(W168): Luz do hodômetro não desliga - possíveis problemas/sintomas
+21
Karl Fass
Ulysses V8 Benz
cazgarcia
jsanmay
fabriciomunaretti
marcelobrotas
donteobaldo
Foguete
Negromonte
Cortez Júnior
Alexandre - PR
TZero
Ernestino Barcelos
walter paiva
danilo.teixeira
sima103
Paulinho Britto
Epicco
john
Antônio Elias
NBS
25 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: (W168): Luz do hodômetro não desliga - possíveis problemas/sintomas
Walter,
Sim, por isso eu postei as fotos de vários modelos.
Abs,
Sim, por isso eu postei as fotos de vários modelos.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
estava com a mesma duvida... valeu pelo link.
abraços
abraços
marcelobrotas- Usuário Bronze
Lampada digital painel classe a não liga
Olá amigos, sou novo aqui no fórum, agradeço a todos antecipadamente pelo espaço e fico muito feliz por poder fazer parte desta família.
Seguinte, estou com problema no mostrador digital de km e hora no painel digital da classe a 160 2004, não sei ser por coincidência ou outro motivo, após zerar o assyst a lampada apagou e não ligou mais, todas as outras lampadas funcionam normalmente, apenas a do mostrador digital não liga mais, na caixa de fusíveis encontrei um de 7,5 queimado, mas troquei por outro da própria caixa para fazer um teste e continua na mesma situação, o que pode ter acontecido?
Seguinte, estou com problema no mostrador digital de km e hora no painel digital da classe a 160 2004, não sei ser por coincidência ou outro motivo, após zerar o assyst a lampada apagou e não ligou mais, todas as outras lampadas funcionam normalmente, apenas a do mostrador digital não liga mais, na caixa de fusíveis encontrei um de 7,5 queimado, mas troquei por outro da própria caixa para fazer um teste e continua na mesma situação, o que pode ter acontecido?
fabriciomunaretti- Usuário Iniciante
Provavelmente queimou a lâmpada, o meu também é um A 160, e quando peguei ele já estava com essa lâmpada queimada, eu mesmo troquei, precisando de alguma dica, só falar!
Abraço!!
Abraço!!
jsanmay- Usuário Bronze
Olá Fabricio, seja bem vindo! Em relacao a sua duvida tem um topico aberto que provavelmente pode ajudar segue o link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
danilo.teixeira- Usuário Bronze
Tópicos fundidos,
Obrigado Danilo Teixeira
Obrigado Danilo Teixeira
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva- Administrador
a luz do odometro e da temperatura do meu Classe A 160, está piscando, para parar de piscar tenho de acender a lanterna e baixar o controle de intensidade da luz, o que pode estar causando este defeito ?
cazgarcia- Usuário Iniciante
Pode ser defeito no painel de instrumentos.
Defeito no reostato da luz e o mais provavel se desmontar geralmente e facil de arrumar, abraço...
Convidad- Convidado
É, provavelmente o problema é no controle de intensidade da iluminação (o reostato).
Ok! alguém tem um tutorial de como fazer isso? ou algumas fotos?
desde já agradeço as orientações.
desde já agradeço as orientações.
Geralmente um spray limpa-contatos costuma resolver. Aplica-se o spray dentro do potenciômetro e gira-se várias vezes para ambos os lados. Como no caso do Classe A não é giratório mas sim um para aumentar e um para diminuir, talvez a eficiência do processo não seja a mesma. De qualquer forma, não custa tentar.
Se não resolver, aí será preciso trocá-lo mesmo. Para ter acesso ao reostato:
a) solte os dois parafusos (item nº 3 nas figuras), sob o volante
b) desencaixe a moldura com cuidado dos clips que existem em volta da saída de ar e à direita do volante (item nº 4 nas figuras)
c) faça o procedimento com o limpa-contatos, aplicando o spray e pressionando ambos os botões, tentando recuperar o reostato
d) monte tudo de novo, na ordem inversa
Lembrando que isso é uma solução paliativa, claro. Com o tempo pode ser que dê problema novamente. O spray limpa-contatos pode ser adquirido em lojas de material eletrônico.
Depois nos conte se resolveu.
Abraço!
Se não resolver, aí será preciso trocá-lo mesmo. Para ter acesso ao reostato:
a) solte os dois parafusos (item nº 3 nas figuras), sob o volante
b) desencaixe a moldura com cuidado dos clips que existem em volta da saída de ar e à direita do volante (item nº 4 nas figuras)
c) faça o procedimento com o limpa-contatos, aplicando o spray e pressionando ambos os botões, tentando recuperar o reostato
d) monte tudo de novo, na ordem inversa
Lembrando que isso é uma solução paliativa, claro. Com o tempo pode ser que dê problema novamente. O spray limpa-contatos pode ser adquirido em lojas de material eletrônico.
Depois nos conte se resolveu.
Abraço!
Ok. vou tentar, e depois informo.
Pois é, depois de muito pesquisar encontrei o problema do odômetro estar sempre ligado. Comprei o carro em março de 2012 e em junho, troquei o toca CD antigo por um mais novo da mesma marca. Só que instalaram o som na linha 30, onde você tem som com ou sem chave ligada. Só que a Mercedes tem um padrão de instalação que é a linha 15, a chamada pós ignição. Sendo assim, fora dessa linha(15) acontece o roubo de carga que no meu caso era de 0,36 ampéres e acabava com a bateria. Então foi só fazer a mudança da linha 30 para a linha 15 padrão. A luz acessa constante do odômetro era um indicativo que havia alguma instalação errada. Bingo. Foi só eu mudar a instalação elétrica errada do rádio, fechar o carro e 30 segundos depois ( como diz o manual do proprietário) a luz do odômetro apagou. Fica então para todos o aprendizado.
donteobaldo- Usuário Iniciante
Donteobaldo,
Obrigado pelo retorno com o problema solucionado, vai ajudar muito quem passar por este problema.
Obrigado pelo retorno com o problema solucionado, vai ajudar muito quem passar por este problema.
donteobaldo,
Que bom que descobriu a causa!
O melhor foi você ter voltado para relatar a solução!
Abs,
Que bom que descobriu a causa!
O melhor foi você ter voltado para relatar a solução!
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
Excelente retorno, pode explicar diversos problemas correlacionados, inclusive a má instalação de alarmes.
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Equipe Portal Mercedes Brasil
Karl Fass- Consultor Técnico
Meu antigo Classe A, 190 2001 elegance, permitia que o rádio fosse ligado com o carro desligado, e o odometro não ficava aceso.
Só não sei dizer se estava ligado nessa 30.
Só não sei dizer se estava ligado nessa 30.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
Excelente dica!
O rádio da minha classe A também fica ligado com a chave da ignição desligada e mesmo assim o luz do odômetro não fica acesa. Tvz algum antigo dono tenha feito alguma gambiarra?
O rádio da minha classe A também fica ligado com a chave da ignição desligada e mesmo assim o luz do odômetro não fica acesa. Tvz algum antigo dono tenha feito alguma gambiarra?
igordiehl- Usuário Bronze
Primeiro gostaria de parabenizar o criador do post, que postou sua dúvida e apesar de não receber resposta, solucionou o problema e retornou com a dica para todos, está de parabéns mesmo donteobaldo.
E o meu classe A também permanece com o rádio ligado sem a chave no contato, peguei assim já, com certeza é uma gambiarra, pois por padrão todos consumidores dispensáveis devem permanecer desligados após a retirada da chave.
Abs!
E o meu classe A também permanece com o rádio ligado sem a chave no contato, peguei assim já, com certeza é uma gambiarra, pois por padrão todos consumidores dispensáveis devem permanecer desligados após a retirada da chave.
Abs!
jsanmay- Usuário Bronze
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , alguns modelos de rádio desligam o stand by segurando o botão de ligar.
Mesmo retirando a chave, tem que segurar no botão alguns segundos para desligar totalmente.
Mesmo retirando a chave, tem que segurar no botão alguns segundos para desligar totalmente.
Confrade Fajardo, você está coberto de razão. Acho que me expressei mal... o que quis dizer é que se eu quero, eu posso ligar o rádio sem ligar o carro, pois a instalação do rádio não seguiu as instruções do manual da pioneer. Mas foi só para exemplificar.
Abraços
Abraços
igordiehl- Usuário Bronze
Sou novo por aqui, vivo em Catalão, interior de Goiás e tenho um Classe A A190 Elegance automática. Estou com um problema que está relacionado com o problema do Danteobaldo. A bateria do carro se descarrega totalmente em 2 ou 3 dias caso o veículo fique parado. Ao ler este tópico, eu descobri que a luz do odômetro não está se apagando, porém depois de fuçar um bocado, descobri que se eu remover o fusível 28 que liga o sistema anti esmagamento dos vidros e não sei porque, também as setas, a luz do odômetro se apaga normalmente depois de 30 segundos.
O consumo de amperagem do carro com a luz do odômetro ligada fica na ordem dos 0,49 amperes e quando tiro o fusível 28 esse consumo cai para 0,09 amperes.
Como eu poderia identificar essas linhas 15 e 30 para que eu possa saber se tem algo ligado errado?
O consumo de amperagem do carro com a luz do odômetro ligada fica na ordem dos 0,49 amperes e quando tiro o fusível 28 esse consumo cai para 0,09 amperes.
Como eu poderia identificar essas linhas 15 e 30 para que eu possa saber se tem algo ligado errado?
Brener- Usuário Iniciante
Pessoal,
não sei se entendi errado, mas pelo que eu li no manual da minha baby, isso não é gambiarra.
No manual diz que o rádio pode ser ligado normalmente mesmo sem a chave no contato, o que aconteçe é que ao ligar o veiculo, a posição da chave passa pela posição 1 (ah vá!) e nessa posição o rádio é desligado, e na posição 2 ele volta a ser ligado. Bom, acredito que isso é na linha 15 - padrão mercedes - que o amigo informou.
OBS: não sou perito em linhas de instalação
não sei se entendi errado, mas pelo que eu li no manual da minha baby, isso não é gambiarra.
No manual diz que o rádio pode ser ligado normalmente mesmo sem a chave no contato, o que aconteçe é que ao ligar o veiculo, a posição da chave passa pela posição 1 (ah vá!) e nessa posição o rádio é desligado, e na posição 2 ele volta a ser ligado. Bom, acredito que isso é na linha 15 - padrão mercedes - que o amigo informou.
OBS: não sou perito em linhas de instalação
PascoalBR- Usuário Iniciante
Página 2 de 3 • 1, 2, 3