(W168): Carbonização/Descarbonização de motor - possíveis problemas/sintomas e procedimentos
+9
douglas barddal
walter paiva
Epicco
mpaschoal
anigrof
ricardorpm
CARLOS GOMES BASTOS
Maluhy
erocha1985
13 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
(W168): Carbonização/Descarbonização de motor - possíveis problemas/sintomas e procedimentos
Caros colegas,
Minha A160 1999 começou a fazer um barulho muito grande no motor. A princípio pensei que fosse a corrente pois ela está virando os 130mil km. Levei no mecanico e ele constatou que o o motor está carbonizado. Ele cobrou 2mil pelo serviço fora os retentores que tenho que comprar.
Alguém já passou por isso? Esse valor está razoável?
Obrigado
Minha A160 1999 começou a fazer um barulho muito grande no motor. A princípio pensei que fosse a corrente pois ela está virando os 130mil km. Levei no mecanico e ele constatou que o o motor está carbonizado. Ele cobrou 2mil pelo serviço fora os retentores que tenho que comprar.
Alguém já passou por isso? Esse valor está razoável?
Obrigado
erocha1985- Usuário Bronze
Re: (W168): Carbonização/Descarbonização de motor - possíveis problemas/sintomas e procedimentos
1- carbonização faz o carro bater pino por excesso de carvão na camara de combustão.
2- formação de borra interna no motor entope o sistema de lubrificação e tb gera ruído.
3- carbonização de camara de combustão se resolve sem abrir,borra não.
o que está acontecendo realmente?
2- formação de borra interna no motor entope o sistema de lubrificação e tb gera ruído.
3- carbonização de camara de combustão se resolve sem abrir,borra não.
o que está acontecendo realmente?
Maluhy- Usuário Platina
Re: (W168): Carbonização/Descarbonização de motor - possíveis problemas/sintomas e procedimentos
R$2000,00 uma descarbonizaçao,achei um tanto caro o serviço, abraço e boa sorte...
Convidad- Convidado
O mecanico disse exatamente isso. O motivo do barulho era por falta de lubrificação ocasionado pela obstrução do carvão. Ele disse que precisa desmontar e limpar as peças. Eu vi que estava tudo meio preto mesmo.
O estranho é que não senti nada de diferença na performance e no consumo.
Isso procede? Ele esta cobrando 2mil pelo serviço. As outras que pesquisei quiseram meter 6mil no serviço...
O estranho é que não senti nada de diferença na performance e no consumo.
Isso procede? Ele esta cobrando 2mil pelo serviço. As outras que pesquisei quiseram meter 6mil no serviço...
Amigos tenho uma mb w168 com 193.000 km carro ótimo, economico, mas está
com um barulho momentaneo ao ligar pela manhã, meu mecanico informa que
preciso fazer uma limpeza no motor, para isso devo abri-lo, ( carter )
Pergunto aos senhores, se tem um caminho sem a necessidade de abrir
com um barulho momentaneo ao ligar pela manhã, meu mecanico informa que
preciso fazer uma limpeza no motor, para isso devo abri-lo, ( carter )
Pergunto aos senhores, se tem um caminho sem a necessidade de abrir
Última edição por Epicco em Sáb 05 Jan 2013, 22:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não escreva todo o texto em maiusculas)
CARLOS GOMES BASTOS- Usuário Iniciante
Boa noite Carlos,
O mais correto seria abrir
Existe a opção do FLUSH, muitos não recomendam. Eu já fiz num camaro 1991..e não tive problemas..Mas assim que fiz a limpeza, coloquei óleo rodei um pouco e retirei novamente, pois o que desprende das paredes vai para o carter.
Abs
O mais correto seria abrir
Existe a opção do FLUSH, muitos não recomendam. Eu já fiz num camaro 1991..e não tive problemas..Mas assim que fiz a limpeza, coloquei óleo rodei um pouco e retirei novamente, pois o que desprende das paredes vai para o carter.
Abs
ricardorpm- Banido
erocha1985,
Eu estou achando bem caro este serviço!
Procure cotar em outras oficinas..
abç e boa sorte,
Eu estou achando bem caro este serviço!
Procure cotar em outras oficinas..
abç e boa sorte,
ricardorpm- Banido
Ricardo, o motor do camaro é mais robusto que o do classe A...
anigrof- Banido
Tem um tópico aqui no Fórum que mostra a abertura de um motor do Classe A para fazer essa limpeza, mas não achei.
Uma boa pesquisa sobre o assunto aqui no Fórum vai ajudar.
Acho que foi um Post do Walter Paiva.
Uma boa pesquisa sobre o assunto aqui no Fórum vai ajudar.
Acho que foi um Post do Walter Paiva.
mpaschoal- Banido
anigrof,
é verdade...mas também fiz limpeza em outros veículos e tudo certo.
Mas abrindo o motor, o resultado será melhor.
abs
é verdade...mas também fiz limpeza em outros veículos e tudo certo.
Mas abrindo o motor, o resultado será melhor.
abs
ricardorpm- Banido
O barulho que acontece apenas quando ligado após um longo periodo parado, e que é momentâneo, como se fosse uma "máquina de costura" é barulho de tucho não carregado.
Para resolver isso, não é necessário abrir o carter. Pode-se desmontar o cabeçote e limpar as "flautas" de lubrificação do camondo de válvulas.
Pode-se tambem diminuir a quilometragem das trocas de óleo até que o motor se limpe.
E pode-se também ignorar isso, uma vez que o barulho ocorre por poucos segundos.
Para resolver isso, não é necessário abrir o carter. Pode-se desmontar o cabeçote e limpar as "flautas" de lubrificação do camondo de válvulas.
Pode-se tambem diminuir a quilometragem das trocas de óleo até que o motor se limpe.
E pode-se também ignorar isso, uma vez que o barulho ocorre por poucos segundos.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
O tópico referente ao barulho de tuchos é este aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva- Administrador
Walter, achei mais esses dois:
mpaschoal- Banido
ricardorpm,
As oficinas na minha cidade nem querem olhar o problema do carro. As que encaram, dizem que esse serviço custa R$2.400,00 em carros populares.
O mecanico que fui trabalhava com Classe A em oficina grande e está abrindo a propria oficina. O motor estava impregnado com carvão, algumas peças precisaram ir para retífica para serem limpas com um produto especial que ele não tinha. Troquei Segmento, Retentores, Bomba de Óleo / Kit Corrente de distribuição (não estavam dando pressão), suspiro do motor, e algumas outras que não lembro pq não estou com o orçamento na mão. Ele desmontou o motor e limpou peça por peça. Ainda não calculei tudo mas o serviço completo ficou na casa de 4000 a 4500. Mandei fazer o serviço pq gosto do carro e não tinha outra opção. Fora que para encontrar peças foi um parto.
As oficinas na minha cidade nem querem olhar o problema do carro. As que encaram, dizem que esse serviço custa R$2.400,00 em carros populares.
O mecanico que fui trabalhava com Classe A em oficina grande e está abrindo a propria oficina. O motor estava impregnado com carvão, algumas peças precisaram ir para retífica para serem limpas com um produto especial que ele não tinha. Troquei Segmento, Retentores, Bomba de Óleo / Kit Corrente de distribuição (não estavam dando pressão), suspiro do motor, e algumas outras que não lembro pq não estou com o orçamento na mão. Ele desmontou o motor e limpou peça por peça. Ainda não calculei tudo mas o serviço completo ficou na casa de 4000 a 4500. Mandei fazer o serviço pq gosto do carro e não tinha outra opção. Fora que para encontrar peças foi um parto.
É realmente vc gosta bastante do seu carro, mas pelo lado bom vc terá motor por muito tempo.
douglas barddal- Usuário Platina
Bom, vamos lá... como tinha prometido, criei coragem pra pegar todas as notas e escrever a rima do velho marinheiro...
Depois de rodar por vários e vários mecanicos, encontrei um que aceitou pegar o serviço. Ví que o motor estava muito feio, com uma cobertura grossa de carvão. Se fosse uma pessoa, estaria à beira de um infarto fulminante. Acertamos a mão de obra em 2mil reais e as seguintes peças que a principio teriam que ser trocadas:
1 Retifica/Descarbonização
Bloco/Eixo/Cabeçote/Bomba óleo R$ 410,00
1 Bronzina centrais R$ 85,00
1 Jogo de juntas do motor R$ 580,00
1 Segmentos R$ 124,00
1 Bronzina biela R$ 108,00
1 Silicone Alta Temp R$ 38,00
1 Filtro de óleo R$ 48,00
1 Correia Alternador R$ 26,00
2 Car-80 R$ 26,00
1 Filtro de ar R$ 45,00
5 Oleo Mobil Super 1000 20W50 R$ 60,00
Total parte I R$ 3.550,00
Então ele estava com o mínimo necessário para começar a brincadeira, só que ao desmontar o motor, viu que seria necessário trocas as seguintes peças:
1 Rolamento correia alternador R$ 28,00
1 Rolamento correia estriada R$ 49,00
1 Retentor traseiro virabrequim R$ 198,00
1 Correia Alternador R$ 30,00
1 Mangueira respiro motor R$ 125,00
1 Cplmto mang. Respiro motor R$ 50,00
Total parte II R$ 480,00
Depois de ter comprado tanta peça, o serviço não poderia ficar incompleto mas sorte a minha que a corrente do motor estava boa e a bomba de óleo parecia estar nova depois da retífica... engano meu:
1 Bomba de óleo (original) R$ 881,00
1 Kit corrente distribuição R$ 484,00
Total parte III R$ 1.365,00
A bomba de óleo não estava dando pressão e as catracas da corrente estavam gastas...
Depois de gastar todo o dinheiro que eu já não tinha, minha Mercedes ficou pronta! Motor suave e silencioso, me arrepiava de emoção. Pouco tempo depois fiquei na mão, a correia saiu do lugar e danificou:
1 Guincho R$ 70,00
1 Correia alternador R$ 29,00
Total parte IV R$ 99,00
Agora sim, novinha em folha... denovo eu estava enganado:
1 Guincho R$ 90,00
1 Recond. catraca polia virabrequim R$ 120,00
Total parte V R$ 210,00
Depois disso tudo, a direção ficou dura:
1 Conserto bomba eletro-hidraulica R$ 220,00
Total parte VI R$ 220,00
Pensei que fosse gastar apenas R$3.550,00 para ter minha baby de volta mas no final de todo esse processo saiu o total de R$5.924,00.
E a bendita correia ainda continua piando...
Depois de rodar por vários e vários mecanicos, encontrei um que aceitou pegar o serviço. Ví que o motor estava muito feio, com uma cobertura grossa de carvão. Se fosse uma pessoa, estaria à beira de um infarto fulminante. Acertamos a mão de obra em 2mil reais e as seguintes peças que a principio teriam que ser trocadas:
1 Retifica/Descarbonização
Bloco/Eixo/Cabeçote/Bomba óleo R$ 410,00
1 Bronzina centrais R$ 85,00
1 Jogo de juntas do motor R$ 580,00
1 Segmentos R$ 124,00
1 Bronzina biela R$ 108,00
1 Silicone Alta Temp R$ 38,00
1 Filtro de óleo R$ 48,00
1 Correia Alternador R$ 26,00
2 Car-80 R$ 26,00
1 Filtro de ar R$ 45,00
5 Oleo Mobil Super 1000 20W50 R$ 60,00
Total parte I R$ 3.550,00
Então ele estava com o mínimo necessário para começar a brincadeira, só que ao desmontar o motor, viu que seria necessário trocas as seguintes peças:
1 Rolamento correia alternador R$ 28,00
1 Rolamento correia estriada R$ 49,00
1 Retentor traseiro virabrequim R$ 198,00
1 Correia Alternador R$ 30,00
1 Mangueira respiro motor R$ 125,00
1 Cplmto mang. Respiro motor R$ 50,00
Total parte II R$ 480,00
Depois de ter comprado tanta peça, o serviço não poderia ficar incompleto mas sorte a minha que a corrente do motor estava boa e a bomba de óleo parecia estar nova depois da retífica... engano meu:
1 Bomba de óleo (original) R$ 881,00
1 Kit corrente distribuição R$ 484,00
Total parte III R$ 1.365,00
A bomba de óleo não estava dando pressão e as catracas da corrente estavam gastas...
Depois de gastar todo o dinheiro que eu já não tinha, minha Mercedes ficou pronta! Motor suave e silencioso, me arrepiava de emoção. Pouco tempo depois fiquei na mão, a correia saiu do lugar e danificou:
1 Guincho R$ 70,00
1 Correia alternador R$ 29,00
Total parte IV R$ 99,00
Agora sim, novinha em folha... denovo eu estava enganado:
1 Guincho R$ 90,00
1 Recond. catraca polia virabrequim R$ 120,00
Total parte V R$ 210,00
Depois disso tudo, a direção ficou dura:
1 Conserto bomba eletro-hidraulica R$ 220,00
Total parte VI R$ 220,00
Pensei que fosse gastar apenas R$3.550,00 para ter minha baby de volta mas no final de todo esse processo saiu o total de R$5.924,00.
E a bendita correia ainda continua piando...
erocha1985, parabéns, teu carro tá novo e confiável agora.
Obrigado por retornar as informações para o grupo.
Abraços
Obrigado por retornar as informações para o grupo.
Abraços
mpaschoal- Banido
No meu carro a correia estava piando, troquei o esticador e resolveu.
Abs.
A.Carneiro- Banido
Foi o que eu pensei, mas um esticador é mais de 400 pilas! Depois dessa última vou precisar uma outra solução. Fiz um teste jogando água na correia com uma seringa... o barulho pára na hora mas volta logo depois.
Faz uma marca de giz na polia e veja se ela não está escorregando no damper....
Maluhy- Usuário Platina
Maluhy,
Damper é a polia do virabrequim?
Damper é a polia do virabrequim?
Maluhy,
Você acertou na mosca. Comprei uma correia original na CC hoje(R$ 240,00) e ví a diferença entre ela e a marca GATES. É absurda. O dorso da genérica é liso fazendo a polia guia escorregar, já na original não, é ásperoa e a borracha é macia, dando maior aderência. Pra falar a verdade essa foi minha primeira sugestão pro mecânico mas ele falou que "polia é polia, tudo igual". Paguei R$ 75,00 para o diagnostico + serviço.
Obrigado pela ajuda de todos.
Você acertou na mosca. Comprei uma correia original na CC hoje(R$ 240,00) e ví a diferença entre ela e a marca GATES. É absurda. O dorso da genérica é liso fazendo a polia guia escorregar, já na original não, é ásperoa e a borracha é macia, dando maior aderência. Pra falar a verdade essa foi minha primeira sugestão pro mecânico mas ele falou que "polia é polia, tudo igual". Paguei R$ 75,00 para o diagnostico + serviço.
Obrigado pela ajuda de todos.
Vou descarbonizar por medida de precaução, pra deixar totalmente limpo, pois desde que comprei ha 1 ano nao fiz isso. A oficina Bosch me cobrou 200,00 REAIS + 130 DE 4 LITROS DE ÓLEO 5W40MOBIL + 15,00 DO FILTRO.
DESCARBONIZACAO + FILTRO DE ÓLEO + 4L DE OLEO 5W40
345,00 VALOR JUSTO!!! ISSO SO PRA DESCARBONIZAR E TROCAR OLEO, SE TIVER ALGUM COMPONETE PRA TROCAR É OUTRA HISTÓRIA, MAS ACHO QUE Não, Já fiz revisão geral há 5 meses
NOVAMENTE OS MECANICOS EMPURRANDO NOS PROPRIETARIOS MERCEDES, SÓ PQ TEM UMA ESTRELA NO CAPÔ
DESCARBONIZACAO + FILTRO DE ÓLEO + 4L DE OLEO 5W40
345,00 VALOR JUSTO!!! ISSO SO PRA DESCARBONIZAR E TROCAR OLEO, SE TIVER ALGUM COMPONETE PRA TROCAR É OUTRA HISTÓRIA, MAS ACHO QUE Não, Já fiz revisão geral há 5 meses
NOVAMENTE OS MECANICOS EMPURRANDO NOS PROPRIETARIOS MERCEDES, SÓ PQ TEM UMA ESTRELA NO CAPÔ
jeanrobson- Banido
Descarbonização quimica. Qual a garantia desse tipo de serviço? No meu caso não resolveria devido ao estado avançado do problema.
Ola, a minha está batendo o motor (té té té té) começou de uma hora pra outra, agora tenho q fazer o motor dela.
A uns 2 anos quebro a corrente e tive q trocar algumas valvulas, acredito q a bomba de oleo ja ñ estava boa e foi prejudicando a lubrificação, o interessante é q ñ ta fazendo fumaça e nem perdendo potencia.
Alguém saberia alguma oficina ou retífica de confiança em Chapeco, florianópolis ou Curitiba?
A uns 2 anos quebro a corrente e tive q trocar algumas valvulas, acredito q a bomba de oleo ja ñ estava boa e foi prejudicando a lubrificação, o interessante é q ñ ta fazendo fumaça e nem perdendo potencia.
Alguém saberia alguma oficina ou retífica de confiança em Chapeco, florianópolis ou Curitiba?
Ralph's- Usuário Iniciante
Página 1 de 2 • 1, 2