(W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
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Alexandre - PR
Luiz Pinheiro
Daniel-SP
FERNANDO SALOMONE
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(W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Atualização em 11/02/2017
As especificações técnicas oficiais da Mercedes-Benz do óleo correto para cada chassi/veículo/motor/caixa de transmissão/diferencial e demais fluidos, está nos seguintes links abaixo:
Tabela internacional:
Tabela nacional:
Equipe Portal Mercedes-Benz Brasil
-------------------------------------------------------------------------------
Amigos boa tarde.
Em minha ML já fiz a substituição dos fluidos de motor, direção hidráulica, arrefecimento, freios, porem em duas oficinas conceituadas e especializadas em manutenção de MB, me orientaram a não trocar o óleo de cambio, pois grande parte deste permanece no conversor de torque, sendo necessário apenas a troca no caso de abertura do cambio pra alguma manutenção. Em diversos tópicos aqui do fórum vejo comentários sobre a necessidade desta troca, confesso que estou meio perdido com essa divergência de informações. O que os mais experientes no assunto me orientam?
Grato.
FERNANDO SALOMONE- Usuário Bronze
- Mensagens : 204
Data de inscrição : 04/10/2012
Idade : 59
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Fernando, tem que trocar sim, óleo não dura para sempre. Aliás é óleo e filtro do câmbio, aproveita e troca a junta do carter da transmissão tbm.
Acho que deve ter uma maneira de sangrar o óleo que fica no conversor de torque, os mais experientes no assunto podem confirmar.
Você está aonde, qual cidade???
Abs
Acho que deve ter uma maneira de sangrar o óleo que fica no conversor de torque, os mais experientes no assunto podem confirmar.
Você está aonde, qual cidade???
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Fernando,
O ideal é trocar, mas o óleo novo, por ser mais fino, pode "revelar" problemas que o câmbio tem mas estão "ocultos" pelo óleo velho.
Veja antes o estado do óleo, para não ter surpresas.
Se o óleo estiver claro, límpido, sem cheiro de queimado, levemente rosado, sugiro a troca imediata. Se o óleo da sua ML estiver escuro, com cheiro de queimado, etc, sugiro
que leve antes em uma oficina especializada em câmbio automático, para
tentar prever os males decorrentes da troca (custo de eventual manutenção).
Muitos não fazem a troca do óleo do conversor de torque, embora seja recomendado. Se você colocar o óleo correto, não haverá problema em trocar somente do cárter, já que quase 70% do óleo está no cárter. Na minha W202 eu fiz a troca só do cárter, sem a do conversor, já que ele estava bem limpo e na época eu não tinha conhecimento para troca de todo o óleo do conversor de torque.
Se quiser trocar todo o óleo (inclusive do conversor), poderá fazer por diálise.
O que mais pode ocasionar o fim de vida útil do óleo ATF é a temperatura. Portanto, se em algum momento seu carro teve problemas no arrefecimento, a validade do óleo já pode ter expirado, bem antes do prazo de troca.
Esse gráfico aponta que 90% das manutenções em câmbio automático, ocorrem por superaquecimento:
Aqui tem alguns demonstrativos simples para você ter uma idéia do estado do óleo ATF:
Abs,
O ideal é trocar, mas o óleo novo, por ser mais fino, pode "revelar" problemas que o câmbio tem mas estão "ocultos" pelo óleo velho.
Veja antes o estado do óleo, para não ter surpresas.
Se o óleo estiver claro, límpido, sem cheiro de queimado, levemente rosado, sugiro a troca imediata. Se o óleo da sua ML estiver escuro, com cheiro de queimado, etc, sugiro
que leve antes em uma oficina especializada em câmbio automático, para
tentar prever os males decorrentes da troca (custo de eventual manutenção).
Muitos não fazem a troca do óleo do conversor de torque, embora seja recomendado. Se você colocar o óleo correto, não haverá problema em trocar somente do cárter, já que quase 70% do óleo está no cárter. Na minha W202 eu fiz a troca só do cárter, sem a do conversor, já que ele estava bem limpo e na época eu não tinha conhecimento para troca de todo o óleo do conversor de torque.
Se quiser trocar todo o óleo (inclusive do conversor), poderá fazer por diálise.
O que mais pode ocasionar o fim de vida útil do óleo ATF é a temperatura. Portanto, se em algum momento seu carro teve problemas no arrefecimento, a validade do óleo já pode ter expirado, bem antes do prazo de troca.
Esse gráfico aponta que 90% das manutenções em câmbio automático, ocorrem por superaquecimento:
Aqui tem alguns demonstrativos simples para você ter uma idéia do estado do óleo ATF:
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
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Idade : 40
Alexandre - PR- Usuário Platina
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Alexandre - PR- Usuário Platina
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Idade : 40
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
essa oficina fala p vc nao trocar, p vc gastar mais de 5 mil depois com eles!!!!troca sim!!!!
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
veja qual óleo e especificação foi usado pela MB no ano da fabricação da sua ml
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Alexandre,
O post sobre sobreaquecimento da caixa de câmbio é muito bom, apenas uma informação, na caixa de valvulas do 722.6 e o do 722.9 está soldado o comando digital, mergulhado no óleo. Sujeira no óleo não quiema este módulo eletrônico, aconcetecem duas coisas: os metais no óleo causam dano nas esferas da caixa de valvulas, ou um sobreaquecimento causa um dano na mecatrônica, como a peça mecânica e a eletrônica são as mesmas troca-se a caixa de valvulas totalmente. Também a sujeira pode causa o mal funcionamento dos rolamentos, e este vão gerar sobreaquecimento em todo o sistema.
Mudar o líquido do carter remove cerca de 25% dos metais de desgaste, em outras palavras, você apenas diluiu a "lama" com água limpa, não é muito eficaz quando se trata de vida útil do componente crescente.
A fim de obter um flush eficaz, precisa-se limpar todo o volume do 8-9 litros de capacidade total dentro da transmissão, conversor de torque e sistema de arrefecimento.
13 litros são necessários para empurrar o líquido velho, e por causa dos efeitos da diluição perder-se alguma da eficiência da troca no conversor de binário antes do fluido ser expelido através da linha de retorno de arrefecimento. Você começa uma limpeza completa do corpo transmissões principal, mas os resíduos são do conversor de torque.
13 litros de flush proporciona aproximadamente uma redução de 75-80% dos metais de desgaste.
De acordo com o mecanicos práticos de câmbio se você tem mais de 40K no carro e ainda não trocou o óleo, faça o flush, e faça o próximo com com 20K em seguida, e retome os intervalos 30K depois disso. Os metais de desgastes vão se assentar com uma média agradável, estabelecer-se em baixas taxas de desgaste e intervalos de troca de fluidos 30K.
Outra opção consiste em utilizar 16 litros de fluido para realizar outro ciclo de purga, este poderia renderá mais uma redução de 10-15% e de permitir um intervalo completo de 30K o próximo flush.
Cientificamente falando, há pouco benefício para a redução mudanças para menos de 30K, pelo menos com base nas normas ISO da industria para limpeza de sistemas hidráulicos de precisão.
Se você notar, mesmo a MB nos veículos mais recentes exige agora um intervalo de troca de 40K. É um pouco mais do que ideal para a vida do componente. No Brasil é de 60K.
Não existe uma regra simples para câmbios automáticos, e existem poucos profissionais com experiência neste tipo de mecânica no Brasil.
Abraços.
O post sobre sobreaquecimento da caixa de câmbio é muito bom, apenas uma informação, na caixa de valvulas do 722.6 e o do 722.9 está soldado o comando digital, mergulhado no óleo. Sujeira no óleo não quiema este módulo eletrônico, aconcetecem duas coisas: os metais no óleo causam dano nas esferas da caixa de valvulas, ou um sobreaquecimento causa um dano na mecatrônica, como a peça mecânica e a eletrônica são as mesmas troca-se a caixa de valvulas totalmente. Também a sujeira pode causa o mal funcionamento dos rolamentos, e este vão gerar sobreaquecimento em todo o sistema.
Mudar o líquido do carter remove cerca de 25% dos metais de desgaste, em outras palavras, você apenas diluiu a "lama" com água limpa, não é muito eficaz quando se trata de vida útil do componente crescente.
A fim de obter um flush eficaz, precisa-se limpar todo o volume do 8-9 litros de capacidade total dentro da transmissão, conversor de torque e sistema de arrefecimento.
13 litros são necessários para empurrar o líquido velho, e por causa dos efeitos da diluição perder-se alguma da eficiência da troca no conversor de binário antes do fluido ser expelido através da linha de retorno de arrefecimento. Você começa uma limpeza completa do corpo transmissões principal, mas os resíduos são do conversor de torque.
13 litros de flush proporciona aproximadamente uma redução de 75-80% dos metais de desgaste.
De acordo com o mecanicos práticos de câmbio se você tem mais de 40K no carro e ainda não trocou o óleo, faça o flush, e faça o próximo com com 20K em seguida, e retome os intervalos 30K depois disso. Os metais de desgastes vão se assentar com uma média agradável, estabelecer-se em baixas taxas de desgaste e intervalos de troca de fluidos 30K.
Outra opção consiste em utilizar 16 litros de fluido para realizar outro ciclo de purga, este poderia renderá mais uma redução de 10-15% e de permitir um intervalo completo de 30K o próximo flush.
Cientificamente falando, há pouco benefício para a redução mudanças para menos de 30K, pelo menos com base nas normas ISO da industria para limpeza de sistemas hidráulicos de precisão.
Se você notar, mesmo a MB nos veículos mais recentes exige agora um intervalo de troca de 40K. É um pouco mais do que ideal para a vida do componente. No Brasil é de 60K.
Não existe uma regra simples para câmbios automáticos, e existem poucos profissionais com experiência neste tipo de mecânica no Brasil.
Abraços.
A.Carneiro- Banido
- Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 54
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Pessoal, muito obrigado pelas informações.
Luis, estou em Campinas, SP
Alexandre, grato por dividir seu vasto conhecimento técnico.
Sei que estou em uma cidade com muitos recursos na area de mecanica, vou buscar uma oficina especializada em cambios automaticos e fazer a troca do oleo e limpeza da caixa.
Minha ML é 2001, ja com o cambio com tiptronic, não apresenta qualquer irregularidade, as trocas são suaves e precisas. O que sinto falta é de tempo livre para acompanhar o serviço de perto e ver realmente o que esta sendo feito, e não apenas confiar nos mecanicos.
Abraços a todos.
Luis, estou em Campinas, SP
Alexandre, grato por dividir seu vasto conhecimento técnico.
Sei que estou em uma cidade com muitos recursos na area de mecanica, vou buscar uma oficina especializada em cambios automaticos e fazer a troca do oleo e limpeza da caixa.
Minha ML é 2001, ja com o cambio com tiptronic, não apresenta qualquer irregularidade, as trocas são suaves e precisas. O que sinto falta é de tempo livre para acompanhar o serviço de perto e ver realmente o que esta sendo feito, e não apenas confiar nos mecanicos.
Abraços a todos.
FERNANDO SALOMONE- Usuário Bronze
- Mensagens : 204
Data de inscrição : 04/10/2012
Idade : 59
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
A.Carneiro,
A sujeira no câmbio/fluído/placa eletrônica podem não queimar esta última. Entretanto, pode criar curto nos terminais elétricos que estão imersos no óleo. Uma vez que este último esteja com restos metálicos, por óbvio, vai conduzir carga elétrica. Por menor que seja, pode ser suficiente para anomalias.
É o mesmo que a água pura no radiador. Como já disse o Maluhy uma vez aqui, passe o Multímetro em um radiador que só tem água, com o motor ligado e veja o que aparece. Não é a toa que quase todos os aditivos hoje possuem propriedades que dificultam a condução elétrica.
Abs,
A sujeira no câmbio/fluído/placa eletrônica podem não queimar esta última. Entretanto, pode criar curto nos terminais elétricos que estão imersos no óleo. Uma vez que este último esteja com restos metálicos, por óbvio, vai conduzir carga elétrica. Por menor que seja, pode ser suficiente para anomalias.
É o mesmo que a água pura no radiador. Como já disse o Maluhy uma vez aqui, passe o Multímetro em um radiador que só tem água, com o motor ligado e veja o que aparece. Não é a toa que quase todos os aditivos hoje possuem propriedades que dificultam a condução elétrica.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Fernando, isso faz toda a diferença!!! imagino que seja difícil conseguir tempo, mas tente agendar uma data e hora para que vc possa acompanhar, nao so para ver o serviço e o estado do óleo, mas tb para somar ao aprendizado sobre seu carro.
E muito bom nos conhecermos cada canto das nossas maquinas, isso nos traz uma maior segurança.
Faca um esforço, seu bolso e conhecimento vao te agradecer no futuro.
DICA: Eu sempre procuro agendar serviços automotivos no primeiro horário, chego as 7 da manha e fico esperando abrir a oficina com capo aberto, pois quando abrir a oficina, o motor já estará mais frio e o serviço sera inicializado de imediato e acabara mais rápido, mas se chegar no meio do dia, vai ter que esperar...esperar .....e um saco!!!
Boa sorte!!! SDS
E muito bom nos conhecermos cada canto das nossas maquinas, isso nos traz uma maior segurança.
Faca um esforço, seu bolso e conhecimento vao te agradecer no futuro.
DICA: Eu sempre procuro agendar serviços automotivos no primeiro horário, chego as 7 da manha e fico esperando abrir a oficina com capo aberto, pois quando abrir a oficina, o motor já estará mais frio e o serviço sera inicializado de imediato e acabara mais rápido, mas se chegar no meio do dia, vai ter que esperar...esperar .....e um saco!!!
Boa sorte!!! SDS
Última edição por MIGUEIS em Qua 19 Dez 2012, 12:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de digitacao)
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Já havia publicado este video sobre a dialise sem uso da maquina no portal do Classe A;
iveiga- Usuário Ouro
- Mensagens : 870
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 49
Re: (W163): Óleo do câmbio - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
Boa tarde tenho um ml430 ano 1999 v8 qual oleo que devo por no cambio
nelsonrf44- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 53
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