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(W168): Óleo misturado com água e água do radiador baixando - o quê pode ser?

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Mensagem por brunorodrigow Qua 28 Out 2015, 21:51

galera boa noite! estou desesperado, comprei uma classe a 160 2002  e de uma semana pra ca ela vinha baixando agua constantemente, hj ao sair ela pediu agua e como de praxe eu sempre verifico o oleo, ate ai tudo ok coloquei a agua e sai com meu carro, andei menos que 10 km ela ja pediu agua novamente e fui verificar o oleo, pra minha triste surpresa ele esta branquinho! alguem pode me dizer se ja aconteceu com vcs ou o que pode ter ocorrido? selo de motor faz isso? ou ate mesmo bomba dagua por que ela tava com um barulhinho chato naquela região! por favor alguem me de uma luz!!
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Mensagem por paulo brito Qua 28 Out 2015, 22:17

Na maioria das vezes que isso ocorre, a junta do cabecote esta queimada, ai mistura agua no oleo.
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Mensagem por Luiz Pinheiro Qua 28 Out 2015, 22:40

Concordo, além disso cabe ressaltar que se o óleo já está contaminado não deve andar com o carro, é colocar no guincho e mandar pro mecânico.

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Mensagem por João Qua 28 Out 2015, 23:30

Exato.

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Mensagem por brunorodrigow Qui 29 Out 2015, 00:29

brigado pelas respostas! fico um pouco mais tranquilo! porem alguém saberia me dizer o que leva a junta a queimar? uma vez que o carro não estava fervendo nem nada parecido aparentemente estava andando normal.. porem só com o sumiço de água?
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Mensagem por Sidsports Qui 29 Out 2015, 00:58

Pode ter tido um sobreaquecimento anterior, que veio a fadigar a junta. Aos poucos vai perdendo suas características. Outro motivo é o líquido de arrefecimento, qdo nào trocado vai oxidando até que uma micro fissura apareça, aí já viu, bye bye junta!
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Mensagem por brunorodrigow Qui 29 Out 2015, 01:13

bom muito dos males o pior! espero que seja só a junta, volto para dar noticias assim que o mecânico me der o veredito! mas uma vez obrigado pela atenção!
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Mensagem por Luiz Pinheiro Qui 29 Out 2015, 08:10

Bruno cabe ressaltar que, se for o caso da junta, ela não é cara mesmo mas a M.O não deve ser tão barata pois deve-se retirar o cabeçote e o correto mesmo é mandar para a retífica para sanar qualquer empenamento e possíveis defeitos. Sem contar que deverão dar aquela descontaminada no motor, troca de óleo e filtro mais limpeza do sistema e troca do fluido de arrefecimento.

Não quero te assustar, converse com seu mecânico e veja como ele pode te ajudar, apenas quis explicar que não é somente troca de junta que resolve o problema. Claro que se não houve superaquecimento os problemas são menores.

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Mensagem por walter paiva Qui 29 Out 2015, 09:25

Não quero assustar, mas este problema também pode ser trinca no cabeçote...aí só outro.

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Mensagem por rfcalvilho Qui 29 Out 2015, 09:27

Eu não sei se No Classe A existe trocador de calor entre óleo e Água, popularmente conhecido como modine.

Se esta peça estiver com problemas, pode ocasionar isto também, água no óleo, ou óleo na água.

Peça para seu mecânico verificar. Neste caso o conserto seia mais fácil e mais barato que o cabeçote, pois é só trocar esta peça e fazer a limpeza do sistema de refrigeração e de lubrificação.

Vale ressaltar que sendo o modine ou o cabeçote, não ande com o carro nessas condições, primeiro que o óleo deve estar extremamente contaminado, não cumprindo seu papel na lubrificação do motor e segundo que para dar um super aquecimento falta pouco (pela falta de água). Em ambos os casos vc pode ter um motor fundido, aí a brincadeira fica bem séria!

Abs.
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Mensagem por walter paiva Qui 29 Out 2015, 09:39

Rfcalvilho,
O motor M166 do Classe A não possui o trocador de calor do óleo do motor.
Os Classe A automáticos possuem o trocador de calor do óleo do cambio e este fica no radiador, como no Brasil a A160 não foi fabricada com cambio automático, em teoria não é esta a causa desse problema com o carro do confrade, ok?

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Mensagem por brunorodrigow Sex 30 Out 2015, 00:40

galera hj estive em dois mecânicos diferentes para saber a opinião de cada um! realmente é junta pelos sintomas e pela pressão que fica dentro do sistema de aferrecimento, como a agua sumia antes, ele estava "jogando fora" pelo escapamento, e eu realmente notava uma fumaça branca quando ligava e logo depois parava, tomara a Deus que não seja trica no cabeçote, acredito que não vou encostar ela amanha para desmontar e mandar o cabeçote para a retifica para "plainar" e comprar os kits de juntas superiores e parafusos do cabeçote! acredito que até sexta que vem minha baby vai estar firme e forte! volto para dar o resultado a vocês! muito obrigado mais uma vez pela atenção!
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Mensagem por walter paiva Sex 30 Out 2015, 11:27

Brunorodrigow,
Lembre-se que o motor do Classe A assim como outros motores da MB é um motor moderno, portanto utiliza parafusos do tipo elástico no cabeçote e na retirada desses parafusos eles devem ser medidos, veja neste tópico que tem mais informações, inclusive a sequencia de aperto:
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Mensagem por JGabrielChueco Ter 26 Jan 2016, 15:21

Ola pessoal, tenho uma Classe A 2005, há 9 anos, grande companheira até agora, e apesar das revisões e manutençõesde rotina , começaram surgir, alguns  "Problemas'.,Baixar o Nivel da água do reservatorio e super aquecer,  e com  dificuldades em diagnosticar o real problema fui orientado a trocar a Valvula termostática ou Elemento Regulador(Termostato do motor).... .troquei toda a agua do sistema e renovei com água desmineralizada e com Fluido próprio para o sistema de arrefecimento.
Rodei uns 10 km, e a agua voltou a sumir, sem deixar vestígios, a luz do painel acendeu em amarelo, em casa com o motor frio completei 1 litro de agua. . 
Agradeço orientações e dicas..obrigado
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Mensagem por JGabrielChueco Ter 26 Jan 2016, 15:23

Ola pessoal, tenho uma Classe A 2005, há 9 anos, grande companheira até agora, e apesar das revisões e manutençõesde rotina , começaram surgir, alguns  "Problemas'.,Baixar o Nivel da água do reservatorio e super aquecer,  e com  dificuldades em diagnosticar o real problema fui orientado a trocar a Valvula termostática ou Elemento Regulador(Termostato do motor).... .troquei toda a agua do sistema e renovei com água desmineralizada e com Fluido próprio para o sistema de arrefecimento.
Rodei uns 10 km, e a agua voltou a sumir, sem deixar vestígios, a luz do painel acendeu em amarelo, em casa com o motor frio completei 1 litro de agua. . 
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Mensagem por Epicco Ter 26 Jan 2016, 15:31

Se a água esta misturando com o óleo do motor, é provável que seu problema seja na junta do cabeçote.

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Mensagem por A190 Qua 27 Jan 2016, 16:27

gabriel tem que ver se o problema nao está em mangueira, ou bomba d agua. Sobre troca do fluido de arrefecimento, se voce quer optar por um que nao seja original, indico o da valeo protect ou protect 100, pois tenho uma lista dos liquidos de arrefecimento aprovados pelo inmetro, não pode conter mais que 3% de agua se nao me engano. esses "super concentrado" são os piores. Dei analisada antes e fica bom para o classe A esse, paguei 15 reais o litro. troca fiz primeiro a limpeza com agua corrente , depois com agua desmineralizada.
funcionei o carro, deixei aquecer um pouco, depois tirei o retorno do liquido que vai pro reservatorio, abri a tampa, aí coloquei água desmineralizada pra limpar (obs o nivel baixa rapido) fui enchendo de agua desmineralizada, a hora que começou a sair praticamente água só recoloquei a mangueira, e completei o reservatorio, e fechei e deixei circular, depois tirei a mangueira abri o reservatorio, e novamente coloquei mais agua até sair, somente água, gastei uns 10 litros, mas valeu a pena, aí deixei baixar um pouco o nivel e ja comecei a adicionar aditivo , quando começou sair somente aditivo puro sem a agua, (esse valeo protect ja é diluido), esperei baixar um pouco o nivel, aí recoloquei a mangueira, e completei, aí baixou o nivel mais um pouco ai enchi até a boca, retirei a mangueira, esperei baixar e recoloquei, aí completei até o nivel maximo. ta rodando tranquilo, nao vaza, nao esquenta, nao ferve.quando chega tal temperatura (raramente chega) a ventoinha liga.
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Mensagem por AEP Qua 27 Jan 2016, 16:38

O líquido de arrefecimento é específico para cada carro Mercedes-Benz.

O fabricante recomenda produto com especificação técnica (norma Mercedes-Benz), inclusive, qual a proporção da diluição.

O uso de qualquer outro produto sem aprovação e diluição determinada pelo fabricante, é por conta e risco de quem usar.
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Mensagem por scala Qua 27 Jan 2016, 17:25

O efeito da agua  no interior do motor, é muito sério.
Ela não se mistura com o óleo, mas circula junto, e ai que está o perigo.
O efeito da água entre o pistão e a camisa e nas bronzinas dos mancais  tem o mesmo efeito de um diamante em contato com um vidro, isto é: Vai riscar a camisa e o pistão, deixando escapar gases, óleo e água pelo escape. Reze para não ter ocorrido isso.
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Mensagem por Guilhermino Qua 27 Jan 2016, 19:49

É isso aí, a questão não é ser aprovado ou não pelo Inmetro, e sim atender às exigências do fabricante, especialmente no que diz respeito aos anticorrosivos. Determinados anticorrosivos podem proteger algumas ligas e ser inócuos ou mesmo incompatíveis com outras, chegando até a provocar a corrosão que se quer evitar.
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Mensagem por paulo brito Qui 28 Jan 2016, 02:10

Gabriel,  se está misturando água no óleo e o nível do reservatório de água está baixando  99% de certeza que a junta os cabeçote está queimada.  Não use o carro assim pois pode comprometer seriamente o motor.
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Mensagem por rmtjp Qui 28 Jan 2016, 07:50

Sobre misturar água com óleo, realmente, em condições normais, a água e o óleo não se misturam. Porém, em alta temperatura como no caso do motor os dois fluídos conseguem se misturar, o que forma aquela mistura grossa com cor de café com leite e pode causar o entupimento do pescador e das galerias de passagem ocasionando o travamento do motor com o passar do tempo e, se for esse o caso, o ideal é solucionar o problema o quanto antes, a fim de evitar maiores danos em seu motor.

Para saber se existe a necessidade de troca da junta do cabeçote, o ideal é fazer o teste de compressão do seu motor. Geralmente, quando se têm níveis de compressão diferentes em cada cilindro é sinal de que a junta do cabeçote já foi pro espaço.

Apenas para ilustrar, em física existe o conceito de tensão de cisalhamento e fluídos em geral possuem baixa resistência a esse tipo de força. Isso é o que garante a propriedade de redução de desgaste quando se usam lubrificantes em geral, pois apesar do seu alto coeficiente de atrito (isso é necessário para manter o filme de fluído em contato com as peças) o fluído se divide facilmente (devido à baixa resistência a tensão de cisalhamento dos fluídos) durante o movimento das peças em geral, evitando o contato direto entre elas e consequentemente reduzindo o seu desgaste.

A190, é complicado fazer a indicação de fluídos não aprovados por norma especificada pela montadora, pois o que deu certo para você pode dar errado para outra pessoa, até mesmo devido ao fato de as condições de desgaste de dois carros diferentes não serem iguais. O fato de um determinado fluído ser aprovado pelo INMETRO só quer dizer que ele atende especificações MÍNIMAS para poder ser comercializado no país, o que não necessariamente quer dizer que este mesmo fluído atenda os requisitos mínimos de um determinado fabricante, e isso vale não somente para a Mercedes, vale para todas as outras montadoras (Ford, VW, GM, Fiat, Honda, Toyota, etc...). Eu mesmo já soube de casos de problemas relacionados, por exemplo, a transmissão devido ao uso de fluídos fora do padrão especificado pelo fabricante.

No caso do fluído de arrefecimento, a folha 310.1 da norma BEVO (Conjunto de normas e especificações para fluídos de operação da Mercedes) trata dos fluídos de arrefecimento em geral e aponta para a norma que deve ser utilizada em determinada família de motores, inclusive faz referência a composição dos fluídos, qualidade da água utilizada no sistema de arrefecimento, proporção de mistura do aditivo em caso de não utilização de fluído de arrefecimento pronto entre outras coisas e com certeza, isso é levado em consideração pelo fabricante durante o projeto de um motor, caso contrário, não haveria a necessidade de elaborar tal norma e inclusive submeter produtos à testes para que seja aprovados pela mesma.

Portanto, a princípio deve-se sempre utilizar o fluído recomendado pelo fabricante e a utilização de qualquer produto fora do padrão fica por conta e risco de cada um.

Ricardo.
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Mensagem por Renato Scarpelin Qua 24 Fev 2016, 19:11

Boa Noite confrades!
- Venho compartilhar imagens do filtro de óleo da minha MB, no qual fiz a troca hoje juntamente do óleo do motor, e ainda estou assustado com o que retiramos de lá! Bom deixei o carro em uma mecânica que se diz especializada em Importados, de fato a oficina me deu certa confiança porque lá havia Audi,Chery e Outros...enfim, todos em manutenção! Ok resolvi deixar o carro la pra fazer as manutenções básicas e revisões, no serviço claro muito básico trocar o filtro de óleo e supostamente o óleo, hoje fui acompanhar a troca de ambos em uma oficina da Bosch, vejam o filtro como estava quando retiramos e a pergunta que não quer calar, um filtro que rodou apenas 10.000Km deveria estar dessa forma...ou o filtro nao foi trocado pela oficina de importados que mencionei acima???

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Mensagem por walter paiva Qua 24 Fev 2016, 20:31

Isso é a má qualidade do filtro.

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Mensagem por Renato Scarpelin Qua 24 Fev 2016, 21:01

Walter não sei se é possível verificar na foto,  mas o filtro esta mega saturado, nunca vi isso antes.
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