Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Letra F no painel - Cambio Automático

+61
savinho
michel melo
Girald
wlavetbr
pitaleandro
Leila Dubow
AEP
mrfavro
luizcaschera
Micael
Andressa Lima
andreydemarchi
Augusto Cesar
Serrao
Ferreirinha
Rqs
Raphael Hagi
Evando
João
bobd
J.Carlos
Marcus Donarumma
Kanduxo
Miltinho
Runge
paulo brito
monalisa7
cassio machado
Alan
Dvaldo Dutra
bfiorin
douglas barddal
Valeria V. Eboli
GR
Déborah Borba
Guilherme Pinto
SnoOx
iraniel silva
walter paiva
LaerteLemos
Negromonte
valmir brito soares
Fajardo
Epicco
joel
Ydaw
junkeira
JRoberto
Ulysses V8 Benz
Antônio Elias
Luiz Pinheiro
JNeeto
wolf
DiogoCarvalho
Paulo Dias
C-220
Cesar
edunokia
Maluhy
iveiga
Lobo
65 participantes

Página 11 de 15 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12, 13, 14, 15  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Letra F no painel - Cambio Automático - Página 11 Empty Re: (W168): Letra F no painel - Cambio Automático

Mensagem por João Dom 11 maio 2014, 09:02

Não existe especificação superior ou inferior, existe a correta.

João
Administrador
Administrador

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Letra F no painel - Cambio Automático - Página 11 Empty Re: (W168): Letra F no painel - Cambio Automático

Mensagem por C-220 Dom 11 maio 2014, 11:06

João,

É verdade, mas o pessoal que tem Classe A ainda "insiste" na classificação 236.12 na sua versão Fuchs 3353.

Mas é aquela estória, cada um faz o que bem entende com seus carros...
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605

Mensagem por bobd Dom 11 maio 2014, 12:37

Lobo,

A falha ocorre no módulo da alavanca do câmbio. O mesmo entra em emergência e fica-se refém apenas da segunda marcha.
bobd
bobd
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4

Mensagem por Lobo Dom 11 maio 2014, 13:43

Quando questionei por escrito a MB Brasil sobre a ausencia no mercado do Shell ATF recomendado no manual, foi-me respondido por escrito que deveria ser usado o Fuchs 3353. Nao sei de ninguem que tenha experimentado o Febi, por isso nao arrisquei. Sem duvida Febi eh uma marca muito boa.

Esse modulo eh menos caro que o que fica dentro da caixa. Parece que aqui mesmo no Forum jah foi mencionado que pode ter conserto.
Lobo
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 770

Mensagem por walter paiva Seg 12 maio 2014, 12:22

Marcus, sobre o Classe A automático:

Primeiro que este cambio é dividido em três partes:

A mecânica que consiste nas engrenagens;

A hidráulica para o acionamento das engrenagens - todos os automáticos são assim;

E eletrônica que é o cérebro do cambio automático constituído pelo modulo FGS e o GEM

Para que o cambio movimente as rodas é necessário que a pressão hidráulica trave os discos das engrenagens K (K1, K2, K3, K4 e K5) isso é feito pelo modulo FGS através de suas válvulas que comandam a passagem do fluido hidráulico para as engrenagens K.
Para que o módulo entenda a necessidade de marchas é necessário informações de rotação do motor, temperatura, velocidade das rodas e informação do módulo GEM (alavanca seletora de marchas) e qualquer anormalidade nestes sistemas dá o famoso F no painel.

Para que é de SP capital já existe a reparação do modulo FGS e GEM (caso não tenha sido fuçado). Conversando com o Jorge da Sinal Verde (que faz o reparo nesses módulos) fica muito bom a recuperação do modulo danificado. O custo de reparo (já com a M.O, fluido, filtro e junta) fica um pouco mais caro do que a troca do kit de embreagem do A190 mecânico.

Eu possuo um Classe A automático há oito anos e não tive problemas mecânicos e eletrônicos, utilizo o óleo Fuchs Titan ATF 3353 já há quatro anos e o cambio funcionando perfeito. Logico que com todos estes cuidados pode ser que um dia o módulo dê problema, porque é um componente eletrônico que já tem treze anos de uso e como existe reparo eu fico mais tranquilo.

Minha opinião hoje sobre o Classe A Automático:

Para quem deseja é imprescindível que na cidade que você reside tenha uma oficina especializada em câmbios automáticos eletrônicos, caso não tenha opte pelo Classe A mecânico.

(W168): Letra F no painel - Cambio Automático - Página 11 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201

Mensagem por Marcus Donarumma Seg 12 maio 2014, 22:23

Este "problema" é apenas no Classe A ou acompanha tambem o B ?
Marcus Donarumma
Marcus Donarumma
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 413

Mensagem por walter paiva Seg 12 maio 2014, 22:36

O B também acompanha, tem um relato do confrade AEP aqui no portal disso:

https://www.portalmercedesbrasil.com/t4499-durabilidade-do-cambio-cvt-b180

https://www.portalmercedesbrasil.com/t7090-reparo-cambio-cvt-classe-a-w169-importado-e-classe-b-w245

https://www.portalmercedesbrasil.com/t6602-cambio-b200-t-2007

Também já soube de problema no módulo da C do chassi 203.

É o que eu falei acima, o módulo é o calcanhar de aquiles dos câmbios automáticos eletrônicos  Shocked 

A vantagem do Classe A é que já existe o reparo, na B também com cambio CVT e C não tenho certeza.

walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Lobo Ter 13 maio 2014, 09:24

Eh possivel eliminar essa inconveniente parafernalia eletronica do 722.7 e torna-lo um cambio automatico "normal", como o excelente 722.3 ?
Lobo
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 770

Mensagem por Marcus Donarumma Ter 13 maio 2014, 09:48

Tive um Honda Accord 94 que ja vendi e ainda o vejo passando por aí, 20 anos e nenhum problema no cambio, qual será o cambio que vem nele ?
Será que Mercedes é realmente tudo isso quanto dizem ?
Marcus Donarumma
Marcus Donarumma
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 413

Mensagem por iveiga Ter 13 maio 2014, 15:23

Um dia, estava tomando um cafe no Jorge da Sinal Verde e chegou um Honda Civic (guincho) com cambio morto.
Qualquer carro pode apresentar problemas, nenhum esta livre.
iveiga
iveiga
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 870

Mensagem por Evando Qui 15 maio 2014, 19:42

Olá Valter, baseado em seu relato acima e em seu conhecimento,  acha que uma simples retirada do conteúdo de uma válvula termostática que estava travada e deixando-a livre pode gerar essa Falha?
Pois estou passando por este problema em minha A190 2003/2003, após coincidentemente um mecânico substituir os amortecedores, bieletas e batentes. Aqui não temos o scanner apropriado, escaneamos num alphatest e o mesmo relatou falha no sensor de velocidade e algo relacionado a temperatura, apagou todas, mas intermitência do F voltou a aparecer, ligo e volta ao normal por horas ou minutos e esta assim neste ciclo.
Evando
Evando
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 23

http://www.ninastore.com.br

Mensagem por Luiz Pinheiro Qui 15 maio 2014, 19:52

Os civic eram bem ruins para manutenção de câmbio, se bem me lembro o filtro da transmissão fica num local que só abrindo tudo para trocar, ou seja, esqueça trocar óleo e filtro.

Abs
Luiz Pinheiro
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7443

Mensagem por iveiga Qui 15 maio 2014, 20:34

Luiz,
o Fit aqui com cambio com conversor de torque tambem nao troca o filtro, so desmontando o cambio.

Evandro,
Vc. retirou a valvula termostatica? Se sim e o scanner esta acusando erro, nao seria logico, troca-la?
Nao sei se o scanner do seu mecanico e confiavel, mas eu tentaria eliminar todos erro para depois ir para o cambio.
Outra coisa simples e verificar o nivel do oleo e seu estado. Ele e vermelho cereja quando novo e com o uso fica um pouco escuro, pouco e nao pode estar com cheiro de queimado.
iveiga
iveiga
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 870

Mensagem por walter paiva Qui 15 maio 2014, 22:01

Evando,

A retirada da válvula não gera o F no painel, mas verifique o sensor de temperatura da água, aproveitando compre uma válvula nova...ela já vem com o sensor de temperatura, ok.
A retirada da válvula é um quebra-galho, portanto não deve ficar em definitivo.

Primeiro verificar se o mecânico não deixou nenhum sensor de velocidade das rodas solto;
Verificar se não foi mexido no alinhamento da coluna de direção com o sensor do ângulo de giro no volante, ou seja, o famoso método errado de remover o volante para acertar o alinhamento  Evil or Very Mad 

Caso esteja ok acima é necessário um scanner que consiga ler os módulos do Classe A, para verificar qual o código de falha, um deles é o Launch X431 e Marelli atualizado também lê.

walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Evando Sex 16 maio 2014, 19:17

Olá, Walter, Iveiga e demais,

Voltei ao mecânico que trocou os amortecedores, verificamos todos os sensores das rodas, inclusive pastilhas, estavam todos nos seus devidos lugares, ao verificar a válvula termostática percebi que junto ao conector está com um trincado ou seja quebrado mesmo, mas pelos relatos parece que se este sensor danificado não gera a emergência no cambio (F) - procede???

Inclusive Walter, nem houve alinhamento porque horas apos a troca dos amortecedores o F apareceu. Quando comprei o carro o Jorge da Sinal Verde - SP, substituiu a K1, filtros, oléo, deu uma geral em outubro de 2012, enfim: o carro estava ótimo, perfeito até dias atrás.
Ha alguma forma de medir o oléo com uma outra vareta? Nível baixo pode ocasionar isso?

As luzes BAS/ESP se apagam normalmente.
Vou amanhã pagar mais uma vez para escanear num alfatest New Kaptor e imprimir os resultados.
Ultima tentativa, pois ainda não sei o que vou fazer, nem mesmo um scanner apropriado tenho na minha região, cidades vizinhas.
Rodei com o carro normalmente desde ás 12:00h e só agora há pouco veio aparecer o tal F!
Lembrando que outro dia retirei o positivo por horas, mas sem sucesso.
Se tiverem mais alguma opinião fico agradecido. Obrigado.
Evando
Evando
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Evando Qui 22 maio 2014, 14:42

Quero agradecer a todos que opinaram no meu questionamento sobre essa terrível Letra F no meu A190 Automático, informo que o problema foi resolvido: deixei o carro 38 horas sem a bateria, foi aplicado limpa contato nos soquetes junto a injeção que comunica com o cambio e substitui a bateria por outra nova, apesar da Heliar que estava antes estava perfeita e não apresentava nenhuma anomalia. E o carro está ótimo, já rodei 178 Km e nada do F acho que ele se "Foi"!!! Obrigado ao Iveiga e ao Walter pela ajuda.
Evando
Evando
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Raphael Hagi Seg 26 maio 2014, 10:55

Pessoal,

Temos em casa há aproximadamente 1 ano um A-190 de câmbio manual. Carro fantástico, de manutenção corretiva só exigiu a substituição da bomba de combustível, um item que, não fosse a posição difícil do tanque teria verificado como praxe.

Tenho um Omega CD e um cara do clube aqui de Belo Horizonte está me chateando para vender o carro para ele. O Omega é sensacional, mas a dificuldade de encontrar peças originais me irrita demais, e quando fui na Minas Máquinas e tinha tudo original MB, fiquei louco. 

Chegando no 190 automático, é o seguinte: Estava pensando em vender o Omega e fui olhar algumas coisas e tem um 190 anunciado, com câmbio automático. Quase 100.000 km. O maior defeito do 190 manual são as relações, principalmente a quinta marcha. Poderia ser beeeem mais longa, acho irritante o motor estar a 3,5k rotações por minuto a 120 km/h e vi que o automático é mais longo.

O que vocês acham? Encaro o bicho?

Tem um 190 Avantgard bem menos rodado, 36 mil km, preço acima de tabela e... manual, aí vou ter o mesmo problema de quinta curta do 190 de minha esposa. Uma dúvida, todos Avantgard tem o painel com fundo branco? Esse tem fundo preto, é 2003/2004.
Raphael Hagi
Raphael Hagi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 19

Mensagem por C-220 Seg 26 maio 2014, 11:02

Raphael,

Sinceramente, não trocaria um Omega CD por um Classe A, ainda mas já tendo um em casa. Mas vamos a sua pergunta, eu evitaria um AT, a não ser que vc goste de fortes emoções $$$$$. Fica com Avantgard, são mais bonitos e de melhor comércio. Todo eles possuem painel com fundo branco.

Acho que trocando a caixa de marcha por uma longa do ano 2000 resolveria a questão do cambio curto. Teria que observar se o cambio do A160 "casa" com A190.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Raphael Hagi Seg 26 maio 2014, 11:09

O tentador é que comprei o Omega em 2006, e o valor oferecido pela compra é o mesmo do valor que paguei lá em 2006. Vender o carro pelo mesmo preço depois de 8 anos e 100.000 km é muito, MUITO tentador.

E a GM não dá nenhum suporte ao Omega, se eu precisar de um servofreio, bico injetor, homocinéticas... não acho em concessionários. A neurose é tamanha que tenho um bom número de peças guardadas, morro de medo de um esbarrãozinho, quebrar um plastico de acabamento interno, é meio um terror constante.

Quando fui na Minas Máquinas e tinha TUDO que pedi, putz... fiquei louco. Pastilhas, mangueiras, repetidores de seta, até as rodas de ferro que troquei, calotas... caro, é... é caro, mas existe pra comprar.

Vou pensar mais a respeito.
Raphael Hagi
Raphael Hagi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por walter paiva Seg 26 maio 2014, 11:46

Raphael,

Eu como proprietário de um Classe A automático há 8 anos acho um carro fantástico com um excelente custo benefício.

Manutenção preventiva, como você já tem um, não é cara.

Antes de adquirir um automático verificar se o fluido hidráulico já foi substituído nos prazos (3 anos no máximo ou 50.000 km).
Este cambio possui um módulo eletrônico que faz o controle das trocas de marcha, como é um componente eletrônico um dia ele pode dar defeito. Hoje já existem reparadores (se o módulo não foi fuçado) destes módulos e o reparo mais a MO fica um pouco mais cara que a troca de embreagem do A190 mecânico com peças originais, portanto nada assustador como a alguns anos atrás que era só a troca da peça por uma nova no valor de R$ 10.000,00  affraid 

Minha opinião hoje sobre o Classe A Automático:
Para quem deseja é imprescindível que na cidade que você reside tenha uma oficina especializada em câmbios automáticos eletrônicos e este mecânico conheça um reparador destes módulos, caso não tenha opte pelo Classe A mecânico.

Para efeito de comparação 5ª marcha:
A190 automático a 90km/h o motor esta em 2.000/050 RPM
A190 automático a 100km/h o motor esta em 2.400/500 RPM
A190 automático a 120km/h o motor esta em 2.700/800 RPM

Uma saída como o C-220 disse é a troca do cambio ou engrenagens do seu.
O cambio com relações longas é o de número 716.501, o seu deve ser o 716.511 ou .512 (item 429 no datacard).

walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Raphael Hagi Seg 26 maio 2014, 13:57

Eu gosto de manter as coisas originais, e não acho que a troca do câmbio ou engrenagens como alternativa. Só se encontrasse um desses câmbios novos, acho que os 98/99 saíram com ele né? Mas aí já encosta na questão financeira.
Raphael Hagi
Raphael Hagi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por C-220 Seg 26 maio 2014, 14:04

Os cambios longos foram até junho 2000. Tive uma 1.6 longo e não estrada era uma delícia, giro bem baixo e um consumo espetacular, na faixa de 17Km/l em 120Km/h com A/C ligado. Já na cidade o cambio curto é mais agradável.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

(W168): Letra F no painel - Cambio Automático - Página 11 Empty (W168): letra F no painel

Mensagem por Rqs Ter 27 maio 2014, 13:56

Ollá,
gostaria de saber o significado da letra F q esta aparecendo no painel da minha classe a, isso já aconteceu 3 vezes. Aguardo, obrigada.
Rqs
Rqs
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Feminino Mensagens : 1

Mensagem por walter paiva Ter 27 maio 2014, 14:22

Rqs, seja bem-vinda.

A letra F no painel significa falha na comunicação entre os módulos, conforme o tópico abaixo:
https://www.portalmercedesbrasil.com/t1408-letra-f-no-painel-w168-automatico

walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Kanduxo Ter 27 maio 2014, 17:09

Seu carro é semi-automático ou automático? Se for automático, leia o tópico que o Walter postou o link, e se for semi, o tópico é este aqui.
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 11 de 15 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12, 13, 14, 15  Seguinte

Ir para o topo