Water Valve) (Y21y2)
419 A/C Compressor Electromagnetic Clutch (A9k1)
420 Closed (Idle) Throttle Speed Increase
421 Pulse Module (N65)
422 Serial Interface Connection (K1) to Instrument Cluster (IC)
423 Switchover Valve Block (Y11)
424 Activated Charcoal Filter Actuator (A32m2) : OPEN
425 Activated Charcoal Filter Actuator (A32m2) : CLOSE
432 Maximum Heat
459 Serial Interface Connection (K2) to Instrument Cluster (IC)
460 LED - Center Air Outlet "Warm"
461 LED - Center Air Outlet "Cold"
462 Wide Open Throttle (WOT) Position Signal - Diesel Engine Only
climatronic amg
Sensor Data.
First we’ll get the values of all the various climate control sensors. These sensors constantly monitor data like air temperature, refrigerant pressure, etc. Odds are if something’s wrong, a sensor will pick it up. Let’s get started!
• Start your car.
• Press the “AUTO” button on your climate control.
• Turn on the A/C (i.e. “EC” light must be off; if the light won’t shut off, continue with this test. We’ll address your “EC” light on the next page.)
• Let the car idle for about 3 minutes.
• Set the temperature on each side to 72°F. You can do this quickly by pressing both the red and blue arrows simultaneously.
• Press and hold the “REST” button for five seconds or until the left side of the display says “01.” The left side indicates which sensor you’re checking. In this case, #1 is the in-car temperature sensor. The right side of the display shows the value of sensor #1 (in this case, the actual in-car temperature).
• Press the “AUTO” button on the left side to move to the next sensor. Press the “AUTO” button on the right side to move to the previous sensor.
• Record the ID number of each sensor (left side of display) and its corresponding value (right side of display). For example, in the picture on the right, you would record that sensor #5 has a value of 6.
o You only need to do this for sensors #1-8. You can write down the values for the other sensors, but they’re not really related to air conditioning function.
When you are done, press the “REST” button again to exit the self-check mode.
Sensor codes.
01 In-car temperature sensor.
02 Outside temperature sensor.
03 Heater core temp, left.
04 Heater core temp, right.
05 Evaporator temperature sensor.
06 Engine coolant temperature.
07 Regrigerant pressure in bar (e.g. '4' is 4 bar).
08 Refrigerant temperature.
09 Not used.
10 Heater blower control voltage (normal 08-6.0, meaning .8 to 6 volts).
11 Emissions sensor voltage (to detect atmospheric gases and recirculate interior air).
12 Sun sensor voltage (to shift airflow in car).
20 Control current for auxilliary fan (electric fan on radiator, given in milliamps or mA).
21 Engine speed (x100).
22 Road speed (km/h or mph depending on installation).
23 Battery voltage at terminal 58d (as a percentage of total voltage, e.g. 99.0 = 99%).
24 Battery voltage (e.g. 12.8 = 12.8V).
40 Climate control software version.
41 Climate control hardware version
Malfunction codes.
Now that we have all the sensor values, let’s check the computer for malfunction codes. Read this carefully, because you have a 20 second window after switching on the ignition to load the trouble code display mode.
• Ignition must be switched on. 20 second timer starts.
• Increase the left side temperature (left red arrow) until left side says “HI.”
• Decrease the right side temperature (right cold arrow) until right side says “LO.”
• If your 20 seconds passed, switch off the ignition and switch it back on. Your HI/LO settings will be preset. Timer restarts.
• Press and hold the “EC” and “REST” buttons simultaneously for at least five seconds.
• The screen will go blank.
• Load the first code by pressing the right side “AUTO” button.
• If you have any error codes in memory, the screen should look like the figure on the right. The ‘E’ stands for “error.” In this case, we have error code B1234.
• Write down each error code. To cycle through the codes, press the right side “AUTO” button.
• When you finish, press the “REST” button to exit.
Deleting the fault codes.
Service Procedure:
1. Read and clear DTCs in the A/C control module using a push-button on-board procedure. Turn the key to the ignition “ON” position.
2. Set the left temperature selector on “HI” and the right temperature selector on “LO.”
3. Within 10 seconds, press and hold the “REST” and “EC” buttons simultaneously for six seconds, then release.
4. The Light Emitting Diode (LED) in the recirculation button should begin to blink. The display should read “di A.”
5. Press the right “Auto” button to display DTCs. Keep scrolling through the list by pressing the right “Auto” button until the display shows “E FF.”
6. To erase DTCs, press and hold both “Auto” buttons simultaneously for three seconds and release. The display should show “D FF.” Switch off the ignition.
7. Restart the engine. If the “EC” button lamp is illuminated, press and release the “EC” button. The lamp should go out. If not, recheck for DTCs Key On Engine Off (KOEO), then recheck compressor operation.
The following are where I found the fault codes listed relating to the Air Con.
Body
B1000 HRA Headlamp range adjustment: Supply voltage of the control unit is too low (undervoltage)
B1004 LCP Lower Control Panel: Control unit does not match vehicle type
B1056 Automatic Air Conditioning: Problem in CAN communication with control unit DCM-RL
B1201 Electric seat adjustment front left: Hall sensor front height
M27m3
B1213 If seat memory installed: ext left rearview mirror voltage faulty
B1214 If seat memory installed: ext right rearview mirror voltage faulty
B1226 In-car temperature sensor (B10/4)
B1227 Outside temperature indicator temp sensor (014)
B1128 Heater core temperature (B10/1)
B1229 Heater core temperature (B10/1)
B1230 Evaporator temperature sensor (B10/6)
B1231 ECT sensor (B11/4)
B1232 Refrigerant pressure sensor (B12)
B1233 Refrigerant temperature sensor (B12/1)
B1234 Sun sensor (B32)
B1235 Emissions sensor (B31)
B1241 Refrigerant Fill
B1246 PTS Parktronic: A42b1 (left outer sensor, front bumper) The plug connection has poor contact or is loose, or the sensor or cable is faulty
B1310 Left/Window airbag sensor is defective
B1315 Problem in Front passenger child seat recognition
B1416 Coolant circulation pump (M13)
B1417 Duovalve (Y21y1), left
B1418 Duovalve (Y21y2), right
B1419 Electromagnetic clutch (A9k1)
B1420 Idle speed increase
B1421 Pulse module (N05)
B1422 Series interface (K1) connection to instrument cluster (A1)
B1423 Switchover valve block (Y11)
B1424 Activated charcoal filler actuator (A32m2) open
B1425 Activated charcoal filler actuator (A32m2) closed
B1432 Non-USA DTC
B1459 Series interface (K2) connection to instrument cluster (A1)
B1462 Wide open throttle (WOT) position signal diesel engines
B1476 Airbag malfunction indicator and warning lamp is defective
B1481 HRA: Part E2m1 (Right headlamp range adjustment motor) has short to ground
B1489 HRA: Part E2m1 (Right headlamp range adjustment motor) has open or short to positive
B1492 HRA: Part E1m1 (Left headlamp range adjustement motor) has
short to positive
B1617 Part E19/1 (Left license plate lamp) is defective
B1618 Part E19/2 (Right license plate lamp) is defective
B1628 Part E2e5 (Turn signal lamp) in module E2 (Right front headlamp unit) is defective.
B1703 Intermittant No Start in AAM Immobiliser Module
B1729 PSE Pneumatic system doorlock Control Module A37
B1736 Navigation system's CD Player: Check General CD, Check CD data block, Flimsy CD data
B1768 Faulty open data flap limit switch (0025) Front flap
B1773 HRA: Zero position programming has not yet been carried out or is not possible
B1850 Electric seat adjustment front right: CAN communication interrupted with DCM
le Security Control Module
code default francais
Canal Désignation :
1 Erreur système
2 Valeur capteur virtuel
3 Valeur capteur intérieur console
4 Valeur température extérieure - capteur réservoir d'eau
5 Valeur température extérieure - capteur pare-chocs
6 Valeur capteur soufflage inférieur
7 Valeur capteur soufflage frontal
8 Vérification affichage
9 Valeur digitale potentiomètre retour clapet de température
10 Consigne digitale clapet de température
11 Valeur digitale potentiomètre de retour clapet air conditionné
12 Consigne digitale clapet air conditionné
13 Valeur digitale potentiomètre de retour clapet pieds/dégivrage
14 Consigne digitale clapet pieds/dégivrage
15 Valeur digitale potentiomètre de retour clapet air de soufflage
16 Consigne digitale clapet air de soufflage
17 Vitesse en km/h
18 Valeur tension ventilation (Volts)
19 Consigne tension ventilation (Volts)
20 Valeur tension compresseur (Volts)
21 Nombre d'événements très basse tension (non volatile)
22 État de l'interrupteur haute pression
23 Nombre d'événements haute pression (volatile)
24 Nombre d'événements haute pression (non volatile)
25 Valeur A/D interrupteur Kick-Down
26 Valeur A/D témoin lumineux chaud
27 Régime moteur
28 Régime compresseur
29 Codage
30 Version logiciel
31 Index logiciel
32 Compteur erreurs potentiomètre clapet température
33 Compteur erreurs potentiomètre clapet air conditionné
34 Compteur erreurs potentiomètre clapet pieds/dégivrage
35 Compteur erreurs potentiomètre clapet air de soufflage
36 Butée froide clapet température
37 Butée chaude clapet température
38 Butée clapet air conditionné fermé
39 Butée clapet air conditionné ouvert
40 Butée dégivrage clapet pieds/dégivrage
41 Butée pieds clapet pieds/dégivrage
42 Butée clapet air soufflage ouvert
43 Butée clapet air soufflage fermé
44 Compteur cycles de roulage
45 Température intérieure calculée (Ninc)
46 Température extérieure filtrée (°C)
47 Température extérieure non filtrée (°C)
48 ECOR
49 Température liquide de refroidissement
50 Temps d'arrêt en minutes
51 Température moteur en °C
52 Conditions d'arrêt compresseur
53 Affichage sorties électriques actives: compresseur, soupape air ambiant, soupape d'eau
54 Numéro d'indication de régulation
55 Température extérieure en °C
56 Capteur intérieur virtuel °C
57 Capteur intérieur console °C
58 Température réservoir d'eau °C
59 Température pare-chocs °C
60 Température capteur soufflage inférieur
61 Température capteur soufflage frontal
62 Intensité solaire W/m-1
63 Intensité solaire filtrée W/m-1
64 Delta augmentation ventilation
65 Delta transition clapets air conditionné
66 Cadence temps /1.6 sec
67 Correction démarrage à froid
68 Valeur consigne maximale composantes P et I
69 Valeur capteur soufflage pieds (cnts)
70 Consigne capteur soufflage pieds (cnts)
71 Différence (Epsilon)
72 Part (+ chauffer / - rafraîchir)
Effectuer un reset par appui simultané des deux touches à gauche : dégivrage pare brise et recyclage pendant une quinzaine de secondes.
Dès que les deux diodes clignotent, laisser faire jusqu'au retour au dégivrage pare brise seul, couper le contact 1 min puis le reset est fait.
j espere que ca pourra aider
je peut faire un tuto le week end prochain si necesaire
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
É possível que o sistema sensor de temperatura interna esteja com defeito intermitente. No meu fica no console do teto, junto ás lâmpadas de leitura.
_________________
Abraços,
Tio Fass
C126 500SEC 1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Equipe Portal Mercedes Brasil
Karl Fass- Consultor Técnico
- Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Obrigado AEP e Fass!
Os códigos que aparecem são:
B1421 Pulse module (N05)
B1422 Series interface (K1) connection to instrument cluster (A1)
O que seria isso?
Usei o carro por 1 hora hoje com o climatronic ligado o EC, ou seja, sem ligar o compressor do AC; ele não desligou mais..... talvez a sugestão do Fass esteja correta, pois estando o AC desligado, o sensor interno deve ficar desativado. Vou desconectar esse sensor, ligar o AC ver o que ocorre.
Abs,
Os códigos que aparecem são:
B1421 Pulse module (N05)
B1422 Series interface (K1) connection to instrument cluster (A1)
O que seria isso?
Usei o carro por 1 hora hoje com o climatronic ligado o EC, ou seja, sem ligar o compressor do AC; ele não desligou mais..... talvez a sugestão do Fass esteja correta, pois estando o AC desligado, o sensor interno deve ficar desativado. Vou desconectar esse sensor, ligar o AC ver o que ocorre.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Pode também ser o sensor de pressão e temperatura do gás.
_________________
Abraços,
Tio Fass
C126 500SEC 1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Equipe Portal Mercedes Brasil
Karl Fass- Consultor Técnico
- Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Retirei o sensor de temperatura interna e utilizei o carro alguns minutos; o problema voltou a ocorrer....
Seguem algumas fotos com os códigos de erro. Uma linha do LCD está com falha, portanto, os códigos parecem ser:
b1226, b1422, b1421, E FF (?)
Alguma sugestão do que mais verificar?
Retirei os 2 botões do "AUTO" para não danificar o Climatronic ao retirar do painel, por isso nas fotos está sem eles.
Seguem algumas fotos com os códigos de erro. Uma linha do LCD está com falha, portanto, os códigos parecem ser:
b1226, b1422, b1421, E FF (?)
Alguma sugestão do que mais verificar?
Retirei os 2 botões do "AUTO" para não danificar o Climatronic ao retirar do painel, por isso nas fotos está sem eles.
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Prezados confrades,
Alguém poderia me confirmar se eu instalar o climatronic com o botão do filtro de carvão ativado, vai funcionar?
Digo; todas as funções vão funcionar, exceto o filtro de carvão ativado?
Ou é necessário alguma reprogramação que pode ser feita SEM usar o STAR?
Pergunto isso pois a diferença de preço entre os dois é gritante, pois 90% dos climatronic que achei no exterior, tem o botão do filtro de carvão ativado.
Abs,
Alguém poderia me confirmar se eu instalar o climatronic com o botão do filtro de carvão ativado, vai funcionar?
Digo; todas as funções vão funcionar, exceto o filtro de carvão ativado?
Ou é necessário alguma reprogramação que pode ser feita SEM usar o STAR?
Pergunto isso pois a diferença de preço entre os dois é gritante, pois 90% dos climatronic que achei no exterior, tem o botão do filtro de carvão ativado.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Alexandre, informei o telefone do Mauro no outro tópico.
Professor- Usuário Platina
- Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Olá confrades, desenterrando o tópico pelo seguinte motivo, ontem o ventilador interno do ar condicionado da minha Estela (E240), parou de ventilar, e de vez em quando voltava oscilando a velocidade, e o compressor do ar está armando. Pensei se tratar de fusível ou ventilador indo para o espaço.
Bem, verifiquei que todos os fusíveis estão inteiros e passando corrente testando eles com o Power Probe, vi que não chegava corrente ao motor do ventilador.
Bem, verificando o erro no sistema obtive o erro b1233 ou seja, sensor de temperatura do refrigerante defeituoso. Só tem um problema, onde fica este sensor? Procurei pela internet e só encontrei o sensor de temperatura da evaporadora. Será que é esse?
Obrigado pela ajuda,
Sergio
Bem, verifiquei que todos os fusíveis estão inteiros e passando corrente testando eles com o Power Probe, vi que não chegava corrente ao motor do ventilador.
Bem, verificando o erro no sistema obtive o erro b1233 ou seja, sensor de temperatura do refrigerante defeituoso. Só tem um problema, onde fica este sensor? Procurei pela internet e só encontrei o sensor de temperatura da evaporadora. Será que é esse?
Obrigado pela ajuda,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
- Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Caro confrade Alexandre:
Meu um centavo de opinião: penso ser um caso de KISS.
Compressor armando e desarmando parece ser pouco gaz. (132)
Nas W140 vai 1.180gr.
Já checou isto?
Meu abraço.
Jefferson (uberlandia)
Meu um centavo de opinião: penso ser um caso de KISS.
Compressor armando e desarmando parece ser pouco gaz. (132)
Nas W140 vai 1.180gr.
Já checou isto?
Meu abraço.
Jefferson (uberlandia)
jefferson- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/08/2012
Idade : 68
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Seria interessante, inclusive, saber como o Alexandre resolveu esse problema. Se resolveu, rsrs.
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Bem, resolvi o problema, testei a parte eletrônica e era a resistência de acionamento do ventilador interno do carro.
O compressor armava, o ventilador do radiador acionava mas o ventilador interno não, acessei o menu de verificação da central eletrônica pelo painel que informa os erros e as temperaturas, rotação do motor, e voltagem de cada componente do ar condicionado, quando vi que o sistema estava enviando apenas 2V para o ventilador interno, lá fui eu desmontar tudo de novo e lá estava o culpado, a resistência falhou e não mandava mais energia para o ventilador.
Quanto ao sensor de temperatura do liquido refrigerante, descobri que era para ele estar no filtro secador, só que, o antigo dono colocou o filtro secador errado, que não tem entrada para ele, apenas para o pressostato do ar. Agora saindo a procura dele para troca.
Nova resistência comprada, agora só esperar chegar e colocar.
Abraços,
Sergio
O compressor armava, o ventilador do radiador acionava mas o ventilador interno não, acessei o menu de verificação da central eletrônica pelo painel que informa os erros e as temperaturas, rotação do motor, e voltagem de cada componente do ar condicionado, quando vi que o sistema estava enviando apenas 2V para o ventilador interno, lá fui eu desmontar tudo de novo e lá estava o culpado, a resistência falhou e não mandava mais energia para o ventilador.
Quanto ao sensor de temperatura do liquido refrigerante, descobri que era para ele estar no filtro secador, só que, o antigo dono colocou o filtro secador errado, que não tem entrada para ele, apenas para o pressostato do ar. Agora saindo a procura dele para troca.
Nova resistência comprada, agora só esperar chegar e colocar.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
- Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Boa tarde confrades,
Consegui resolver o problema trocando o Climatronic - para quem não souber - é a peça da foto que postei acima...o módulo do A/C nessas MB anos 90 é integrado com os comandos do ar.
Comprei um semi novo pelo Ebay. Bastou instalar que tudo voltou a funcionar perfeitamente.
Abraço,
Consegui resolver o problema trocando o Climatronic - para quem não souber - é a peça da foto que postei acima...o módulo do A/C nessas MB anos 90 é integrado com os comandos do ar.
Comprei um semi novo pelo Ebay. Bastou instalar que tudo voltou a funcionar perfeitamente.
Abraço,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (W140): Climatronic para de funcionar após alguns minutos - 1997 - o quê pode ser?
Valeu Alexandre.
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Tópicos semelhantes
» Indicação de empresa para Manutenção do Climatronic - W140 - 1997.
» W140 S500 1995 - Motor morre após 10 minutos ligado
» (W203): Motor desliga alguns segundos após partida - o quê pode ser?
» (W140): Vazamento de óleo do câmbio após a troca - o quê pode ser?
» (W140): Após falha do freio, pedal baixo. O quê pode ser?
» W140 S500 1995 - Motor morre após 10 minutos ligado
» (W203): Motor desliga alguns segundos após partida - o quê pode ser?
» (W140): Vazamento de óleo do câmbio após a troca - o quê pode ser?
» (W140): Após falha do freio, pedal baixo. O quê pode ser?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos