(W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
+32
rmtjp
Ricardo Goncalves
Guilhermino
ZIG MASTER JUNIOR
Glutão
João Batista
Valmir21
Runge
borba
juliokim
Bremer
Fajardo
Luiz Pinheiro
Weiss 1972
Borg
luis carlos pontelli
Gi0vane
walter paiva
erickdib
BEREK
Alex Silva
jmbabsb
diegocaetano
irocz1988
Sidsports
Guilherme Lacerda
Klaus Zoellner
Kanduxo
douglas barddal
cassio vitor
Ulysses V8 Benz
Carlos Coelho
36 participantes
Página 1 de 7
Página 1 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
(W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Sr(a)s,
Sou mais um Feliz proprietário de uma W201- 190e 2.3 16v, 1985, cambio manual.
Comprei o carro a 8 meses atrás mas como estava com a documentação enrolada, somente agora consegui transferir para o meu nome.
Encontrei neste portal um Tópico sobre o carro, após já ter comprado, onde os comentários desencorajariam qualquer comprador; tarde de mais.
Como tive 8 meses de espera para inciar o projeto, aproveitei o tempo para fazer um levantamento detalhado de tudo o que precisa ser feito.
Colacarei um novo post com a lista com os "12 trabalhos de Hércules".
Anexo fotos do carro.
Sou mais um Feliz proprietário de uma W201- 190e 2.3 16v, 1985, cambio manual.
Comprei o carro a 8 meses atrás mas como estava com a documentação enrolada, somente agora consegui transferir para o meu nome.
Encontrei neste portal um Tópico sobre o carro, após já ter comprado, onde os comentários desencorajariam qualquer comprador; tarde de mais.
Como tive 8 meses de espera para inciar o projeto, aproveitei o tempo para fazer um levantamento detalhado de tudo o que precisa ser feito.
Colacarei um novo post com a lista com os "12 trabalhos de Hércules".
Anexo fotos do carro.
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Carlos, não precisa criar outro post, continue neste mesmo Assim as informações ficam concentradas e mais fáceis de localizar posteriormente.
Abraço!
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Carlos, está e a que estava no Morumbi?
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Bah que diferença entre as duas fotos.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Cassio,
sim esta era a que estava no Morumbi.
At.
sim esta era a que estava no Morumbi.
At.
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
O que já fiz até agara:
A primiera coisa que eu fiz foi encontrar literatura para me guiar no projeto. Levantei uma enorme quantidade de informações via internet assim como consegui manuais de reparação e serviço. E criei um usuario no EPCnet.
Lista resumida do que tem para fazer no motor.
Motor:
O motor estava funcionando bem, mas estava fumando, por tanto decidi desmontar e descobri.
- Cabeçote: trocar todas válvulas e as engrenagens do comando de válvulas (dentes degastados) trocar a corrente, o tensionador da corrente, e o trilho da correia. Marcados em azul na foto.
O Cabeçote, ja esta na Paula Faria, desmontado esperando as novas peças. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Bloco e Cilindros: tirando o cabeçote tive acesso aos cilindors, que como imaginava, estão com folga. contatei a Retiforte (recomendado pela Paula Faria) e eles fazem o serviço de tirar o bloco em casa e levam para a retifica. ainda não sei quantas peças vou precisar trocar. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fora isso tem outros detalhes, como trocar velas, cabo de velas, mangueiras de borrachavariadas e juntas que estão gastas.
Depois continuo com a lista do que a por fazer no: câmbio, suspenção, interior, Funilaria, etc.
A primiera coisa que eu fiz foi encontrar literatura para me guiar no projeto. Levantei uma enorme quantidade de informações via internet assim como consegui manuais de reparação e serviço. E criei um usuario no EPCnet.
Lista resumida do que tem para fazer no motor.
Motor:
O motor estava funcionando bem, mas estava fumando, por tanto decidi desmontar e descobri.
- Cabeçote: trocar todas válvulas e as engrenagens do comando de válvulas (dentes degastados) trocar a corrente, o tensionador da corrente, e o trilho da correia. Marcados em azul na foto.
O Cabeçote, ja esta na Paula Faria, desmontado esperando as novas peças. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Bloco e Cilindros: tirando o cabeçote tive acesso aos cilindors, que como imaginava, estão com folga. contatei a Retiforte (recomendado pela Paula Faria) e eles fazem o serviço de tirar o bloco em casa e levam para a retifica. ainda não sei quantas peças vou precisar trocar. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fora isso tem outros detalhes, como trocar velas, cabo de velas, mangueiras de borrachavariadas e juntas que estão gastas.
Depois continuo com a lista do que a por fazer no: câmbio, suspenção, interior, Funilaria, etc.
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
E esta mesmo, agora que vi as fotos. Quase comprei na época ela está boa sim, alguns itens de perfumaria e pronto !! Parabém e seja bem-vindo ao grupo Team 201 !!!
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Coelho, como está o processo de restauro da sua?
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Cassio,
boa tarde, o projeto continua nadando, mas infelizmente mas lento do que planejei, pela dificuldade de consguir as peças mesmo nos USA, pois muitas sá tem na Alemanha e demoram até 90 dias para chegar.
Ainda estou na Fase 1 que é a de re-construir o motor.
Já desmontei o motor completo e comprei todas as peças, o problema é que algumas peças ainda não chegaram.
Basicamente dividi a tarefa e 3 partes: cabeçote, Bloco e outros.
Cabeçote: comprei 16 válvulas novas, todas as engrenagems e outras cositas mas, já recebi todas ass peças, e esta na montagem, deve ficar pronto até seman que vem.
Bloco: terá que ser retificado e colocar o pistão de medida maior 96.00 mm (original é 95.50mm), a maioria das paças já chegou, com exeção dos pistões e algumas juntas (nunca vi um carro ter tanta junta) acredito que até fim de Março cheguem e ai faço a retifica e montagem em Abril.
Outros: comprei várias mangueiras novas, bicos injetor, correia, termostatos, e varias pecinhs que estavam em mas condições, com certeza vai faltar alguma outra peça na hora de montar, mas vamo que vamo.
anexo fotos atualizadas:
boa tarde, o projeto continua nadando, mas infelizmente mas lento do que planejei, pela dificuldade de consguir as peças mesmo nos USA, pois muitas sá tem na Alemanha e demoram até 90 dias para chegar.
Ainda estou na Fase 1 que é a de re-construir o motor.
Já desmontei o motor completo e comprei todas as peças, o problema é que algumas peças ainda não chegaram.
Basicamente dividi a tarefa e 3 partes: cabeçote, Bloco e outros.
Cabeçote: comprei 16 válvulas novas, todas as engrenagems e outras cositas mas, já recebi todas ass peças, e esta na montagem, deve ficar pronto até seman que vem.
Bloco: terá que ser retificado e colocar o pistão de medida maior 96.00 mm (original é 95.50mm), a maioria das paças já chegou, com exeção dos pistões e algumas juntas (nunca vi um carro ter tanta junta) acredito que até fim de Março cheguem e ai faço a retifica e montagem em Abril.
Outros: comprei várias mangueiras novas, bicos injetor, correia, termostatos, e varias pecinhs que estavam em mas condições, com certeza vai faltar alguma outra peça na hora de montar, mas vamo que vamo.
anexo fotos atualizadas:
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Parabéns pela aquisição e boa sorte na empreitada.
Você vai gostar cada vez mais deste carro, pois tudo que leva tempo e tem que ser feito com calma e critério, quando fica pronto dá mais prazer.
Você vai gostar cada vez mais deste carro, pois tudo que leva tempo e tem que ser feito com calma e critério, quando fica pronto dá mais prazer.
Klaus Zoellner- Usuário Prata
- Mensagens : 330
Data de inscrição : 17/06/2013
Idade : 62
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Bacana Coelho. Tbm adquiri uma e graças aos Deuses e ao ex dono está perfeita de motorização e câmbio. Estou acertando os docs que estavam enrolados e preciso mexer nos acabamentos internos como forracao das portas o que e o calcanhar de Aquiles desse modelo e a suspensão traseira que ainda e original, porém está barulhenta inquérito leva a crer que possa ser os "coquinhos" que exercem a função do nivelamento automático.
Mas vamos lá. Assim que todos estiverem com suas 16v em pleno funcionamento, iremos organizar um encontro só das 201 16v e contaremos com sua presença
Abs e boa sorte!! Precisando de algo, me avise. Eu sei quem tem 3 pistões e o bloco do motor, caso necessitar.
Mas vamos lá. Assim que todos estiverem com suas 16v em pleno funcionamento, iremos organizar um encontro só das 201 16v e contaremos com sua presença
Abs e boa sorte!! Precisando de algo, me avise. Eu sei quem tem 3 pistões e o bloco do motor, caso necessitar.
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Cassio
Tenho uma manual detalhado da suspencao traseira SLS, que pode ajudar vc arrumar a sua. Se quiser te envio por email.
Eu levei meu carro em vários lugares incluindo a Suspentecnica e ninguém realmente sabia mexer, então procurei e achei alguns manuais e passo a passo de manutenção na internet e em Foruns e decidi arrumar eu mesmo.
No meu caso, para colocar a SLS para funcionar vai ficar uma fortuna, preciso de amortecedores, novos, coquinhos, "Level controler", etc..., então estou quase convencido de colocar molas e amortecedores convencionais.
Apos o terminar o motor a suspencao sera a aproxima etapa ai decido dependendo de como ficar o orçamento.
att
Tenho uma manual detalhado da suspencao traseira SLS, que pode ajudar vc arrumar a sua. Se quiser te envio por email.
Eu levei meu carro em vários lugares incluindo a Suspentecnica e ninguém realmente sabia mexer, então procurei e achei alguns manuais e passo a passo de manutenção na internet e em Foruns e decidi arrumar eu mesmo.
No meu caso, para colocar a SLS para funcionar vai ficar uma fortuna, preciso de amortecedores, novos, coquinhos, "Level controler", etc..., então estou quase convencido de colocar molas e amortecedores convencionais.
Apos o terminar o motor a suspencao sera a aproxima etapa ai decido dependendo de como ficar o orçamento.
att
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Ainda não tive tempo para ver o que realmente e na minha, mas vou tentar manter original. Tomara que eu consiga rsrsrs
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
segue o diagrama:
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Obrigado Coelho, já salvei !!
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Srs
boa tarde, segue atualização do projeto; cabeçote e coletor prontos (falta montar o coletor)
Pecas:
- 16 válvulas novas (USD 70 X 16 = 1.120)
- 3 Catracas da corrente do cabeçote (USD 450, 425 e 225 = 1.100)
- Jogo de juntas do cabeçote (USD 115)
- Mão de obra (Paula Faria) R$ 1.570 (desmontagem , limpeza, assentamento de válvulas, solda, retifica, montagem, etc....)
As pecas compro neste site, apos muita pesquisa foi o mais barato que achei, e alem de pecas originais tem alternativas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] As pecas mando entregar no escritório da empresa que trabalho nos USA e quando viajo coloco na mala e venho rezando durante o voo para não ser pardo na alfandega.
Próximo passo e a retifica e montagem do bloco, mas faltam os pistões. viajo novamente em março e espero que os pistões cheguem ate então.
boa tarde, segue atualização do projeto; cabeçote e coletor prontos (falta montar o coletor)
Pecas:
- 16 válvulas novas (USD 70 X 16 = 1.120)
- 3 Catracas da corrente do cabeçote (USD 450, 425 e 225 = 1.100)
- Jogo de juntas do cabeçote (USD 115)
- Mão de obra (Paula Faria) R$ 1.570 (desmontagem , limpeza, assentamento de válvulas, solda, retifica, montagem, etc....)
As pecas compro neste site, apos muita pesquisa foi o mais barato que achei, e alem de pecas originais tem alternativas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] As pecas mando entregar no escritório da empresa que trabalho nos USA e quando viajo coloco na mala e venho rezando durante o voo para não ser pardo na alfandega.
Próximo passo e a retifica e montagem do bloco, mas faltam os pistões. viajo novamente em março e espero que os pistões cheguem ate então.
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
cassio vitor- Usuário Platina
- Mensagens : 1017
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Só precisa fazer o motor? Como está lataria e interior? Abs e sucesso.
Guilherme Lacerda- Usuário Platina
- Mensagens : 1256
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
BLZ, chegaram os pistões. Agora vamos para a Retifica do bloco!!!
Segue um vídeo que achei em um Forum gringo, que uso como motivação, para seguir com o projeto!
Segue um vídeo que achei em um Forum gringo, que uso como motivação, para seguir com o projeto!
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Está mesmo uma saga... é preciso estímulo para não desistir.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Eu sei a dificuldade que é restaurar uma 2.3-16, também tive que pesquisar muito até encontrar as peças, e olha que a minha ainda não está pronta... Mas acho que a demora, os custos, etc, no fim serão compensados!
Sidsports- Usuário Ouro
- Mensagens : 811
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 52
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Esta foto resume tudo o que foi feito no motor:
em Vermelho são pecas novas que troquei.
em Verde são pecas que foram recuperadas, retificadas ou reconstruídas.
Motor sai da Retifica na próxima terça ai vem o desafio de montar e por para funcionar!
em Vermelho são pecas novas que troquei.
em Verde são pecas que foram recuperadas, retificadas ou reconstruídas.
Motor sai da Retifica na próxima terça ai vem o desafio de montar e por para funcionar!
Carlos Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 81
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 56
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Credo ficou zerado.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (W201): 190E 2.3-16 - Projeto de Restauração
Carlos,
Parabenz pelo trabalho. Dá gosto de ler e ver as fotos do seu post! Com certeza vou anotar as informações que você passou para o futuro!
Nos mantenha atualizado sobre os progressos!
Abs e sorte nos trabalhos!
Parabenz pelo trabalho. Dá gosto de ler e ver as fotos do seu post! Com certeza vou anotar as informações que você passou para o futuro!
Nos mantenha atualizado sobre os progressos!
Abs e sorte nos trabalhos!
Convidado- Convidado
Página 1 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Tópicos semelhantes
» (W201): Restauração - 190E 2.3-16 1986
» (W201): Restauração do painel - 190E 1988
» (W121): Vídeo - 190SL 1963 - projeto de restauração
» (W201): Dúvida - 190E W201 ou 230E W124?
» (W201): Minha 190E 2.3 16
» (W201): Restauração do painel - 190E 1988
» (W121): Vídeo - 190SL 1963 - projeto de restauração
» (W201): Dúvida - 190E W201 ou 230E W124?
» (W201): Minha 190E 2.3 16
Página 1 de 7
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos